1. Pães Artesanais para a família

    18/10
    Pães Artesanais para a família
    Cursos:

    Uma casa com cheirinho de pão é uma casa feliz!! Fazer pão em família ou tomar um café com pão quentinho é uma experiência incrível e que agrada à todos. Nesta oficina mostraremos técnicas de preparo e três receitas de pães artesanais para fazer em família.

    Saiba Mais
  2. A Teoria da Relatividade: o passado, o presente e o futuro do tempo

    18/10
    A Teoria da Relatividade: o passado, o presente e o futuro do tempo
    Cursos:

    Em 2015 a teoria mais importante de Einstein completou 100 anos. Entre 1905 e 1915, Einstein formulou as suas principais teorias sobre relatividade, pulverizando a visão newtoniana sobre tempo e espaço e transformando a maneira como até então os físicos compreendiam o universo. Neste curso revisitaremos os caminhos que levaram às descobertas científicas de Einstein, voltando no tempo desde a relatividade de Galileu, a teoria de gravitação de Newton, até chegarmos nas teorias relativísticas do célebre físico alemão, para uma melhor compreensão acerca dessas descobertas e a influência que tiveram sobre a nossa própria visão de mundo.

    Saiba Mais
  3. A grande guerra cristã: os 500 anos da Reforma Protestante

    19/10
    A grande guerra cristã: os 500 anos da Reforma Protestante
    Cursos: Muito além de um movimento de ordem religiosa, a Reforma Protestante foi também uma grande reforma política e social. Surgida em um contexto de grande domínio da Igreja Católica sobre o Estado e sobre a sociedade, o movimento instituído por Martinho Lutero provocou uma série de profundas transformações, sendo considerado um dos eventos fundadores da história moderna. Neste curso, o historiador Voltaire Schilling apresenta uma retrospectiva dos acontecimentos que levaram à Reforma Protestante, a partir de um amplo painel que narra também os ecos desse importante evento que completa 500 anos em 2017.
    Saiba Mais
  4. Jantar A Rota da Seda

    20/10
    Jantar A Rota da Seda
    Cursos: A histórica rota comercial que ligava o Ocidente e o Oriente ao longo de mais de dez mil quilômetros serve de inspiração para um menu super especial. A Chef Bélen Ruiz Montava apresenta um cardápio completo e harmonizado, combinando ingredientes de diferentes culturas e surpreendendo os paladares mais exigentes.
    Saiba Mais
  5. Julie Byrne | 21.10.2017 - 19h

    21/10
    Julie Byrne | 21.10.2017 - 19h
    Programação Cultural:

    Às vezes pode demorar anos para você achar a sua vocação. Mas esse nāo foi o caso de Julie Byrne, cujo poder de expressāo lírica e espírito musical sāo inatos. Muitas vezes, o que vem naturalmente nāo pode ser dirigido pelo tempo ou velocidade. O seu segundo disco, Not Even Happiness, evoluiu em seu próprio ritmo, abrangendo lembranças de movimentados restaurantes de beira de estrada, as estrelas sobre o deserto, o dolorido cansaço das mudanças, as flores silvestres da costa da Califórnia e os insolúveis mistérios do amor. O último disco reforça o folk sentimental e atmosférico que alimenta a obra da musicista, já trazido em seu outro álbum. Suas canções flutuam entre o folk melancólico da década de 1970 e o dream pop produzido nos anos 1990 e 2000. Julie Byrne reúne um universo de confissões apaixonadas, recordações amargas e sussurros intimistas que se conectam diretamente com o ouvinte, sutilmente conduzido para dentro desse cenário dominado por lembranças, amores e desilusões.

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  6. Escola de Pais - Palestra 6: Os desafios de criar filhos com autonomia

    23/10
    Escola de Pais - Palestra 6: Os desafios de criar filhos com autonomia
    Cursos:

    “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Investimos vários anos na nossa formação profissional, mas quanto tempo dedicamos a nossa formação como pais? Quando tivemos tempo para refletir com especialistas sobre a forma como estamos educando os nossos filhos? Pensando nisso, criamos a Escola de Pais, um espaço para aprendermos, questionarmos e refletirmos sobre o nosso papel de pais com a ajuda dos melhores pensadores de infância do nosso país.Entre maio e dezembro, teremos 8 palestras, uma por mês, com os principais temas da primeira infância.

    A programação segue nos próximos meses:

    13.11 - O mundo encantado da primeira infância com Diana e Mário Corso

    04.12 - O valor da educação familiar com Rosely Sayão

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. É diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e atualmente grávida de outro menino. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Saiba Mais
  7. Curso de Pintxos

    25/10
    Curso de Pintxos
    Cursos:

    Originalmente uma pequena porção de comida servida sobre uma fatia de pão, que dava para pegar com um palitinho no balcão de um bar. Os Pintxos, esse tipo de tapas ou petisco tradicional do País Vasco, ultrapassaram as fronteiras e o oceano e chegam agora ao Instituto Ling pelas mãos da chef espanhola Belen Ruiz Montava. Em dois encontros, a chef divide todos os segredos por trás de receitas autênticas e tradicionais, para que você possa reproduzir e experimentar as delícias de um legítimo bar da Espanha, sem sair de casa.

     

    Investimento:

    R$ 380,00 ou 6 X R$ 63,33

    *se você tem disponibilidade para apenas um dos encontros, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite cupom de desconto para matrícula proporcional à participação.

    Saiba Mais
  8. In Crescendo | 28.10.2017 - 19h

    28/10
    In Crescendo | 28.10.2017 - 19h
    Programação Cultural:

    Surgido no ano de 2005, In Crescendo é considerado uma das agrupações de música de câmara mais importantes da Argentina. O quarteto de violões já realizou concertos com nomes como Lang Lang e tem um histórico concerto na sala principal do Teatro Colón, sendo o único grupo de violões que tive essa distinção em mais de cem anos de história do teatro. Premiado em todos os concursos de Música de Câmara da Argentina e também merecidamente reconhecidos no âmbito internacional, receberam o importante prêmio Manuel M. Ponce, no México.

    A atividade de concertos do quarteto tem abarcado grande parte da geografía argentina, com destaque para sua participação no prestigioso ciclo Conciertos del Mediodía no Teatro Gran Rex. Em 2013, interpretaram o Concerto Andaluz, de Joaquín Rodrigo, junto a Orquestra Sinfônica Nacional, sob a batuta do Maestro Pedro I. Calderón. In Crescendo utiliza violões multicordas (6, 7, 8 e 10 cordas), especialmente desenhados pelo laureado luthier Fernando Mazza. Esses instrumentos tão especiais proporcionam um amplo espectro sonoro e tímbrico, transformando o som deste grupo em algo único. O quarteto é formado por Juan Pablo Bujía, Pablo D’Negri, Ezequiel Marín e Andrés Novío.

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  9. Palestra e Lançamento do Livro “Novas Formas de Amar”, com Regina Navarro Lins I 08.11.2017 - 19h30

    08/11
    Palestra e Lançamento do Livro “Novas Formas de Amar”, com Regina Navarro Lins I 08.11.2017 - 19h30
    Cursos:

    O amor no século XXI. Todo mundo quer amar alguém – ou alguéns. Ama-se o amor, canta-se o amor, vive-se em busca do amor. Mas o amor é também uma construção social de seu tempo e portanto passa por transformações. Na era da internet, busca-se o amor através do celular. As festas, os bares e mesmo os encontros armados por amigos perderam espaço para os aplicativos. O Tinder, o Happn, o Wechat e muitos outros ajudam as pessoas a se encontrarem baseados em seus interesses, perfil etc. Mas será que está ficando cada vez mais fácil amar? E antes dos aplicativos tivemos a revolução sexual, o divórcio, a pílula, o movimento LGBTI e tantas outras mudanças de costumes que amar acabou virando um verbo plural. A ideia de que todo mundo tem uma alma gêmea e que um dia irá encontrar a pessoa certa, segue sendo a base do amor romântico. Mas este tipo de amor vem sendo substituído pelo desejo. E o desejo é capaz de produzir um sem-número de formas de amar e de fazer sexo.

    Com a experiência de quem atende em consultório há cerca de 30 anos, Regina tem muito sobre o que falar. Consultora do programa Amor & Sexo, da TV Globo, colunista do programa Em Pauta, da Globo News, e com um blog no UOL, em seu novo livro ela discute todas essas novas formas de amar. Relata inúmeros casos reais, faz reflexões importantes e até apresenta o que há de mais novo nessa problemática.

     

    A inscrição na palestra dá direito a um exemplar do livro “Novas formas de amar”. Após a palestra haverá sessão de autógrafos.

     

    Primeiro lote de ingressos até dia 01/11!

    Saiba Mais
  10. Escola de Pais - Palestra 7: O mundo encantado da primeira infância

    13/11
    Escola de Pais - Palestra 7: O mundo encantado da primeira infância
    Cursos:

    “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Investimos vários anos na nossa formação profissional, mas quanto tempo dedicamos a nossa formação como pais? Quando tivemos tempo para refletir com especialistas sobre a forma como estamos educando os nossos filhos? Pensando nisso, criamos a Escola de Pais, um espaço para aprendermos, questionarmos e refletirmos sobre o nosso papel de pais com a ajuda dos melhores pensadores de infância do nosso país.Entre maio e dezembro, teremos 8 palestras, uma por mês, com os principais temas da primeira infância.

    A programação segue até dezembro:

    04.12 - O valor da educação familiar com Rosely Sayão

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. É diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e atualmente grávida de outro menino. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Saiba Mais
  11. Liberdade e Democracia

    16/11
    Liberdade e Democracia
    Cursos:

    A filosofia política surgiu na Grécia antiga e estuda questões fundamentais que envolvem nossa organização enquanto sociedade. Estado, política, justiça, liberdade e pluralismo. Em um período como o que vivemos, onde a crise se apresenta em diferentes aspectos - político, econômico e sociocultural, é importante revisitarmos conceitos fundamentais como liberdade, justiça e democracia. Afinal, desde a Grécia antiga até a atualidade, a democracia mudou e muito. Existe um modelo de democracia contemporânea? Existem diferentes tipos de democracia? O que é liberdade em uma sociedade democrática? O curso nos aproxima de conceitos fundamentais da filosofia política, discutindo tais ideias de modo integrado e oferecendo maior clareza sobre elas e sobre sua relevância para uma leitura crítica do cenário brasileiro.

    Saiba Mais
  12. Fashion Frames – Workshop de Moda e Negócios

    17/11
    Fashion Frames – Workshop de Moda e Negócios
    Cursos:

    Como você se sente em relação à moda e ao consumo hoje? Você está preparado para enfrentar novos paradigmas?

    FASHION FRAMES é um workshop de imersão com o objetivo de reunir pessoas conectadas ao design e à moda em um ambiente de trocas e aprofundamentos. Com palestra do Trend Union Brasil – Studio Edelkoort, um dos principais escritórios de previsão de tendências do mundo, veremos as macrotendências relacionadas à moda e à cultura em geral. Dividido em cinco frames, a atividade parte de um completo panorama da moda contemporânea, oferecendo um comparativo entre modelos de negócios de moda e varejo, além da co-criação de cenários a partir da metodologia do design thinking. Um curso completo que promove uma reflexão sobre os modelos de negócio em transformação, debatendo comportamentos de consumo e renovando a inspiração a partir das macrotendências mundiais da moda e do design. Venha construir possibilidades para novos caminhos, de forma criativa e colaborativa.

     

    INVESTIMENTO:

    matrículas até 22 de outubro: R$ 1.248,00 ou 6 X R$ 208,00

    matrículas a partir de 23 de outubro: R$ 1.560,00 ou 6 X R$ 260,00

    Saiba Mais
  13. Literatura e Gastronomia - Jantar Veríssimos

    17/11
    Literatura e Gastronomia - Jantar Veríssimos
    Cursos:

    As páginas da literatura há muito tempo inspiram os bares do chef e empreendedor Marcos Livi, considerado o embaixador da cozinha gaúcha em São Paulo. Neste jantar especial, o chef prepara um cardápio especial que reúne os sabores presentes nas obras de Erico e Luiz Fernando Veríssimo. A cozinha de Erico remete à tradição, e a de Luiz Fernando tem um forte sotaque gourmet. A jornalista Bete Duarte faz o link entre a literatura e a gastronomia, guiando os presentes pelos trechos das obras que inspiram o cardápio da noite.

    Saiba Mais
  14. Civilização: ascensão e queda de uma ideia

    21/11
    Civilização: ascensão e queda de uma ideia
    Cursos:

    Sob quais condições o Ocidente formulou as bases de sua civilização? Como o gênio grego se tornou parâmetro para a própria ideia de civilização? Que continuidades e rupturas podemos identificar entre o mundo antigo clássico até a mentalidade renascentista, que alicerça a civilização ocidental moderna? A partir de diferentes obras - filosóficas, históricas, literárias e artísticas, o curso apresenta um completo repertório que serve de base para nossa própria noção de civilização, analisando seus valores constitutivos e as grandes realizações dentro de um processo de transformações sociais, para uma contribuição crítica acerca da mentalidade contemporânea.

    Saiba Mais
  15. O Modernismo na Cultura Brasileira: aproximações entre a arquitetura e as demais artes

    22/11
    O Modernismo na Cultura Brasileira: aproximações entre a arquitetura e as demais artes
    Cursos:

    Susanne Langer, especialista em Filosofia da Arte, uma vez disse que não haviam casamentos felizes entre as artes, apenas violações bem-sucedidas. Apesar disso, a integração entre as artes foi uma ideia extraordinariamente potente, na construção de uma tradição moderna nacional. Desde o envolvimento das vanguardas artísticas num projeto comum de renovação, sinalizado pela Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, à construção de Brasília, a contribuição brasileira ao modernismo internacional esteve marcada por um diálogo particular entre arquitetura e arte. O curso enfoca o modernismo na cultura brasileira desde o ponto de vista da arquitetura, através de uma abordagem que busca recompor a rica trama de relações que se estabelece, no âmbito da tradição moderna, entre a arquitetura e as demais manifestações artísticas. Os murais de Cândido Portinari nos edifícios de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, as esculturas de Alfredo Ceschiatti nos espaços de Brasília, os jardins de Burle Marx, a museografia de Lina Bo Bardi, estão entre os diversos exemplos examinados. Encerrando com Inhotim, o curso indaga sobre as relações entre essa tradição e a contemporaneidade.

    Saiba Mais
  16. Leituras de Shakespeare e a invenção do humano

    23/11
    Leituras de Shakespeare e a invenção do humano
    Cursos:

    Shakespeare já foi chamado de “pai da psicanálise” por Clement Greenblatt e de “inventor do humano” por Harold Bloom. Veremos nesse curso como a representação radicalmente inovadora das grandes paixões humanas – amor e ódio, inveja e ciúme, doçura angelical e crueldade ferina – antecipa inúmeras descobertas psicológicas modernas – sobretudo a inflexão da vontade e das intenções por desejos inconscientes. Shakespeare alcança essa lucidez defrontando-se com uma grande gama de teorias ainda muito medievais, cristãs e doutrinárias a respeito do humano. Com graça e leveza, ele ironiza e refrata as convicções antigas, fazendo aparecer o novo tipo de individualidade renascentista nos interstícios dos antigos dogmas. Apresentaremos esse jogo de uma visão nova e verdadeiramente moderna no contexto histórico – um contexto para nós exótico com suas teorias a respeito de anjos e demônios, bruxas e fantasmas, e com bizarros conhecimentos anatômicos, históricos e geográficos. Partiremos de quatro peças: Hamlet, Macbeth, Otelo e A Tempestade.

    Saiba Mais
  17. Palestra: Uma janela para o Futuro - Macrotendências de Moda e Design

    24/11
    Palestra: Uma janela para o Futuro - Macrotendências de Moda e Design
    Cursos:

    O Studio Edelkoort / Trend Union é uma empresa de trend forecasting altamente conceituada no mundo, presente em todos os continentes. Semestralmente, lança livros de macrotendências que servem como inspiração para designers, estilistas, marketing e pesquisa e desenvolvimento.

    Durante a palestra no Instituto Ling, serão abordados os livros de macrotendências “Emancipation of Everything” e “Goddesses” e o livro de lifestyle “New Materialism”, que trazem referências que vão muito além de cor, tecido e estampas, nos inspirando através de imagens pinçadas da natureza, do artesanato e da arte das ruas de diversos países, de detalhes de materiais inusitados que, juntos, propõem um discurso de desejo de estilo de vida para um futuro próximo.

    Saiba Mais
  18. Pães para impressionar, com fermentação natural

    29/11
    Pães para impressionar, com fermentação natural
    Cursos:

    Gostaria de receber em casa os seus amigos e a sua família e impressioná-los com uma mesa linda e farta de pães de fermentação natural? Pois esta oficina é pra você! Nesta atividade os alunos colocarão a mão na massa para a produção de três receitas pra lá de especiais, além de aprender como criar seu fermento natural, manter e utilizar a massa madre. Os pães estarão garantidos e o resto é com vocês!

    Saiba Mais