1. Exposição Gisela Waetge

    30/11
    Exposição Gisela Waetge
    Exposições:

    De 30 de novembro de 2016 a 31 de março de 2017, o Instituto Ling apresenta exposição com cerca de 50 obras de Gisela Waetge, artista que faleceu precocemente em 2015. Com curadoria de Eduardo Veras e Luísa Kiefer – filha de Gisela – a mostra traz trabalhos representativos dos seus dois últimos anos de vida quando, em função de seu tratamento médico e das limitações físicas impostas pela doença, trocou as grandes escalas por obras de tamanho reduzido.

    No recorte escolhido pelos curadores, a exposição apresenta características que acompanharam a produção da artista em diferentes fases, e conduz o visitante a perceber a mudança de escala e a experimentação que a instigou até o final. Destacam-se os desenhos inéditos feitos com diferentes materiais – pequenos cadernos, blocos, folhas e papéis avulsos, grafites, lápis de cor, canetas nanquim e réguas – que evidenciam a sequencia do pensamento artístico de Gisela naquele momento, mais imediato, visível e com grande experimentação.

    Além dos desenhos, são apresentadas três pinturas, que representam os trabalhos de grandes dimensões e levam em conta o espaço expositivo do Instituto Ling. O processo de trabalho e criação da artista também está presente na exposição, em forma de estudos, materiais de trabalho e pesquisa, esboços e em um livro que Gisela desenhou durante o período em que esteve hospitalizada. Sua última exposição em vida foi na Galeria Gestual em 2013, quando lançou, pela série Documento Areal, o livro 105 Dias - Desenhos para os meus amigos, desenhos para viver melhor. Gisela faleceu em 6 de agosto de 2015, em Porto Alegre.

    A exposição tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS | Sistema Pró-Cultura | Lei de Incentivo à Cultura.

    Saiba Mais
  2. Antonio Adolfo

    09/03
    Antonio Adolfo
    Programação Cultural:

    Pianista, arranjador, produtor e educador Antonio Adolfo cresceu em uma família musical no Rio de Janeiro e aos dezessete anos já era músico profissional. Durante a década de 60, a partir de sua estréia com Carlos Lyra (Pobre menina rica), no Teatro de Bolso e com Leny Andrade, no Beco das Garrafas, atuou com seu próprio trio, 3D, e participou de diversos shows de Bossa Nova e Jazz no Brasil. Excursionou com grandes cantores e cantoras, como Leny Andrade, Carlos Lyra, Flora Purim, Wilson Simonal, Elis Regina e Milton Nascimento. Adolfo compôs músicas como “Sá Marina”, “Teletema”, “Juliana” e “BR 3”, que ganharam grandes proporções e foram gravadas por diversos artistas como Sergio Mendes, Stevie Wonder, Herb Alpert, Earl Klugh e Dionne Warwick.

    Foi vencedor, juntamente com seu parceiro Tiberio Gaspar, do Festival Internacional da Canção (Rio de Janeiro e Atenas) em 1970. Como músico, arranjador e produtor musical, lançou mais de 25 álbuns sob o seu nome. Como educador, tem sido pioneiro no ensino da música popular brasileira ao redor do mundo. É autor de nove livros no Brasil e no exterior. Em 1985 criou sua própria escola no Rio de Janeiro, o Centro Musical Antonio Adolfo, que acaba de completar 30 anos de existência, atendendo hoje mais de 1.300 alunos. Recebeu por duas vezes o Prêmio Sharp de Música Brasileira. Seus trabalhos mais recentes foram lançados simultaneamente no Brasil e no exterior. Participação especial: Lula Galvão (violão e guitarra).

    Neste show, Antonio apresenta composições próprias, standards da música brasileira e do jazz e músicas de Ernesto Nazareth e Pixinguinha.

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  3. TATADIOS

    16/03
    TATADIOS
    Programação Cultural:

    Grupo argentino formado em Buenos Aires, em 2007, com um repertório instrumental formado integralmente por composições próprias, com um enfoque livre, pessoal e atual sobre a música popular argentina. O grupo realizou giras pelo interior da Argentina, Uruguai, Brasil, França e Holanda, tendo participado de festivais tais como na sétima edição do Encuentro Internacional de Músicos Jazz a la Calle, em Mercedes – Uruguai, no Festival Internacional Jazz de Buenos Aires e no Festival Mundial de Tango, também em Buenos Aires.

    Com dois discos lançados, o quarteto está preparando material para seu terceiro disco, em meio a inúmeros shows pela Argentina. É formado por Martín Sued (bandoneon, composição e direção), Alan Plachta (guitarra), Juan Bayon (contrabaixo) e Nicolás Gaggero (bateria e percussão), todos músicos com larga experiência na música argentina, que já trabalharam com alguns dos principais nomes de seu país e participado de trilhas para teatro e cinema.

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  4. Audições comentadas | Jazz

    21/03
    Audições comentadas | Jazz
    Cursos:

    Repetindo a experiência do último mês de janeiro, Paulo Moreira volta ao Instituto Ling para comandar, uma vez por mês, uma verdadeira aula de história através da música. A cada encontro, um novo gênero dá o tom da noite, dedicada especialmente à música e aos bons drinks. Acompanhe a agenda e escolha o seu gênero – Jazz, Soul, MPB e Rock and Blues. Venha participar dessa experiência: você vai ouvir boa música e grandes histórias, em um cenário de referência da arquitetura brasileira.

    Nesta edição: Jazz - Thelenious Monk, Bill Evans, Weather Report e Chick Corea.

    Saiba Mais
  5. Workshop de desenho - figura contemporânea

    28/03
    Workshop de desenho - figura contemporânea
    Cursos:

    Neste workshop, a tradição nos convida a aprender sobre o ofício artístico, voltando as suas origens e revisitando as práticas seculares empregadas no desenho da figura humana, utilizando para isso o modelo vivo. O desenho da figura humana serviu como elemento estruturador da representação artística tradicional. Entre teoria e prática, vamos conhecer mais sobre História da Arte, anatomia e sobre as técnicas aplicadas para o desenho.

    Obs.: o material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Foto: Natalia Seeger.

    Saiba Mais
  6. Trump, Brexit e a nova rebelião das massas

    30/03
    Trump, Brexit e a nova rebelião das massas
    Cursos:

    Quando os eleitores do Reino Unido optaram pela saída da União Europeia, a reação da imprensa e do establishment político das principais democracias ocidentais foi quase unânime: a nação da Rainha estava às portas do “fascismo”. Menos de seis meses depois, foi a vez dos americanos: nos Estados Unidos, a mais pujante democracia do globo, um exótico milionário sagrou-se presidente daquele país que já teve George Washington, Abraham Lincoln e Franklin Roosevelt à frente do executivo. Estariam as duas mais importantes democracias liberais do mundo se entregando às mais atrasadas e autoritárias práticas? Estariam possuídas de fervor racista e odioso nacionalismo? Este curso pretende analisar estas e outras perplexidades que os fenômenos Brexit e Trump fizeram emergir em 2016 – perplexidades que vieram para nos acompanhar por um longo tempo.

    Saiba Mais
  7. Elis, por Zuza

    05/04
    Elis, por Zuza
    Cursos:

    Poucos poderão abordar com tanta propriedade o impressionante talento musical de Elis Regina como seu colega e amigo Zuza Homem de Mello. Zuza foi o técnico de som do programa O Fino da Bossa, entrevistou Elis por diversas vezes para seu programa de rádio, escreveu textos sobre seus discos e shows, foi produtor artístico do seu espetáculo na série O Fino da Música, dos anos 70, participou da última entrevista da cantora na TV Cultura de S. Paulo e com ela cultivou uma amizade que durou até o final de sua vida. Nos últimos anos a vida e a música de Elis Regina foram revividas num musical de sucesso, num filme de sucesso e em duas biografias diferentes, uma delas prefaciada por Zuza. Neste curso de duas aulas, ilustrado com gravações, vídeos e trechos de entrevistas, Zuza disseca a dimensão de sua musicalidade e as trepidações existenciais da maior cantora da música brasileira.

    Saiba Mais
  8. Modernismo: arte e história

    05/04
    Modernismo: arte e história
    Cursos:

    A Primeira Guerra Mundial não somente assinalou o declínio econômico, político e militar da Europa, como também o fim de uma respeitável continuidade cultural. O cultivo do humanismo aristocrático e do individualismo liberal, depois da catástrofe, entrou em crise definitiva. A isso se somou, nas primeiras décadas do século XX, a emergência das ideologias seculares – a democracia, o comunismo e o nazi-fascismo - que vieram, por assim dizer, ocupar um espaço esvaziado de Deus. Deu-se então, no campo da estética, a maior ruptura com uma tradição de, no mínimo, cinco séculos de arte e literatura: a arte moderna fez do repúdio ao passado a sua pedra filosofal.

    Saiba Mais
  9. A tragédia grega, por Ésquilo

    05/04
    A tragédia grega, por Ésquilo
    Cursos:

    A tragédia grega foi o primeiro gênero teatral. Desde sua origem, o teatro desempenhou importante papel no desenvolvimento da sociedade, especialmente na Antiguidade. Ésquilo foi o primeiro dos grandes tragedistas gregos.  A única trilogia  que o tempo não mutilou foi a de Ésquilo, Oréstia. Além dessa tragédia, ao longo de três encontros serão examinadas outras duas: Os Persas e Prometeu Acorrentado. O curso reflete sobre a tragédia na sua completude, desde sua origem, o espetáculo, o trágico, o destino, o mito, a história e a situação humana. 

    Saiba Mais
  10. Culinária Thai

    11/04
    Culinária Thai
    Cursos:

    Um curso dedicado aos clássicos da Tailândia! Você vai aprender sobre os pratos mais emblemáticos e representativos da comida tailandesa. Desde o processo de fazer a própria pasta de curry e as bases da culinária Thai, até o manuseio das panelas wok, passando ainda pelo uso correto dos ingredientes e das técnicas dessa cozinha exótica e saborosa. Entre os pratos clássicos que você vai aprender ( e saborear...), o Chef Rafael Jacobi ensina os deliciosos Thai spring rolls, o bolinho de peixe com perfume de limoeiro, Red Paneang curry, Thai fried rice, Chicken cashew nuts e o clássico Pad Thai.

    Saiba Mais
  11. Almoço de domingo

    12/04
    Almoço de domingo
    Cursos:

    Domingo é dia de casa cheia e mesa farta. Neste curso rápido, com apenas dois encontros, o chef Marcelo Schambeck compartilha receitas generosas para o almoço da família ou para o encontro dos amigos. Sem mistérios, você vai aprender o preparo de pratos cheios de sabor, para a felicidade dos seus convidados!

    Saiba Mais
  12. A filosofia de westworld

    25/04
    A filosofia de westworld
    Cursos:

    Num futuro não muito distante, num cenário ao estilo do Velho Oeste, cientistas e empresários colaboram no desenvolvimento de um parque, com cidades povoadas por autômatos inteligentes, indistinguíveis dos seres humanos. Esses autômatos comportam-se seguindo uma narrativa, sem saber que de fato são seres programados. Nesse mundo, pessoas pagam para viver uma fantasia em imersão completa, podendo agir sem se preocupar com as consequências: podem magoar e até mesmo “matar” seus anfitriões, incapazes, dada sua programação, de matar esses “recém-chegados”. Esse é o enredo que serve ao seriado WestWorld que, não sem razão, muitos atribuem a condição de uma das melhores séries já produzidas. A temática lida com as questões mais enigmáticos da nossa existência: o que nos torna autoconscientes? Seríamos de fato seres livres? Qual o sentido da vida? Por que nos interessamos tanto por jogos? Por que vinculamos nossa identidade a uma narrativa que julgamos o resultado de nosso livre arbítrio? Nesse pequeno curso, vamos tratar desses temas tendo como pano de fundo os episódios deste seriado fantástico.

    Saiba Mais
  13. Audições comentadas | Soul

    25/04
    Audições comentadas | Soul
    Cursos:

    Repetindo a experiência do último mês de janeiro, Paulo Moreira volta ao Instituto Ling para comandar, uma vez por mês, uma verdadeira aula de história através da música. A cada encontro, um novo gênero dá o tom da noite, dedicada especialmente à música e aos bons drinks. Acompanhe a agenda e escolha o seu gênero – Jazz, Soul, MPB e Rock and Blues. Venha participar dessa experiência: você vai ouvir boa música e grandes histórias, em um cenário de referência da arquitetura brasileira. 

    Nesta edição: Soul - Gravadora Motown; Stevie Wonder anos 70 - "Songs in The Key of Life".

    Saiba Mais
  14. Filosofia do vinho - Afinal, o que importa na vida além do prazer?

    04/05
    Filosofia do vinho - Afinal, o que importa na vida além do prazer?
    Cursos:

    Segundo os filósofos hedonistas, o prazer é o fim último de toda atividade humana. No caso do vinho, isso parece implicar que tudo o que importa num vinho é o quanto ele é capaz de nos proporcionar prazer ou satisfação. Mas, se nada mais importa além do modo como nos sentimos, então por que dar valor à companhia e à amizade? O valor da amizade se reduz a um mero encontro prazeroso? E no caso do vinho, por que alguém se importaria em saber sobre a história da bebida, ou sobre as peculiaridades de sua tradição?

    Saiba Mais
  15. Doces de Raiz – Técnica, História e Afeto

    06/05
    Doces de Raiz – Técnica, História e Afeto
    Cursos:

    A confeitaria brasileira é a doce união entre as mais diversas técnicas e o uso diferenciado de ingredientes, herança cultural de nossa colonização tão diversa. Cada doce, uma história; cada história, a chave para o entendimento do desenvolvimento de uma determinada região. Doces de origem europeia, especialmente açorianos; doces indígenas; doces de escravos; doces de inspiração oriental; a mistura de aromas e sabores peculiares - açúcar de cana, ovos, leite, frutas e outros tantos elementos constituem o paladar e a essência da doçaria de raiz. Neste curso, os alunos serão recebidos para um lanche da tarde à brasileira, com cafezinho passado, pão de queijo artesanal e muita história docinha para conversar, aprender e degustar.

    Saiba Mais
  16. Gastronomia japonesa: Izakaya

    11/05
    Gastronomia japonesa: Izakaya
    Cursos:

    Um curso para demonstrar que a gastronomia japonesa vai muito além dos populares sushi e sashimi. A Chef Hajime Kadosaka, natural de Hiroshima, ensina o preparo de pratos igualmente populares entre os japoneses, servidos nos izakayas, os pubs no Japão. Camarão, frango, lula, peixe, ovo, fritura, tofu, algas. De preferência, tudo servido em uma mesma refeição. Venha descobrir os segredos de um dos povos mais saudáveis do mundo e se surpreenda com a diversidade e com o sabor de pratos que você vai poder preparar em casa, para receber os amigos.

    Saiba Mais
  17. Colecionismo na contemporaneidade: por que e para que colecionar arte?

    11/05
    Colecionismo na contemporaneidade: por que e para que colecionar arte?
    Cursos:

    A produção artística e o colecionismo convivem desde a fundação da História da Arte. Essa relação proporciona a formação de um patrimônio cultural, reforçando a dimensão social de ambas. Mesmo depois de séculos, a prática do colecionismo segue gerando debates e perguntas: existe regra para colecionar obras de arte? Quais sentidos podemos atribuir ao exercício do colecionismo? O que leva as pessoas a escolherem certos trabalhos em detrimento de outros? Quando uma pessoa pode ser considerada colecionadora? O curso propõe uma aproximação da prática do colecionismo, estimulando a reflexão sobre um campo ainda carente de informações sistematizadas e mesmo de uma formação específica, no momento em que assistimos o expressivo aumento de colecionadores. Uma oportunidade para discutirmos a história, os critérios e os propósitos das coleções de arte.

    Realização: Instituto Ling e Galeria Mamute.

    Saiba Mais
  18. Oficina de Rapport básico, com Renata Rubim

    13/05
    Oficina de Rapport básico, com Renata Rubim
    Cursos:

    Através do desenho, a designer Renata Rubim apresenta e trabalha a técnica básica de rapport, um tipo especial de repetição com encaixes perfeitos de um mesmo módulo, capacitando o participante a desenvolver superfícies contínuas. O objetivo é proporcionar o entendimento da construção de rapports, essenciais para o design de superfícies. Os exercícios são interessantes e divertidos e fazem sucesso entre os alunos. E o melhor: o participante não precisa ter grande habilidade em desenho, apenas alguma familiaridade com o lápis. 

    Obs.: o material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Saiba Mais
  19. O que tem na geladeira?

    17/05
    O que tem na geladeira?
    Cursos:

    Bateu aquela fome e você vai até a cozinha: nada de especial na geladeira? Ovos, abobrinha, queijo, ervilha congelada, repolho, manteiga... Em dois encontros, o chef Marcelo Schambeck ensina receitas com ingredientes simples, fáceis de encontrar e que a gente geralmente tem em casa. Você vai se surpreender com pratos saborosos e saudáveis, a partir de ingredientes acessíveis, técnicas de cozimento e combinações de sabor, dignas de um verdadeiro cardápio de Chef!

    Saiba Mais
  20. Por que a beleza importa?

    23/05
    Por que a beleza importa?
    Cursos:

    Terá o papel da beleza, na arte e nas nossas vidas, desaparecido por completo ou substituído, ao que parece, por agendas político-ideológicas ou por projetos conceituais que pouco ou nada tem a ver com a fruição estética? Há ainda algum espaço para a reflexão acerca do “Belo”, que por tanto tempo motivou o trabalho intelectual e artístico da humanidade? Em tempos de conflito com os “pichadores”, desagregação dos consensos artísticos e crise da sensibilidade estética, este rápido curso pretende dar uma resposta ao questionamento “Por que a beleza importa?” – pois ela importa, sim, e muito.

    Saiba Mais