1. Escola de Pais - Casamento e filhos pequenos: reinventando a relação

    18/06
    Escola de Pais - Casamento e filhos pequenos: reinventando a relação
    Cursos:

    Muitas são as mudanças que os filhos pequenos trazem a um casamento. A vida conjugal precisa de atenção e diálogo para evitar desgastes e aproveitar essa fase maravilhosa da vida das crianças. Como equilibrar as novas e velhas necessidades? O psicanalista Luiz Hanns fala nesta palestra sobre a reinvenção do relacionamento e os desafios que acompanham pais e mães após a chegada dos bebês.

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Saiba Mais
  2. Poesia no Ling - Wislawa Szymborska

    20/06
    Poesia no Ling - Wislawa Szymborska
    Cursos:

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nesse encontro falaremos sobre os textos de Wislawa Szymborska (1923-2012), que possui uma poesia que, com precisão irônica, permite que o contexto histórico e biológico se manifeste em fragmentos da realidade humana. A polonesa recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1996.

    Uma pitada da poesia de Szymborska, para você já ir aquecendo:

     “Quando eu falo a palavra Futuro,

    a primeira sílaba já pertence ao passado.

    Quando eu falo a palavra Silêncio,

    o destruo.

    Quando eu falo a palavra Nada,

    crio algo que nenhum não-ser comporta."

     (SZYMBORSKA, As Três Palavras Mias Estranhas, 2002)

     

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Saiba Mais
  3. Meu Filme Favorito com Martha Medeiros – Filme “Nunca te vi, Sempre te amei” | 21.06.2018 - 19h

    21/06
    Meu Filme Favorito com Martha Medeiros – Filme “Nunca te vi, Sempre te amei” | 21.06.2018 - 19h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Na quarta edição da programação "Meu Filme Favorito" a escritora Martha Medeiros irá conversar com o público sobre um dos filmes que marcaram sua vida: Nunca te vi, Sempre te amei (1987) de David Hugh Jones. A atividade inclui a exibição do filme seguida de bate-papo com a convidada, mediado pelo curador do projeto, o jornalista Roger Lerina.

    Sinopse do filme: Durante vinte anos Helene Hanff (Anne Bancroft), uma escritora americana, se corresponde com Frank Doel (Anthony Hopkins), gerente de uma livraria especializada em edições raras e esgotadas. Tudo começou pelo fato de Helene adorar livros raros, que não se encontram em Nova York. Só que ela não poderia imaginar que uma carta para uma pequena livraria em Londres, que negocia livros de segunda mão, a levaria a iniciar uma correspondência afetuosa com Frank. Neste período uma amizade muito especial surge entre os dois.

    Duração do filme: 100 min

    Martha Medeiros é colunista dos jornais Zero Hora e O Globo e tem 26 livros publicados. Entre os mais conhecidos estão Divã, Doidas e Santas, Feliz por Nada, Fora de Mim, Um Lugar na Janela e o recém lançado Quem diria que viver ia dar nisso. Seus textos já foram adaptados para teatro, cinema e televisão, e tem parcerias musicais com Nenhum de Nós, Frejat e Jota Quest, entre outros.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.


    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  4. Ponto de Teatro - Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto | 22.06.2018 - 20h

    22/06
    Ponto de Teatro - Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto | 22.06.2018 - 20h
    Programação Cultural:

    Abobrinhas Recheadas é um espetáculo de Dança e Comédia criado a partir do jogo coreográfico Dance a Letra, em que as coreografias são desenvolvidas a partir de pesquisa de gestos literais de letras de músicas populares. A edição inédita “Rei Roberto” é uma homenagem às músicas de Roberto Carlos.

    O espetáculo integra a programação do Instituto Ling, que lançou em 2018 um novo projeto para impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, o Ponto de Teatro, com curadoria do jornalista e crítico Renato Mendonça. O projeto Ponto de Teatro tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS.

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares Lei

    Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  5. Jantar Cultural: a gastronomia de Al-Andalus

    22/06
    Jantar Cultural: a gastronomia de Al-Andalus
    Cursos:

    A Espanha se situa num ponto atrativo para as civilizações que, desde tempos remotos, utilizavam o Mar Mediterrâneo para intercâmbio cultural. Foi conquistada diversas vezes e, por isso, assimilou costumes, ingredientes e receitas de outros povos, desenvolvendo uma culinária única e que se mantém viva até hoje. A Chef Belén Ruiz Montava retorna ao Instituto Ling para preparar um jantar cultural especial, baseado na gastronomia de Al-Andalus, que tem forte influência árabe. Até hoje, suas receitas possuem aromas e lembranças típicos da culinária árabe, povo que exerceu sua influência no território espanhol por quase 800 anos. Os pratos dessa cozinha original e criativa podem conter peixes e mariscos fritos em azeite de oliva e contam com alguns ingredientes exóticos, como as anêmonas. O delicioso presunto ibérico também aparece nas receitas e as sobremesas de Al-Andalus têm forte influência da época medieval.

    Saiba Mais
  6. Musicalização para Crianças | 23.06.2018 - 11h

    23/06
    Musicalização para Crianças | 23.06.2018 - 11h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Em uma atividade voltada para pais e filhos, o professor Bob Bopsin interage com o público utilizando instrumentos diversos, como teclado, violão, guitarra e percussão, para mesclar músicas, histórias, teatros, brincadeiras e mágicas. As atividades começam por ouvir, observar e experenciar, integrando progressivamente um vocabulário de melodias, ritmos e movimentos. Com uma história musicada e imagens no projetor, o professor ensinará as músicas, fazendo com que todos participem de forma aleatória, ganhando cada vez mais precisão até chegar à assimilação do vocabulário musical.

    O ingresso destina-se apenas para crianças. Acompanhantes adultos tem acesso gratuito.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Saiba Mais
  7. Oficina de Dança Diversos Corpos Dançantes | 23.06.2018 - 14h

    23/06
    Oficina de Dança Diversos Corpos Dançantes | 23.06.2018 - 14h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

     

    Diversos Corpos Dançantes é um projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID – UFRGS), criado e coordenado pela professora Carla Vendramin. Proporciona vivência em dança através de atividades de improvisação para grupo misto de pessoas com e sem deficiências. O presente projeto busca continuar rompendo e desmitificando as barreiras do corpo e da dança, oferecendo esta vivência para um número maior de pessoas oficinas regulares, sempre aos sábados.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Inscrições aqui!

    Saiba Mais
  8. Oficina de moda para crianças: Construção de Fantasias

    23/06
    Oficina de moda para crianças: Construção de Fantasias
    Cursos:

    Quem você quer ser hoje? Esta oficina de moda vai guiar os pequenos no processo de criação de suas próprias fantasias, mostrando que é possível criar e imaginar o seu próprio reino mágico ou galáxia distante. Com técnicas manuais de costura, as crianças podem se transformar em seus heróis, ou vilões, preferidos. Vão utilizar tecidos, linhas, diversos adereços e muita criatividade para serem o que quiserem, podendo construir ou reinventar personagens.

    Esta atividade destina-se a crianças entre 6 e 10 anos.

    Obs.: o material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Saiba Mais
  9. Ponto de Teatro - Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto | 23.06.2018 - 18h

    23/06
    Ponto de Teatro - Abobrinhas Recheadas: Rei Roberto | 23.06.2018 - 18h
    Programação Cultural:

    Abobrinhas Recheadas é um espetáculo de Dança e Comédia criado a partir do jogo coreográfico Dance a Letra, em que as coreografias são desenvolvidas a partir de pesquisa de gestos literais de letras de músicas populares. A edição inédita “Rei Roberto” é uma homenagem às músicas de Roberto Carlos.

    O espetáculo integra a programação do Instituto Ling, que lançou em 2018 um novo projeto para impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, o Ponto de Teatro, com curadoria do jornalista e crítico Renato Mendonça. O projeto Ponto de Teatro tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS.

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares Lei

    Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  10. Oficina de Design para crianças

    30/06
    Oficina de Design para crianças
    Cursos:

    A oficina de Design para Crianças explora a criatividade, resgatando habilidades manuais dos pequenos. Ao longo dos encontros serão desenvolvidas atividades que estimulam a imaginação, a percepção visual, criação e composição, acompanhadas de muita cor e brincadeiras diversas. As atividades são pensadas a partir de materiais recicláveis e do cotidiano, oportunizando um novo olhar sobre as texturas e as formas dos objetos que nos cercam no dia a dia. Cada criança produzirá sua própria composição de padronagem e ao fim das oficinas os trabalhos serão expostos. 

    Esta atividade destina-se a crianças a partir de 6 anos.

    O material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Saiba Mais
  11. Daniela Liebman | 30.06.2018 - 17h

    30/06
    Daniela Liebman | 30.06.2018 - 17h
    Programação Cultural:

    Nomeada pela Revista Forbes, em 2016, como um dos cinquenta mexicanos mais criativos e influentes no mundo, Daniela nasceu em Guadalajara, Jalisco, México e fez sua estreia como solista com orquestra com oito anos de idade, tocando o “Concerto para piano nº 8”, de Mozart, com a Orquestra Sinfônica de Aguascalientes. Desde então, Daniela realizou mais de trinta concertos, com vinte diferentes orquestras, em quatro continentes. Concertos como solista com a Ontario Philarmonic (Canadá), Orlando Philarmonic (EUA), Orquestra do Festival de Artes de Boca Ratón (Miami, FL), San Angelo Symphony (EUA), Orquestra Radio Filarmonía de Lima (Peru), Orquestra Sinfônica da Colombia (Colombia), Orquestra Rachmaninov do Kremlin (Kirguistán), Orquestra de Câmara de Park Avenue (no Carneggie Hall, em Nova Iorque) e Orquestra Festival (Guatemala), entre inúmeros outros. No México, Daniela tocou com a Orquestra Filarmônica da Cidade do México, Orquestra Filarmônica de Jalisco, Orquestra Sinfônica de Michoacán, Orquestra Sinfônica de Zapopan, Orquestra Sinfônica de Sinaloa de las Artes e Orquestra Sinfônica de Aguascalientes. Venceu diversos concursos internacionais como “Noche em Madrid” (Espanha, 2011), o Russian International Music Piano Competition, (EUA, 2012), Concurso para Concerto do Festival Piano Texas (Forth Worth, Texas). Em 2013, Daniela foi selecionada para participar do acampamento de música junior de Lang Lang (Munique, Alemanha). A agenda de trabalho de Daniela nos Estados Unidos no ano passado incluiu recitais nos lugares mais prestigiosos das séries Young Artist (Sarasota), a série Tri-C (Cleveland Museum of Modern Art) e regressou a Ravinia (Bennett Gordon Hall), além de apresentações em universidades por todo o país. Tem agendado concertos para este ano com orquestras no Equador, Chile e EUA. No programa, obras de Beethoven, Schubert, Chopin e Prokofiev.

     

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  12. Processos Experimentais com Fotografia

    30/06
    Processos Experimentais com Fotografia
    Cursos:

    Uma oficina especial para quem quer experimentar diferentes processos de impressão de imagens e se deleitar com o novo e o imprevisível: ao longo de dois encontros, a artista visual Chana de Moura ensina as técnicas de impressão em clorofila - imagens impressas em folhas de plantas, e em cianotipia - impressão de tons de azul em papel e tecido. Os participantes também experimentarão as possibilidades de criações narrativas, intervindo diretamente nas imagens a partir do uso de colagens, colorização em aquarela e bordado. Serão duas tardes de sábado para experimentação livre e muita criatividade.

    *o material está incluso no valor da matrícula.

    Saiba Mais
  13. Meu Filme Favorito com Michel Laub – Filme “Os Bons Companheiros” | 05.07.2018 - 19h

    05/07
    Meu Filme Favorito com Michel Laub – Filme “Os Bons Companheiros” | 05.07.2018 - 19h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Na quinta edição da programação "Meu Filme Favorito" o escritor Michel Laub irá conversar com o público sobre um dos filmes que marcaram sua vida: Os Bons Companheiros (1990) de Martin Scorsese. A atividade inclui a exibição do filme seguida de bate-papo com o convidado, mediado pelo curador do projeto, o jornalista Roger Lerina.

    Sinopse do filme: Este filme é baseado no livro 'Wiseguy' de Nicholas Pileggi, originado da história real de Henry Hill, filho de pai irlandês e mãe siciliana, cresceu numa comunidade ítalo-americana no Brooklyn e sonhava fazer parte da máfia. Aos doze anos entrou para o mundo do crime e se tornou um dos maiores gângsteres de toda a história. O filme narra a história de Henry (Ray Liotta), Tommy (Joe Pesci) e James Conway (Robert De Niro). Os três companheiros resistem a tudo. Mas quando se envolvem com traficantes de drogas, eles sabem que estão vivendo a mais perigosa aventura de suas vidas.

    Duração do filme: 146 min

    Michel Laub (Porto Alegre, 1973) é escritor e jornalista, foi editor-chefe da revista Bravo, coordenador de publicações do Instituto Moreira Salles e colunista da Folha de S.Paulo e O Globo. Hoje é colaborador de diversas editoras e veículos no Brasil e exterior. Publicou sete romances, todos pela Companhia das Letras: Música Anterior (2001), Longe da água (2004), O segundo tempo (2006), O gato diz adeus (2009), Diário da queda (2011, com direitos vendidos para o cinema), A maçã envenenada (2013) e O Tribunal da Quinta-Feira (2016). Seus livros saíram em 13 países e 10 idiomas. É um dos integrantes da edição Os melhores jovens escritores brasileiros, da revista inglesa Granta.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.


    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  14. Contando e Cantando Histórias | 14.07.2018 - 11h

    14/07
    Contando e Cantando Histórias | 14.07.2018 - 11h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Sessão de contação de histórias composta por contos do repertório do Grupo Teatro Ateliê, entre eles, contos populares e clássicos revisitados através de dinâmicas e canções compostas pelo grupo, trazendo para os dias atuais histórias do imaginário dos pequenos ouvintes. O contador de histórias interage com as crianças, promovendo exercícios de voz e movimento corporal.

    Programação para crianças a partir de 3 anos. O ingresso destina-se apenas para crianças, acompanhadas de um responsável.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Saiba Mais
  15. Poesia no Ling - Carlos Drummond de Andrade

    18/07
    Poesia no Ling - Carlos Drummond de Andrade
    Cursos:

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nesse encontro falaremos sobre os textos de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. Foi considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.

    Uma pitada da poesia de Carlos Drummond de Andrade, para você já ir aquecendo:

     “Por muito tempo achei que a ausência é falta.

    E lastimava, ignorante, a falta.

    Hoje não a lastimo.

    Não há falta na ausência.

    A ausência é um estar em mim.

    E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,

    que rio e danço e invento exclamações alegres,

    porque a ausência, essa ausência assimilada,

    ninguém a rouba mais de mim."

     (ANDRADE, Ausência, 1984)

     

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Saiba Mais
  16. Musicalização para Crianças | 21.07.2018 - 11h

    21/07
    Musicalização para Crianças | 21.07.2018 - 11h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Em uma atividade voltada para pais e filhos, o professor Bob Bopsin interage com o público utilizando instrumentos diversos, como teclado, violão, guitarra e percussão, para mesclar músicas, histórias, teatros, brincadeiras e mágicas. As atividades começam por ouvir, observar e experenciar, integrando progressivamente um vocabulário de melodias, ritmos e movimentos. Com uma história musicada e imagens no projetor, o professor ensinará as músicas, fazendo com que todos participem de forma aleatória, ganhando cada vez mais precisão até chegar à assimilação do vocabulário musical.

    O ingresso destina-se apenas para crianças. Acompanhantes adultos tem acesso gratuito.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Saiba Mais
  17. Oficina de Dança Diversos Corpos Dançantes | 21.07.2018 - 14h

    21/07
    Oficina de Dança Diversos Corpos Dançantes | 21.07.2018 - 14h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

     

    Diversos Corpos Dançantes é um projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID – UFRGS), criado e coordenado pela professora Carla Vendramin. Proporciona vivência em dança através de atividades de improvisação para grupo misto de pessoas com e sem deficiências. O presente projeto busca continuar rompendo e desmitificando as barreiras do corpo e da dança, oferecendo esta vivência para um número maior de pessoas oficinas regulares, sempre aos sábados.

     

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

     

    Inscrições em breve!

    Saiba Mais