Mais Imagens

Direito e tecnologia: temas de direito privado na sociedade contemporânea

Judith Martins-Costa e Maria Cláudia Cachapuz
Judith Martins-Costa é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é Doutora e Livre Docente em Direito pela Universidade de São Paulo. Professora de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da mesma instituição. É também Presidente do Instituto de Estudos Culturalistas (IEC) e membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Advogada, Árbitra e Parecerista.

Maria Cláudia Cachapuz é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Direito Civil pela UFRGS, é professora na Faculdade de Direito da UFRGS e na Graduação e Mestrado em Direito e Sociedade da Universidade La Salle. Juíza de direito com atuação, por convocação, perante o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
Informações do Curso

Details:

Carros não tripulados, drones, vazamento de dados, robôs, criptomoedas. Com o desenvolvimento tecnológico e a comunicação exponencial através das mídias sociais, presenciamos significativas mudanças na sociedade. Partindo desse contexto, onde a celeridade da tecnologia e as transformações por ela promovidas acontecem em um ritmo diferente em relação às regulações, o curso aborda as questões de direito de personalidade que se veem afetadas pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea. De maneira acessível, as juristas Maria Cláudia Cachapuz e Judith Martins-Costa apresentam o conceito de pessoa na perspectiva do Direito, as fronteiras entre o público e o privado, questões sobre liberdade de informação e proteção de dados, inteligência artificial e as perspectivas normativas frente ao novo cenário.

Período: 22 e 29.05.2018

Dia: terças-feiras

Horário: das 19h30 às 21h30

investimento:
R$ 180,00

Encontros

22.05

 

Noção do conceito de pessoa. Da pessoa ao robô inteligente. Privacidade e sua desconstrução contemporânea.

29.05

 

O público e o privado. Liberdades públicas e interesses privados. Restrições. Tolerância na sociedade contemporânea.