Mais Imagens

Escola de Pais 2018 - Pacote completo com 9 palestras

Informações do Curso

Details:

 “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.


Na segunda edição do projeto, teremos 9 palestras, uma por mês, que abordarão os principais temas da primeira infância e também temas que estão na pauta das famílias contemporâneas, desde a discussão do gênero e a compreensão do início da sexualidade até questões que envolvem transtornos como déficit de atenção.


Abrindo a programação 2018,  a psicóloga paulista Vera Iaconelli, especialista em psicanálise com pais e comentarista do documentário "Começo da Vida", tratará sobre os grandes desafios em tratar a discussão de gênero e sexualidade no início da construção da identidade dos nossos filhos.


Clique aqui para adquirir o pacote de 9 palestras, com 20% de desconto. Promoção válida até 01.03.2018. Prorrogada até 19.03!


19.03 - Sexualidade e Gênero na Primeira Infância - Vera Iaconelli (USP), psicanalista


16.04 - Painel: Alimentação na Primeira Infância - Ana Carolina Terrazzan (UFRGS), Mariana Lopes de Brito (UFRGS), nutricionistas e Cristina Targa, gastropediatra (UFRGS)


21.05 - Mentes Saudáveis: mitos e verdades sobre saúde mental na primeira infância - Guilherme Polanczyk (USP), psiquiatra


18.06 - Casamento e filhos pequenos: reinventando a relação – Luiz Hanns (USP), psicanalista


06.08 - Mitos na Pediatria - Tzvi Bacaltchuk, pediatra


20. 08 - Relações entre Irmãos na Primeira Infância - Adela Gueller (Universidade de Buenos Aires), psicanalista


17.09 - Como desenvolver a inteligência emocional de seus filhos? - Tonia Casarin (Columbia University), consultora educacional


08.10 - O Brincar na construção do indivíduo -  Tania Fortuna (UFRGS), pesquisadora


12.11 - Mitos e Verdades sobre o TDAH – Luis Rohde (UFRGS), psiquiatra 


Curadoria:


Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.


Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.


Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

Período: De 19.03 a 12.11

Dia: Segundas

Horário: das 19h às 20h30

investimento:
R$ 1.152,00

Encontros

19.03 - Sexualidade e Gênero na Primeira Infância - Vera Iaconelli (USP), psicanalista

Mestre e Doutora em Psicologia pela USP, Membro dos Fórum do Campo Lacaniano SP, Membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientia e, coautora do livro: Histeria e gênero: o sexo como desencontro (Editora nVersos, 2014), e autora do Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna (Annablume, 2015) Diretora do Instituto Gerar.


16.04 - Painel: Alimentação na Primeira Infância - com as nutricionistas Ana Carolina Terrazzan (UFRGS) e Mariana Lopes de Brito (UFRGS) e com a gastropediatra Cristina Targa

Ana Carolina Terrazzan: Nutricionista, Especialista em Nutrição Materno Infantil, Mestra e Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescentes pela UFRGS. Atua há 10 anos, exclusivamente na área de Nutrição Materno Infantil, prestando consultoria em Aleitamento Materno, e realizando atendimento clínico para gestantes, puérperas, lactentes e crianças na primeira infância. Docente em cursos de especialização em Nutrição Infantil. Sócia e Nutricionista da Clínica AMA Nutrição e Cozinha.

Mariana Lopes de Brito: Nutricionista, Especialista em Nutrição Materno Infantil,   Mestra (2014) e Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescentes pela UFRGS. Autora do livro Jogos de Ensinar: Ferramentas de ensino aprendizagem na educação alimentar (2010) e Receitas Mágicas para Crianças Espertas (2015). Atua há 9 anos na área de nutrição materno infantil, como nutricionista Responsável Técnica em Escolas de Educação Infantil, e no consultório, realizando atendimento clínico para gestantes, crianças e adolescentes. Docente em cursos de especialização em Nutrição Infantil. Sócia e Nutricionista da Clínica AMA Nutrição e Cozinha.

Cristina Targa: médica, concluiu o doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela UFRGS em 2002. Atualmente é Professora Adjunta de Pediatria (Gastroenterologia) da UFCSPA, Presidente da Sociedade de Pediatria do RS (SPRS) , Coordenadora do Núcleo de Pediatria da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Coordenadora do Núcleo de Pediatria da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) Chefe do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Médica do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento. Atua nas áreas de Gastroenterologia, Endoscopia e Hepatologia Pediátricas e Transplante Hepático Infantil.


21.05 – Mentes Saudáveis: mitos e verdades sobre saúde mental na primeira infância - Guilherme Polanczyk (USP), psiquiatra

Mestre e doutor em Psiquiatria pela UFRGS, pós-doutor pelo Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience at King's College London e pela Duke University, EUA. Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP. Chefe da Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria (Hospital das Clínicas, FMUSP) e Coordenador do Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces do Instituto de Psiquiatria. Editor Associado da Revista de Psiquiatria Clínica e Co-Editor do European Child & Adolescent Psychiatry. 


18.06 - Casamento e filhos pequenos: reinventando a relação com o psicanalista Luiz Hanns (USP)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Autor dos livros:  A equação do casamento - o que pode, ou não, ser mudado na sua relação (Paralela/Companhia das Letras, 2013) e A arte de dar limites - como conseguir mudanças com crianças e adolescentes (Paralela/Companhia das Letras, 2015).


 

06. 08 - A criança de zero a 6 anos - Tzvi Bacaltchuk (UFRGS), pediatra

 Tzvi Bacaltchuk, o Dr. Tuta, é médico pediatra há 40 anos, portanto já atendeu algumas gerações de pais e filhos em seu consultório. É especialista em pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica pela International Heart School de Bérgamo, Itália. O Dr. Tuta tem clínica em Porto Alegre, atua também no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e no Hospital Moinhos de Vento. É autor de Manual de sobrevivência do Menino Maluquinho, junto com o desenhista Ziraldo.


20. 08 – Relações entre Irmãos na Primeira Infância - Com a psicanalista Adela Gueller (Universidade de Buenos Aires)

Psicanalista formada em psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autora e co-organizadora do livro: Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas (Casa do Psicólogo, 2008) e Atendimento Psicanalítico de crianças (Zagodoni, 2011). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica (COGEAE/ PUC-SP) e do Curso de Psicanálise da Criança (Instituto Sedes Sapientiae).

17.09 - Como desenvolver a inteligência emocional de seus filhos? - Tonia Casarin (Columbia University), consultora educacional

Formada em Administração pela PUC-Rio e mestre em Educação pelo Teachers College na Columbia University, em Nova York. Professora de pós-graduação do Instituto Singularidades de São Paulo, consultora em Educação e trabalha em parceria com Stanford University em projetos de FabLearn Lab, no Rio de Janeiro. Autora do livro: Tenho Monstros na Barriga (Brochura, 2017).


08.10 - O Brincar na construção do indivíduo com a professora universitáriaTania Fortuna (UFRGS)

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Educação - área de concentração Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Educação (2011) pela mesma Universidade. É Professora Adjunta de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou e dirige o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar”. Coordenadora da Coleção "Clássicos do Jogo", publicada pela Editora Vozes.


12.11 - Mitos e Verdades sobre o TDAH com o psiquiatra Luis Rohde (UFRGS)