Mais Imagens

Modernismo: arte e história

Voltaire Schilling
Voltaire Schilling leciona História há mais de 30 anos. Escreveu os seguintes livros, entre outros: A Revolução Chinesa, O Nazismo – breve história ilustrada, Momentos da História: a função da História na conjuntura social, Estados Unidos vs América Latina: as etapas da dominação, Tempos da História, O Conflito das Ideias, América, Ocidente vs Islã. É responsável pela página de História do portal Terra (http://noticias.terra.com.br/educacao/historia).
Informações do Curso

Details:

A Primeira Guerra Mundial não somente assinalou o declínio econômico, político e militar da Europa, como também o fim de uma respeitável continuidade cultural. O cultivo do humanismo aristocrático e do individualismo liberal, depois da catástrofe, entrou em crise definitiva. A isso se somou, nas primeiras décadas do século XX, a emergência das ideologias seculares – a democracia, o comunismo e o nazi-fascismo - que vieram, por assim dizer, ocupar um espaço esvaziado de Deus. Deu-se então, no campo da estética, a maior ruptura com uma tradição de, no mínimo, cinco séculos de arte e literatura: a arte moderna fez do repúdio ao passado a sua pedra filosofal.

Período: 05, 12 e 19.04

Dia: quartas-feiras

Horário: das 19h30 às 21h30

investimento:
R$ 480,00

Encontros

05.04

A história da grande arte e as bases da estética ocidental

12.04

O nascimento do Modernismo, a ruptura com a realidade e com os cânones

19.04

O legado do Modernismo para a Arte Contemporânea. A genialidade questionável de Marcel Duchamp, pelas lentes da Grande Arte