Mais Imagens

Origem e Evolução da Língua Portuguesa

Cláudio Moreno
Cláudio Moreno é formado em Letras, com ênfase em Português e Grego. É Mestre em Língua Portuguesa pela UFRGS e Doutor em Letras pela PUCRS. Foi professor do Instituto de Letras da UFRGS e das faculdades de Direito e de Comunicação da PUCRS. É colunista regular do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, com uma seção sobre mitologia e outra sobre questões de nosso idioma. É o autor de Guia Prático do Português Correto (4 v.) e de O Prazer das Palavras (3 v.), pela L&PM, e coautor de Português para Convencer (Ática). Publicou também o romance Troia: o romance de uma guerra e dois livros de crônicas sobre a Antiguidade — "Um Rio que Vem da Grécia e 100 Lições para Viver Melhor; histórias da Grécia Antiga, com o qual conquistou o prêmio Açorianos de Literatura 2009. Mantém o saite www.sualingua.com.br.
Informações do Curso

Details:

É nossa língua que nos faz ocidentais, herdeiros da Grécia e de Roma, do Velho e do Novo Testamento, da cristandade, da matemática decimal, do calendário gregoriano. Ela foi usada por santos e cruzados, por navegadores, por carrascos e por vítimas da Inquisição. Quando o Brasil foi descoberto, foi nela que Pero Vaz e Caminha, o escrivão da frota, relatou o feito ao rei de Portugal; foi nela que Camões cantou seus amores e Vieira pregou na Igreja contra as invasões holandesas, falando a colonos, índios e escravos. Viajando pela história de nossa língua, você vai entender o quanto devemos ao Grego e ao Latim, vai poder avaliar a dívida cultural que temos para com os árabes, os povos indígenas e africanos e − para a surpresa de muitos − descobrir o quanto o Português contribuiu para outras línguas do mundo.

Período: dias 22 e 29.05.2018 ( 2 encontros )

Dia: terças-feiras

Horário: das 19h30 às 21h30

investimento:
R$ 180,00

Encontros

22.05

 

O passado greco-romano 

A expansão do Latim. A romanização da Península Ibérica: Hispânia e Lusitânia. A fragmentação do Império e as Línguas Românicas.

 

Bárbaros e árabes na Península 

Os germanos e sua contribuição vocabular. A invasão muçulmana: cristãos e moçárabes. Ciência e tecnologia: vocábulos de origem árabe.

29.05

 

O nascimento de Portugal 

Galegos e portugueses. As lutas de Reconquista. Os primeiros reis. Lisboa e a Corte. A universidade de Coimbra.

 

A consolidação do idioma

O Humanismo português. A volta ao Latim e a reduplicação do léxico. Os primeiros gramáticos: o idioma entra na escola. A descoberta do Brasil: a Carta de Caminha. Os índios e o léxico da natureza. A contribuição africana.  A importação de vocábulos estrangeiros. Marcas do Português nas línguas asiáticas.