1. Oficina de Dança Diversos Corpos Dançantes | 03.03.2018 - 14h

    03/03
    Oficina de Dança Diversos Corpos Dançantes | 03.03.2018 - 14h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Diversos Corpos Dançantes é um projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID – UFRGS), criado e coordenado pela professora Carla Vendramin. Proporciona vivência em dança através de atividades de improvisação para grupo misto de pessoas com e sem deficiências. O presente projeto busca continuar rompendo e desmitificando as barreiras do corpo e da dança, oferecendo esta vivência para um número maior de pessoas oficinas regulares, sempre aos sábados.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Inscrições aqui! Clique no link.

    Saiba Mais
  2. Musicalização para Crianças | 03.03.2018 - 11h

    03/03
    Musicalização para Crianças | 03.03.2018 - 11h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

      Em uma atividade voltada para pais e filhos, o professor Bob Bopsin interage com o público utilizando instrumentos diversos, como teclado, violão, guitarra e percussão, para mesclar músicas, histórias, teatros, brincadeiras e mágicas. As atividades começam por ouvir, observar e experenciar, integrando progressivamente um vocabulário de melodias, ritmos e movimentos. Com uma história musicada e imagens no projetor, o professor ensinará as músicas, fazendo com que todos participem de forma aleatória, ganhando cada vez mais precisão até chegar à assimilação do vocabulário musical.

    O ingresso destina-se apenas para crianças. Acompanhantes adultos tem acesso gratuito.

     

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Saiba Mais
  3. Martin Münch | 10.03.2018 - 17h

    10/03
    Martin Münch | 10.03.2018 - 17h
    Programação Cultural: Um dos mais conceituados pianistas da atualidade, Martin Münch realiza no Instituto Ling o recital Um momento inusitado: Bach encontra Valsas, executando obras de Ravel (Valse noble Nr. 4 e La Valse), Bach (Preludio-Invention-Preludio), Strauss (Rosas do sul e Vozes da Primavera), Bach, Strauss e composições próprias. (Valses sentimentales op.48 e Valse lente do concerto N° 1 op.3). Nascido em Frankfurt em 1961, Münch estudou Música e Filosofia e, posteriormente, Composição. Como solista realizou concertos em trinta países e registrou gravações para rádio e televisão na Alemanha, na França, na Bulgaria, em Chipre e no Uruguai. Sua obra musical inclui quase 60 peças, desde música para piano e música de câmara a composições para orquestra. Por sua abertura "Fogos de Artifício" obteve o 1° prêmio no concurso Pyromusikale, em Berlin (2009). Seu CD "Katharsis" (1996) recebeu uma acolhida entusiasmada por parte da crítica (Frankfurter Rundschau, Die Zeit, NMZ). É também diretor artístico de vários festivais de piano em Heidelberg, Florença e outras cidades.

     

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  4. Bourbon Sweethearts | 14.03.2018 - 20h

    14/03
    Bourbon Sweethearts | 14.03.2018 - 20h
    Programação Cultural:

    Bourbon Sweethearts é um trio feminino de formação acústica, que interpreta música de época. Seu repertório é composto de temas clássicos e composições próprias, que fazem referência a gêneros musicais populares da primeira metade do século XX, como swing, calipso, blues e jazz. O trio se destaca por suas harmônicas vocais e sua orquestração particular, tendo como principais influências The Andrews Sisters, Billie Holiday, The Mills Brothers e Josephine Baker, entre outros. A força e personalidade do Bourbon Sweethearts vêm ganhando muito destaque na música argentina. O grupo iniciou sua trajetória em 2015 e já se apresentou em lugares míticos da cena portenha, como Konex, Usina del Arte, Bebop Club, Thelonious Jazz Club, entre outros. Também participou de diversos eventos no interior do país, como Salón Magallanes do Hotel Arakur de Ushuaia e diversos festivais como o Festival Internacional de Jazz de Buenos Aires, Oh la la Fest, Festival de Jazz y Blues de Junín, Open Folk, Festival Macerar de Mar del Plata e de eventos como Sofar Sound Buenos Aires. O Bourbon Sweethearts é formado por Mel Muñiz (voz, violão tenor e ukelele), Cecilia Bosso (voz e contrabaixo) e Agustina Ferro (voz e trombone).

     

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  5. Meu Filme Favorito com Fabrício Carpinejar – Filme "A Infância de Ivan" | 15.03.2018 - 19h

    15/03
    Meu Filme Favorito com Fabrício Carpinejar – Filme "A Infância de Ivan" | 15.03.2018 - 19h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Na primeira edição da programação "Meu Filme Favorito" o jornalista Fabrício Carpinejar irá conversar com o público sobre um dos filmes que marcaram sua vida: A Infância de Ivan (1962) de Andrei Tarkovsky. A atividade inclui a exibição do filme seguida de bate-papo com o convidado, mediado pelo jornalista Roger Lerina.

    Sinopse do filme: Nas frentes soviéticas da Segunda Guerra Mundial, o garoto orfão Ivan, de 12 anos, trabalha como um espião, podendo atravessar as fronteiras alemãs para coletar informação sem ser visto. Ele vive sob os cuidados de três oficiais russos que, após inúmeras missões desgastantes, tiram Ivan das batalhas e o enviam para a escola militar.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

     

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  6. Escola de Pais 2018 - Pacote completo com 9 palestras

    19/03
    Escola de Pais 2018 - Pacote  completo com 9 palestras
    Cursos:

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Na segunda edição do projeto, teremos 9 palestras, uma por mês, que abordarão os principais temas da primeira infância e também temas que estão na pauta das famílias contemporâneas, desde a discussão do gênero e a compreensão do início da sexualidade até questões que envolvem transtornos como déficit de atenção.

    Abrindo a programação 2018,  a psicóloga paulista Vera Iaconelli, especialista em psicanálise com pais e comentarista do documentário "Começo da Vida", tratará sobre os grandes desafios em tratar a discussão de gênero e sexualidade no início da construção da identidade dos nossos filhos.

    Clique aqui para adquirir o pacote de 9 palestras, com 20% de desconto. Promoção válida até 01.03.2018.

    19.03 - Sexualidade e Gênero na Primeira Infância - Vera Iaconelli (USP), psicanalista

    16.04 - Desmistificando hábitos e comportamento alimentar na primeira infância - Ana Carolina Terrazzan (UFRGS) e Mariana Lopes de Brito (UFRGS), nutricionistas

    21.05 – Mentes saudáveis: ansiedade, medo e depressão na primeira infância - Guilherme Polanczyk (USP), psiquiatra

    18.06 - Casamento e filhos pequenos: reinventando a relação – Luiz Hanns (USP), psicanalista

    06. 08 - A criança de zero a 6 anos - Tzvi Bacaltchuk (International Heart School de Bérgamo), pediatra

    20. 08 - Como as relações entre irmãos impactam na construção psíquica na primeira infância? Adela Gueller (Universidade de Buenos Aires), psicanalista

    17.09 - Como os pais podem ajudar no desenvolvimento emocional de seus filhos? Tonia Casarin (Columbia University), consultora educacional

    08.10 - O Brincar na construção do indivíduo -  Tania Fortuna (UFRGS), professora universitária

    Data a confirmar - Mitos e Verdades sobre o TDAH – Luis Rohde (UFRGS), psiquiatra 

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Saiba Mais
  7. Poesia no Ling - Charles Baudelaire

    21/03
    Poesia no Ling - Charles Baudelaire
    Cursos:

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nosso primeiro encontro será sobre os textos de Charles Baudelaire (1821-1867), um dos mais influentes poetas franceses do século XIX e considerado um dos precursores do Simbolismo e da poesia moderna.

    Uma pitada da poesia de Baudelaire, para você já ir aquecendo:

     “Os poetas, diante de meus gestos de eloquência,

    Aos das estátuas mais altivas semelhantes,

    Terminarão seus dias sob o pó da ciência;

    Pois que disponho, para tais dóceis amantes,

    De um puro espelho que idealiza a realidade:

    O olhar, meu largo olhar de eterna claridade!”

     (BAUDELAIRE, Flores do Mal, 1857)

    Saiba Mais
  8. Carlos Badia & Grupo | 22.03.2018 - 20h

    22/03
    Carlos Badia & Grupo | 22.03.2018 - 20h
    Programação Cultural:

    Carlos Badia se apresenta no Instituto Ling para o lançamento de seu segundo disco: 0+2. É com esse álbum que Badia se consolida como um músico que transita com naturalidade entre a música instrumental e as canções. São quatro músicas instrumentais e quatro canções que compõem o repertório do disco. O show de estreia desse segundo CD traz o time que o gravou: Pedro Tagliani (guitarra), Sandro Bonato (bateria) e Lucas Esvael e conta com músicas do repertório do disco, músicas do disco anterior e releituras de clássicos universais.

    Carlos Badia ficou conhecido como produtor musical, violonista, compositor e um dos fundadores do grupo de jazz Delicatessen. O músico gaúcho saiu do grupo em 2012 e a partir disso começou a focar em sua carreira solo, lançando, no final de 2015, o disco ZEROS. Diversas vezes premiado como instrumentista, produtor e compositor também no Prêmio Açorianos, onde o CD ZEROS também se destacou como melhor disco instrumental de 2015. Ao final de 2016, o músico lançou também seu primeiro livro, “Recortes On-Off Line” e, no final de 2017, lançou seu segundo livro, “Sílabas Ciladas”. Entre múltiplas atividades, Carlos Badia é o idealizador e um dos realizadores do POA JAZZ FESTIVAL, do projeto Homenagem ao Jazz, do Festival Villa do Jazz e agora, em julho de 2018, do Gramado Jazz & Blues Festival.

     

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  9. Sarau Cultural Qual a diferença? Amor e Paixão | 23.03.2018 - 19h

    23/03
    Sarau Cultural Qual a diferença? Amor e Paixão | 23.03.2018 - 19h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Sarau Cultural “Qual a diferença?” parte da ideia de que existem alguns conceitos que possuem significados próximos, mas não idênticos. Em dez encontros, em um clima descontraído, próprio de final de tarde de sexta-feira, convidados serão provocados a expor suas opiniões. Teremos ainda uma canja musical para inspirar o início de final de semana. O primeiro encontro será com - Diana Corso (psicanalista da APPOA e escritora) e Elida Tessler (artista plástica, doutora em história da arte) que irão discorrer sobre amor e paixão na vida e na arte.

    ENTRADA FRANCA!

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Saiba Mais
  10. Contando e Cantando Histórias | 24.03.2018 - 11h

    24/03
    Contando e Cantando Histórias | 24.03.2018 - 11h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Sessão de contação de histórias composta por contos do repertório do Grupo Teatro Ateliê, entre eles, contos populares e clássicos revisitados através de dinâmicas e canções compostas pelo grupo, trazendo para os dias atuais histórias do imaginário dos pequenos ouvintes. O contador de histórias interage com as crianças, promovendo exercícios de voz e movimento corporal.

    Programação para crianças a partir de 3 anos acompanhadas dos pais.

    O ingresso destina-se apenas para crianças. Acompanhantes adultos tem acesso gratuito.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Saiba Mais
  11. Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais

    04/04
    Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais
    Cursos: Flavia Mu, jornalista, e Marcelo Schambeck, chef de cozinha, desbravaram localidades do nosso interior e tiveram contato com produtores que, por usa vez, aprenderam com as gerações anteriores como cuidar da terra e manter os segredos da cozinha. Neste curso, o casal nos apresenta as mais autenticas referências da produção gastronômica do RS, assim como as nossas raízes presentes nos pampas do Uruguai e da Argentina. Em dois encontros, vamos ouvir histórias de vida, aprender receitas de família e saber mais sobre os alimentos locais que traduzem a identidade da gastronomia pampeana.
    Saiba Mais
  12. Os impasses da democracia

    04/04
    Os impasses da democracia
    Cursos:

    O mundo viveu uma fase de euforia democrática no final do século passado. Embora seja ingênuo imaginar que tudo se perdeu em pouco mais de uma década, é inegável que acontecimentos políticos recentes nos levam a questionar o futuro da democracia. Como explicar a emergência de velhos nacionalismos? Fenômenos como Trump e o Brexit são exemplos de recuos democráticos ou estamos presenciando aulas de democracia? Os meios eletrônicos e a explosão da mídia tornarão as democracias mais transparentes? E, neste caldeirão, como está a democracia brasileira, que contabiliza dois processos de impeachment em 25 anos? Diante dos vários impasses e reflexões da ciência política da atualidade, o primeiro – e fundamental – desafio é evitar a tentação das respostas simples a problemas complexos.

    Saiba Mais
  13. Origem, presente e futuro do universo

    10/04
    Origem, presente e futuro do universo
    Cursos:

    O Instituto Ling convida para uma expedição arqueológica do Universo, tendo como guia a astrofísica Thaisa Storchi Bergmann, a sexta brasileira em 17 anos a receber o prêmio L’Oreal UNESCO for Women in Science. A indagação sobre a origem do universo vem acompanhando a humanidade através dos séculos. Como surgiu a primeira partícula? E o futuro do universo? O que a ciência pode nos explicar? Com uma linguagem simples e voltada aos não iniciados no tema, o curso nos ajudará a compreender a origem de tudo e as novas descobertas da astrofísica.

    Saiba Mais
  14. Cinema, literatura e dilemas morais: uma abordagem filosófica

    11/04
    Cinema, literatura e dilemas morais: uma abordagem filosófica
    Cursos:

    Através do cinema e da literatura experimentamos diferentes emoções e somos lançados em cenas que nos colocam diretamente no lugar do outro e em contextos do mundo real. Pela perspectiva de ambas, nos defrontamos, por exemplo, com dilemas éticos e ponderamos qual seria nossa escolha diante daquela determinada situação. Neste curso, o filósofo Ricardo Bins Di Napoli parte de obras do cinema e da literatura para tratar de conceitos filosóficos como ética, moral, bom, dever, virtude e senso moral. Vamos revisitar pensadores como Immanuel Kant e John Stuart Mill, entre outros, passando pelas correntes do racionalismo, intuicionismo moral e sentimentalismo, refletindo sobre o comportamento humano, suas possibilidades e previsibilidades.

    Saiba Mais
  15. Literatura e Gastronomia - Jantar Veríssimos

    12/04
    Literatura e Gastronomia - Jantar Veríssimos
    Cursos:

    As páginas da literatura há muito tempo inspiram os bares do chef e empreendedor Marcos Livi, considerado o embaixador da cozinha gaúcha em São Paulo. Neste jantar especial, o chef prepara um menu exclusivo que reúne os sabores presentes nas obras de Erico e Luis Fernando Veríssimo. A cozinha de Erico remete à tradição, e a de Luis Fernando tem um forte sotaque gourmet. A jornalista Bete Duarte faz o link entre a literatura e a gastronomia, guiando os presentes pelos trechos das obras que inspiram o cardápio da noite.

    Saiba Mais
  16. Audições comentadas de Jazz - Dizzy Gillespie

    12/04
    Audições comentadas de Jazz - Dizzy Gillespie
    Cursos:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Noites dedicadas ao Jazz. A música que nasceu nos Estados Unidos no início do século passado, tem suas raízes na música negra americana, como o blues, as work songs e o ragtime. O jornalista Paulo Moreira retorna ao Instituto Ling para promover uma verdadeira ode ao ritmo que conquistou o mundo e demonstrou toda sua versatilidade em diferentes estilos. Nessa edição, você vai apreciar o jazz de Dizzy Gillespie, com interpretações de Jorginho do Trompete.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Saiba Mais
  17. Oficina de Dança Diversos Corpos Dançantes | 14.04.2018 - 14h

    14/04
    Oficina de Dança Diversos Corpos Dançantes | 14.04.2018 - 14h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

     

    Diversos Corpos Dançantes é um projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID – UFRGS), criado e coordenado pela professora Carla Vendramin. Proporciona vivência em dança através de atividades de improvisação para grupo misto de pessoas com e sem deficiências. O presente projeto busca continuar rompendo e desmitificando as barreiras do corpo e da dança, oferecendo esta vivência para um número maior de pessoas oficinas regulares, sempre aos sábados.

     

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

     

    Inscrições em breve!

    Saiba Mais
  18. Musicalização para Crianças | 14.04.2018 - 11h

    14/04
    Musicalização para Crianças | 14.04.2018 - 11h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Em uma atividade voltada para pais e filhos, o professor Bob Bopsin interage com o público utilizando instrumentos diversos, como teclado, violão, guitarra e percussão, para mesclar músicas, histórias, teatros, brincadeiras e mágicas. As atividades começam por ouvir, observar e experenciar, integrando progressivamente um vocabulário de melodias, ritmos e movimentos. Com uma história musicada e imagens no projetor, o professor ensinará as músicas, fazendo com que todos participem de forma aleatória, ganhando cada vez mais precisão até chegar à assimilação do vocabulário musical.

    O ingresso destina-se apenas para crianças. Acompanhantes adultos tem acesso gratuito.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Saiba Mais
  19. Contando e Cantando Histórias | 14.04.2018 - 11h

    14/04
    Contando e Cantando Histórias | 14.04.2018 - 11h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Sessão de contação de histórias composta por contos do repertório do Grupo Teatro Ateliê, entre eles, contos populares e clássicos revisitados através de dinâmicas e canções compostas pelo grupo, trazendo para os dias atuais histórias do imaginário dos pequenos ouvintes. O contador de histórias interage com as crianças, promovendo exercícios de voz e movimento corporal.

    Programação para crianças a partir de 3 anos acompanhadas dos pais.

    O ingresso destina-se apenas para crianças. Acompanhantes adultos tem acesso gratuito.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Saiba Mais
  20. Culinária Infantil - As delícias da cultura indígena

    14/04
    Culinária Infantil - As delícias da cultura indígena
    Cursos:

    Nessa oficina as crianças vão conhecer um pouquinho da cultura e da culinária indígena. De maneira lúdica e saborosa vão preparar a própria tapioca colorida, aprender a fazer um delicioso espetinho de milho e um docinho de chocolate com um ingrediente muito comum para a cultura indígena, a batata doce.Nessa atividade os pequenos vão descobrir que os principais ingredientes usados na culinária indígena estão presentes nas refeições do dia a dia.

    Essa atividade destina-se para crianças a partir dos 8 anos.

    Os pequenos podem trazer seus aventais e toucas de cozinha para a oficina.

    Saiba Mais