Cursos

  1. Escola de Pais - Casamento e filhos pequenos: reinventando a relação

    18/06
    Escola de Pais - Casamento e filhos pequenos: reinventando a relação

    Muitas são as mudanças que os filhos pequenos trazem a um casamento. A vida conjugal precisa de atenção e diálogo para evitar desgastes e aproveitar essa fase maravilhosa da vida das crianças. Como equilibrar as novas e velhas necessidades? O psicanalista Luiz Hanns fala nesta palestra sobre a reinvenção do relacionamento e os desafios que acompanham pais e mães após a chegada dos bebês.

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Luiz Hanns

    Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Autor dos livros: A equação do casamento - o que pode, ou não, ser mudado na sua relação (Paralela/Companhia das Letras, 2013) e A arte de dar limites - como conseguir mudanças com crianças e adolescentes (Paralela/Companhia das Letras, 2015).

    Período: 18.06.2018

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 21h

  2. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2018, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  3. Poesia no Ling - Wislawa Szymborska

    20/06
    Poesia no Ling - Wislawa Szymborska

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nesse encontro falaremos sobre os textos de Wislawa Szymborska (1923-2012), que possui uma poesia que, com precisão irônica, permite que o contexto histórico e biológico se manifeste em fragmentos da realidade humana. A polonesa recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1996.

    Uma pitada da poesia de Szymborska, para você já ir aquecendo:

     “Quando eu falo a palavra Futuro,

    a primeira sílaba já pertence ao passado.

    Quando eu falo a palavra Silêncio,

    o destruo.

    Quando eu falo a palavra Nada,

    crio algo que nenhum não-ser comporta."

     (SZYMBORSKA, As Três Palavras Mias Estranhas, 2002)

     

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Pedro Gonzaga
    Pedro Gonzaga é músico e tradutor, com mais de vinte obras vertidas ao português. É também professor de Literatura Brasileira no grupo Unificado. Sua formação inclui graduação em Publicidade, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura. Escritor e poeta, tem quatro livros publicados e um traduzido para o francês. Palestrante de longa data, ministra ainda, há mais de dez anos, oficinas de escrita criativa. Atualmente, é colunista do jornal Zero Hora.

    Período: 20.06.2018

    Dia: quarta-feira

    Horário: das 16h às 18h

  4. Jantar Cultural: a gastronomia de Al-Andalus

    22/06
    Jantar Cultural: a gastronomia de Al-Andalus

    A Espanha se situa num ponto atrativo para as civilizações que, desde tempos remotos, utilizavam o Mar Mediterrâneo para intercâmbio cultural. Foi conquistada diversas vezes e, por isso, assimilou costumes, ingredientes e receitas de outros povos, desenvolvendo uma culinária única e que se mantém viva até hoje. A Chef Belén Ruiz Montava retorna ao Instituto Ling para preparar um jantar cultural especial, baseado na gastronomia de Al-Andalus, que tem forte influência árabe. Até hoje, suas receitas possuem aromas e lembranças típicos da culinária árabe, povo que exerceu sua influência no território espanhol por quase 800 anos. Os pratos dessa cozinha original e criativa podem conter peixes e mariscos fritos em azeite de oliva e contam com alguns ingredientes exóticos, como as anêmonas. O delicioso presunto ibérico também aparece nas receitas e as sobremesas de Al-Andalus têm forte influência da época medieval.

    Belen Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen cresceu a ouvir de sua avó que a terra onde moravam tinha sido, desde o início dos tempos, a despensa da Espanha. Começou trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 22.06.2018

    Dia: sexta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  5. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2018, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  6. Oficina de moda para crianças: Construção de Fantasias

    23/06
    Oficina de moda para crianças: Construção de Fantasias

    Quem você quer ser hoje? Esta oficina de moda vai guiar os pequenos no processo de criação de suas próprias fantasias, mostrando que é possível criar e imaginar o seu próprio reino mágico ou galáxia distante. Com técnicas manuais de costura, as crianças podem se transformar em seus heróis, ou vilões, preferidos. Vão utilizar tecidos, linhas, diversos adereços e muita criatividade para serem o que quiserem, podendo construir ou reinventar personagens.

    Esta atividade destina-se a crianças entre 6 e 10 anos.

    Obs.: o material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Luciana Borges Soares e Natálya Duhart Figueiredo
    Luciana Borges Soares

    Mestre em Design pela UniRitter, especialista em Moda Inovação e Criatividade pelo Senac-RS e graduada em Design de Moda pela Feevale. Seu exercício acadêmico e profissional é voltado para as áreas práticas de modelagem e costura do vestuário. Docente no Bacharelado em Moda da Unisinos há mais de 5 anos, nas disciplinas de Modelagem feminina, infantil e masculina; além de Ateliês de Projeto. Ministra cursos de extensão em diferentes instituições há 10 anos, tais como Feevale, ESPM e UniRitter. Desde 2003, trabalha como Modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Natálya Duhart Figueiredo

    Graduada em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seu exercício profissional é voltado para áreas práticas de modelagem e costura do vestuário, atuando como modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Período: 23.06

    Dia: sábado

    Horário: das 15h às 17h

  7. Oficina de Design para crianças

    30/06
    Oficina de Design para crianças

    A oficina de Design para Crianças explora a criatividade, resgatando habilidades manuais dos pequenos. Ao longo dos encontros serão desenvolvidas atividades que estimulam a imaginação, a percepção visual, criação e composição, acompanhadas de muita cor e brincadeiras diversas. As atividades são pensadas a partir de materiais recicláveis e do cotidiano, oportunizando um novo olhar sobre as texturas e as formas dos objetos que nos cercam no dia a dia. Cada criança produzirá sua própria composição de padronagem e ao fim das oficinas os trabalhos serão expostos. 

    Esta atividade destina-se a crianças a partir de 6 anos.

    O material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Renata Rubim
    Designer de superfícies e consultora de cores. Autora de “Desenhando a Superfície”, Editora Rosari, colabora com a difusão do design em projetos industriais e educativos. Seus projetos, a frente do escritório Renata Rubim Design & Cores, já receberam diversos prêmios nacionais e internacionais.

    Período: 30.06 e 07 e 14.07

    Dia: Sábados

    Horário: das 10h às 13h30

  8. Processos Experimentais com Fotografia

    30/06
    Processos Experimentais com Fotografia

    Uma oficina especial para quem quer experimentar diferentes processos de impressão de imagens e se deleitar com o novo e o imprevisível: ao longo de dois encontros, a artista visual Chana de Moura ensina as técnicas de impressão em clorofila - imagens impressas em folhas de plantas, e em cianotipia - impressão de tons de azul em papel e tecido. Os participantes também experimentarão as possibilidades de criações narrativas, intervindo diretamente nas imagens a partir do uso de colagens, colorização em aquarela e bordado. Serão duas tardes de sábado para experimentação livre e muita criatividade.

    *o material está incluso no valor da matrícula.

    Chana de Moura
    Chana de Moura é artista visual e trabalha com arte e educação desde 2012, quando começou a explorar a área através do Projeto Educativo da Fundação Iberê Camargo. Formanda em Artes Visuais pela UFRGS, realiza seu trabalho artístico em diversas mídias, sendo mais recorrente o desenho em técnicas mistas, gravura em metal e objetos. Seus trabalhos já circularam por diversas exposições no Brasil e no mundo, entre mostras coletivas e individuais. Nos últimos anos vem ministrando diversas oficinas e cursos voltados para públicos diversos e também tem figurado em palestras sobre experimentação em arte e fotografia artística.

    Período: 30.06 e 07.07.2018

    Dia: Sábados

    Horário: das 14h às 16h30

  9. Arroz & Risotos: técnicas de preparo e saborização com legumes, verduras e carnes

    11/07
    Arroz & Risotos: técnicas de preparo e saborização com legumes, verduras e carnes

    Sem estoque

    O Risoto é um prato tipicamente italiano feito à base de diferentes tipos de arroz que possuem grande quantidade de amido – Arborio, Carnarolli e Vialone Nano. Cozidos com a técnica adequada, essas variedades de arroz se transformam em um prato saboroso e saudável, que combina com qualquer tipo de refeição: dos encontros da família até as festas formais e jantares. Nesta aula especial, a chef Maria Beatriz Dal Pont ensina o preparo correto desta maravilha feita do arroz e diferentes caldos, passando pelas receitas de Risoto in bianco, Risoto com aspargos frescos, Risoto de beterraba e Risoto de Filé Mignon. Você vai aprender a fazer esse prato tipicamente italiano, com simplicidade e muito sabor!

    Maria Beatriz Dal Pont
    Pesquisadora na área de alimentos e apaixonada por gastronomia, Maria Beatriz Dal Pont vem de uma trajetória acadêmica de 30 anos de docência na Universidade de Caxias do Sul – UCS. Implantou e dirigiu a Escola de Gastronomia UCS/ICI. Entre outras atividades que compõem sua trajetória, destaque para a formação em Sommelier de Azeite pelo Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari International Extravirgin – IRVEA, Curso de Degustador de Azeite de Oliva – International Olive Oil Agency e a formação de Sommelier Honorária pela FISAR, todos cursados na Itália. É autora de livros e empresária, sócia da empresa Amada Cozinha Buffet & Catering.

    Período: 11.07.2018

    Dia: Quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  10. Poesia no Ling - Carlos Drummond de Andrade

    18/07
    Poesia no Ling - Carlos Drummond de Andrade

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nesse encontro falaremos sobre os textos de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. Foi considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.

    Uma pitada da poesia de Carlos Drummond de Andrade, para você já ir aquecendo:

     “Por muito tempo achei que a ausência é falta.

    E lastimava, ignorante, a falta.

    Hoje não a lastimo.

    Não há falta na ausência.

    A ausência é um estar em mim.

    E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,

    que rio e danço e invento exclamações alegres,

    porque a ausência, essa ausência assimilada,

    ninguém a rouba mais de mim."

     (ANDRADE, Ausência, 1984)

     

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Maria do Carmo Campos
    Licenciatura e Mestrado em Letras pela UFRGS. Doutorado em Letras pela USP. Foi Professora Titular de Literatura Brasileira na UFRGS, com experiência no ensino médio e superior. Professora convidada em universidades estrangeiras do Canadá, França e Portugal. Autora de livros de ensaios literários e de poesia, entre os quais “A matéria prismada”, “Matinas & Bagatelas”.

    Período: 18.07.2018

    Dia: quarta-feira

    Horário: das 16h às 18h