Cursos

  1. Aventais para os pequenos e os grandes chefs

    19/08
    MAE_FILHA
    Na oficina de criação e customização de aventais de cozinha, você e os seus pequenos podem passar momentos cheios de afetividade, desenvolvendo a criatividade e habilidades manuais. Personalizar os seus próprios aventais com tecidos, tintas e adereços pode ser uma grande brincadeira. Esta atividade destina-se a pais, tios, padrinhos acompanhados de crianças entre 5 e 10 anos de idade. Obs.: o material para a oficina está incluso no valor da matrícula.
    Luciana Borges Soares e Natálya Duhart Figueiredo
    Luciana Borges Soares

    Mestre em Design pela UniRitter, especialista em Moda Inovação e Criatividade pelo Senac-RS e graduada em Design de Moda pela Feevale. Seu exercício acadêmico e profissional é voltado para as áreas práticas de modelagem e costura do vestuário. Docente no Bacharelado em Moda da Unisinos há mais de 5 anos, nas disciplinas de Modelagem feminina, infantil e masculina; além de Ateliês de Projeto. Ministra cursos de extensão em diferentes instituições há 10 anos, tais como Feevale, ESPM e UniRitter. Desde 2003, trabalha como Modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Natálya Duhart Figueiredo

    Graduada em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seu exercício profissional é voltado para áreas práticas de modelagem e costura do vestuário, atuando como modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Período: 19.08

    Dia: sábado

    Horário: das 14h às 17h

  2. Fantoches: construindo os seus personagens

    26/08
    FANTOCHES
    Criação de fantoches com tecidos, tintas, fitas e diversos adereços. Nesta oficina a criatividade e proatividade dos pequenos são postas em prática para construir um objeto lúdico e único para suas brincadeiras. Esta atividade destina-se a crianças entre 4 e 8 anos. Obs.: o material para a oficina está incluso no valor da matrícula.
    Luciana Borges Soares e Natálya Duhart Figueiredo
    Luciana Borges Soares

    Mestre em Design pela UniRitter, especialista em Moda Inovação e Criatividade pelo Senac-RS e graduada em Design de Moda pela Feevale. Seu exercício acadêmico e profissional é voltado para as áreas práticas de modelagem e costura do vestuário. Docente no Bacharelado em Moda da Unisinos há mais de 5 anos, nas disciplinas de Modelagem feminina, infantil e masculina; além de Ateliês de Projeto. Ministra cursos de extensão em diferentes instituições há 10 anos, tais como Feevale, ESPM e UniRitter. Desde 2003, trabalha como Modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Natálya Duhart Figueiredo

    Graduada em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seu exercício profissional é voltado para áreas práticas de modelagem e costura do vestuário, atuando como modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Período: 26.08

    Dia: sábado

    Horário: das 14h às 17h

  3. Escola de Pais - Palestra 4: Terrible Two: entendendo a fase dos 2 aos 4 anos

    28/08
    Escola de Pais - Palestra 4: Terrible Two: entendendo a fase dos 2 aos 4 anos

    Sem estoque

    “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Investimos vários anos na nossa formação profissional, mas quanto tempo dedicamos a nossa formação como pais? Quando tivemos tempo para refletir com especialistas sobre a forma como estamos educando os nossos filhos? Pensando nisso, criamos a Escola de Pais, um espaço para aprendermos, questionarmos e refletirmos sobre o nosso papel de pais com a ajuda dos melhores pensadores de infância do nosso país.Entre maio e dezembro, teremos 8 palestras, uma por mês, com os principais temas da primeira infância.

    A programação segue nos próximos meses:

    25.09 - Pais Analógicos, filhos digitais - o uso da tecnologia na primeira infância com Ruggero Levy

    23.10 - Os desafios de criar filhos com autonomia com Luiz Alberto Hanns

    13.11 - O mundo encantado da primeira infância com Diana e Mário Corso

    04.12 - O valor da educação familiar com Rosely Sayão

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. É diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e atualmente grávida de outro menino. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Marlene Araújo
    Marlene Araújo é médica psiquiatra, psicanalista de crianças e adolescentes, membro efetiva e didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre.

    Período: 28.08

    Dia: Segunda

    Horário: das 18h30 às 20h30

  4. Arte Contemporânea agora: Bienal de Veneza, Documenta 14 e Skulptur Projekte

    29/08
    Arte Contemporânea agora: Bienal de Veneza,  Documenta 14 e Skulptur Projekte

    Os três principais eventos da arte mundial, que numa rara coincidência de calendário acontecem simultaneamente em 2017, animam o debate acerca do papel da arte na atualidade, da multidisciplinaridade que alimenta sua produção e o diálogo direto que estabelece com a cultura contemporânea. Como um roteiro de viagem, o curso oferece um rico painel sobre tais relações, partindo das principais obras apresentadas nas três mostras, evidenciando os manifestos presentes em cada produção.

    Eduardo Motta
    Nasceu em Minas Gerais, vive em Porto Alegre desde 2015. Estudou Artes Visuais na Universidade Federal de Minas Gerais e foi aluno do escultor Amílcar de Castro. É diretor criativo e editor de conteúdos da Radar Consultoria. Autor dos livros: O Lugar Maldito da Aparência, 2014, Editora Estação das Letras; Meu Coração Coroado, 2016, Editora Senac; Alfaiatarias: Radiografia de um Ofício Incomparável 2017, Editora Senac; Colaborador da revista Dobras – SP

    Período: 29.08 e 05.09 de 2017

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  5. Almoço de domingo

    01/09
    Almoço de domingo

    Domingo é dia de casa cheia e mesa farta. Neste curso rápido, o chef Marcelo Schambeck compartilha receitas generosas para o almoço da família ou para o encontro dos amigos. Sem mistérios, você vai aprender o preparo de pratos cheios de sabor, para a felicidade dos seus convidados!

    Marcelo Schambeck
    Marcelo Schambeck é chef de cozinha e proprietário do Del Barbiere, em Porto Alegre. Formado em Gastronomia pela Unisinos, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade e com destaque para o uso dos produtos orgânicos em seus cardápios.

    Período: 01.09.2017

    Dia: sexta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  6. Sonhos e Psicanálise: da antiguidade aos dias atuais

    05/09
    Sonhos e Psicanálise:  da antiguidade aos dias atuais

    Os sonhos sempre exerceram um fascínio no ser humano. Primariamente eram considerados presságios dos deuses. Os desenvolvimentos científicos, principalmente a partir do século XVIII, mudaram a noção dos cientistas e os sonhos passaram a ser considerados como um fenômeno físico. Ao desenvolver a Psicanálise, Sigmund Freud mudou essa concepção, vendo os sonhos como uma via de acesso à vida inconsciente e com um valor simbólico. O curso propõe uma visão sobre o desenvolvimento das concepções a respeito da vida onírica desde a antiguidade até os nossos dias, além de um panorama sobre a forma como a Psicanálise compreende os elementos que os constituem e seu modo de funcionamento. O curso é uma iniciativa em parceria com a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre – SPPA

    *Se você é associado da SPPA, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto.

    Zelig Libermann e Roberto Gomes
    Zelig Libermann é médico psiquiatra e psicanalista, membro efetivo e professor do Instituto de Psicanálise da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Atual Diretor Científico da SPPA. Professor do Curso de Especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica do Centro de Estudos Luís Guedes.

    Roberto Gomes é médico e psicanalista, membro efetivo e analista didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

    Período: 05 e 12.09 de 2017

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  7. Elaboração, planejamento e gestão de projetos culturais - Módulo I

    15/09
    Elaboração, planejamento e gestão de projetos culturais - Módulo I

    O curso Elaboração, Planejamento e Gestão de Projetos Culturais apresenta todas as etapas que envolvem a produção cultural, desde a elaboração do projeto, sua financiabilidade através das leis de incentivo, fundos e editais, chegando na captação de recursos e na realização da atividade. Ministrado por Alexandre Vargas, produtor cultural com sólida experiência no mercado cultural, o curso está organizado em dois módulos independentes que tratam das práticas que envolvem o sistema da cultura, seguindo os critérios artísticos, sociais e econômicos que garantem a sustentabilidade e o bom desempenho dos projetos.

    Confira também o Módulo II do curso, que acontece na semana seguinte ao Módulo I.

    Alexandre Vargas
    Alexandre Vargas é diretor do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre e consultor na área cultural e de patrocínios em empresas e centros culturais, além de integrante da REDELAE – Rede Latino-americana de Artes Cênicas. Fundador do CPTA – Centro de Pesquisa Teatral do Ator (2003). Graduando em Gestão Pública e professor da disciplina de Direção e Liderança na École dês Hautes Études Comerciales de Montreal (HEC). Foi o idealizador, diretor, coordenador e administrador do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre nos anos de 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016.

    Período: 15 e 16.09 de 2017

    Dia: Sexta e Sábado

    Horário: Sexta das 19h às 22h e sábado das 11h às 18h

  8. Oficina de Design para Crianças

    16/09
    Oficina de Design para Crianças

    A oficina de Design para Crianças explora a criatividade, resgatando habilidades manuais dos pequenos. Ao longo dos encontros serão desenvolvidas atividades que estimulam a imaginação, a percepção visual, criação e composição, acompanhadas de muita cor e brincadeiras diversas. As atividades são pensadas a partir de materiais recicláveis e do cotidiano, oportunizando um novo olhar sobre as texturas e as formas dos objetos que nos cercam no dia a dia. Cada criança produzirá sua própria composição de padronagem e ao fim das oficinas os trabalhos serão expostos. Além disso, receberão um presente surpresa criado a partir dos seus próprios desenhos.

     

    Esta atividade destina-se a crianças a partir de 6 anos.

    O material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Renata Rubim
    Designer de superfícies e consultora de cores. Autora de “Desenhando a Superfície”, Editora Rosari, colabora com a difusão do design em projetos industriais e educativos. Seus projetos, a frente do escritório Renata Rubim Design & Cores, já receberam diversos prêmios nacionais e internacionais.

    Período: 16, 23 e 30.09

    Dia: sábado

    Horário: das 10h30 às 13h

  9. Oficina de Introdução à aquarela

    16/09
    Oficina de Introdução à aquarela

    A partir da apresentação de algumas técnicas em aquarela e nanquim, os participantes poderão experimentar os desdobramentos através das variações da técnica aguada. Neste curso, estaremos voltados para a exploração de texturas, reações, manchas, além de estudos sobre volume e transparência em aquarela. Além disso, haverá um momento de familiarização com materiais como pincéis e papéis específicos e suas utilizações. Descobrindo e desbravando o universo fluido que o recurso aguado pode oferecer, serão desenvolvidos trabalhos individuais e coletivos, voltados para o processo criativo de cada um. Não é necessário conhecimento prévio da técnica ou experiência no campo das artes. Ao longo dos dois dias, a ministrante levará referências artísticas produzidas a partir das técnicas trabalhadas em aula.

     

    *Os materiais estão inclusos no valor da matrícula.

    Chana de Moura
    Chana de Moura é artista visual e trabalha com arte e educação desde 2012, quando começou a explorar a área através do Projeto Educativo da Fundação Iberê Camargo. Formanda em Artes Visuais pela UFRGS, realiza seu trabalho artístico em diversas mídias, sendo mais recorrente o desenho em técnicas mistas, gravura em metal e objetos. Seus trabalhos já circularam por diversas exposições no Brasil e no mundo, entre mostras coletivas e individuais. Nos últimos anos vem ministrando diversas oficinas e cursos voltados para públicos diversos e também tem figurado em palestras sobre experimentação em arte e fotografia artística.

    Período: 16 e 23.09 de 2017

    Dia: Sábados

    Horário: das 14h30 às 17h30

  10. A história do Jazz

    21/09
    A história do Jazz

    De essência livre, o Jazz é um verdadeiro encontro de ritmos e tradições. Sua história tem origem no canto dos escravos que viviam nos Estados Unidos e que mantinham a música como forte elemento da cultura africana. Misturado à música de americanos de origem europeia, nasce então o Jazz, acompanhado da riqueza de estilos e cadências que tão bem o caracterizam. Para tratar dessa profusão musical, o jornalista Paulo Moreira divide com os participantes todo o conhecimento de seus mais de 30 anos de carreira, em grande parte produzindo e apresentando o Sessão Jazz da FM Cultura. Uma viagem no tempo, apreciando desde os primórdios do gênero no final do século XIX, até suas manifestações mais atuais, como o jazz europeu e a world music.

    Paulo Moreira
    Jornalista, Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, desde julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.

    Período: 21 e 28.09 de 2017

    Dia: quintas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30