Cursos

  1. Audições comentadas | Jazz

    21/03
    Audições comentadas | Jazz

    Repetindo a experiência do último mês de janeiro, Paulo Moreira volta ao Instituto Ling para comandar, uma vez por mês, uma verdadeira aula de história através da música. A cada encontro, um novo gênero dá o tom da noite, dedicada especialmente à música e aos bons drinks. Acompanhe a agenda e escolha o seu gênero – Jazz, Soul, MPB e Rock and Blues. Venha participar dessa experiência: você vai ouvir boa música e grandes histórias, em um cenário de referência da arquitetura brasileira.

    Nesta edição: Jazz - Thelenious Monk, Bill Evans, Weather Report e Chick Corea.

    Paulo Moreira
    O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock no Studio Clio, de Porto Alegre.

    Período: 21.03

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  2. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2016, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  3. Workshop de desenho - figura contemporânea

    28/03
    Workshop de desenho - figura contemporânea

    Neste workshop, a tradição nos convida a aprender sobre o ofício artístico, voltando as suas origens e revisitando as práticas seculares empregadas no desenho da figura humana, utilizando para isso o modelo vivo. O desenho da figura humana serviu como elemento estruturador da representação artística tradicional. Entre teoria e prática, vamos conhecer mais sobre História da Arte, anatomia e sobre as técnicas aplicadas para o desenho.

    Obs.: o material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Foto: Natalia Seeger.

    Gustavot Diaz
    Gustavot Diaz é desenhista e pintor, co-fundador do espaço artístico MÍMESIS | Conexões Artísticas em Curitiba, e ministrante de Oficinas de Anatomia Artística e Desenho do Corpo Humano com Modelo Vivo. Trabalhou no MUSEU DA GRAVURA CIDADE DE CURITIBA | Solar do Barão; na Casa de Cultura Mário Quintana e no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, e no MARGS em Porto Alegre, onde reside. Formado pela UDESC (Florianópolis, 2006), também escreve peças, contos e poesias.

    Período: 28.03, 04, 11 e 18.04

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  4. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2016, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  5. Trump, Brexit e a nova rebelião das massas

    30/03
    Trump, Brexit e a nova rebelião das massas

    Quando os eleitores do Reino Unido optaram pela saída da União Europeia, a reação da imprensa e do establishment político das principais democracias ocidentais foi quase unânime: a nação da Rainha estava às portas do “fascismo”. Menos de seis meses depois, foi a vez dos americanos: nos Estados Unidos, a mais pujante democracia do globo, um exótico milionário sagrou-se presidente daquele país que já teve George Washington, Abraham Lincoln e Franklin Roosevelt à frente do executivo. Estariam as duas mais importantes democracias liberais do mundo se entregando às mais atrasadas e autoritárias práticas? Estariam possuídas de fervor racista e odioso nacionalismo? Este curso pretende analisar estas e outras perplexidades que os fenômenos Brexit e Trump fizeram emergir em 2016 – perplexidades que vieram para nos acompanhar por um longo tempo.

    Eduardo Wolf
    Eduardo Wolf é Mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em filosofia pela USP. É articulista do jornal Zero Hora e da revista Veja, em que escreve sobre temas de cultura, ética e filosofia política. Traduziu os ensaios de T. S. Eliot (Notas para uma Definição de Cultura e A Ideia de uma Sociedade Cristã e Outros Ensaios - É Realizações) e diversos títulos de filosofia (A Filosofia antes de Sócrates, de Richard Mckirahan, A invenção da Filosofia, de Néstor-Cordero, entre outros). É o atual Secretário Adjunto da Cultura de Porto Alegre.

    Período: 30.03 e 06.04

    Dia: quintas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  6. A tragédia grega, por Ésquilo

    05/04
    A tragédia grega, por Ésquilo

    A tragédia grega foi o primeiro gênero teatral. Desde sua origem, o teatro desempenhou importante papel no desenvolvimento da sociedade, especialmente na Antiguidade. Ésquilo foi o primeiro dos grandes tragedistas gregos.  A única trilogia  que o tempo não mutilou foi a de Ésquilo, Oréstia. Além dessa tragédia, ao longo de três encontros serão examinadas outras duas: Os Persas e Prometeu Acorrentado. O curso reflete sobre a tragédia na sua completude, desde sua origem, o espetáculo, o trágico, o destino, o mito, a história e a situação humana. 

    Donaldo Schüler
    Doutor em Letras e Livre-Docente pela UFRGS e pela PUCRS. Recebeu o título de Professor Emérito da UFRGS. Foi professor titular em língua e literatura grega da mesma universidade. Foi professor do Curso de Pós-graduação em Filosofia de PUCRS. Ministrou cursos em nível de graduação e de pós-graduação no Brasil e no exterior (Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Chile, Argentina). Escritor de inúmeras e premiadas obras, entre ensaios e romances, é também tradutor, com destaque para o romance Finnegans Wake, de James Joyce, e a Odisséia¸de Homero.

    Período: 04. 11 e 18.04

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  7. Modernismo: arte e história

    05/04
    Modernismo: arte e história

    A Primeira Guerra Mundial não somente assinalou o declínio econômico, político e militar da Europa, como também o fim de uma respeitável continuidade cultural. O cultivo do humanismo aristocrático e do individualismo liberal, depois da catástrofe, entrou em crise definitiva. A isso se somou, nas primeiras décadas do século XX, a emergência das ideologias seculares – a democracia, o comunismo e o nazi-fascismo - que vieram, por assim dizer, ocupar um espaço esvaziado de Deus. Deu-se então, no campo da estética, a maior ruptura com uma tradição de, no mínimo, cinco séculos de arte e literatura: a arte moderna fez do repúdio ao passado a sua pedra filosofal.

    Voltaire Schilling
    Voltaire Schilling leciona História há mais de 30 anos. Escreveu os seguintes livros, entre outros: A Revolução Chinesa, O Nazismo – breve história ilustrada, Momentos da História: a função da História na conjuntura social, Estados Unidos vs América Latina: as etapas da dominação, Tempos da História, O Conflito das Ideias, América, Ocidente vs Islã. É responsável pela página de História do portal Terra (http://noticias.terra.com.br/educacao/historia).

    Período: 05, 12 e 19.04

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  8. Elis, por Zuza

    05/04
    Elis, por Zuza

    Poucos poderão abordar com tanta propriedade o impressionante talento musical de Elis Regina como seu colega e amigo Zuza Homem de Mello. Zuza foi o técnico de som do programa O Fino da Bossa, entrevistou Elis por diversas vezes para seu programa de rádio, escreveu textos sobre seus discos e shows, foi produtor artístico do seu espetáculo na série O Fino da Música, dos anos 70, participou da última entrevista da cantora na TV Cultura de S. Paulo e com ela cultivou uma amizade que durou até o final de sua vida. Nos últimos anos a vida e a música de Elis Regina foram revividas num musical de sucesso, num filme de sucesso e em duas biografias diferentes, uma delas prefaciada por Zuza. Neste curso de duas aulas, ilustrado com gravações, vídeos e trechos de entrevistas, Zuza disseca a dimensão de sua musicalidade e as trepidações existenciais da maior cantora da música brasileira.

    Zuza Homem de Mello
    Musicólogo, jornalista e produtor musical. Há mais de 50 anos dedica-se ao garimpo e à divulgação da música popular brasileira e do jazz. É autor dos livros A Era dos Festivais (Editora 34, 2003), João Gilberto (Publifolha, 2001), Música nas Veias (Editora 34, 2007), Eis aqui os Bossa Nova (Editora Martins Fontes, 2008) e Música com Z (Editora 34, 2014).

    Período: 05 e 06.04

    Dia: quarta e quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  9. Almoço de domingo

    12/04
    Almoço de domingo

    Domingo é dia de casa cheia e mesa farta. Neste curso rápido, com apenas dois encontros, o chef Marcelo Schambeck compartilha receitas generosas para o almoço da família ou para o encontro dos amigos. Sem mistérios, você vai aprender o preparo de pratos cheios de sabor, para a felicidade dos seus convidados!

    Marcelo Schambeck
    Marcelo Schambeck é chef de cozinha e proprietário do Del Barbiere, em Porto Alegre. Formado em Gastronomia pela Unisinos, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade e com destaque para o uso dos produtos orgânicos em seus cardápios.

    Período: 12 e 19.04

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  10. Culinária Thai

    11/04
    Culinária Thai

    Um curso dedicado aos clássicos da Tailândia! Você vai aprender sobre os pratos mais emblemáticos e representativos da comida tailandesa. Desde o processo de fazer a própria pasta de curry e as bases da culinária Thai, até o manuseio das panelas wok, passando ainda pelo uso correto dos ingredientes e das técnicas dessa cozinha exótica e saborosa. Entre os pratos clássicos que você vai aprender ( e saborear...), o Chef Rafael Jacobi ensina os deliciosos Thai spring rolls, o bolinho de peixe com perfume de limoeiro, Red Paneang curry, Thai fried rice, Chicken cashew nuts e o clássico Pad Thai.

    Rafael Jacobi
    Rafael Jacobi é patrimônio gastronômico de Porto Alegre. Filho da confeiteira D.Lecy e irmão do saudoso Marcelo Jacobi, consultor gastronômico, Rafael cresceu no universo da gastronomia. Este estímulo o levou para a Austrália, onde trabalhou nos mais renomados restaurantes, começando como ajudante e chegando a Sous Chef. Especializou-se em gastronomia tailandesa no Sydney Community College. Com dedicação, estudou na Indonésia e acabou na Tailândia, onde - nas ilhas de Koh Phi Phi e Koh Samui - se apaixonou de vez pela gastronomia local. Voltou para o Brasil e em 2007 abriu o Wok, em Porto Alegre, restaurante que tornou-se referência na culinária Tailandesa. Em 2009 foi estudar no Blue Elephant, em Bangkok (considerado um dos melhores restaurantes e escola de culinária tailandesa do mundo).

    Período: 11 e 18.04

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h às 22h