Cursos

  1. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2018, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  2. Escola de Pais - Mentes Saudáveis: mitos e verdades sobre saúde mental na primeira infância

    21/05
    Escola de Pais - Mentes Saudáveis: mitos e verdades sobre saúde mental na primeira infância

    Sem estoque

    Amor de mãe é grande, mas, muitas vezes, nos impede de identificar os problemas e as dificuldades de nossos filhos. Esse amor também pode enxergar situações de forma exagerada, nos fazendo reagir de maneira superprotetora.

    Como entender a saúde mental dos nossos pequenos e quais são os principais sinais de que algo não está indo bem? Quais os traumas psicológicos mais comuns na fase inicial da vida? Como diferenciar tristeza de sinais de depressão? Seu filho é uma criança ativa ou hiperativa? Escutamos falar em ansiedade, déficit de atenção, depressão e hiperatividade, mas como essas doenças se manifestam na primeira infância?

    Atualmente um dos campos da medicina que mais avançam é a investigação de como os estímulos — bons ou ruins — podem fazer a diferença na vida de uma criança nos seus primeiros anos. A próxima edição do Escola de Pais vai abordar o tema da saúde mental na primeira infância e tem como palestrante o psiquiatra Guilherme Polanczyk, que vai nos ajudar a identificar os mitos e as verdades sobre o assunto.

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Guilherme Polanczyk

    Mestre e doutor em Psiquiatria pela UFRGS, pós-doutor pelo Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience at King's College London e pela Duke University, EUA. Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP. Chefe da Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria (Hospital das Clínicas, FMUSP) e Coordenador do Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces do Instituto de Psiquiatria. Editor Associado da Revista de Psiquiatria Clínica e Co-Editor do European Child & Adolescent Psychiatry.

    Período: 21.05.2018

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 21h

  3. Direito e tecnologia: temas de direito privado na sociedade contemporânea

    22/05
    Direito e tecnologia: temas de direito privado na sociedade contemporânea

    Carros não tripulados, drones, vazamento de dados, robôs, criptomoedas. Com o desenvolvimento tecnológico e a comunicação exponencial através das mídias sociais, presenciamos significativas mudanças na sociedade. Partindo desse contexto, onde a celeridade da tecnologia e as transformações por ela promovidas acontecem em um ritmo diferente em relação às regulações, o curso aborda as questões de direito de personalidade que se veem afetadas pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea. De maneira acessível, as juristas Maria Cláudia Cachapuz e Judith Martins-Costa apresentam o conceito de pessoa na perspectiva do Direito, as fronteiras entre o público e o privado, questões sobre liberdade de informação e proteção de dados, inteligência artificial e as perspectivas normativas frente ao novo cenário.

    Judith Martins-Costa e Maria Cláudia Cachapuz
    Judith Martins-Costa é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é Doutora e Livre Docente em Direito pela Universidade de São Paulo. Professora de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da mesma instituição. É também Presidente do Instituto de Estudos Culturalistas (IEC) e membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Advogada, Árbitra e Parecerista.

    Maria Cláudia Cachapuz é graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Direito Civil pela UFRGS, é professora na Faculdade de Direito da UFRGS e na Graduação e Mestrado em Direito e Sociedade da Universidade La Salle. Juíza de direito com atuação, por convocação, perante o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

    Período: 22 e 29.05.2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  4. Origem e Evolução da Língua Portuguesa

    22/05
    Origem e Evolução da Língua Portuguesa

    É nossa língua que nos faz ocidentais, herdeiros da Grécia e de Roma, do Velho e do Novo Testamento, da cristandade, da matemática decimal, do calendário gregoriano. Ela foi usada por santos e cruzados, por navegadores, por carrascos e por vítimas da Inquisição. Quando o Brasil foi descoberto, foi nela que Pero Vaz e Caminha, o escrivão da frota, relatou o feito ao rei de Portugal; foi nela que Camões cantou seus amores e Vieira pregou na Igreja contra as invasões holandesas, falando a colonos, índios e escravos. Viajando pela história de nossa língua, você vai entender o quanto devemos ao Grego e ao Latim, vai poder avaliar a dívida cultural que temos para com os árabes, os povos indígenas e africanos e − para a surpresa de muitos − descobrir o quanto o Português contribuiu para outras línguas do mundo.

    Cláudio Moreno
    Cláudio Moreno é formado em Letras, com ênfase em Português e Grego. É Mestre em Língua Portuguesa pela UFRGS e Doutor em Letras pela PUCRS. Foi professor do Instituto de Letras da UFRGS e das faculdades de Direito e de Comunicação da PUCRS. É colunista regular do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, com uma seção sobre mitologia e outra sobre questões de nosso idioma. É o autor de Guia Prático do Português Correto (4 v.) e de O Prazer das Palavras (3 v.), pela L&PM, e coautor de Português para Convencer (Ática). Publicou também o romance Troia: o romance de uma guerra e dois livros de crônicas sobre a Antiguidade — "Um Rio que Vem da Grécia e 100 Lições para Viver Melhor; histórias da Grécia Antiga, com o qual conquistou o prêmio Açorianos de Literatura 2009. Mantém o saite www.sualingua.com.br.

    Período: dias 22 e 29.05.2018 ( 2 encontros )

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  5. Poesia no Ling - Florbela Espanca

    23/05
    Poesia no Ling - Florbela Espanca

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nesse encontro falaremos sobre os textos de Florbela Espanca (1894-1930), uma poeta de extraordinária sensibilidade, que escrevia seus versos desde criança, considerados avançados em relação à sua idade.

    Um trecho da poesia de Espanca, para você já ir aquecendo:

     “Gosto de ti, ó chuva, nos beirados,

    Dizendo coisas que ninguém entende!

    Da tua cantilena se desprende

    Um sonho de magia e de pecados."

     (ESPANCA, Mistério, 1931)

     

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Jane Tutikian
    Jane Tutikian é uma escritora brasileira, autora de contos, ensaio, novelas e literatura infantojuvenil. É vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutora em Literatura. Já foi diretora do Instituto de Letras da UFRGS e é membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Foi escolhida a patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada de 28 de outubro a 15 de novembro de 2011.

    Período: 23.05.2018

    Dia: quarta-feira

    Horário: das 16h às 18h

  6. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2018, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  7. Cozinha italiana clássica: molhos e ragus

    23/05
    Cozinha italiana clássica: molhos e ragus

    Sem estoque

    A cozinha italiana é um clássico. A tradição culinária desse país é resultado da mistura de diferentes povos e traz consigo cores, aromas e sabores muito peculiares, passados de geração em geração com muito cuidado e amor. Para além das famosas massas, pizzas e do amado vinho, os deliciosos molhos e ragus merecem uma atenção mais do que especial. O ragu é emblemático para a culinária italiana e se apresenta com variações interessantes, mas todas as suas receitas têm algo em comum: o cozimento lento e longo e os perfumes de ervas que o fazem uma iguaria de grande aceitação. Nessa oficina você vai aprender a fazer os deliciosos ragu siciliano, ragu de carne à moda veneta, ragu de tomates e molho de tomates ligeiro. Vai desvendar segredos, ingredientes e especiarias que fazem parte da culinária italiana para fazer receitas incríveis e juntar a família e os amigos. Tudo no maior estilo italliani de ser, afinal la vita è troppo breve per mangiare e bere male!

    Maria Beatriz Dal Pont
    Pesquisadora na área de alimentos e apaixonada por gastronomia, Maria Beatriz Dal Pont vem de uma trajetória acadêmica de 30 anos de docência na Universidade de Caxias do Sul – UCS. Implantou e dirigiu a Escola de Gastronomia UCS/ICI. Entre outras atividades que compõem sua trajetória, destaque para a formação em Sommelier de Azeite pelo Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari International Extravirgin – IRVEA, Curso de Degustador de Azeite de Oliva – International Olive Oil Agency e a formação de Sommelier Honorária pela FISAR, todos cursados na Itália. É autora de livros e empresária, sócia da empresa Amada Cozinha Buffet & Catering.

    Período: 23.05.2018

    Dia: Quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  8. Gênios: personalidades que marcaram nosso caminho

    23/05
    Gênios: personalidades que marcaram nosso caminho

    O que Leonardo da Vinci, Albert Einstein e Steve Jobs têm em comum? Os registros de suas vidas nos ajudam a encaminhar esta questão e nos revelam características positivas de suas personalidades que, em muitas vezes, resultaram em histórias de fama e sucesso ... mas em outras não. Mas inegavelmente, como prêmio por terem proporcionado os rumos de crescimento para a humanidade, foram todos agraciados com a imortalidade.

    Em encontros organizados com o objetivo de desvelar estas características e os métodos de trabalho dos gênios, os psicanalistas Júlio Campos, Adriana Mendonça e Denise Souza, que há 25 anos estudam o tema, nos conduzem a uma verdadeira imersão criativa.

    Júlio Campos, Adriana Mendonça e Denise Souza
    Psicanalistas. Pesquisam há 25 anos sobre gênios, as virtudes e habilidades criativas do ser humano, assim como as consequências positivas e negativas para o criador, seu entorno e seu meio ambiente.

    Período: 23.05, 30.05 e 06.06.2018

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  9. Oficina de Leitura: desvendando a prática da ficção

    26/05
    Oficina de Leitura: desvendando a prática da ficção
    O curso tem como objetivo ler e discutir obras literárias, permitindo ao aluno acessar suas múltiplas camadas de compreensão. A partir da exposição de métodos de análise de narrativas, iremos propor uma série de leituras de livros de ficção, abrangendo diferentes épocas e abordagens estilísticas. Após isso, travaremos debates em aula com o intuito de examinar questões básicas de conteúdo e forma. Alguns dos tópicos analisados serão: tipo de narrador, tempo narrativo, espaço narrativo, descrições, ações, diálogos e contexto histórico em que a obra se insere.
    Gabriela Richinitti e Lucas Furtado
    Lucas Furtado – Formado em Realização Audiovisual pela Unisinos e mestrando em Estudos Literários pela UFRGS, ministra cursos e oficinas sobre literatura e cinema há mais de cinco anos. Já ministrou um curso de extensão na Unisinos a respeito de Literatura e Cinema e oferece anualmente oficinas de audiovisual nos colégios Monteiro Lobato e João Paulo I. Além disso, já realizou diversas aulas e palestra de cinema e literatura em colégios de Porto Alegre e arredores. Cursou a Oficina de Escrita Criativa ministrada pelo professor Luiz Antônio de Assis Brasil e já publicou contos e artigos em coletâneas e jornais.

    Gabriela Richinitti – Formada em Direito pela UFRGS e mestranda em Letras (concentração em Escrita Criativa) pela PUCRS, cursou a Oficina de Escrita Criativa ministrada pelo Professor Luiz Antonio de Assis Brasil. Teve crônicas, poemas e contos publicados em diversas coletâneas, além de artigos veiculados pelos jornais Zero Hora e Correio do Povo.

    Período: 26.05, 02 e 09.06.2018

    Dia: Sábados

    Horário: 14h30 às 17h30

  10. Cozinhando com especiarias

    29/05
    Cozinhando com especiarias

    Sem estoque

    As especiarias estão presentes desde os primórdios das relações humanas. Cada região do mundo possui suas próprias especiarias, porém, com as Cruzadas, desenvolveu-se o consumo das variedades vindas do oriente, dando origem à famosas rotas comerciais que uniram Europa, China e Índia. Essas iguarias eram utilizadas para conservar os alimentos e melhorar seu sabor; além do uso notório como medicamentos, afrodisíacos, perfumes e incensos. Sua grande durabilidade e resistência também tornavam seu comércio muito próspero. Nessa aula especial ministrada pela Chef Belén Ruiz Montava, você vai aprender a utilizar essas iguarias para criar pratos com sabores únicos. Viaje pelo mundo com a história das especiarias e surpreenda-se com seus sabores inusitados!
    Belén Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen começou sua trajetória trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 29.05.2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h