Cursos

  1. Escola de Pais 2018 - Pacote completo com 8 palestras

    19/03
    Escola de Pais 2018 - Pacote  completo com 8 palestras

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Na segunda edição do projeto, teremos 9 palestras, uma por mês, que abordarão os principais temas da primeira infância e também temas que estão na pauta das famílias contemporâneas, desde a discussão do gênero e a compreensão do início da sexualidade até questões que envolvem transtornos como déficit de atenção.

    Abrindo a programação 2018,  a psicóloga paulista Vera Iaconelli, especialista em psicanálise com pais e comentarista do documentário "Começo da Vida", tratará sobre os grandes desafios em tratar a discussão de gênero e sexualidade no início da construção da identidade dos nossos filhos.

    Clique aqui para adquirir o pacote de 8 palestras, com 20% de desconto. Promoção válida até 01.03.2018.

    19.03 - Sexualidade e Gênero na Primeira Infância - Vera Iaconelli (USP), psicanalista

    16.04 - Desmistificando hábitos e comportamento alimentar na primeira infância - Ana Carolina Terrazzan (UFRGS) e Mariana Lopes de Brito (UFRGS), nutricionistas

    21.05 – Mentes saudáveis: ansiedade, medo e depressão na primeira infância - Guilherme Polanczyk (USP), psiquiatra

    18.06 - Casamento e filhos pequenos: reinventando a relação – Luiz Hanns (USP), psicanalista

    20. 08 - Como as relações entre irmãos impactam na construção psíquica na primeira infância? Adela Gueller (Universidade de Buenos Aires), psicanalista

    17.09 - Como os pais podem ajudar no desenvolvimento emocional de seus filhos? Tonia Casarin (Columbia University), consultora educacional

    08.10 - O Brincar na construção do indivíduo -  Tania Fortuna (UFRGS), professora universitária

    Data a confirmar - Mitos e Verdades sobre o TDAH – Luis Rohde (UFRGS), psiquiatra 

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Período: De 19.03 a 12.11

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 20h30

  2. Poesia no Ling - Charles Baudelaire

    21/03
    Poesia no Ling - Charles Baudelaire

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nosso primeiro encontro será sobre os textos de Charles Baudelaire (1821-1867), um dos mais influentes poetas franceses do século XIX e considerado um dos precursores do Simbolismo e da poesia moderna.

    Uma pitada da poesia de Baudelaire, para você já ir aquecendo:

     “Os poetas, diante de meus gestos de eloquência,

    Aos das estátuas mais altivas semelhantes,

    Terminarão seus dias sob o pó da ciência;

    Pois que disponho, para tais dóceis amantes,

    De um puro espelho que idealiza a realidade:

    O olhar, meu largo olhar de eterna claridade!”

     (BAUDELAIRE, Flores do Mal, 1857)

    Maria do Carmo Alves de Campos
    Licenciatura e Mestrado em Letras pela UFRGS. Doutorado em Letras pela USP. Foi Professora Titular de Literatura Brasileira na UFRGS, com experiência no ensino médio e superior. Professora convidada em universidades estrangeiras do Canadá, França e Portugal. Autora de livros de ensaios literários e de poesia, entre os quais “A matéria prismada”, “Matinas & Bagatelas”.

    Período: 21.03.2018

    Dia: quarta-feira

    Horário: 15h30

  3. Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais

    04/04
    Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais
    Flavia Mu, jornalista, e Marcelo Schambeck, chef de cozinha, desbravaram localidades do nosso interior e tiveram contato com produtores que, por usa vez, aprenderam com as gerações anteriores como cuidar da terra e manter os segredos da cozinha. Neste curso, o casal nos apresenta as mais autenticas referências da produção gastronômica do RS, assim como as nossas raízes presentes nos pampas do Uruguai e da Argentina. Em dois encontros, vamos ouvir histórias de vida, aprender receitas de família e saber mais sobre os alimentos locais que traduzem a identidade da gastronomia pampeana.
    Flávia Mu e Marcelo Schambeck
    Flavia Mu é Jornalista. Pesquisadora e contadora das histórias do Identidade RS. Repórter da Revista Estilo Zaffari e, por várias edições, dos cadernos especiais de Gastronomia e Vinhos do Jornal do Comércio. É certificada pela WSET (níveis 01 e 02) e cursa a formação de sommeliers da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS/RS).

    Marcelo Schambeck é chef e proprietário do Del Barbiere e um dos nomes de destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Formado pelo Curso Superior em Gastronomia da Unisinos, trabalhou ao lado de chefs renomados, como Flávia Quaresma, do restaurante Carême, no Rio de Janeiro. Passou também por experiências na cozinha de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo, do premiado restaurante Maní. Em seus cardápios, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade, com destaque para o uso de produtos orgânicos.

    Período: 04.04 e 11.04.2018

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  4. Os impasses da democracia

    04/04
    Os impasses da democracia

    O mundo viveu uma fase de euforia democrática no final do século passado. Embora seja ingênuo imaginar que tudo se perdeu em pouco mais de uma década, é inegável que acontecimentos políticos recentes nos levam a questionar o futuro da democracia. Como explicar a emergência de velhos nacionalismos? Fenômenos como Trump e o Brexit são exemplos de recuos democráticos ou estamos presenciando aulas de democracia? Os meios eletrônicos e a explosão da mídia tornarão as democracias mais transparentes? E, neste caldeirão, como está a democracia brasileira, que contabiliza dois processos de impeachment em 25 anos? Diante dos vários impasses e reflexões da ciência política da atualidade, o primeiro – e fundamental – desafio é evitar a tentação das respostas simples a problemas complexos.

    Fernando Schüler e Eduardo Wolf
    Fernando Schüler é Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Columbia University, de Nova Iorque. Foi Diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro. Professor no INSPER, em São Paulo, e curador do Fronteiras do Pensamento.

    Eduardo Wolf é Mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em filosofia pela USP. É articulista do jornal Zero Hora e da revista Veja, em que escreve sobre temas de cultura, ética e filosofia política. Traduziu os ensaios de T. S. Eliot (Notas para uma Definição de Cultura e A Ideia de uma Sociedade Cristã e Outros Ensaios - É Realizações) e diversos títulos de filosofia (A Filosofia antes de Sócrates, de Richard Mckirahan, A invenção da Filosofia, de Néstor-Cordero, entre outros).

    Período: 04, 11, 18 e 24.04

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  5. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2018, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  6. Origem e futuro do universo

    10/04
    Origem e futuro do universo

    O Instituto Ling convida para uma expedição arqueológica do Universo, tendo como guia a astrofísica Thaisa Storchi Bergmann, ganhadora do prestigioso prêmio internacional L’Oreal/UNESCO for Women in Science. A indagação sobre a origem do universo vem acompanhando a humanidade através dos séculos. O que é o Big Bang? Como surgiu tudo o que existe no Universo? O que são a matéria e energia escuras? O que sabemos sobre planetas fora do nosso Sistema Solar? E qual é o futuro do Universo e o nosso dentro dele? Com uma linguagem simples e voltada aos não iniciados no tema, o curso nos ajudará a compreender a origem de tudo, o que existe atualmente e o nosso futuro.

    Thaisa Storchi Bergmann
    Thaisa Storchi Bergman é doutora em Astrofísica, membro da Academia Brasileira de Ciências ABC e da Academia Mundial de Ciências TWAS, Pesquisadora IA do CNPq e chefe do grupo de pesquisa em Astrofísica da UFRGS. Fez pós-doutorados na Universidade de Maryland, Instituto do Telescópio Espacial Hubble, Rochester Institute of Technology e Harvard/Smithsonian Center for Astrophysics, nos Estados Unidos.

    É uma das cientistas brasileiras mais citadas no exterior, com pesquisa em galáxias chamadas ativas, devido à captura de matéria por um buraco negro supermassivo no seu centro. Tem participado de vários comitês internacionais, como o comitê diretor do Observatório Gemini, comitê de programas do Telescópio Espacial Hubble, do European Southern Observatory ESO e do Atacama Large Millimetric Array ALMA. Em 2015, recebeu o prêmio internacional L'Oréal-UNESCO para mulheres na ciência, conferido anualmente a somente 5 mulheres cientistas no mundo todo. No nosso estado, em 2016, recebeu o prêmio pesquisador gaúcho da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS e em 2017 recebeu o troféu Guri da RBS.

    Período: 10, 17 e 24.04

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  7. Audições comentadas de Jazz - Dizzy Gillespie

    12/04
    Audições comentadas de Jazz - Dizzy Gillespie

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Noites dedicadas ao Jazz. A música que nasceu nos Estados Unidos no início do século passado, tem suas raízes na música negra americana, como o blues, as work songs e o ragtime. O jornalista Paulo Moreira retorna ao Instituto Ling para promover uma verdadeira ode ao ritmo que conquistou o mundo e demonstrou toda sua versatilidade em diferentes estilos. Nessa edição, você vai apreciar o jazz de Dizzy Gillespie, com interpretações de Jorginho do Trompete.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Paulo Moreira e Jorginho do Trompete

    O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.


    Jorginho do Trompete faz parte da Banda Municipal de Porto Alegre desde 1999. Jorginho atuou vários anos como músico de bandas de samba, swing e samba rock, tendo a oportunidade de acompanhar diversos músicos brasileiros.


    Período: 12.04

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  8. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2018, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  9. Cinema, literatura e dilemas morais: uma abordagem filosófica

    11/04
    Cinema, literatura e dilemas morais: uma abordagem filosófica

    Através do cinema e da literatura experimentamos diferentes emoções e somos lançados em cenas que nos colocam diretamente no lugar do outro e em contextos do mundo real. Pela perspectiva de ambas, nos defrontamos, por exemplo, com dilemas éticos e ponderamos qual seria nossa escolha diante daquela determinada situação. Neste curso, o filósofo Ricardo Bins Di Napoli parte de obras do cinema e da literatura para tratar de conceitos filosóficos como ética, moral, bom, dever, virtude e senso moral. Vamos revisitar pensadores como Immanuel Kant e John Stuart Mill, entre outros, passando pelas correntes do racionalismo, intuicionismo moral e sentimentalismo, refletindo sobre o comportamento humano, suas possibilidades e previsibilidades.

    Ricardo Bins Di Napoli
    Doutor em Filosofia pela PUCRS. Também estudou Filosofia na Ludwig Maximiliams- Universidade de Munique, RFA. Fez seu Estágio Pós-Doutoral (Pós-doutorado) na Universidade de Oxford (Reino Unido). É também Bacharel em Ciências Sociais e Licenciado em Estudos Sociais pela PUCRS. Cursou Física e Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi professor nas universidades FEEVale, PUCRS e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professor convidado no Curso de Bioética para estudantes das áreas de Saúde da Comunidade Europeia (Praga, 1996).

    Período: 11 e 18.04.2018

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  10. Literatura e Gastronomia - Jantar Veríssimos

    12/04
    Literatura e Gastronomia - Jantar Veríssimos

    As páginas da literatura há muito tempo inspiram os bares do chef e empreendedor Marcos Livi, considerado o embaixador da cozinha gaúcha em São Paulo. Neste jantar especial, o chef prepara um menu exclusivo que reúne os sabores presentes nas obras de Erico e Luis Fernando Veríssimo. A cozinha de Erico remete à tradição, e a de Luis Fernando tem um forte sotaque gourmet. A jornalista Bete Duarte faz o link entre a literatura e a gastronomia, guiando os presentes pelos trechos das obras que inspiram o cardápio da noite.

    Bete Duarte e Marcos Livi
    Bete Duarte é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Foi editora do caderno Gastrô de Zero Hora e é especializada em jornalismo gastronômico.

    Considerado um dos maiores pesquisadores da culinária da região sul, Marcos Livi começou no universo da gastronomia depois de um estágio no Grupo Accor Hotéis. Na época, Livi era estudante de hotelaria e o emprego lhe permitiu desempenhar funções como estoquista, ajudante de cozinha, garçom, auxiliar de bar e até barman. Depois da experiência, decidiu continuar na área de alimentos e bebidas. Fã de cultura, Marcos Livi atualmente é sócio proprietário dos bares Veríssimo e Quintana, ambos em São Paulo e que prestam homenagem aos autores brasileiros.

    Período: 12.04.2018

    Dia: Quinta-feira

    Horário: das 20h às 22h

  11. Culinária Infantil - As delícias da cultura indígena

    14/04
    Culinária Infantil - As delícias da cultura indígena

    Nessa oficina as crianças vão conhecer um pouquinho da cultura e da culinária indígena. De maneira lúdica e saborosa vão preparar a própria tapioca colorida, aprender a fazer um delicioso espetinho de milho e um docinho de chocolate com um ingrediente muito comum para a cultura indígena, a batata doce.Nessa atividade os pequenos vão descobrir que os principais ingredientes usados na culinária indígena estão presentes nas refeições do dia a dia.

    Essa atividade destina-se para crianças a partir dos 8 anos.

    Os pequenos podem trazer seus aventais e toucas de cozinha para a oficina.

    Graciela Martins
    Graciela Martins é cozinheira formada pelo SENAC-RS. Tem no currículo passagem pelas cozinhas do Chef Marcos Livi, do Quintana e Veríssimo Bar, e do Chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó e Esquina Mocotó, todos em São Paulo, além de ter trabalhado ao lado de chefs gaúchos como Carlos Krinstensen, do Hashi, e Marcelo Schambeck, do Del Barbiere.
    Graciela ministra oficinas para adultos e desde 2015, desenvolvendo um trabalho de educação alimentar, ao ensinar crianças de todas as faixas de idade a cozinharem de forma lúdica e saudável. O trabalho inclui o aprendizado sobre hortas, meio ambiente e nutrição, sempre utilizando a culinária como ferramenta.
    Além do trabalho com as oficinas, a Chef presta consultoria a bares e restaurantes e tem se dedicado à criação do blog A Graça na Cozinha, ainda em fase de desenvolvimento. O instagram @agraçanacozinha é o aperitivo de tudo que irá acontecer na plataforma digital, que vai abordar temas como saúde, hortas, viagens, estilo de vida e culinária.

    Período: 14.04.2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 15h às 18h

  12. Rússia: história e cultura

    17/04
    Rússia: história e cultura

    O país que abrigará a Copa do Mundo de 2018 sempre foi motivo de controvérsias. Winston Churchill já definiu a Rússia como “uma charada embrulhada num mistério dentro de um enigma”. Neste curso, o Prof. Voltaire Schilling nos ajudará a desvendar a complexidade da cultura e a da história do maior país do mundo. Em dois encontros, passaremos pelos vikings, pelo luxo da dinastia Románov, pelos bolcheviques da Revolução de 1917, pela literatura de Dostoiévski, pela Guerra Fria e pelos conflitos recentes com a Ucrânia em relação à região da Crimeia, até chegarmos ao momento atual, caracterizado pela luta por espaços geopolíticos liderada por Vladimir Putin.

    Voltaire Schilling
    Leciona História há mais de 30 anos. Escreveu os seguintes livros, entre outros: A Revolução Chinesa, O Nazismo – breve história ilustrada, Momentos da História: a função da História na conjuntura social, Estados Unidos vs América Latina: as etapas da dominação, Tempos da História, O Conflito das Ideias, América, Ocidente vs Islã. É responsável pela página de História do portal Terra.

    Período: 17 e 24.04.2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  13. Poesia no Ling - Manuel Bandeira

    18/04
    Poesia no Ling - Manuel Bandeira

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nosso segundo encontro será sobre os textos de Manuel Bandeira (1886-1968), que foi considerado o mais lírico dos poetas brasileiros.

    Uma pitada da poesia de Manuel Bandeira, para você já ir aquecendo:

     “Assim eu quereria meu último poema

    Que fosse terno dizendo as coisas mais simples e menos intencionais

    Que fosse ardente como um soluço sem lágrimas

    Que tivesse a beleza das flores quase sem perfume

    A pureza da chama em que se consomem os diamantes mais límpidos

    A paixão dos suicidas que se matam sem explicação."

     (BANDEIRA, O Último Poema, 1930)

    Sergius Gonzaga
    Professor da UFRGS desde 1978, um dos fundadores do curso Unificado e do colégio Leonardo da Vinci, ex-diretor da Editora da UFRGS (1986-1994), ex-diretor do Instituto Estadual do Livro (2003-2004), ex-secretário de Cultura de Porto Alegre (2005-2012). Atualmente é responsável pela Universidade Aberta e Coordenação do Livro da Prefeitura de Porto Alegre. Tem dados palestras e cursos sobre Literatura Brasileira e Literatura Latino—Americana em várias cidades do país e do

    Período: 18.04.2018

    Dia: quarta-feira

    Horário: 16h

  14. Gênios: personalidades que marcaram nosso caminho

    23/05
    Gênios: personalidades que marcaram nosso caminho

    O que Leonardo da Vinci, Albert Einstein e Steve Jobs têm em comum? Os registros de suas vidas nos ajudam a encaminhar esta questão e nos revelam características positivas de suas personalidades que, em muitas vezes, resultaram em histórias de fama e sucesso ... mas em outras não. Mas inegavelmente, como prêmio por terem proporcionado os rumos de crescimento para a humanidade, foram todos agraciados com a imortalidade.

    Em encontros organizados com o objetivo de desvelar estas características e os métodos de trabalho dos gênios, os psicanalistas Júlio Campos, Adriana Mendonça e Denise Souza, que há 25 anos estudam o tema, nos conduzem a uma verdadeira imersão criativa.

    Júlio Campos, Adriana Mendonça e Denise Souza
    Psicanalistas. Pesquisam há 25 anos sobre gênios, as virtudes e habilidades criativas do ser humano, assim como as consequências positivas e negativas para o criador, seu entorno e seu meio ambiente.

    Período: 23.05, 30.05 e 06.06.2018

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  15. Escrita criativa de ficção

    28/04
    Escrita criativa de ficção

    Escrever requer cuidado, ritmo, conhecimento e muito, muito treino. A prosa de ficção é o objeto de estudo deste curso, ministrado pelo escritor Luiz Ruffato. Durante os encontros, os participantes serão estimulados a analisar seus textos em conjunto e, a partir dos assuntos trazidos, surgirão importantes questões teóricas para este tipo de literatura. Em um sábado repleto de aprendizado, vamos viajar pelo universo da escrita fictícia através de nossas próprias palavras.

    Ah, e não esqueça: cada participante deve levar um texto de autoria própria com até oito mil caracteres (conto ou trecho de romance).

    Luiz Ruffato
    Escritor, lançou Eles eram muitos cavalos (2001), Estive em Lisboa e lembrei de você (2009), Flores artificiais (2014), De mim já nem se lembra (2015) e Inferno provisório (2016), todos romances; As máscaras singulares (poemas, 2002) e Minha primeira vez (2014, crônicas); e A história verdadeira do Sapo Luiz (2014, infantil); e A cidade dorme (contos, 2018). Seus livros ganharam os prêmios Machado de Assis, APCA (duas vezes), Jabuti (duas vezes) e Casa de las Américas e estão publicados na Argentina, Colômbia, Cuba, México, Estados Unidos, Portugal, França, Itália, Alemanha, Finlândia e Macedônia. Em 2012 foi escritor residente na universidade de Berkeley (EUA) e em 2016 recebeu o Prêmio Internacional Hermann Hesse, na Alemanha. Mantém uma coluna semanal no jornal El Pais – Brasil e é consultor de literatura no Instituto Itaú Cultural.

    Período: 28.04.2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 10h às 13h e das 14h às 17h (1h de intervalo)

  16. Decifrando o Cinema: uma introdução à linguagem audiovisual

    02/05
    Decifrando o Cinema: uma introdução à linguagem audiovisual

    Curso destinado a enriquecer a experiência de assistir a um filme, uma série ou qualquer outra obra audiovisual, e a introduzir ferramentas básicas para quem quer experimentar com a realização. Trata de como forjou-se a linguagem audiovisual e como evoluiu, através dos tempos e das mudanças tecnológicas que transformaram o cinema.

    Jaime Lerner
    Jaime Lerner é escritor e cineasta premiado em vários festivais no Brasil e no exterior. Seus trabalhos mais recentes são a mini série Caixa Preta e o romance O Fazedor da Utopia, lançados em 2017. Foi professor de audiovisual na UNISINOS e na PUC-RS. Resenha livros, filmes e séries no Blog do Lerner usando em suas análises o ponto de vista do realizador.

    Período: 02, 09 e 16.05

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  17. Culinária Infantil - Minha mãe é um doce

    05/05
    Culinária Infantil - Minha mãe é um doce

    Essa oficina gastronômica é inspirada no mês das mães. Nessa atividade, as crianças vão aprender a fazer um bolo de chocolate, feito a base de cacau e farinha integral. Os pequenos também vão customizar uma marmitinha para presentear suas mães com essa delícia. A oficina proporciona uma experiência lúdica, despertando a criatividade das crianças e mostra que comer doce também pode ser saudável.

    Essa atividade destina-se para crianças a partir dos 8 anos.

    Os pequenos podem trazer seus aventais e toucas de cozinha para a oficina.

    Graciela Martins
    Graciela Martins é cozinheira formada pelo SENAC-RS. Tem no currículo passagem pelas cozinhas do Chef Marcos Livi, do Quintana e Veríssimo Bar, e do Chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó e Esquina Mocotó, todos em São Paulo, além de ter trabalhado ao lado de chefs gaúchos como Carlos Krinstensen, do Hashi, e Marcelo Schambeck, do Del Barbiere.
    Graciela ministra oficinas para adultos e desde 2015, desenvolvendo um trabalho de educação alimentar, ao ensinar crianças de todas as faixas de idade a cozinharem de forma lúdica e saudável. O trabalho inclui o aprendizado sobre hortas, meio ambiente e nutrição, sempre utilizando a culinária como ferramenta.
    Além do trabalho com as oficinas, a Chef presta consultoria a bares e restaurantes e tem se dedicado à criação do blog A Graça na Cozinha, ainda em fase de desenvolvimento. O instagram @agraçanacozinha é o aperitivo de tudo que irá acontecer na plataforma digital, que vai abordar temas como saúde, hortas, viagens, estilo de vida e culinária.

    Período: 05.05.2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 15h às 18h

  18. A ilusão de Poder nas relações humanas

    10/05
    A ilusão de Poder nas relações humanas

    A humanidade construiu um dispositivo emocional muito fascinante: a ilusão de poder. O resultado mais extraordinário e dramático em todos os níveis da existência está em tornarmos a ideia superior a vida.  Quer dizer,  sermos o centro do mundo e com a sensação de controlarmos tudo.  Já o amar, oposto da ilusão de poder é algo que precisa ser construído. Trata-se da aceitação diária de que não somos o centro do mundo e de que não podemos tudo. Ou seja, a vida é maior que a ideia e precisa ser investigada. Nestes encontros, o psicanalista Julio Walz reflete sobre nossas tendências comportamentais, a fim de desconstruir determinados padrões de pensamento e estimular encontros humanos e verdadeiros. 

    Julio Walz
    Julio Cesar Walz é psicólogo clínico desde 1992, psicanalista e especialista em psicoterapia da adolescência e drogadicção. Doutor em ciências médicas pela UFRGS e professor da UNILASSALLE no curso de Psicologia e Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano. Walz é autor de dois livros: O Sentimento De Culpa e Aprendendo a Lidar com os Medos: A Arte de Cuidar das Crianças.

    Período: 10, 17 e 24.05

    Dia: Quintas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  19. Audições Comentadas de Jazz - Bill Evans

    10/05
    Audições Comentadas de Jazz - Bill Evans

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Noites dedicadas ao Jazz. A música que nasceu nos Estados Unidos no início do século passado, tem suas raízes na música negra americana, como o blues, as work songs e o ragtime. O jornalista Paulo Moreira retorna ao Instituto Ling para promover uma verdadeira ode ao ritmo que conquistou o mundo e demonstrou toda sua versatilidade em diferentes estilos. Nessa edição, você vai apreciar o jazz de Bill Evans, com interpretações do pianista Michel Dorfman.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Paulo Moreira e Michel Dorfman

    O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.


    Michel Dorfman iniciou seus estudos musicais com seu pai, o maestro Paulo Dorfman, e, a partir de 1989, começou a atuar como pianista na extinta Orquestra Popular de Porto Alegre. Formado em Composição na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua em projetos paralelos como produtor, pianista e arranjador. Participou de discos de músicos como Frank Solari, Hique Gome e Jorginho do Trompete.

    Período: 10.05

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  20. Fake News, Redes Sociais e Jornalismo

    16/05
    Fake News, Redes Sociais e Jornalismo

    Por que alguns fatos viram notícia e outros não? Por que existem notícias falsas e como identificá-las? O curso pretende responder essas perguntas e provocar a reflexão sobre como são construídas as notícias por jornalistas, como surgem as fake news e como as mídias sociais acabaram interferindo na prática do jornalismo. Também será debatido o futuro do jornalismo.

    Thais Furtado e Tais Seibt
    Thaís Furtado: jornalista, doutora em Comunicação e Informação (UFRGS) e mestre em Letras – Análise do Discurso (UFRGS). Foi subeditora da revista Veja, em São Paulo, e chefe da sucursal em Porto Alegre e editora do jornal Zero Hora. Atualmente é professora do curso de Jornalismo da UFRGS.

    Taís Seibt: jornalista, doutoranda em Comunicação e Informação (UFRGS) e mestre em Comunicação (Unisinos). Foi repórter e editora no jornal Zero Hora e trabalhou como freelancer para veículos como BBC Brasil e O Estado de S. Paulo. Atualmente desenvolve o projeto Filtro Fact-checking, na ONG Pensamento.org.

    Período: 16 e 23.05.2018

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30