Cursos

  1. Jantar Cultural: a gastronomia de Al-Andalus

    22/06
    Jantar Cultural: a gastronomia de Al-Andalus

    A Espanha se situa num ponto atrativo para as civilizações que, desde tempos remotos, utilizavam o Mar Mediterrâneo para intercâmbio cultural. Foi conquistada diversas vezes e, por isso, assimilou costumes, ingredientes e receitas de outros povos, desenvolvendo uma culinária única e que se mantém viva até hoje. A Chef Belén Ruiz Montava retorna ao Instituto Ling para preparar um jantar cultural especial, baseado na gastronomia de Al-Andalus, que tem forte influência árabe. Até hoje, suas receitas possuem aromas e lembranças típicos da culinária árabe, povo que exerceu sua influência no território espanhol por quase 800 anos. Os pratos dessa cozinha original e criativa podem conter peixes e mariscos fritos em azeite de oliva e contam com alguns ingredientes exóticos, como as anêmonas. O delicioso presunto ibérico também aparece nas receitas e as sobremesas de Al-Andalus têm forte influência da época medieval.

    Belen Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen cresceu a ouvir de sua avó que a terra onde moravam tinha sido, desde o início dos tempos, a despensa da Espanha. Começou trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 22.06.2018

    Dia: sexta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  2. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2018, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  3. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2018, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  4. Oficina de moda para crianças: Construção de Fantasias

    23/06
    Oficina de moda para crianças: Construção de Fantasias

    Quem você quer ser hoje? Esta oficina de moda vai guiar os pequenos no processo de criação de suas próprias fantasias, mostrando que é possível criar e imaginar o seu próprio reino mágico ou galáxia distante. Com técnicas manuais de costura, as crianças podem se transformar em seus heróis, ou vilões, preferidos. Vão utilizar tecidos, linhas, diversos adereços e muita criatividade para serem o que quiserem, podendo construir ou reinventar personagens.

    Esta atividade destina-se a crianças entre 6 e 10 anos.

    Obs.: o material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Luciana Borges Soares e Natálya Duhart Figueiredo
    Luciana Borges Soares

    Mestre em Design pela UniRitter, especialista em Moda Inovação e Criatividade pelo Senac-RS e graduada em Design de Moda pela Feevale. Seu exercício acadêmico e profissional é voltado para as áreas práticas de modelagem e costura do vestuário. Docente no Bacharelado em Moda da Unisinos há mais de 5 anos, nas disciplinas de Modelagem feminina, infantil e masculina; além de Ateliês de Projeto. Ministra cursos de extensão em diferentes instituições há 10 anos, tais como Feevale, ESPM e UniRitter. Desde 2003, trabalha como Modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Natálya Duhart Figueiredo

    Graduada em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seu exercício profissional é voltado para áreas práticas de modelagem e costura do vestuário, atuando como modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Período: 23.06

    Dia: sábado

    Horário: das 15h às 17h

  5. Oficina de Design para crianças

    30/06
    Oficina de Design para crianças

    A oficina de Design para Crianças explora a criatividade, resgatando habilidades manuais dos pequenos. Ao longo dos encontros serão desenvolvidas atividades que estimulam a imaginação, a percepção visual, criação e composição, acompanhadas de muita cor e brincadeiras diversas. As atividades são pensadas a partir de materiais recicláveis e do cotidiano, oportunizando um novo olhar sobre as texturas e as formas dos objetos que nos cercam no dia a dia. Cada criança produzirá sua própria composição de padronagem e ao fim das oficinas os trabalhos serão expostos. 

    Esta atividade destina-se a crianças a partir de 6 anos.

    O material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Renata Rubim
    Designer de superfícies e consultora de cores. Autora de “Desenhando a Superfície”, Editora Rosari, colabora com a difusão do design em projetos industriais e educativos. Seus projetos, a frente do escritório Renata Rubim Design & Cores, já receberam diversos prêmios nacionais e internacionais.

    Período: 30.06 e 07 e 14.07

    Dia: Sábados

    Horário: das 10h30 às 13h

  6. Processos Experimentais com Fotografia

    30/06
    Processos Experimentais com Fotografia

    Uma oficina especial para quem quer experimentar diferentes processos de impressão de imagens e se deleitar com o novo e o imprevisível: ao longo de dois encontros, a artista visual Chana de Moura ensina as técnicas de impressão em clorofila - imagens impressas em folhas de plantas, e em cianotipia - impressão de tons de azul em papel e tecido. Os participantes também experimentarão as possibilidades de criações narrativas, intervindo diretamente nas imagens a partir do uso de colagens, colorização em aquarela e bordado. Serão duas tardes de sábado para experimentação livre e muita criatividade.

    *o material está incluso no valor da matrícula.

    Chana de Moura
    Chana de Moura é artista visual e trabalha com arte e educação desde 2012, quando começou a explorar a área através do Projeto Educativo da Fundação Iberê Camargo. Formanda em Artes Visuais pela UFRGS, realiza seu trabalho artístico em diversas mídias, sendo mais recorrente o desenho em técnicas mistas, gravura em metal e objetos. Seus trabalhos já circularam por diversas exposições no Brasil e no mundo, entre mostras coletivas e individuais. Nos últimos anos vem ministrando diversas oficinas e cursos voltados para públicos diversos e também tem figurado em palestras sobre experimentação em arte e fotografia artística.

    Período: 30.06 e 07.07.2018

    Dia: Sábados

    Horário: das 14h às 16h30

  7. Arroz & Risotos: técnicas de preparo e saborização com legumes, verduras e carnes

    11/07
    Arroz & Risotos: técnicas de preparo e saborização com legumes, verduras e carnes

    Sem estoque

    O Risoto é um prato tipicamente italiano feito à base de diferentes tipos de arroz que possuem grande quantidade de amido – Arborio, Carnarolli e Vialone Nano. Cozidos com a técnica adequada, essas variedades de arroz se transformam em um prato saboroso e saudável, que combina com qualquer tipo de refeição: dos encontros da família até as festas formais e jantares. Nesta aula especial, a chef Maria Beatriz Dal Pont ensina o preparo correto desta maravilha feita do arroz e diferentes caldos, passando pelas receitas de Risoto in bianco, Risoto com aspargos frescos, Risoto de beterraba e Risoto de Filé Mignon. Você vai aprender a fazer esse prato tipicamente italiano, com simplicidade e muito sabor!

    Maria Beatriz Dal Pont
    Pesquisadora na área de alimentos e apaixonada por gastronomia, Maria Beatriz Dal Pont vem de uma trajetória acadêmica de 30 anos de docência na Universidade de Caxias do Sul – UCS. Implantou e dirigiu a Escola de Gastronomia UCS/ICI. Entre outras atividades que compõem sua trajetória, destaque para a formação em Sommelier de Azeite pelo Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari International Extravirgin – IRVEA, Curso de Degustador de Azeite de Oliva – International Olive Oil Agency e a formação de Sommelier Honorária pela FISAR, todos cursados na Itália. É autora de livros e empresária, sócia da empresa Amada Cozinha Buffet & Catering.

    Período: 11.07.2018

    Dia: Quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  8. Poesia no Ling - Carlos Drummond de Andrade

    18/07
    Poesia no Ling - Carlos Drummond de Andrade

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nesse encontro falaremos sobre os textos de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro. Foi considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.

    Uma pitada da poesia de Carlos Drummond de Andrade, para você já ir aquecendo:

     “Por muito tempo achei que a ausência é falta.

    E lastimava, ignorante, a falta.

    Hoje não a lastimo.

    Não há falta na ausência.

    A ausência é um estar em mim.

    E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,

    que rio e danço e invento exclamações alegres,

    porque a ausência, essa ausência assimilada,

    ninguém a rouba mais de mim."

     (ANDRADE, Ausência, 1984)

     

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Maria do Carmo Campos
    Licenciatura e Mestrado em Letras pela UFRGS. Doutorado em Letras pela USP. Foi Professora Titular de Literatura Brasileira na UFRGS, com experiência no ensino médio e superior. Professora convidada em universidades estrangeiras do Canadá, França e Portugal. Autora de livros de ensaios literários e de poesia, entre os quais “A matéria prismada”, “Matinas & Bagatelas”.

    Período: 18.07.2018

    Dia: quarta-feira

    Horário: das 16h às 18h

  9. Audições Comentadas de Jazz - John Coltrane

    26/07
    Audições Comentadas de Jazz - John Coltrane

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Noites dedicadas ao Jazz. A música que nasceu nos Estados Unidos no início do século passado, tem suas raízes na música negra americana, como o blues, as work songs e o ragtime. O jornalista Paulo Moreira retorna ao Instituto Ling para promover uma verdadeira ode ao ritmo que conquistou o mundo e demonstrou toda sua versatilidade em diferentes estilos. Nessa edição, você vai apreciar o jazz de John Coltrane, com interpretações de Ronaldo Pereira, do grupo Kula Jazz.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Paulo Moreira e Ronaldo Pereira

    O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.


    Ronaldo Pereira é saxofonista, bacharelando em Música na UFRGS e professor de música na cidade de Porto Alegre. Atua com diversos músicos do cenário regional, nacional e internacional como Jorginho do Trompete, Luciano Leães, Fernando Noronha, Martmota, Igor Prado, Tia Carroll, Witney Shay e Michael Hardie. Venceu o Festival Nossa Música em 2013 e o WebFestValda em 2014, juntamente com o Bando Antiguera. Faz parte do quinteto Kula Jazz, grupo que vem crescendo na cena nacional e é conhecido por seu jazz vibrante e orientalizado, pleno de elementos africanos e pelo spiritual jazz contido nas suas interpretações e performances ao vivo.

    Período: 26.07

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  10. Jantar Cultural: do Mediterrâneo ao Pacífico

    27/07
    Jantar Cultural: do Mediterrâneo ao Pacífico

    A Chef Bélen Ruiz Montava retorna ao Instituto Ling para este jantar especial, servindo as delícias de uma das mais ricas das cozinhas de fusão na atualidade: a peruana. As Grandes Navegações da antiguidade se encarregaram de trazer ingredientes específicos para o Novo Mundo, como as pimentas da Índia e os limões chineses presentes na cozinha Árabe. Esse processo de exploração marítima também acabou incorporando o tomate, a batata e o feijão na gastronomia europeia. Assim como em outros países, o Peru se beneficiou dessa globalização gastronômica, incorporando o sabor das especiarias indianas e os limões ao saboroso Ceviche Peruano. A culinária do Peru também incorpora elementos da China, da Índia, do Japão e da Espanha, fechando a rota do Mediterrâneo ao Pacífico.

    Bélen Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen cresceu a ouvir de sua avó que a terra onde moravam tinha sido, desde o início dos tempos, a despensa da Espanha. Começou trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 27.07.2018

    Dia: Sexta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  11. Coleção de moda para bonecos: construindo o seu próprio brincar

    28/07
    Coleção de moda para bonecos: construindo o seu próprio brincar
    Construção de roupinhas removíveis com tecido, tinta e lã para bonecos de papel. O resgate ao passado feito através das brincadeiras de criança, permitindo exercitar a criatividade, motricidade, experimentações e fantasia. Esta atividade destina-se a pais, tios, padrinhos acompanhados de crianças entre 5 e 10 anos de idade. Obs.: o material para a oficina está incluso no valor da matrícula.
    Luciana Borges Soares e Natálya Duhart Figueiredo
    Luciana Borges Soares

    Mestre em Design pela UniRitter, especialista em Moda Inovação e Criatividade pelo Senac-RS e graduada em Design de Moda pela Feevale. Seu exercício acadêmico e profissional é voltado para as áreas práticas de modelagem e costura do vestuário. Docente no Bacharelado em Moda da Unisinos há mais de 5 anos, nas disciplinas de Modelagem feminina, infantil e masculina; além de Ateliês de Projeto. Ministra cursos de extensão em diferentes instituições há 10 anos, tais como Feevale, ESPM e UniRitter. Desde 2003, trabalha como Modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Natálya Duhart Figueiredo

    Graduada em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seu exercício profissional é voltado para áreas práticas de modelagem e costura do vestuário, atuando como modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Período: 28.07

    Dia: sábado

    Horário: das 15h às 17h

  12. Escola de Pais - Palestra Mitos na Pediatria com Tzvi Bacaltchuk

    06/08
    Escola de Pais - Palestra Mitos na Pediatria com Tzvi Bacaltchuk

    A ciência explica que as fundações da boa saúde mental são construídas no início da vida. As primeiras experiências da criança com seus pais, avós e irmãos interagem com os genes para moldar a arquitetura do cérebro em desenvolvimento. O psiquiatra Guilherme Polanczyk vai falar sobre a influência das relações na capacidade de aprendizagem e socialização das crianças e as implicações que podem acompanha-las ao longo da vida.

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Tzvi Bacaltchuk
    Tzvi Bacaltchuk, o Dr. Tuta, é médico pediatra há 40 anos, portanto já atendeu algumas gerações de pais e filhos em seu consultório. É especialista em pós-operatório de cirurgia cardíaca
    pediátrica pela International Heart School de Bérgamo, Itália. O Dr. Tuta tem clínica em Porto Alegre, atua também no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e no Hospital Moinhos de Vento. É autor de Manual de sobrevivência do Menino Maluquinho, junto com o desenhista Ziraldo.

    Período: 06.08.2018

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 21h

  13. Escola de Pais - Palestra Relações entre Irmãos na Primeira Infância

    20/08
    Escola de Pais - Palestra Relações entre Irmãos na Primeira Infância

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Na segunda edição do projeto, teremos 9 palestras, uma por mês, que abordarão os principais temas da primeira infância e também temas que estão na pauta das famílias contemporâneas, desde a discussão do gênero e a compreensão do início da sexualidade até questões que envolvem transtornos como déficit de atenção.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Adela Gueller
    Psicanalista formada em psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autora e co-organizadora do livro: Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas (Casa do Psicólogo, 2008) e Atendimento Psicanalítico de crianças (Zagodoni, 2011). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica (COGEAE/ PUC-SP) e do Curso de Psicanálise da Criança (Instituto Sedes Sapientiae).

    Período: 20.08.2018

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 21h

  14. Escola de Pais - Palestra Como desenvolver a inteligência emocional de seus filhos?

    17/09
    Escola de Pais - Palestra Como desenvolver a inteligência emocional de seus filhos?

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Na segunda edição do projeto, teremos 9 palestras, uma por mês, que abordarão os principais temas da primeira infância e também temas que estão na pauta das famílias contemporâneas, desde a discussão do gênero e a compreensão do início da sexualidade até questões que envolvem transtornos como déficit de atenção.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Tonia Casarin
    Formada em Administração pela PUC-Rio e mestre em Educação pelo Teachers College na Columbia University, em Nova York. Professora de pós-graduação do Instituto Singularidades de São Paulo, consultora em Educação e trabalha em parceria com Stanford University em projetos de FabLearn Lab, no Rio de Janeiro. Autora do livro: Tenho Monstros na Barriga (Brochura, 2017).

    Período: 17.09.2018

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 21h

  15. Escola de Pais - Palestra O Brincar na construção do indivíduo

    08/10
    Escola de Pais - Palestra O Brincar na construção do indivíduo

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Na segunda edição do projeto, teremos 9 palestras, uma por mês, que abordarão os principais temas da primeira infância e também temas que estão na pauta das famílias contemporâneas, desde a discussão do gênero e a compreensão do início da sexualidade até questões que envolvem transtornos como déficit de atenção.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Tania Fortuna
    Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Educação - área de concentração Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Educação (2011) pela mesma Universidade. É Professora Adjunta de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou e dirige o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar”. Coordenadora da Coleção "Clássicos do Jogo", publicada pela Editora Vozes.

    Período: 08.10.2018

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 21h

  16. Escola de Pais - Palestra Mitos e Verdades sobre o TDAH

    12/11
    Escola de Pais - Palestra Mitos e Verdades sobre o TDAH

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Na segunda edição do projeto, teremos 9 palestras, uma por mês, que abordarão os principais temas da primeira infância e também temas que estão na pauta das famílias contemporâneas, desde a discussão do gênero e a compreensão do início da sexualidade até questões que envolvem transtornos como déficit de atenção.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Luis Rohde
    Luis Rohde é médico, mestre e doutor pela UFRGS, Rohde é o chefe do PRODAH (Programa de Déficit de Atenção e Hiperatividade) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Com mais de 180 artigos e 50 participações em livros, o psiquiatra foi o único brasileiro a ser convocado para participar da criação do DSM-5, manual internacional de doenças mentais.

    Período: 12.11.2018

    Dia: Segunda-feira

    Horário: das 19h às 21h

  17. Modernismo: arte e história

    Modernismo: arte e história

    Sem estoque

    A Primeira Guerra Mundial não somente assinalou o declínio econômico, político e militar da Europa, como também o fim de uma respeitável continuidade cultural. O cultivo do humanismo aristocrático e do individualismo liberal, depois da catástrofe, entrou em crise definitiva. A isso se somou, nas primeiras décadas do século XX, a emergência das ideologias seculares – a democracia, o comunismo e o nazi-fascismo - que vieram, por assim dizer, ocupar um espaço esvaziado de Deus. Deu-se então, no campo da estética, a maior ruptura com uma tradição de, no mínimo, cinco séculos de arte e literatura: a arte moderna fez do repúdio ao passado a sua pedra filosofal.

    Voltaire Schilling
    Voltaire Schilling leciona História há mais de 30 anos. Escreveu os seguintes livros, entre outros: A Revolução Chinesa, O Nazismo – breve história ilustrada, Momentos da História: a função da História na conjuntura social, Estados Unidos vs América Latina: as etapas da dominação, Tempos da História, O Conflito das Ideias, América, Ocidente vs Islã. É responsável pela página de História do portal Terra (http://noticias.terra.com.br/educacao/historia).

    Período: 05, 12 e 19.04

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  18. Arte e mitologia egípcia

    Arte e mitologia egípcia

    Sem estoque

    Como todo movimento artístico, também a arte egípcia está profundamente relacionada ao contexto de sua época. Para dela tratarmos, é inevitável nos voltarmos à mitologia, elemento de forte influência sobre aspectos políticos e religiosos dessa sociedade. Neste curso, vamos conhecer mais sobre a carga simbólica presente nos principais personagens da mitologia egípcia e a sua relação com as manifestações artísticas da civilização antiga que mais perdurou através dos tempos.

    Angela Wolf e Tânia Bian
    Tânia Bian e Angela Wolf são reconhecidas por ministrar cursos sobre História da Arte e por organizar viagens culturais aos principais museus de Arte da Europa e do Oriente. O entusiasmo e a paixão pela história “não-oficial” são características marcantes que, unidas ao conhecimento dos detalhes mais íntimos da História da Arte, definem o perfil das professoras.

    Período: 19 e 26.06

    Dia: Segundas-feiras

    Horário: das 19h às 21h

  19. Culinária Thai

    Culinária Thai

    Sem estoque

    Um curso dedicado aos clássicos da Tailândia! Você vai aprender sobre os pratos mais emblemáticos e representativos da comida tailandesa. Desde o processo de fazer a própria pasta de curry e as bases da culinária Thai, até o manuseio das panelas wok, passando ainda pelo uso correto dos ingredientes e das técnicas dessa cozinha exótica e saborosa. Entre os pratos clássicos que você vai aprender ( e saborear...), o Chef Rafael Jacobi ensina os deliciosos Thai spring rolls, o bolinho de peixe com perfume de limoeiro, Red Paneang curry, Thai fried rice, Chicken cashew nuts e o clássico Pad Thai.

    Rafael Jacobi
    Rafael Jacobi é patrimônio gastronômico de Porto Alegre. Filho da confeiteira D.Lecy e irmão do saudoso Marcelo Jacobi, consultor gastronômico, Rafael cresceu no universo da gastronomia. Este estímulo o levou para a Austrália, onde trabalhou nos mais renomados restaurantes, começando como ajudante e chegando a Sous Chef. Especializou-se em gastronomia tailandesa no Sydney Community College. Com dedicação, estudou na Indonésia e acabou na Tailândia, onde - nas ilhas de Koh Phi Phi e Koh Samui - se apaixonou de vez pela gastronomia local. Voltou para o Brasil e em 2007 abriu o Wok, em Porto Alegre, restaurante que tornou-se referência na culinária Tailandesa. Em 2009 foi estudar no Blue Elephant, em Bangkok (considerado um dos melhores restaurantes e escola de culinária tailandesa do mundo).

    Período: 10 e 17.10 de 2017

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  20. Por que a beleza importa?

    Por que a beleza importa?

    Sem estoque

    Terá o papel da beleza, na arte e nas nossas vidas, desaparecido por completo ou substituído, ao que parece, por agendas político-ideológicas ou por projetos conceituais que pouco ou nada tem a ver com a fruição estética? Há ainda algum espaço para a reflexão acerca do “Belo”, que por tanto tempo motivou o trabalho intelectual e artístico da humanidade? Em tempos de conflito com os “pichadores”, desagregação dos consensos artísticos e crise da sensibilidade estética, este rápido curso pretende dar uma resposta ao questionamento “Por que a beleza importa?” – pois ela importa, sim, e muito.

    Eduardo Wolf
    Eduardo Wolf é Mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em filosofia pela USP. É articulista do jornal Zero Hora e da revista Veja, em que escreve sobre temas de cultura, ética e filosofia política. Traduziu os ensaios de T. S. Eliot (Notas para uma Definição de Cultura e A Ideia de uma Sociedade Cristã e Outros Ensaios - É Realizações) e diversos títulos de filosofia (A Filosofia antes de Sócrates, de Richard Mckirahan, A invenção da Filosofia, de Néstor-Cordero, entre outros). É o atual Secretário Adjunto da Cultura de Porto Alegre.

    Período: 23 e 30.05

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30