Cursos

  1. Audições Comentadas de Jazz - John Coltrane

    26/07
    Audições Comentadas de Jazz - John Coltrane

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Noites dedicadas ao Jazz. A música que nasceu nos Estados Unidos no início do século passado, tem suas raízes na música negra americana, como o blues, as work songs e o ragtime. O jornalista Paulo Moreira retorna ao Instituto Ling para promover uma verdadeira ode ao ritmo que conquistou o mundo e demonstrou toda sua versatilidade em diferentes estilos. Nessa edição, você vai apreciar o jazz de John Coltrane, com interpretações de Ronaldo Pereira, do grupo Kula Jazz.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Paulo Moreira e Ronaldo Pereira

    O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.


    Ronaldo Pereira é saxofonista, bacharelando em Música na UFRGS e professor de música na cidade de Porto Alegre. Atua com diversos músicos do cenário regional, nacional e internacional como Jorginho do Trompete, Luciano Leães, Fernando Noronha, Martmota, Igor Prado, Tia Carroll, Witney Shay e Michael Hardie. Venceu o Festival Nossa Música em 2013 e o WebFestValda em 2014, juntamente com o Bando Antiguera. Faz parte do quinteto Kula Jazz, grupo que vem crescendo na cena nacional e é conhecido por seu jazz vibrante e orientalizado, pleno de elementos africanos e pelo spiritual jazz contido nas suas interpretações e performances ao vivo.

    Período: 26.07

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  2. Escola de Pais 2018 - Edição Gêmeos e Múltiplos | Pacote completo com 3 palestras

    20/08
    Escola de Pais 2018 - Edição Gêmeos e Múltiplos | Pacote completo com 3 palestras

    Ampliar o pensar sobre gêmeos e múltiplos, assim como o entendimento acerca das necessidades de suas famílias, é o objetivo dessa edição especial com 3 palestras. 

     Veja a programação da edição especial:

    Palestra 1 - Construindo a individualidade

    data: 20.08 – 17h com Adela Gueller

    Palestra 2 - A contribuição da neurociência na criação de gêmeos e múltiplos

    data: 04.09 – 19h com Fernanda Lucchese

    Palestra 3 - O casal e a nova família após a chegada de Gêmeos e múltiplos

    data: 02.10 – 19h com Ruggero Levy

     Ao comprar o pacote com 3 palestras, você recebe o desconto de 20%.

     

    Curadoria: Metwo.

     Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos.

    Período: 20.08; 04.09 e 02.10.2018

    Dia: Terça-feira

    Horário: das 19h às 20h30

  3. Jantar Cultural: do Mediterrâneo ao Pacífico

    27/07
    Jantar Cultural: do Mediterrâneo ao Pacífico

    A Chef Bélen Ruiz Montava retorna ao Instituto Ling para este jantar especial, inspirado no intercâmbio gastronômico promovido pelas grandes navegações. Foi durante esse período que ingredientes e especiarias transitaram pela primeira vez entre continentes, numa troca intensa de aromas e sabores. O Novo Mundo conheceu as pimentas da Índia e os limões vindos da Ásia, incorporando gradualmente cada uma das novidades. Esse processo de exploração marítima também acabou incorporando o tomate, a batata e o feijão na gastronomia europeia. Entre as fusões mais ricas na atualidade, destaque para a peruana, que também incorpora itens da culinária chinesa e a japonesa, fechando assim, do Mediterrâneo ao Pacífico, os sabores do Mundo.

    Bélen Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen cresceu a ouvir de sua avó que a terra onde moravam tinha sido, desde o início dos tempos, a despensa da Espanha. Começou trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 27.07.2018

    Dia: Sexta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  4. Coleção de moda para bonecos: construindo o seu próprio brincar

    28/07
    Coleção de moda para bonecos: construindo o seu próprio brincar

    Construção de roupinhas removíveis com tecido, tinta e lã para bonecos de papel. O resgate ao passado feito através das brincadeiras de criança, permitindo exercitar a criatividade, motricidade, experimentações e fantasia.

     

    Observações:

    Esta atividade destina-se a crianças de 5 a 10 anos, preferencialmente acompanhadas pelos pais, tios, padrinhos, avós ou responsável.

    O valor da inscrição refere-se à participação de cada criança, não sendo necessária a inscrição do acompanhante. Um acompanhante por criança.

    O material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Luciana Borges Soares e Natálya Duhart Figueiredo
    Luciana Borges Soares

    Mestre em Design pela UniRitter, especialista em Moda Inovação e Criatividade pelo Senac-RS e graduada em Design de Moda pela Feevale. Seu exercício acadêmico e profissional é voltado para as áreas práticas de modelagem e costura do vestuário. Docente no Bacharelado em Moda da Unisinos há mais de 5 anos, nas disciplinas de Modelagem feminina, infantil e masculina; além de Ateliês de Projeto. Ministra cursos de extensão em diferentes instituições há 10 anos, tais como Feevale, ESPM e UniRitter. Desde 2003, trabalha como Modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Natálya Duhart Figueiredo

    Graduada em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seu exercício profissional é voltado para áreas práticas de modelagem e costura do vestuário, atuando como modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Período: 28.07

    Dia: sábado

    Horário: das 15h às 17h

  5. Chopin em capítulos

    08/08
    Chopin em capítulos

    Mazurkas, polonaises, valsas, noturnos; todos estes gêneros apontam para uma só direção: Fryderyk Chopin. De Varsóvia a Paris, o compositor polonês trilhou um longo percurso, convertendo-se em ícone do Romantismo e eterno na memória. Em três encontros, os pianistas Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz remontam a trajetória de Chopin partindo da performance, apreciação e análise do seu repertório, contextualizando com os principais episódios de sua biografia e da história política, social e cultural do século XIX.

     

    Parceria Cultural: Casamundi Cultura

    Olinda Allessandrini e Tiago Halewicz
    Olinda Allessandrini - Graduada com láurea em piano, pela UCS, e detentora do prêmio "Medalha de Ouro" do Instituto de Artes da UFRGS. Em 2010, foi premiada com a distinção “Líderes e Vencedores”, como destaque na área cultural. Também em 2010 recebeu a Medalha comemorativa ao ano Chopin, por sua participação na programação oficial das celebrações. Possui CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga e Araújo Vianna, além dos CDs “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano”, “Ébano e Marfim”, “Um piano na Esquina”, "Schumann, Schubert, Liszt". Apresentou-se nos mais importantes centros culturais brasileiros, e também realizou recitais na Itália, Bélgica, Noruega, Chile, Bolívia e Uruguai, além de tournées pelos Estados Unidos e Alemanha.

    Tiago Halewicz - Pianista graduado em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS, aos cuidados da professora Maly Weisenblun Guerchfeld. É diretor da Casamundi Cultura e atua na área de Estudos Culturais. Foi na classe da pianista Maria Szraiber na Akademia Muzyczna im. Fryderyka Chopina de Varsóvia que despertou seu interesse pela cultura polonesa. Assim, a título de pesquisa de pós-graduação, debruçou-se sobre a obra do compositor Karol Szymanowski. Desde então, o repertório dos compositores poloneses faz parte de seus programas de concerto. Tiago mantém um trabalho multidisciplinar por conta de seu trabalho de cooperação internacional representado pela difusão da cultura polonesa no Brasil. Em 2015, Tiago recebeu a medalha de Honra da Ordem dos Cavalheiros da República da Polônia, concedida pelo presidente do país, Bronislaw Komorowski.

    Período: dias 08, 15 e 22 de agosto de 2018

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  6. Oficina de crítica teatral - Desmedida Naitchy Club

    10/08
    Oficina de crítica teatral - Desmedida Naitchy Club

    Especialmente nos últimos 15 anos, percebe-se uma transformação no conceito de crítica no campo das artes cênicas. O modelo que implicava uma apreciação valorativa, quase exclusivamente praticada por profissionais da imprensa ou da academia, está sendo substituído por outro, que visa à democratização da base crítica da arte. Nesse sentido, surgem iniciativas incentivando a produção de críticas em várias plataformas, especialmente as digitais, por parte de artistas, técnicos e mesmo público em geral. Alinhada a esse esforço surge a oficina de crítica teatral proposta por Renato Mendonça.

    A oficina se desenvolve basicamente em cinco momentos. No primeiro, oficinandos e oficineiro assistem juntos ao espetáculo do PONTO DE TEATRO 2018. A segunda etapa é em sala de aula, com uma parte expositiva e outra de debate entre os participantes sobre o espetáculo assistido. No terceiro momento, os oficineiros escrevem em casa uma primeira versão da crítica e a enviam por e-mail ao oficineiro, que as devolve com observações e sugestões. Na quarta fase, leitura aberta das críticas e discussão em aula. O quinto momento é quando as críticas, depois de revisadas pelo oficineiro, serão publicadas em plataforma digital (Facebook).

    Idade mínima de 18 anos. Convite especial a estudantes de teatro e de jornalismo.

    Inscrição gratuita!

    Pré-requisito: o aluno deverá assistir a primeira sessão do espetáculo Fisiologia do Desespero para participar da oficina. No ato da inscrição, o aluno já garante seu ingresso gratuito para assistir à peça.

    O projeto Ponto de Teatro tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura - LIC/RS.

    Renato Mendonça
    Renato Mendonça é crítico teatral, jornalista, escritor e dramaturgo. É mestre em Artes Cênicas (2013) e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (1988), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É um dos editores do site de crítica teatral AGORA desde sua fundação, em julho de 2015. É membro da International Association of Theatre Critics (IATC). Por mais de dez anos, exerceu a função de editor de Teatro no Segundo Caderno da Zero Hora. Desde 2013, coordena a Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA), projeto destinado a ampliar e qualificar o público de artes cênicas inspirado nos conceitos do pesquisador argentino Jorge Dubatti.

    Como jornalista e como crítico, participou dos mais importantes festivais de artes cênicas do Brasil, como MITsp (São Paulo), Porto Alegre Em Cena (Porto Alegre), FIAC Bahia (Salvador), FILO (Londrina), riocenacontemporânea (Rio de Janeiro), Festival de Teatro de Curitiba (Curitiba), Festival Internacional de Teatro de Bonecos (Canela) e Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre (Porto Alegre), entre outros.

    Período: 10, 14 e 21.08

    Dia: Sexta e terças-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  7. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2018, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  8. Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais - 2ª edição

    16/08
    Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais - 2ª edição

    Boas conversas na cozinha e deliciosas receitas para aprender e experimentar. Na sua segunda edição, o projeto Identidade RS apresenta novas descobertas entre produtos e produtores de nosso estado.

    Desta vez, vamos descobrir o que há de interessante no litoral do Rio Grande do Sul, região muito rica e ainda pouco explorada na gastronomia. Flavia Mu, jornalista, e Marcelo Schambeck, chef de cozinha, desbravam nossa costa, conhecendo e mapeando produtores e culturas que  traduzem a riqueza de uma cozinha autêntica.

    Em dois encontros, vamos ouvir histórias de vida, aprender receitas de família e saber mais sobre os alimentos locais que traduzem a identidade da gastronomia pampeana.

    Flavia Mu e Marcelo Schambeck
    Flavia Mu é Jornalista. Pesquisadora e contadora das histórias do Identidade RS. Repórter da Revista Estilo Zaffari e, por várias edições, dos cadernos especiais de Gastronomia e Vinhos do Jornal do Comércio. É certificada pela WSET (níveis 01 e 02).

    Marcelo Schambeck é chef e proprietário do Del Barbiere e um dos nomes de destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Formado pelo Curso Superior em Gastronomia da Unisinos, trabalhou ao lado de chefs renomados, como Flávia Quaresma, do restaurante Carême, no Rio de Janeiro. Passou também por experiências na cozinha de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo, do premiado restaurante Maní. Em seus cardápios, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade, com destaque para o uso de produtos orgânicos.

    Período: dias 16 e 23 de agosto de 2018

    Dia: quintas-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  9. Escola de Pais - Palestra Mitos na Pediatria com Tzvi Bacaltchuk

    06/08
    Escola de Pais - Palestra Mitos na Pediatria com Tzvi Bacaltchuk

    Quantas vezes nos deparamos com dúvidas inquietantes sobre a saúde de nossos filhos? Muitas vezes saímos de casa correndo em direção ao pediatra porque não sabemos se devemos esperar uma febre passar ou ainda enfrentamos o atendimento da emergência pediátrica. O objetivo desse encontro é escutar a experiência de 40 anos de consultório do Dr. Tzi Balcatchuk. 

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Tzvi Bacaltchuk
    Tzvi Bacaltchuk, o Dr. Tuta, é médico pediatra há 40 anos, portanto já atendeu algumas gerações de pais e filhos em seu consultório. É especialista em pós-operatório de cirurgia cardíaca
    pediátrica pela International Heart School de Bérgamo, Itália. O Dr. Tuta tem clínica em Porto Alegre, atua também no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e no Hospital Moinhos de Vento. É autor de Manual de sobrevivência do Menino Maluquinho, junto com o desenhista Ziraldo.

    Período: 06.08.2018

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 21h

  10. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2018, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  11. Escola de Pais - Palestra Relações entre Irmãos na Primeira Infância

    20/08
    Escola de Pais - Palestra Relações entre Irmãos na Primeira Infância

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Na segunda edição do projeto, teremos 9 palestras, uma por mês, que abordarão os principais temas da primeira infância e também temas que estão na pauta das famílias contemporâneas, desde a discussão do gênero e a compreensão do início da sexualidade até questões que envolvem transtornos como déficit de atenção.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Adela Gueller
    Psicanalista formada em psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autora e co-organizadora do livro: Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas (Casa do Psicólogo, 2008) e Atendimento Psicanalítico de crianças (Zagodoni, 2011). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica (COGEAE/ PUC-SP) e do Curso de Psicanálise da Criança (Instituto Sedes Sapientiae).

    Período: 20.08.2018

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 21h

  12. Escola de Pais - Edição gêmeos e múltiplos | Palestra 1: Construindo a individualidade de irmãos gêmeos e múltiplos

    20/08
    Escola de Pais - Edição gêmeos e múltiplos | Palestra 1: Construindo a individualidade de irmãos gêmeos e múltiplos

    Ampliar o pensar sobre gêmeos e múltiplos, assim como o entendimento acerca das necessidades de suas famílias, é o objetivo dessa edição especial com 3 palestras.  

    Esta palestra explorará os conhecimentos identificados em pesquisas sobre as diferenças e o processo de construção da individualidade de crianças com irmãos gêmeos e múltiplos. As questões práticas são muitas: posso vestir os irmãos com roupas idênticas? Quando entram no colégio devem cursar turmas diferentes? As personalidades são diferentes? São muitas as questões e o conhecimento especializado pode nos ajudar a sermos pais melhores e proporcionar uma bela infância aos nossos filhos.

    O tema da individualidade adquire grande importância nas famílias de gêmeos e múltiplos, despertando inquietações e curiosidades desde a tomada de decisões sobre o início da vida escolar, passando por preferências e comparação, bem como adaptações na rotina – onde espaços individualizados devem fazer parte.

    Esta palestra tem como objetivo ampliar o pensar sobre estas particularidades que são tão presentes na vida dos pais de gêmeos e múltiplos e de todas as pessoas envolvidas neste universo (profissionais da área da saúde, da educação, cuidadores e demais interessados).

    Curadoria: Metwo.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos.

    Adela Gueller
    Psicanalista formada em psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autora e co-organizadora do livro: Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas (Casa do Psicólogo, 2008) e Atendimento Psicanalítico de crianças (Zagodoni, 2011). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica (COGEAE/ PUC-SP) e do Curso de Psicanálise da Criança (Instituto Sedes Sapientiae).

    Período: 20.08.2018

    Dia: Segunda

    Horário: das 17h às 19h

  13. Miguel de Cervantes e William Shakespeare

    21/08
    Miguel de Cervantes e William Shakespeare

    Dois gênios - contemporâneos entre eles - mas que nunca se conheceram. William Shakespeare, o bardo inglês, foi um dos maiores representantes da Literatura Elizabetana, senão o literato e poeta mais importante da língua inglesa em todos os tempos. Já o autor de “Dom Quixote de La Mancha” não ficou atrás. O espanhol Miguel de Cervantes, gênio universal da literatura, escreveu “o melhor livro do mundo”, segundo votação entre críticos e escritores como Milan Kundera e Salman Rushdie. Em dois encontros, o curso ministrado pelo historiador Voltaire Schilling se concentra na época em que os dois gênios viveram e atuaram, elucidando a atmosfera de uma Inglaterra transitória de Isabel a Jaime, e de uma Espanha que estendia sua autoridade sobre parte do Novo Mundo, com a cruz e a espada.

    Voltaire Schilling
    Leciona História há mais de 30 anos. Escreveu os seguintes livros, entre outros: A Revolução Chinesa, O Nazismo – breve história ilustrada, Momentos da História: a função da História na conjuntura social, Estados Unidos vs América Latina: as etapas da dominação, Tempos da História, O Conflito das Ideias, América, Ocidente vs Islã. É responsável pela página de História do portal Terra.

    Período: dias 21 e 28 de agosto de 2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  14. Caldos, Sopas e Cremes

    21/08
    Caldos, Sopas e Cremes

    Alternativas práticas e saudáveis que enfrentam desde temperaturas mais baixas até os dias mais amenos, com acompanhamentos que vão elevar sua refeição a outro nível!

    O Chef Vico Crocco ensina diferentes receitas de caldos, sopas e cremes, além de acompanhamentos especiais, para garantir uma refeição cheia de sabor e nutrição. Caldinho de feijão, creme de abóbora e gengibre, sopa com escarola e frango, gaspacho.

    Em duas aulas, você vai aprender a preparar receitas reconfortantes e práticas, para serem servidas quentinhas ou não, e degustadas em boa companhia. Então, não esqueça de convidar um amigo para a degustação, que acontece a partir das 21h! Cada aluno tem direito a um convidado, para testar de vez a receita!

    Vico Crocco
    Vico Crocco estudou em uma das melhores escolas de gastronomia alemã, a JRE Akademie. Durante os 12 anos em que viveu na Europa, adquiriu experiência cozinhando com Ulf Dörge, no restaurante/vinoteca Walter & Benjamin e no restaurante-hotel do chef Harald Rüssel. Antes de retornar ao Brasil, trabalhou com Peter Goossens, considerado um dos melhores chefs do mundo. Atualmente, mantém seu laboratório de sabores no container do Crocco Studio e assina o cardápio do Bar 2 da Complex Atlântida. Em 2014, ainda arrumou tempo para a cozinha do Maracanã, atuando com Neka Menna Barreto durante a Copa do Mundo.

    Período: dias 21 e 28 de agosto de 2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  15. Poesia no Ling - Fernando Pessoa

    22/08
    Poesia no Ling - Fernando Pessoa

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nesse encontro falaremos sobre os textos de Fernando Pessoa (1888 -1935), considerado um dos o maiores poetas da língua portuguesa e um dos maiores nomes da literatura universal.

    Uma pitada da poesia de Fernando Pessoa, para você já ir aquecendo:

    "O poeta é um fingidor.

    Finge tão completamente

    Que chega a fingir que é dor

    A dor que deveras sente."

     (PESSOA, Autopsicografia)

     

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Jane Tutikian
    Jane Tutikian é uma escritora brasileira, autora de contos, ensaio, novelas e literatura infantojuvenil. É vice-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutora em Literatura. Já foi diretora do Instituto de Letras da UFRGS e é membro da Academia Rio-Grandense de Letras. Foi escolhida a patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, realizada de 28 de outubro a 15 de novembro de 2011.

    Período: 22.08.2018

    Dia: Quarta-feira

    Horário: das 16h às 18h

  16. História do Cinema: a Nouvelle Vague Francesa

    23/08
    História do Cinema: a Nouvelle Vague Francesa

    O curso aborda amplamente o movimento denominado Nouvelle Vague, resgatando aspectos formais, estéticos e narrativos. Pretende-se igualmente contextualizar o movimento francês do ponto de vista histórico e cultural parisiense e francês, evidenciando a filmografia e a trajetória de seus principais cineastas, dentre eles Jean-Luc Godard, François Truffaut, Claude Chabrol, Alain Resnais, Agnès Varda e Jacques Rivette.

    Josmar de Oliveira Reyes
    Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação, Artes do Espetáculo e Novas Tecnologias pela Université de Paris III (Sorbonne Nouvelle). Mestre em Estudos Francófonos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professor do curso de Realização Audiovisual da Unisinos e do curso de Comunicação Social da Unisc. Pós-doutorando pela Université Sorbonne Nouvelle.

    Período: dias 23 e 30 de agosto de 2018

    Dia: quintas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  17. Jantar Cultural: Vinho e Gastronomia

    30/08
    Jantar Cultural: Vinho e Gastronomia

    Uma noite cheia de sabores e aromas, em um jantar exclusivo e harmonizado. O Chef Vico Crocco executa cardápio inspirado na gastronomia francesa a partir de ingredientes locais, dividindo com os participantes todo o savoir-faire adquirido na sua última estadia em Paris.

    Um menu completo acompanhado de uma carta especialmente selecionada pela Terrunyo Wine Store.

    Venha desfrutar de uma experiência gastronômica diferenciada, em um ambiente cheio de arte e cultura.

    Vico Crocco
    Vico Crocco estudou em uma das melhores escolas de gastronomia alemã, a JRE Akademie. Durante os 12 anos em que viveu na Europa, adquiriu experiência cozinhando com Ulf Dörge, no restaurante/vinoteca Walter & Benjamin e no restaurante-hotel do chef Harald Rüssel. Antes de retornar ao Brasil, trabalhou com Peter Goossens, considerado um dos melhores chefs do mundo. Atualmente, mantém seu laboratório de sabores no container do Crocco Studio e assina o cardápio do Bar 2 da Complex Atlântida. Em 2014, ainda arrumou tempo para a cozinha do Maracanã, atuando com Neka Menna Barreto durante a Copa do Mundo.

    Período: 30.08.2018

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  18. Introdução aos Cafés Especiais

    01/09
    Introdução aos Cafés Especiais

    O curso apresenta o universo dos cafés especiais, classificação técnica que identifica a qualidade do grão, avaliado a partir de uma série de aspectos como fragância, sabor, defeitos, entre outros. Você vai compreender a diferença entre Arábica e Robusta e conhecer mais sobre as variedades de cafés especiais.

    Na roda sensorial de sabores, vamos experimentar as diferentes classificações de cafés existentes no mercado e compreender suas principais diferenças, identificando qualidades e defeitos presentes em cada um. Os participantes irão aprender sobre os diferentes métodos de preparo e, ao final do curso, estarão capacitados e aptos para melhores decisões na hora de comprar, beber ou degustar um café. Uma atividade para apreciadores, entusiastas ou mesmo consumidores eventuais de café!

     

    Parceria Especial: Baden Torrefação de Cafés 

    Guert Ingo Dorneles Schinke
    Sócio proprietário da cafeteria Baden Cafés Especiais e proprietário da Baden Torrefação de Cafés Especiais, em Porto Alegre.
    Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e MBA em Gestão Empresarial.
    Em 2010 foi apresentado aos cafés especiais em um curso de barista iniciante realizado na Grenat, cafeteria em Brasília, e desde então mergulhou fundo neste mundo. Abriu o Baden Cafés Especiais em 2012 junto com a mãe, Margaret Dorneles. No final de 2014, abriu a própria torrefação de cafés especiais. Com a Baden Torrefação, surgiram novos desafios e a necessidade de se aprofundar e estudar mais sobre a ciência da torra dos cafés, mercado que, assim como nas cafeterias, está em constante transformação e oferece novidades quase que diárias a serem testadas e apreciadas.

    Período: 01.09.2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 14h às 17h

  19. Escola de Pais - Edição Gêmeos e Múltiplos | Palestra 2: A contribuição da neurociência na criação de gêmeos e múltiplos

    04/09
    Escola de Pais - Edição Gêmeos e Múltiplos | Palestra 2: A contribuição da neurociência na criação de gêmeos e múltiplos

    Ampliar o pensar sobre gêmeos e múltiplos, assimo como o entendimento acerca das necessidades de suas famílias, é o objetivo dessa edição especial com 3 palestras.  

    Hoje a neurociência nos informa como o cérebro dos nossos bebês se desenvolve e nos ensina como interagirmos com nossos filhos para que eles se desenvolvam ao seu melhor potencial.

    Nesta palestra, iremos conversa sobre o neurodesenvolvimento e como estes conhecimentos podem auxiliar na criação de gêmeos e múltiplos no dia-a-dia.

    Curadoria:  Metwo.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos.

    Fernanda Lucchese
    Dra. Fernanda Lucchese é Ph.D. pela University of Massachusetts em Boston, em psicologia clínica. Ela fez a sua graduação em desenvolvimento infantil pela Duke University e seu mestrado em biopsicologia pela NYU. Se especializou em desenvolvimento na primeiríssima infância no Brazelton Institute de Harvard, e em centros de desenvolvimento da NYSPI/Columbia University e NYU. Completou programas de treinamento clínicos em Neuropsicologia pediátrica pelo Bradley Hospital da Brown University, e pelo Semel Institute de Neurociência da UCLA. Dra. Fernanda fez a sua residência em neurodesenvolvimento infantil no Mailman Center for Child Development do University of Miami /Jackson Memorial Hospital.

    Período: 04.09

    Dia: Terça-feira

    Horário: das 19h às 20h30

  20. A história da Loucura: da antiguidade aos nossos dias

    05/09
    A história da Loucura: da antiguidade aos nossos dias

    Como a loucura foi percebida e descrita ao longo do tempo? A que lendas e fábulas imputamos historicamente seu surgimento? Os transtornos mentais são históricos ou são sempre os mesmos?

    Neste curso, vamos percorrer a história da loucura desde a antiguidade, quando ela aparece na literatura, passando pela loucura que os medievais compreendiam religiosamente, até a emergência do discurso científico sobre o “transtorno mental” na contemporaneidade.

    Após estudar os registros literários sobre a loucura ao longo da história, passaremos às tentativas científicas de descrever a loucura e separá-la da “normalidade” a partir do século XVII. Deste ponto em diante, trabalharemos as principais teorias do transtorno mental na virada do século XIX para o XX.

    Finalmente, chegaremos ao ponto mais importante: voltar nossa atenção à evolução dos 5 manuais diagnósticos da Associação Americana de Psiquiatria (do DSM-1 ao DSM-5, atual) e estudar as suas diferenças e o que elas nos ensinam sobre nossa concepção de loucura.

    Felipe Pimentel
    Professor de história formado pela UFRGS, psicólogo formado pela UNISINOS e psicanalista da APPOA, Felipe Pimentel une as suas duas formações para lecionar esse curso.

    Período: dias 05 e 12 de setembro de 2018

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  21. Bossa 60

    05/09
    Bossa 60

    Gênero musical genuinamente brasileiro, a Bossa Nova comemora seus 60 anos. Com cadência influenciada pela mistura de gêneros como o jazz, o samba, o choro e a moda de viola, a Bossa Nova ficou conhecida no mundo todo pelo ritmo suave e pelas letras cheias de poesia. A icônica "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, foi considerada uma das 50 obras musicais definitivas pela Biblioteca do Congresso Americano.

    Em dois encontros, vamos conhecer mais sobre a história do ritmo consolidado no Rio de Janeiro da década de 50, também relacionando com o contexto de nosso país, que vivia um período de significativa modernização e otimismo desenvolvimentista.

    E, claro, tudo acompanhado da audição de grandes clássicos do gênero.

    Márcio Pinheiro
    ornalista de formação, com passagens por grandes veículos como Zero Hora, Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, também atuou como produtor cultural e editor. É autor de "Esse tal de Borghettinho", biografia do músico Renato Borghetti. Fã de jazz, bossa nova e boa música, é responsável pelo site Ama Jazz - amajazz.com.br, onde divide tesouros preciosos de um bom colecionador de vinis e CDs.

    Período: dias 05 e 12 de setembro de 2018

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  22. Revisitando o “Mal-Estar na Cultura”: paradoxos desde Freud até a Contemporaneidade

    11/09
    Revisitando o “Mal-Estar na Cultura”: paradoxos desde Freud até a Contemporaneidade

    Um dos mais conhecidos textos de Freud, "O Mal-Estar na Cultura", foi publicado em 1930, pouco tempo depois da Primeira Guerra Mundial e logo após a Grande Depressão de 1929. O mundo vivia tempos sombrios e ao pai da psicanálise inquietava compreender as dificuldades do homem para uma vida mais plena de felicidade. Freud estava interessado em entender as causas do sofrimento humano e suas formas de expressão, ponderando que o processo civilizatório exigia sacrifícios e renúncias, desde aquelas inerentes a sua própria natureza: as pulsões de agressividade e de sexualidade.

    Em dois encontros, vamos revisitar as questões capitais do texto de Freud para aproximá-las do contexto contemporâneo, refletindo sobre os efeitos do imediatismo, da liquidez nas relações afetivas e da escassez de tolerância, evidenciadas e impulsionadas pelo crescente avanço tecnológico.

     

    Realização em parceria com Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre - SPPA

    Ruggero Levy e Maria Elisabeth Cimenti
    Ruggero Levy

    Psicanalista, Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre ( SPPA ) e da International Psychoanalytical Association (IPA). Professor colaborador do departamento de psiquiatria da UFRGS, na área de adultos e na de psiquiatria da infância e adolescência. Professor e supervisor do Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (CEAPIA). Publicou artigos científicos em revistas especializadas regionais, nacionais e internacionais. Atuou como relator e palestrante em diversos eventos científicos nacionais e internacionais.

    Maria Elisabeth Cimenti

    Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica. Psicanalista, Membro Efetivo e Analista Didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre ( SPPA ) e da International Psychoanalytical Association (IPA). Docente Fundadora e Supervisora do Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP). Diretora da Infância e Adolescência da SPPA 2012/2013. Diretora Científica da SPPA 2014/2015. Autora de artigos publicados em revistas especializadas regionais, nacionais e internacionais. Autora do livro “Reviravoltas do Eu, Narrativas em Psicanálise”. Ed Movimento, 2012.

    Período: dias 11 e 18 de setembro de 2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  23. A Economia Brasileira: de FHC a Temer

    11/09
    A Economia Brasileira: de FHC a Temer

    O curso pretende analisar as políticas econômicas e o desempenho da economia brasileira a partir do Plano Real. A atividade estará focada na análise das políticas macroeconômica (monetária, fiscal e cambial) e microeconômica (regulação, privatização, abertura comercial, tributação, etc) implementadas entre 1994 e 2017. O objetivo central é fornecer aos participantes uma visão geral sobre a economia brasileira, destacando os problemas estruturais e conjunturais enfrentados pelo Brasil durante o período de análise.

    Marcelo S. Portugal
    Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e PhD em Economia pela Universidade de Warwick, na Inglaterra.
    Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é professor dos Programas de Pós-Graduação em Economia e em Administração (finanças), e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
    Além da sua atividade acadêmica, atua também como consultor econômico de empresas e organizações. Em 2012, foi escolhido “Economista do Ano” pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON-RS) e, em 2014, recebeu da Câmara de Vereadores de Porto Alegre o título de “Cidadão Honorário de Porto Alegre”.

    Período: dias 11, 18 e 25 de setembro de 2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  24. Poesia no Ling - Octavio Paz

    12/09
    Poesia no Ling - Octavio Paz

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nesse encontro falaremos sobre os textos de Octavio Paz (1914 -1998), poeta mexicano que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1990.

    Uma pitada da poesia de Octavio Paz, para você já ir aquecendo:

    "Palavras? Sim. De ar

    e perdidas no ar.

    Deixa que eu me perca entre palavras,

    deixa que eu seja o ar entre esses lábios,

    um sopro erramundo sem contornos,

    breve aroma que no ar se desvanece.

    Também a luz em si mesma se perde."

     (PAZ, Destino do Poeta. Tradução de Haroldo de Campos.)

     

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Maria do Carmo Campos
    Licenciatura e Mestrado em Letras pela UFRGS. Doutorado em Letras pela USP. Foi Professora Titular de Literatura Brasileira na UFRGS, com experiência no ensino médio e superior. Professora convidada em universidades estrangeiras do Canadá, França e Portugal. Autora de livros de ensaios literários e de poesia, entre os quais “A matéria prismada”, “Matinas & Bagatelas”.

    Período: 12.09.2018

    Dia: Quarta-feira

    Horário: das 16h às 18h

  25. Audições Comentadas de Jazz - Billie Holiday

    13/09
    Audições Comentadas de Jazz - Billie Holiday

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Noites dedicadas ao Jazz. A música que nasceu nos Estados Unidos no início do século passado, tem suas raízes na música negra americana, como o blues, as work songs e o ragtime. O jornalista Paulo Moreira retorna ao Instituto Ling para promover uma verdadeira ode ao ritmo que conquistou o mundo e demonstrou toda sua versatilidade em diferentes estilos. Nessa edição, você vai apreciar o jazz de Billie Holiday, com interpretações da cantora Camila Toledo.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Paulo Moreira e Camila Toledo

    O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.


    A cantora Camila Toledo é vocalista da banda MotherFunky de funk, soul, black music e groove com Brayan Leges, Rodrigo Pinheiro, Augusto Pereira, Marcela Sosa, Andre Milhoranza, André França, William Paim e Dimas Souza. Camila é uma artista versátil, que passeia entre estilos, como o Blues, o Jazz e o Soul, e também é ativista. Com seu timbre marcante, sua presença no palco bem como seu compromisso racial são inconfundíveis.

    Período: 13.09.2018

    Dia: Quinta-feira

    Horário: 19h30