Cursos

  1. Escola de Pais 2018 - Edição Gêmeos e Múltiplos | Pacote completo com 3 palestras

    20/08
    Escola de Pais 2018 - Edição Gêmeos e Múltiplos | Pacote completo com 3 palestras

    Ampliar o pensar sobre gêmeos e múltiplos, assim como o entendimento acerca das necessidades de suas famílias, é o objetivo dessa edição especial com 3 palestras. 

     Veja a programação da edição especial:

    Palestra 1 - Construindo a individualidade

    data: 20.08 – 17h com Adela Gueller

    Palestra 2 - A contribuição da neurociência na criação de gêmeos e múltiplos

    data: 04.09 – 19h com Fernanda Lucchese

    Palestra 3 - O casal e a nova família após a chegada de Gêmeos e múltiplos

    data: 02.10 – 19h com Ruggero Levy

     Ao comprar o pacote com 3 palestras, você recebe o desconto de 20%.

     

    Curadoria: Metwo.

     Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos.

    Período: 20.08; 04.09 e 02.10.2018

    Dia: Terça-feira

    Horário: das 19h às 20h30

  2. Audições Comentadas de Jazz - John Coltrane

    26/07
    Audições Comentadas de Jazz - John Coltrane

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Noites dedicadas ao Jazz. A música que nasceu nos Estados Unidos no início do século passado, tem suas raízes na música negra americana, como o blues, as work songs e o ragtime. O jornalista Paulo Moreira retorna ao Instituto Ling para promover uma verdadeira ode ao ritmo que conquistou o mundo e demonstrou toda sua versatilidade em diferentes estilos. Nessa edição, você vai apreciar o jazz de John Coltrane, com interpretações de Ronaldo Pereira, do grupo Kula Jazz.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Paulo Moreira e Ronaldo Pereira

    O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.


    Ronaldo Pereira é saxofonista, bacharelando em Música na UFRGS e professor de música na cidade de Porto Alegre. Atua com diversos músicos do cenário regional, nacional e internacional como Jorginho do Trompete, Luciano Leães, Fernando Noronha, Martmota, Igor Prado, Tia Carroll, Witney Shay e Michael Hardie. Venceu o Festival Nossa Música em 2013 e o WebFestValda em 2014, juntamente com o Bando Antiguera. Faz parte do quinteto Kula Jazz, grupo que vem crescendo na cena nacional e é conhecido por seu jazz vibrante e orientalizado, pleno de elementos africanos e pelo spiritual jazz contido nas suas interpretações e performances ao vivo.

    Período: 26.07

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  3. Jantar Cultural: do Mediterrâneo ao Pacífico

    27/07
    Jantar Cultural: do Mediterrâneo ao Pacífico

    A Chef Bélen Ruiz Montava retorna ao Instituto Ling para este jantar especial, inspirado no intercâmbio gastronômico promovido pelas grandes navegações. Foi durante esse período que ingredientes e especiarias transitaram pela primeira vez entre continentes, numa troca intensa de aromas e sabores. O Novo Mundo conheceu as pimentas da Índia e os limões vindos da Ásia, incorporando gradualmente cada uma das novidades. Esse processo de exploração marítima também acabou incorporando o tomate, a batata e o feijão na gastronomia europeia. Entre as fusões mais ricas na atualidade, destaque para a peruana, que também incorpora itens da culinária chinesa e a japonesa, fechando assim, do Mediterrâneo ao Pacífico, os sabores do Mundo.

    Bélen Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen cresceu a ouvir de sua avó que a terra onde moravam tinha sido, desde o início dos tempos, a despensa da Espanha. Começou trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 27.07.2018

    Dia: Sexta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  4. Escola de Pais - Palestra Mitos na Pediatria com Tzvi Bacaltchuk

    06/08
    Escola de Pais - Palestra Mitos na Pediatria com Tzvi Bacaltchuk

    Quantas vezes nos deparamos com dúvidas inquietantes sobre a saúde de nossos filhos? Muitas vezes saímos de casa correndo em direção ao pediatra porque não sabemos se devemos esperar uma febre passar ou ainda enfrentamos o atendimento da emergência pediátrica. O objetivo desse encontro é escutar a experiência de 40 anos de consultório do Dr. Tzi Balcatchuk. 

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Tzvi Bacaltchuk
    Tzvi Bacaltchuk, o Dr. Tuta, é médico pediatra há 40 anos, portanto já atendeu algumas gerações de pais e filhos em seu consultório. É especialista em pós-operatório de cirurgia cardíaca
    pediátrica pela International Heart School de Bérgamo, Itália. O Dr. Tuta tem clínica em Porto Alegre, atua também no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e no Hospital Moinhos de Vento. É autor de Manual de sobrevivência do Menino Maluquinho, junto com o desenhista Ziraldo.

    Período: 06.08.2018

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 21h

  5. Coleção de moda para bonecos: construindo o seu próprio brincar

    28/07
    Coleção de moda para bonecos: construindo o seu próprio brincar

    Construção de roupinhas removíveis com tecido, tinta e lã para bonecos de papel. O resgate ao passado feito através das brincadeiras de criança, permitindo exercitar a criatividade, motricidade, experimentações e fantasia.

     

    Observações:

    Esta atividade destina-se a crianças de 5 a 10 anos, preferencialmente acompanhadas pelos pais, tios, padrinhos, avós ou responsável.

    O valor da inscrição refere-se à participação de cada criança, não sendo necessária a inscrição do acompanhante. Um acompanhante por criança.

    O material para a oficina está incluso no valor da matrícula.

    Luciana Borges Soares e Natálya Duhart Figueiredo
    Luciana Borges Soares

    Mestre em Design pela UniRitter, especialista em Moda Inovação e Criatividade pelo Senac-RS e graduada em Design de Moda pela Feevale. Seu exercício acadêmico e profissional é voltado para as áreas práticas de modelagem e costura do vestuário. Docente no Bacharelado em Moda da Unisinos há mais de 5 anos, nas disciplinas de Modelagem feminina, infantil e masculina; além de Ateliês de Projeto. Ministra cursos de extensão em diferentes instituições há 10 anos, tais como Feevale, ESPM e UniRitter. Desde 2003, trabalha como Modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Natálya Duhart Figueiredo

    Graduada em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seu exercício profissional é voltado para áreas práticas de modelagem e costura do vestuário, atuando como modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Período: 28.07

    Dia: sábado

    Horário: das 15h às 17h