Cursos

  1. Os heróis da Mitologia Grega

    10/01
    Os heróis da Mitologia Grega

    Os mitos sempre nos serviram enquanto alegorias para compreensão daquilo que é genuinamente humano. A meio caminho entre os deuses e os mortais, os heróis da mitologia grega são personagens luminosos, de coragem e tenacidade excepcionais, que se dedicam a lutar contra as forças obscuras que põem em risco a paz e a harmonia deste mundo. Hércules, Jasão, Teseu, Perseu e Belerofonte ― cada um a sua maneira ― dedicam sua vida à nobre tarefa de "fazer recuar as fronteiras do Mal", na feliz expressão de Albert Camus. Em dois encontros, o professor Cláudio Moreno apresenta as histórias de cada um desses heróis, recheadas de significados e valores que permeiam a cultura ocidental até os dias atuais.

    Cláudio Moreno
    Cláudio Moreno é formado em Letras, com ênfase em Português e Grego. É Mestre em Língua Portuguesa pela UFRGS e Doutor em Letras pela PUCRS. Foi professor do Instituto de Letras da UFRGS e das faculdades de Direito e de Comunicação da PUCRS. É colunista regular do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, com uma seção sobre mitologia e outra sobre questões de nosso idioma. É o autor de Guia Prático do Português Correto (4 v.) e de O Prazer das Palavras (3 v.), pela L&PM, e coautor de Português para Convencer (Ática). Publicou também o romance Troia: o romance de uma guerra e dois livros de crônicas sobre a Antiguidade — "Um Rio que Vem da Grécia e 100 Lições para Viver Melhor; histórias da Grécia Antiga, com o qual conquistou o prêmio Açorianos de Literatura 2009. Mantém o saite www.sualingua.com.br.

    Período: 10 e 11.01.2017

    Dia: quarta e quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  2. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2017, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  3. Curso de drinks

    11/01
    Curso de drinks

    Um curso especial, para ser lembrado – e praticado! - durante todas as noites do verão! A bartender Bruna Abeijon divide todo o seu conhecimento para o preparo de drinks arrasadores, que vão tornar você a pessoa mais querida da festa! Serão seis receitas de coquetéis, entre drinks clássicos e autorais, com dicas preciosas sobre técnicas de preparo, composição de sabores e algumas curiosidades. E para ninguém perder o prumo entre uma degustação e outra, o Chef Pedro Mattos acompanha a função, servindo deliciosos petiscos e belisquetes. Prepara o Uber ou a carona e vem!

    Apoio Querido de:

    Bar Vasco da Gama, 1020

    Estúdio Terra Mater

    Bruna Abeijon e Pedro Mattos
    Bruna Abeijon é formada em Moda. No meio da graduação foi parar atrás do balcão e se apaixonou por ele. Trabalhou em diversos bares e eventos em Porto Alegre. Seu foco é a coquetelaria autoral e atualmente é gerente do Vasco da Gama, 1020.

    Pedro Mattos comanda a cozinha do ótimo bar de vinhos Vineria 1976.Em 2017, recebeu o prêmio chef revelação pela Revista Sabores do Sul. Formado em Gastronomia pela UNISINOS, na sua trajetória profissional passou por diferentes restaurantes de Porto Alegre, como Rambla - bar de tapas, Cevicheria Japesca, Spa do Vinho e Bistrô Babel.

    Período: 11.01.2018

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  4. Oficina de introdução à aquarela

    16/01
    Oficina de introdução à aquarela

    A partir da apresentação de algumas técnicas em aquarela e nanquim, os participantes poderão experimentar as variações da técnica aguada. Neste curso, vamos explorar texturas, reações, manchas, além de estudos sobre volume e transparência em aquarela. Os participantes também terão um momento de familiarização com materiais, como pincéis e papéis específicos, e suas utilizações. Descobrindo e desbravando o universo fluido que o recurso aguado pode oferecer, serão desenvolvidos trabalhos individuais e coletivos, voltados para o processo criativo de cada um. Não é necessário conhecimento prévio ou experiência no campo das artes. Ao longo dos dois dias, a ministrante levará referências artísticas produzidas a partir das técnicas trabalhadas em aula.

    *Os materiais estão inclusos no valor da matrícula.

    Chana de Moura
    Chana de Moura é artista visual e trabalha com arte e educação desde 2012, quando começou a explorar a área através do Projeto Educativo da Fundação Iberê Camargo. Formanda em Artes Visuais pela UFRGS, realiza seu trabalho artístico em diversas mídias, sendo mais recorrente o desenho em técnicas mistas, gravura em metal e objetos. Seus trabalhos já circularam por diversas exposições no Brasil e no mundo, entre mostras coletivas e individuais. Nos últimos anos vem ministrando diversas oficinas e cursos voltados para públicos diversos e também tem figurado em palestras sobre experimentação em arte e fotografia artística.

    Período: 16 e 17.01.2018

    Dia: Terça e quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  5. O nascimento do contemporâneo

    16/01
    O nascimento do contemporâneo

    O impressionante avanço da tecnologia desde a eclosão da Revolução Industrial no século 18 e as revoluções políticas que tiveram seguimento nos séculos 19 e 20, fizeram com que o velho mundo europeu entrasse em ocaso. Todavia, a sensação de decadência ensejou uma profunda e multifacetada reação que abrangeu as mais diversas áreas da sociedade ocidental, permitindo que um novo e vigoroso movimento emergisse das crises econômicas, das guerras e das revoluções ― movimento cultural, artístico e literário que se concentrou especialmente na desconstrução de tudo aquilo que era considerado no Ocidente como bom, belo e justo, criando assim o que nos é próximo.

    Voltaire Schilling
    Leciona História há mais de 30 anos. Escreveu os seguintes livros, entre outros: A Revolução Chinesa, O Nazismo – breve história ilustrada, Momentos da História: a função da História na conjuntura social, Estados Unidos vs América Latina: as etapas da dominação, Tempos da História, O Conflito das Ideias, América, Ocidente vs Islã. É responsável pela página de História do portal Terra.

    Período: 16 e 17.01.2018

    Dia: Terça e quarta-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30