Antropologia

  1. A Construção Social do Brasil Moderno

    A Construção Social do Brasil Moderno

    Sem estoque

    O curso pretende retomar questões como quem somos, como somos e por que somos? O que, de fato, constitui a identidade do brasileiro e da cultura nacional? Quais sãos os fatores que determinam a identidade brasileira dentro de uma peculiaridade? Este curso analisará os aspectos fundamentais da construção do Brasil enquanto nação moderna e os significados dos fenômenos culturais e sociais envolvidos nesse processo. Através de exemplos e materiais de pesquisas antropológicas e sociológicas, serão analisados diferentes aspectos do Brasil como manifestados em imaginários e representações, raça e etnicidade, tradição, regionalismo e cultura popular, dinheiro e consumo. Serão feitas comparações com processos semelhantes em outros países.
    Ruben George Oliven
    Doutor pela Universidade de Londres e Pós-doutor pela Universidade da Califórnia - Berkeley. É professor do Departamento de Antropologia da UFRGS. Lecionou em várias universidades estrangeiras, entre elas a Universidade de Londres, a Universidade de Paris – V, a Universidade de Leiden (Holanda) e a Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA). Recebeu o Prêmio Érico Vannucci Mendes por sua contribuição ao estudo da Cultura Brasileira. Publicou vários artigos e livros, traduzidos para o inglês e o espanhol.

    Período: de 03 a 24.11

    Dia: segundas-feiras ( 4 encontros )

    Horário: das 19h às 21h

  2. Cultura e Sociedade no Brasil: do carnaval ao futebol

    Cultura e Sociedade no Brasil: do carnaval ao futebol

    O curso analisa a relação entre a cultura brasileira e a identidade nacional, discutindo temas como a dinâmica cultural, a cultura popular e a indústria cultural. As diferentes expressões culturais brasileiras, como a música, o carnaval, o futebol, a religiosidade, as culturas regionais, etc, serão examinadas enquanto elementos de composição de uma identidade nacional multifacetada.

    Ruben George Oliven
    Doutor pela Universidade de Londres e Pós-doutor pela Universidade da California - Berkeley. É professor do Departamento de Antropologia da UFRGS. Lecionou em várias universidades estrangeiras, entre elas a Universidade de Londres, a Universidade de Paris – V, a Universidade de Leiden (Holanda) e a Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA). Recebeu o Prêmio Érico Vannucci Mendes por sua contribuição ao estudo da Cultura Brasileira. Publicou vários artigos e livros, traduzidos para o inglês e o espanhol.

    Período: de 05 a 26 de Maio

    Dia: terças-feiras ( 4 encontros )

    Horário: das 19h30 às 21h30