Arte

  1. Oficina de introdução à aquarela

    16/01
    Oficina de introdução à aquarela

    A partir da apresentação de algumas técnicas em aquarela e nanquim, os participantes poderão experimentar as variações da técnica aguada. Neste curso, vamos explorar texturas, reações, manchas, além de estudos sobre volume e transparência em aquarela. Os participantes também terão um momento de familiarização com materiais, como pincéis e papéis específicos, e suas utilizações. Descobrindo e desbravando o universo fluido que o recurso aguado pode oferecer, serão desenvolvidos trabalhos individuais e coletivos, voltados para o processo criativo de cada um. Não é necessário conhecimento prévio ou experiência no campo das artes. Ao longo dos dois dias, a ministrante levará referências artísticas produzidas a partir das técnicas trabalhadas em aula.

    *Os materiais estão inclusos no valor da matrícula.

    Chana de Moura
    Chana de Moura é artista visual e trabalha com arte e educação desde 2012, quando começou a explorar a área através do Projeto Educativo da Fundação Iberê Camargo. Formanda em Artes Visuais pela UFRGS, realiza seu trabalho artístico em diversas mídias, sendo mais recorrente o desenho em técnicas mistas, gravura em metal e objetos. Seus trabalhos já circularam por diversas exposições no Brasil e no mundo, entre mostras coletivas e individuais. Nos últimos anos vem ministrando diversas oficinas e cursos voltados para públicos diversos e também tem figurado em palestras sobre experimentação em arte e fotografia artística.

    Período: 16 e 17.01.2018

    Dia: Terça e quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  2. Oficina criativa das cores

    24/01
    Oficina criativa das cores

    A atividade criativa com cores é uma proposta para sensibilizar o olhar e aumentar a percepção cromática. A metodologia utilizada é capaz de mostrar ao participante como diferentes tons do cotidiano e do seu entorno passam desapercebidos. Neste sentido, vale a analogia com a literatura: há quem leia as entrelinhas e há quem fique apenas na superfície, no aparente. O objetivo principal da atividade é capacitar o participante a criar suas próprias cartelas de cores, independente de modismos e tendências. Com os exercícios, você vai perceber a riqueza dos tons e meios-tons, tão importantes quanto as cores primárias.

    Renata Rubim
    Renata Rubim é designer de superfícies e consultora de cores. Trabalha buscando a difusão do design. É autora do livro “Desenhando a Superfície”, Ed. Rosari, primeiro livro lançado no Brasil sobre o tema. Formada pela Rhode Island School of Design, Providence, USA, com bolsa Fulbright, atua também como designer no seu escritório Renata Rubim Design & Cores (www.renatarubim.com.br). Participou da Bienal Brasileira de Design e da Cowparade (Porto Alegre). Ganhou os prêmios Bornancini 2008, Idea/Brasil 2009 e três prêmios internacionais iF Product Design Award – com os revestimentos Praga e Catavento em 2012 e com o cobogó Atoll em 2014. Seus últimos trabalhos destacados são a Coleção Brasiliana para Oca Brasil Revestimentos, com grande visibilidade internacional, e o desenvolvimento de padronagem especial para a comemoração dos 70 anos da empresa Bettanin. Em 2017 lançou em parceria com a Espaço do Piso de Porto Alegre a coleção de tapetes modulares Conceito Múltiplos.

    Período: 24.01.2018

    Dia: quarta-feira

    Horário: das 19h às 21h30

  3. Workshop Autobiografias em Minizines - Festival Cultura em Miniciclos

    Workshop Autobiografias em Minizines - Festival Cultura em Miniciclos

    Sem estoque

    O fanzine sempre se prestou a investigações e experimentações que refletem o ponto de vista pessoal e intransferível do autor. São publicações independentes de formato básico e barato, surgidas na América e na Europa no final da década de 1920. Esse tipo de publicação encontrou seu auge no período da Contracultura, divulgando temas como cinema, movimento punk, feminismo, música e literatura. Nesta oficina, o artista Fábio Zimbres parte dessas características e nos ensina como montar o nosso próprio fanzine. Como tema, propõe um meio que fica entre o fanzine e o diário, o bloco de anotações e a mini-publicação. Venha se divertir e criar o seu próprio fanzine, buscando no cotidiano a sua inspiração.

     

    A atividade é gratuita, mediante inscrição prévia. 

    Fábio Zimbres
    Fabio Zimbres é designer gráfico, organiza exposições, pinta, faz histórias em quadrinhos e ilustrações. Estudou arquitetura e se formou em artes. Iniciou sua carreira como artista gráfico em São Paulo nos anos 1980, fazendo histórias em quadrinhos, produzindo fanzines e trabalhando como um dos editores da revista de HQ alternativa Animal, considerada pela crítica a maior e melhor publicação do gênero que já existiu no país. Tem HQs em muitas publicações brasileiras e estrangeiras independentes e também tem livros editados na América Latina e na Espanha.

    Período: dia 30.11.2017 ( 1 encontro )

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 14h às 18h

  4. Desenhando livremente com Renata Rubim

    Desenhando livremente com Renata Rubim

    Sem estoque

    Através do desenho vamos trabalhar diferentes aspectos nossos, internos e por vezes escondidos, como criatividade, confiança e a capacidade de nos expressarmos. Renata Rubim vai mostrar como técnicas simples abrem novos olhares para as cores, traços e texturas. Para participar basta disposição e alguma familiaridade com o lápis.
    Renata Rubim
    Designer de superfícies e consultora de cores. Autora de “Desenhando a Superfície”, Editora Rosari, colabora com a difusão do design em projetos industriais e educativos. Seus projetos, a frente do escritório Renata Rubim Design & Cores, já receberam diversos prêmios nacionais e internacionais.

    Período: dia 07.11 ( 1 encontro )

    Dia: sábado

    Horário: das 10h30 às 17h30

  5. Os castelos do Vale do Loire

    Os castelos do Vale do Loire

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    Conhecido como o “Jardim da França”, o Vale do Loire abriga uma série de castelos majestosos que ajudam a contar boa parte da história da França. São fortalezas que receberam reis, rainhas, nobres, artistas e tantos outros personagens de vulto histórico. Leonardo Da Vinci, François I, Charles VII, Joana D’Arc, Catarina de Medici, Voltaire. O curso trata do grande nascimento arquitetônico destes castelos, relacionando as personalidades ilustres e as histórias pitorescas que marcaram estas construções.

    Investimento:

    Até 27.05: R$ 480,00 ou 6 X R$ 80,00

    A partir de 28.05: R$ 576,00 ou 6 X R$ 96,00

    Tânia Bian e Angela Wolf
    Tânia Bian e Angela Wolf são reconhecidas por ministrar cursos sobre História da Arte e por organizar viagens culturais aos principais museus de Arte da Europa e do Oriente. O entusiasmo e a paixão pela história “não-oficial” são características marcantes que, unidas ao conhecimento dos detalhes mais íntimos da História da Arte, definem o perfil das professoras.

    Período: de 10 a 24.06

    Dia: sextas-feiras

    Horário: das 14h às 16h

  6. História do Mobiliário

    História do Mobiliário

    Sem estoque

    A partir do momento em que o homem deixou de ser nômade e passou a fixar moradia, passou também a desenvolver itens e peças que pudessem propiciar conforto e atendessem a uma determinada função. Assim como a arquitetura e a arte, a história do mobiliário nos conta sobre hábitos, costumes, desenvolvimento de técnicas e uso de materiais, além do referencial estético de cada época. O curso apresenta a trajetória evolutiva do mobiliário, subsidiando a análise crítica e cultural dos estilos que nos influenciaram e encantaram ao longo dos tempos.

    Investimento:

    Até 18.03: R$ 480,00 ou 6 X R$ 80,00

    A partir de 19.03: R$ 576,00 ou 6 X R$ 96,00

    Tânia Bian e Angela Wolf
    Tânia Bian e Angela Wolf são reconhecidas por ministrar cursos sobre História da Arte e por organizar viagens culturais aos principais museus de Arte da Europa e do Oriente. O entusiasmo e a paixão pela história “não-oficial” são características marcantes que, unidas ao conhecimento dos detalhes mais íntimos da História da Arte, definem o perfil das professoras.

    Período: de 01 a 15.04 ( 3 encontros, um a cada semana )

    Dia: sextas-feiras

    Horário: das 18h às 20h

  7. As Amantes na História

    As Amantes na História

    Sem estoque

    Elas influenciaram seus amantes e a história a partir do poder da beleza, da inteligência e de seus encantos. Tornaram-se figuras emblemáticas aos seus contemporâneos, participando muitas vezes das decisões que regiam as sociedades de suas épocas. Mulheres não tão conhecidas da história oficial, mas que, a sua maneira, contribuíram para a mudança das artes e dos costumes ao longo dos séculos. Relatos divertidos e curiosos permeiam o curso, sem perder a profundidade do conteúdo histórico, desde o início da era moderna até a contemporânea.

    Investimento:

    Até 08.01: R$ 320,00 ou 6 X R$ 53,33

    A partir de 09.01: R$ 384,00 ou 6 X 64,00

    Tânia Bian e Angela Wolf
    Tânia Bian e Angela Wolf são reconhecidas por ministrar cursos sobre História da Arte e por organizar viagens culturais aos principais museus de Arte da Europa e do Oriente. O entusiasmo e a paixão pela história “não-oficial” são características marcantes que, unidas ao conhecimento dos detalhes mais íntimos da História da Arte, definem o perfil das professoras.

    Período: Dias 12 e 13.01 ( 2 encontros )

    Dia: Terça e Quarta

    Horário: das 19h30 às 21h30

  8. Transformações da arte moderna para a arte contemporânea

    Transformações da arte moderna para a arte contemporânea

    Sem estoque

    Como definir arte moderna e arte contemporânea? Quando passamos do moderno ao contemporâneo? Muitas vezes nos deparamos com a dificuldade de compreender obras de arte com produção no século XX. A arte moderna traz contornos específicos que sugerem uma riqueza de dados merecedores de estudos. No entanto, a partir dela, as transformações do fenômeno artístico na contemporaneidade se mostram fundamentais para se poder compreender, não apenas esta arte, mas também o próprio mundo, mostrado pela arte. Esses encontros buscam elucidar o sentido dessas transformações e indicar caminhos para se apreciar tantas das contribuições que a arte hoje nos oferece.

    Mônica Zielinsky
    Mônica Zielinsky é curadora independente, historiadora da arte e professora na graduação e pós-graduação no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenou a catalogação da obra completa de Iberê Camargo na Fundação Iberê Camargo. É doutora em Artes Plásticas na Universidade de Paris I. Publicou, entre outras, Fronteiras: arte, crítica e outros ensaios (org.), UFRGS (2003), Iberê Camargo - Catálogo raisonné: gravuras / volume I (org.), Cosac y Naify (2006) e Heloisa Schneiders da Silva. Obra e escritos (org.), MARGS (2010). Foi coordenadora do Curso de Formação na 4ª Bienal do Mercosul (2003) e integrou o Conselho Curador da Fundação Iberê Camargo de 2001 a 2008, o Conselho Consultivo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul de 2008 a 2010 e de 2011 a 2013. Integrou o Conselho Curatorial do projeto RS Contemporâneo – 2014, no Santander Cultural de Porto Alegre.

    Período: de 24.08 a 14.09 ( 3 encontros )

    Dia: segundas-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  9. Um encontro em nome da lã

    Um encontro em nome da lã

    Sem estoque

    Um resgaste a nossas origens é esta a proposta, no melhor estilo “slow design”, usando a lã, fibra 100% natural e 100% renovável. Presente na cultura regional sulista desde os nossos ancestrais gaúchos, a lã de ovelha pode ser encontrada nos ponchos utilizados na campanha, no aconchego dos tapetes artesanais e, mais recentemente, em peças de design contemporâneo. Se formos além das fronteiras, a tecelagem em lã de ovelha é considerada técnica milenar em tribos nômades na China, Irã e Afeganistão. Nesta oficina, você terá contato com a técnica de produção totalmente artesanal do tecido de lã e com o design de peças contemporâneas. Uma homenagem a uma tradição ancestral unida a algo novo, fresco e contemporâneo.

    Inês Schertel
    Nascida em Porto Alegre, a arquiteta Inês Schertel passou boa parte da vida em São Paulo, antes de trocar completamente de estilo de vida e se mudar para uma fazenda em São Francisco de Paula, interior do Rio Grande do Sul. Nessa nova paisagem, ela cuida de cerca de 300 ovelhas, que lhe fornecem lã para a confecção de suas peças em feltro rústico.
    A técnica usada para feltrar a lã foi aprendida em diversas viagens incluindo o Quirgistao. Consiste em uma arte que surgiu há mais de 4 mil anos, em que a lã é pressionada manualmente com sabão e água em uma sobreposição de camadas até o surgimento do feltro. Dentro desse processo de slow design, Inês acompanha e participa de tudo, da obtenção da matéria-prima à produção das peças. Suas obras foram expostas em Milão, na Universita degli studi di Milano(Brazil/AS) e no Palazzo Litta (MADE A Milano), e em São Paulo, na Prototype e no Jockey Club.

    Período: dia 29.08 ( 1 encontro )

    Dia: sábado

    Horário: das 10h30 às 17h30

  10. Decodificando grandes obras: do Renascimento à Arte Moderna

    Decodificando grandes obras: do Renascimento à Arte Moderna

    Sem estoque

    Um olhar minucioso sobre as obras referenciais dos grandes mestres da pintura e da escultura. Do Renascimento, seguindo pelo Barroco, passando pelo Impressionismo, até chegarmos na Arte Moderna, vamos compreender a arte de Van Eyck, Leonardo da Vinci, Rembrandt, Manet, Van Gogh e Duchamp. Com aulas prazerosas, você ampliará o seu conhecimento sobre história da arte e verá as grandes obras com outros olhos.

    Tânia Bian e Angela Wolf
    Tânia Bian e Angela Wolf são reconhecidas por ministrar cursos sobre História da Arte e organizar viagens culturais aos principais museus de Arte da Europa e do Oriente. O entusiasmo e a paixão pela história “não-oficial” são características marcantes que, unidas ao conhecimento dos detalhes mais íntimos da História da Arte, definem o perfil das professoras.

    Período: de 14 a 28.08 ( 3 encontros )

    Dia: sextas-feiras

    Horário: das 14h às 16h