Mais Imagens

Um encontro em nome da lã

Inês Schertel
Nascida em Porto Alegre, a arquiteta Inês Schertel passou boa parte da vida em São Paulo, antes de trocar completamente de estilo de vida e se mudar para uma fazenda em São Francisco de Paula, interior do Rio Grande do Sul. Nessa nova paisagem, ela cuida de cerca de 300 ovelhas, que lhe fornecem lã para a confecção de suas peças em feltro rústico.
A técnica usada para feltrar a lã foi aprendida em diversas viagens incluindo o Quirgistao. Consiste em uma arte que surgiu há mais de 4 mil anos, em que a lã é pressionada manualmente com sabão e água em uma sobreposição de camadas até o surgimento do feltro. Dentro desse processo de slow design, Inês acompanha e participa de tudo, da obtenção da matéria-prima à produção das peças. Suas obras foram expostas em Milão, na Universita degli studi di Milano(Brazil/AS) e no Palazzo Litta (MADE A Milano), e em São Paulo, na Prototype e no Jockey Club.
Informações do Curso

Details:

Um resgaste a nossas origens é esta a proposta, no melhor estilo “slow design”, usando a lã, fibra 100% natural e 100% renovável. Presente na cultura regional sulista desde os nossos ancestrais gaúchos, a lã de ovelha pode ser encontrada nos ponchos utilizados na campanha, no aconchego dos tapetes artesanais e, mais recentemente, em peças de design contemporâneo. Se formos além das fronteiras, a tecelagem em lã de ovelha é considerada técnica milenar em tribos nômades na China, Irã e Afeganistão. Nesta oficina, você terá contato com a técnica de produção totalmente artesanal do tecido de lã e com o design de peças contemporâneas. Uma homenagem a uma tradição ancestral unida a algo novo, fresco e contemporâneo.

Período: dia 29.08 ( 1 encontro )

Dia: sábado

Horário: das 10h30 às 17h30

investimento:
R$ 570,00

Encontros

29.08

10h30: Início da oficina

13h30 às 14h30: Intervalo

17h30: Encerramento