Mais Imagens

A Ciência e a Arte do Jantar

Barry Smith e Charles Spence
Barry Smith - professor de Filosofia e diretor do Instituto de Filosofia na Escola de Estudo Avançado da Universidade de Londres. Desde a publicação de seu livro Questions of Taste - the philosophy of wine, em 2007, tem trabalhado com psicólogos, neurologistas e neurocientistas, sobre a percepção do sabor. Também dirige um projeto internacional, em parceria com a Universidade de Nova York, sobre a natureza do gosto.

Charles Spence - psicólogo experimental na Universidade de Oxford, coordena o Crossmodal Research Laboratory, que estuda a integração de informações entre as diferentes modalidades sensoriais.

Informações do Curso

Details:

A comida é um fenômeno complexo. Entrecruzam-se nela dimensões tão variadas quanto a econômica, a histórica, a cultural, mas também a química, a neurológica, a estética, ou ainda, e não menos importante, a de nossas preferências subjetivas.


Relacionando Filosofia, Psicologia Experimental e Gastronomia, para explicar o que acontece conosco quando nos alimentamos, o evento está concebido em duas partes que estarão sobrepostas ao longo de um jantar. Uma, teórica, na qual o psicólogo experimental Charles Spence, Oxford, e o filósofo Barry Smith, Londres, ajudarão os convidados a perceberem e entenderem os fenômenos multissensoriais que ocorrem durante a prova e ingestão de alimentos, e outra, prática, na qual o Chef Xavier Gamez, um catalão radicado em Porto Alegre, oferecerá um jantar que promete ser uma deliciosa aventura de sabores, cheiros, texturas e cores.


Curadoria: Prof. Dr. Adriano Naves de Brito, Decano da Escola de Humanidades Unisinos.


Realização: Escola de Humanidades Unisinos, Xavier260 e Instituto Ling. 


Parceiro do evento: Terrunyo Wine Store.


Obs.: evento com tradução simultânea.

Período: 15.05

Dia: sexta-feira

Horário: 20h

investimento:
R$ 350,00

Encontros

Comer é uma experiência multissensorial. Além do paladar, comemos também com os olhos e somos estimulados pelo cheiro dos alimentos. Um determinado prato pode nos transportar para a infância, para algum lugar distante ou simplesmente nos confortar. O ato de comer conjuga diferentes sentidos e envolve aspectos químicos, neurológicos e também subjetivos. Tudo isso a um só tempo. Nesse jantar experimental, filosofia, alta gastronomia e ciência se unem para explorar as variadas dimensões da comida e revelar os segredos de nossos sentidos. Você vai saber tudo o que acontece quando nos alimentamos.

 

Chefe: Xavier Gamez.