Gastronomia

  1. Almoço de domingo

    12/04
    Almoço de domingo

    Domingo é dia de casa cheia e mesa farta. Neste curso rápido, com apenas dois encontros, o chef Marcelo Schambeck compartilha receitas generosas para o almoço da família ou para o encontro dos amigos. Sem mistérios, você vai aprender o preparo de pratos cheios de sabor, para a felicidade dos seus convidados!

    Marcelo Schambeck
    Marcelo Schambeck é chef de cozinha e proprietário do Del Barbiere, em Porto Alegre. Formado em Gastronomia pela Unisinos, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade e com destaque para o uso dos produtos orgânicos em seus cardápios.

    Período: 12 e 19.04

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  2. Culinária Thai

    11/04
    Culinária Thai

    Um curso dedicado aos clássicos da Tailândia! Você vai aprender sobre os pratos mais emblemáticos e representativos da comida tailandesa. Desde o processo de fazer a própria pasta de curry e as bases da culinária Thai, até o manuseio das panelas wok, passando ainda pelo uso correto dos ingredientes e das técnicas dessa cozinha exótica e saborosa. Entre os pratos clássicos que você vai aprender ( e saborear...), o Chef Rafael Jacobi ensina os deliciosos Thai spring rolls, o bolinho de peixe com perfume de limoeiro, Red Paneang curry, Thai fried rice, Chicken cashew nuts e o clássico Pad Thai.

    Rafael Jacobi
    Rafael Jacobi é patrimônio gastronômico de Porto Alegre. Filho da confeiteira D.Lecy e irmão do saudoso Marcelo Jacobi, consultor gastronômico, Rafael cresceu no universo da gastronomia. Este estímulo o levou para a Austrália, onde trabalhou nos mais renomados restaurantes, começando como ajudante e chegando a Sous Chef. Especializou-se em gastronomia tailandesa no Sydney Community College. Com dedicação, estudou na Indonésia e acabou na Tailândia, onde - nas ilhas de Koh Phi Phi e Koh Samui - se apaixonou de vez pela gastronomia local. Voltou para o Brasil e em 2007 abriu o Wok, em Porto Alegre, restaurante que tornou-se referência na culinária Tailandesa. Em 2009 foi estudar no Blue Elephant, em Bangkok (considerado um dos melhores restaurantes e escola de culinária tailandesa do mundo).

    Período: 11 e 18.04

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  3. Doces de Raiz – Técnica, História e Afeto

    06/05
    Doces de Raiz – Técnica, História e Afeto

    A confeitaria brasileira é a doce união entre as mais diversas técnicas e o uso diferenciado de ingredientes, herança cultural de nossa colonização tão diversa. Cada doce, uma história; cada história, a chave para o entendimento do desenvolvimento de uma determinada região. Doces de origem europeia, especialmente açorianos; doces indígenas; doces de escravos; doces de inspiração oriental; a mistura de aromas e sabores peculiares - açúcar de cana, ovos, leite, frutas e outros tantos elementos constituem o paladar e a essência da doçaria de raiz. Neste curso, os alunos serão recebidos para um lanche da tarde à brasileira, com cafezinho passado, pão de queijo artesanal e muita história docinha para conversar, aprender e degustar.

    Biba Retamozo
    Biba Retamozo é jornalista, e também cozinheira, padeira e confeiteira formada pelo Senac-RS. Ao trocar as letras pelas panelas, passou por cozinhas de eventos, por um estágio na cozinha do Carlota, em São Paulo; foi chefe no MondoCane Empório Bar, na Cidade Baixa, em Porto Alegre; e trabalhou também nas confeitarias dos restaurantes Le Bistrot e Le Bistrot Gourmet, clássicos da alta gastronomia porto-alegrense. Em 2013, retomou os trabalhos da deliciaria Maria Bolachinha, e iniciou também a Pós em Gestão da Segurança de Alimentos, pelo Senac SP. Desde então, desenvolve um trabalho de pesquisa na promoção da agroecologia e da cultura da alimentação orgânica, além de trabalhar com mesas de doces, eventos sociais e empresariais e com doces de raiz, sua paixão, buscando sempre uma fusão entre as gastronomias brasileira e gaúcha.

    Período: 06.05

    Dia: Sábado

    Horário: das 14h às 18h

  4. Gastronomia japonesa: Izakaya

    11/05
    Gastronomia japonesa: Izakaya

    Um curso para demonstrar que a gastronomia japonesa vai muito além dos populares sushi e sashimi. A Chef Hajime Kadosaka, natural de Hiroshima, ensina o preparo de pratos igualmente populares entre os japoneses, servidos nos izakayas, os pubs no Japão. Camarão, frango, lula, peixe, ovo, fritura, tofu, algas. De preferência, tudo servido em uma mesma refeição. Venha descobrir os segredos de um dos povos mais saudáveis do mundo e se surpreenda com a diversidade e com o sabor de pratos que você vai poder preparar em casa, para receber os amigos.

    Hajime Kadosaka
    Hajime Kadosaka é natural de Hiroshima, Japão. Formada em Hotelaria, pela London Hotel School, veio para o Brasil depois de conhecer um gaúcho, se apaixonar e casar. Em 2013, resolveu abrir o seu próprio izakaya, para mostrar o que de verdade o japonês come no dia a dia. Influenciada pelos dotes culinários de sua mãe, Hajime Kadosaka recria receitas originais no Izakaya Danjou, trazendo e alinhando a tradição dos botecos japoneses ao paladar gaúcho.

    Período: 11 e 18.05

    Dia: quintas-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  5. A Espanha em três tempos - Jantar País Basco

    12/05
    A Espanha em três tempos - Jantar País Basco
    O país de Cervantes inspira essa série de jantares temáticos, promovendo uma verdadeira viagem gastronômica através de três regiões da Espanha. A Chef Belen Ruiz Montava, espanhola de Valência, apresenta toda a riqueza cultural de sua terra natal, em cardápios que demonstram a diversidade dos ingredientes de cada região. Do país Basco na fronteira com a França, passando pelo leste mediterrâneo e as famosas Valência, Ibiza e Barcelona, para finalmente chegar ao coração Madrid, você poderá degustar os sabores da Espanha em jantares harmonizados.
    Belen Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen começou sua trajetória trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 12.05 ( 1 encontro de 3 horas )

    Dia: sexta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  6. O que tem na geladeira?

    17/05
    O que tem na geladeira?

    Bateu aquela fome e você vai até a cozinha: nada de especial na geladeira? Ovos, abobrinha, queijo, ervilha congelada, repolho, manteiga... Em dois encontros, o chef Marcelo Schambeck ensina receitas com ingredientes simples, fáceis de encontrar e que a gente geralmente tem em casa. Você vai se surpreender com pratos saborosos e saudáveis, a partir de ingredientes acessíveis, técnicas de cozimento e combinações de sabor, dignas de um verdadeiro cardápio de Chef!

    Marcelo Schambeck
    Marcelo Schambeck é chef de cozinha e proprietário do Del Barbiere, em Porto Alegre. Formado em Gastronomia pela Unisinos, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade e com destaque para o uso dos produtos orgânicos em seus cardápios.

    Período: 17 e 24.05

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  7. Literatura e gastronomia - Jantar Monteiro Lobato

    26/05
    Literatura e gastronomia - Jantar Monteiro Lobato

    Os personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, alimentaram a imaginação de diferentes gerações de brasileiros. Assim como os pratos preparados por Tia Anastácia e servidos por Dona Benta se tornaram registro das delícias da cozinha da roça. Para mostrar a versatilidade dessa culinária tão brasileira, o chef Vico Crocco faz uma releitura, com um toque de modernidade, em um jantar harmonizado pra lá de exclusivo.

    Bete Duarte e Vico Crocco
    Bete Duarte é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Foi editora do caderno Gastrô de Zero Hora e é especializada em jornalismo gastronômico.

    Vico Crocco estudou em uma das melhores escolas de gastronomia alemã, a JRE Akademie. Durante os 12 anos em que viveu na Europa, adquiriu experiência cozinhando com Ulf Dörge, no restaurante/vinoteca Walter & Benjamin e no restaurante-hotel do chef Harald Rüssel. Antes de retornar ao Brasil, trabalhou com Peter Goossens, considerado um dos melhores chefs do mundo. Atualmente, mantém seu laboratório de sabores no container do Crocco Studio e assina o cardápio do Bar 2 da Complex Atlântida. Em 2014, ainda arrumou tempo para a cozinha do Maracanã, atuando com Neka Menna Barreto durante a Copa do Mundo.

    Período: 26.05

    Dia: Sexta-feira

    Horário: das 20h às 22h

  8. Degustação Orientada: Vinhos tintos brasileiros, safra histórica 2005

    06/06
    Degustação Orientada: Vinhos tintos brasileiros, safra histórica 2005

    A safra de 2005 é considerada a melhor da última década para os vinhos tintos brasileiros. Neste encontro, vamos degustar e conferir especialmente a evolução de cinco vinhos tintos brasileiros, conhecendo e comprovando as qualidades de nosso terroir. A sommelier Mariane Pradella conduz a degustação orientada, apresentando sua seleção especial de rótulos dessa safra especial e suas principais características.

    Mariane Pradella
    Mariane Mezzomo Pradella é sommelier formada pela Federazione Italiana Sommelier Albergatori Ristoratori - FISAR. É também consultora de vinhos e possui graduação em Relações Públicas, pela Universidade de Caxias do Sul.

    Período: 06.06

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h

  9. Receitas para conquistar: especial dia dos namorados

    09/06
    Receitas para conquistar: especial dia dos namorados

    Dizem que é possível conquistar pelo estômago... Neste curso de apenas um encontro, o chef Marcelo Schambeck ensina o preparo de um menu completo – entrada, prato principal e sobremesa, especial para um jantar a dois. Você vai aprender receitas práticas e saborosas, para curtir o Dia dos Namorados com muito charme e conquistar de vez o coração da pessoa amada.

    Marcelo Schambeck
    Marcelo Schambeck é chef de cozinha e proprietário do Del Barbiere, em Porto Alegre. Formado em Gastronomia pela Unisinos, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade e com destaque para o uso dos produtos orgânicos em seus cardápios.

    Período: 09.06

    Dia: Sexta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  10. Aula de Paella

    13/06
    Aula de Paella
    A Paella é um dos pratos mais apreciados e repetidos da culinária internacional. O prato típico espanhol tem origem humilde, preparado por camponeses que misturavam ao arroz a caça de coelho ou de pato, após a longa jornada de trabalho no campo. O arroz, levado para a Espanha pelos mouros durante a Idade Média, é o ingrediente principal. Em um único encontro, a Chef Belen Ruiz Montava ensina todos os segredos para o preparo da autêntica Paella espanhola, apresentando as receitas da Paella de Valência e da Paella Marinera, em uma aula harmonizada.
    Belen Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen começou sua trajetória trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 13.06 ( 1 encontro de 3 horas )

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h