Gastronomia

  1. Jantar Cultural: do Mediterrâneo ao Pacífico

    27/07
    Jantar Cultural: do Mediterrâneo ao Pacífico

    A Chef Bélen Ruiz Montava retorna ao Instituto Ling para este jantar especial, inspirado no intercâmbio gastronômico promovido pelas grandes navegações. Foi durante esse período que ingredientes e especiarias transitaram pela primeira vez entre continentes, numa troca intensa de aromas e sabores. O Novo Mundo conheceu as pimentas da Índia e os limões vindos da Ásia, incorporando gradualmente cada uma das novidades. Esse processo de exploração marítima também acabou incorporando o tomate, a batata e o feijão na gastronomia europeia. Entre as fusões mais ricas na atualidade, destaque para a peruana, que também incorpora itens da culinária chinesa e a japonesa, fechando assim, do Mediterrâneo ao Pacífico, os sabores do Mundo.

    Bélen Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen cresceu a ouvir de sua avó que a terra onde moravam tinha sido, desde o início dos tempos, a despensa da Espanha. Começou trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 27.07.2018

    Dia: Sexta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  2. Cozinhando para o Bebê - Módulo I: da introdução alimentar aos 9 meses

    16/10
    Cozinhando para o Bebê - Módulo I: da introdução alimentar aos 9 meses

    É na infância que se estabelecem os hábitos e gostos de uma criança. A introdução alimentar começa em torno dos 6 meses, sendo uma complementação ao leite materno e, ou às fórmulas infantis. Este é o momento de estimular por completo os sentidos dos bebês e dar a eles a chance de experienciar diferentes sabores e sensações diante do alimento. Por isso, é extremamente importante estarmos atentos neste período e dispostos a realizar uma introdução alimentar diversa e nutritiva, pois esta será uma herança de hábitos e de formação de personalidade que ele levará para o resto da vida.

    A nutricionista Juliana Rosa e a cozinheira e educadora de saúde Rafaela Camerini trazem a teoria para a prática, oportunizando aos pais "colocarem a mão na massa" para produzir a alimentação dos bebês com mais segurança e criatividade.

     

    No segundo módulo da oficina: a alimentação dos 9 aos 12 meses. Saiba mais clicando aqui.

    Os módulos são cursados de maneira independente. Para matrícula nos dois módulos, aproveite o desconto de 5%.

    Escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom promocional.

    Juliana Rosa e Rafaela Camerini
    Juliana Rosa - Graduada em Nutrição e Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil. Desempenha atividades na área de Educação Nutricional objetivando desenvolver o "sabor" pela vida saudável. Hoje em dia, paralelo ao trabalho de nutricionista clínica, é proprietária e professora da escola Balasana Yoga Kids Brasil.

    Rafaela Camerini
    Estuda Ayurveda, o tradicional sistema de saúde da Índia, na Escola Yoga Brahma Vidyalaya - MG.
    Atua como educadora de saúde e cozinheira,desenvolvendo soluções que utilizem a alimentação como ferramenta de aprendizado para saúde integral, sustentabilidade,
    transformação social e reconexão entre as pessoas e o meio ambiente.
    Compõe a equipe da empresa Corpo com Equilíbrio, realizando as oficinas de gastronomia.
    Fundadora do Estúdio Terra Mater.

    Período: dia 16 de outubro de 2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h

  3. Cozinhando para o Bebê - Módulo II: dos 9 aos 12 meses

    30/10
    Cozinhando para o Bebê - Módulo II: dos 9 aos 12 meses

    É na infância que se estabelecem os hábitos e gostos de uma criança. Na sequência da introdução alimentar, passando para a fase que se inicia aos 9 meses, segue a importância de estimular por completo os sentidos dos bebês e dar a eles a chance de experienciar diferentes sabores e sensações diante do alimento. Por isso, é extremamente importante estarmos atentos neste período e dispostos a realizar uma introdução alimentar diversa e nutritiva, pois esta será uma herança de hábitos e de formação de personalidade que ele levará para o resto da vida.

    A nutricionista Juliana Rosa e a cozinheira e educadora de saúde Rafaela Camerini trazem a teoria para a prática, oportunizando aos pais "colocarem a mão na massa" para produzir a alimentação dos bebês com mais segurança e criatividade.

     

    Para matrícula nos dois módulos da oficina, aproveite o desconto de 5%. Escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom promocional. 

    Os módulos são cursados de maneira independente. 

    No módulo I: da introdução alimentar aos 9 meses. Saiba mais clicando aqui.

     

    Juliana Rosa e Rafaela Camerini
    Juliana Rosa - Graduada em Nutrição e Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil. Desempenha atividades na área de Educação Nutricional objetivando desenvolver o "sabor" pela vida saudável. Hoje em dia, paralelo ao trabalho de nutricionista clínica, é proprietária e professora da escola Balasana Yoga Kids Brasil.

    Rafaela Camerini - Estuda Ayurveda, o tradicional sistema de saúde da Índia, na Escola Yoga Brahma Vidyalaya - MG. Atua como educadora de saúde e cozinheira,desenvolvendo soluções que utilizem a alimentação como ferramenta de aprendizado para saúde integral, sustentabilidade,
    transformação social e reconexão entre as pessoas e o meio ambiente. Compõe a equipe da empresa Corpo com Equilíbrio, realizando as oficinas de gastronomia. Fundadora do Estúdio Terra Mater.

    Período: dia 30 de outubro de 2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h

  4. Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais - 2ª edição

    16/08
    Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais - 2ª edição

    Boas conversas na cozinha e deliciosas receitas para aprender e experimentar. Na sua segunda edição, o projeto Identidade RS apresenta novas descobertas entre produtos e produtores de nosso estado.

    Desta vez, vamos descobrir o que há de interessante no litoral do Rio Grande do Sul, região muito rica e ainda pouco explorada na gastronomia. Flavia Mu, jornalista, e Marcelo Schambeck, chef de cozinha, desbravam nossa costa, conhecendo e mapeando produtores e culturas que  traduzem a riqueza de uma cozinha autêntica.

    Em dois encontros, vamos ouvir histórias de vida, aprender receitas de família e saber mais sobre os alimentos locais que traduzem a identidade da gastronomia pampeana.

    Flavia Mu e Marcelo Schambeck
    Flavia Mu é Jornalista. Pesquisadora e contadora das histórias do Identidade RS. Repórter da Revista Estilo Zaffari e, por várias edições, dos cadernos especiais de Gastronomia e Vinhos do Jornal do Comércio. É certificada pela WSET (níveis 01 e 02).

    Marcelo Schambeck é chef e proprietário do Del Barbiere e um dos nomes de destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Formado pelo Curso Superior em Gastronomia da Unisinos, trabalhou ao lado de chefs renomados, como Flávia Quaresma, do restaurante Carême, no Rio de Janeiro. Passou também por experiências na cozinha de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo, do premiado restaurante Maní. Em seus cardápios, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade, com destaque para o uso de produtos orgânicos.

    Período: dias 16 e 23 de agosto de 2018

    Dia: quintas-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  5. Caldos, Sopas e Cremes

    21/08
    Caldos, Sopas e Cremes

    Alternativas práticas e saudáveis que enfrentam desde temperaturas mais baixas até os dias mais amenos, com acompanhamentos que vão elevar sua refeição a outro nível!

    O Chef Vico Crocco ensina diferentes receitas de caldos, sopas e cremes, além de acompanhamentos especiais, para garantir uma refeição cheia de sabor e nutrição. Caldinho de feijão, creme de abóbora e gengibre, sopa com escarola e frango, gaspacho.

    Em duas aulas, você vai aprender a preparar receitas reconfortantes e práticas, para serem servidas quentinhas ou não, e degustadas em boa companhia. Então, não esqueça de convidar um amigo para a degustação, que acontece a partir das 21h! Cada aluno tem direito a um convidado, para testar de vez a receita!

    Vico Crocco
    Vico Crocco estudou em uma das melhores escolas de gastronomia alemã, a JRE Akademie. Durante os 12 anos em que viveu na Europa, adquiriu experiência cozinhando com Ulf Dörge, no restaurante/vinoteca Walter & Benjamin e no restaurante-hotel do chef Harald Rüssel. Antes de retornar ao Brasil, trabalhou com Peter Goossens, considerado um dos melhores chefs do mundo. Atualmente, mantém seu laboratório de sabores no container do Crocco Studio e assina o cardápio do Bar 2 da Complex Atlântida. Em 2014, ainda arrumou tempo para a cozinha do Maracanã, atuando com Neka Menna Barreto durante a Copa do Mundo.

    Período: dias 21 e 28 de agosto de 2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  6. Jantar Cultural: Vinho e Gastronomia

    30/08
    Jantar Cultural: Vinho e Gastronomia

    Uma noite cheia de sabores e aromas, em um jantar exclusivo e harmonizado. O Chef Vico Crocco executa cardápio inspirado na gastronomia francesa a partir de ingredientes locais, dividindo com os participantes todo o savoir-faire adquirido na sua última estadia em Paris.

    Um menu completo acompanhado de uma carta especialmente selecionada pela Terrunyo Wine Store.

    Venha desfrutar de uma experiência gastronômica diferenciada, em um ambiente cheio de arte e cultura.

    Vico Crocco
    Vico Crocco estudou em uma das melhores escolas de gastronomia alemã, a JRE Akademie. Durante os 12 anos em que viveu na Europa, adquiriu experiência cozinhando com Ulf Dörge, no restaurante/vinoteca Walter & Benjamin e no restaurante-hotel do chef Harald Rüssel. Antes de retornar ao Brasil, trabalhou com Peter Goossens, considerado um dos melhores chefs do mundo. Atualmente, mantém seu laboratório de sabores no container do Crocco Studio e assina o cardápio do Bar 2 da Complex Atlântida. Em 2014, ainda arrumou tempo para a cozinha do Maracanã, atuando com Neka Menna Barreto durante a Copa do Mundo.

    Período: 30.08.2018

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  7. Introdução aos Cafés Especiais

    01/09
    Introdução aos Cafés Especiais

    O curso apresenta o universo dos cafés especiais, classificação técnica que identifica a qualidade do grão, avaliado a partir de uma série de aspectos como fragância, sabor, defeitos, entre outros. Você vai compreender a diferença entre Arábica e Robusta e conhecer mais sobre as variedades de cafés especiais.

    Na roda sensorial de sabores, vamos experimentar as diferentes classificações de cafés existentes no mercado e compreender suas principais diferenças, identificando qualidades e defeitos presentes em cada um. Os participantes irão aprender sobre os diferentes métodos de preparo e, ao final do curso, estarão capacitados e aptos para melhores decisões na hora de comprar, beber ou degustar um café. Uma atividade para apreciadores, entusiastas ou mesmo consumidores eventuais de café!

     

    Parceria Especial: Baden Torrefação de Cafés 

    Guert Ingo Dorneles Schinke
    Sócio proprietário da cafeteria Baden Cafés Especiais e proprietário da Baden Torrefação de Cafés Especiais, em Porto Alegre.
    Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e MBA em Gestão Empresarial.
    Em 2010 foi apresentado aos cafés especiais em um curso de barista iniciante realizado na Grenat, cafeteria em Brasília, e desde então mergulhou fundo neste mundo. Abriu o Baden Cafés Especiais em 2012 junto com a mãe, Margaret Dorneles. No final de 2014, abriu a própria torrefação de cafés especiais. Com a Baden Torrefação, surgiram novos desafios e a necessidade de se aprofundar e estudar mais sobre a ciência da torra dos cafés, mercado que, assim como nas cafeterias, está em constante transformação e oferece novidades quase que diárias a serem testadas e apreciadas.

    Período: 01.09.2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 14h às 17h

  8. Open Code Urban Farmcy: spaghettis e molhos

    28/09
    Open Code Urban Farmcy: spaghettis e molhos

    Em sua segunda edição no Instituto Ling, o programa Open Code Urban Farmcy divide os segredos para o preparo de algumas das receitas incríveis e super nutritivas presentes no cardápio de seu restaurante, localizado no bairro Moinhos de Vento, na capital gaúcha.

    Desta vez, vamos aprender receitas de spaghettis saudáveis, feitos de abobrinha e preparados a partir da técnica raw. Acompanhando o menu, vamos aprender o preparo de dois molhos especiais: pesto com pistache e molho funghi com lâminas de shiitake. Você vai descobrir que é possível incrementar seu cardápio com refeições mais leves e nutritivas, além de ótimas alternativas para dietas low carb, próprias para a hora da janta!

    Para saber mais sobre o belo trabalho da Urban Farmcy, clique aqui : )

    Tobias Chanan e Luiz Felipe Beckenkamp
    Tobias Chanan - Empreendedor gaúcho que fundou em 1997 uma das maiores redes de cosméticos do país: a Empório Body Store, que se transformou tempos depois na The Body Shop. Hoje empreende a Urban Farmcy, um negócio socioambiental que pretende redefinir o futuro da alimentação e transformar qualquer casa em uma microfazenda urbana. Tem formação profissional em Raw Food na Plantlab School by Matthew Kinney - Venice, Califórnia.

    Luiz Felipe Beckenkamp - Iniciou na cozinha em 2006 com o chef Marcelo Jacobi, trabalhando no restaurante e em eventos. Na área de eventos, trabalhou ao lado de grandes chefs como Neka Menna Barreto, Claude Troisgros, Olivier Anquier, Roberta Sudbrack, Lauren Suadeau, Jordi Roca e Alex Atala. Foi sub-chef do Fred dos Anjos, seu grande mestre. Em 2008 fez parte da equipe do Claude Troisgros no Olympe e hoje é chef da Urban Farmcy.

    Período: dia 28 de setembro de 2018

    Dia: sexta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  9. Oficina de Queijos: faça você mesmo, com Locals Only CB

    27/10
    Oficina de Queijos: faça você mesmo, com Locals Only CB

    Da alta gastronomia às cozinhas das casas, percebe-se uma nova forma de relação com o alimento. O resgate das produções gastronômicas artesanais é encontrado no fazer à mão, no plantar seu próprio alimento ou em conhecer quem o produz, além da redescoberta de técnicas utilizadas pelas antigas gerações. A cura, por exemplo, é uma técnica primitiva de conservação de alimentos que proporciona descobertas de sabores únicos.

    Fazer o próprio alimento é (re)pensar nosso comportamento e se alimentar das nossas próprias histórias. Neste curso prático de produção artesanal de queijo, convidamos você a se subverter, a descobrir técnicas, a se abrir para novos sabores e a produzir um alimento carregado com as suas histórias. : )

     Serão desenvolvidas 3 receitas de queijo durante a oficina: 

    1) Ricota
    2) Queijo mole de massa crua e casca florida
    3) Queijo duro de massa cozida e prensada

     

    Sobre o Locals Only CB: Um espaço especial para degustar cervejas artesanais, pratos e drinks, tudo desenvolvido com produtos e ingredientes 100% locais. Saiba mais clicando aqui : )

    Rodrigo Paz e Antônio Salimen
    Rodrigo Paz é chefe de cozinha do Locals Only CB e idealizador do projeto Comida de Rua. Cozinheiro crescido entre punks da Osvaldo Aranha, em Porto Alegre, e peões nos galpões de São Borja, essa mistura possibilitou um ponto de vista único sobre o extremo sul do país e sua comida. Por isso, tradição e contemporaneidade são as marcas do terroir de Rodrigo Paz e da sua cozinha, que busca aproximação entre a comida e as pessoas.

    Antônio Salimen é cervejeiro há oito anos e acredita na força da produção local. A paixão pela produção caseira de cerveja o fez deixar o mundo corporativo da contabilidade para uma imersão sem volta no universo cervejeiro. É idealizador, junto com Rodrigo Paz, do bar Locals Only CB, onde desenvolve um trabalho de valorização das cervejarias locais e de democratização da cerveja artesanal. Ao descobrir o gosto da própria cerveja, buscou o desafio de, junto com seu amigo e sócio Rodrigo Paz, produzir seu próprio queijo.

    Período: dia 27 de outubro de 2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 10h30 às 17h30

  10. Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais

    Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais

    Sem estoque

    Flavia Mu, jornalista, e Marcelo Schambeck, chef de cozinha, desbravaram localidades do nosso interior e tiveram contato com produtores que, por usa vez, aprenderam com as gerações anteriores como cuidar da terra e manter os segredos da cozinha. Neste curso, o casal nos apresenta as mais autenticas referências da produção gastronômica do RS, assim como as nossas raízes presentes nos pampas do Uruguai e da Argentina. Em dois encontros, vamos ouvir histórias de vida, aprender receitas de família e saber mais sobre os alimentos locais que traduzem a identidade da gastronomia pampeana.
    Flávia Mu e Marcelo Schambeck
    Flavia Mu é Jornalista. Pesquisadora e contadora das histórias do Identidade RS. Repórter da Revista Estilo Zaffari e, por várias edições, dos cadernos especiais de Gastronomia e Vinhos do Jornal do Comércio. É certificada pela WSET (níveis 01 e 02) e cursa a formação de sommeliers da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS/RS).

    Marcelo Schambeck é chef e proprietário do Del Barbiere e um dos nomes de destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Formado pelo Curso Superior em Gastronomia da Unisinos, trabalhou ao lado de chefs renomados, como Flávia Quaresma, do restaurante Carême, no Rio de Janeiro. Passou também por experiências na cozinha de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo, do premiado restaurante Maní. Em seus cardápios, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade, com destaque para o uso de produtos orgânicos.

    Período: 04.04 e 11.04.2018

    Dia: quartas-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  11. Aula de tapas

    Aula de tapas

    Sem estoque

    Na Espanha, as tapas são aperitivos servidos em bares e restaurantes, geralmente acompanhados por uma boa bebida. Esses saborosos petiscos são ótimos para serem servidos para os amigos, no conforto de sua casa. O Chef Pedro Mattos retorna ao Instituto Ling, acompanhado da Chef Nati Tussi, para juntos compartilharem deliciosas receitas de fácil preparo.

    Pedro Mattos e Nati Tussi
    Pedro Mattos: Vencedor do prêmio chef revelação pela Revista Sabores do Sul 2017, Pedro Mattos atualmente chefia o bar de vinhos Vineria 1976. Formado em gastronomia pela UNISINOS, na sua trajetória profissional passou por diferentes restaurantes de Porto Alegre, como Rambla - bar de tapas, Cevicheria da Japesca, Spa do Vinho e Bistrô Babel.

    Nati Tussi: Formada em gastronomia pela Unisinos, Nati Tussi é, atualmente, chefe da cozinha do restaurante Roister, em Porto Alegre. Já passou pela cozinha do Floriano Spiess e chefiou a cozinha do Rambla.

    Período: 16.05.2018

    Dia: quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  12. Open Code Urban Farmcy: Probióticos

    Open Code Urban Farmcy: Probióticos

    Sem estoque

    A Equipe da Urban Farmcy, com restaurante localizado no bairro Moinhos de Vento, retorna à cozinha do Instituto Ling para apresentar as vantagens de se ter uma saborosa alimentação rica em probióticos. Os probióticos são suplementos alimentares, ricos em organismos vivos, que são benéficos para a saúde. Os Chefs Tobias Chanan e Luiz Felipe Beckenkamp apresentam deliciosas receitas, ricas em probióticos, como queijos caseiros e kimchi, que você poderá fazer em casa para ter uma alimentação e um estilo de vida mais saudável.

    Tobias Chanan e Luiz Felipe Beckenkamp
    Tobias Chanan - Empreendedor gaúcho que fundou em 1997 uma das maiores redes de cosméticos do país: a Empório Body Store, que se transformou tempos depois na The Body Shop. Hoje empreende a Urban Farmcy, um negócio socioambiental que pretende redefinir o futuro da alimentação e transformar qualquer casa em uma microfazenda urbana. Tem formação profissional em Raw Food na Plantlab School by Matthew Kinney - Venice, Califórnia.

    Luiz Felipe Beckenkamp - Iniciou na cozinha em 2006 com o chef Marcelo Jacobi, trabalhando no restaurante e em eventos. Na área de eventos, trabalhou ao lado de grandes chefs como Neka Menna Barreto, Claude Troisgros, Olivier Anquier, Roberta Sudbrack, Lauren Suadeau, Jordi Roca e Alex Atala. Foi sub-chef do Fred dos Anjos, seu grande mestre. Em 2008 fez parte da equipe do Claude Troisgros no Olympe e hoje é chef da Urban Farmcy.

    Período: 08.06.2018

    Dia: Sexta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  13. Cozinhando com especiarias

    Cozinhando com especiarias

    Sem estoque

    As especiarias estão presentes desde os primórdios das relações humanas. Cada região do mundo possui suas próprias especiarias, porém, com as Cruzadas, desenvolveu-se o consumo das variedades vindas do oriente, dando origem à famosas rotas comerciais que uniram Europa, China e Índia. Essas iguarias eram utilizadas para conservar os alimentos e melhorar seu sabor; além do uso notório como medicamentos, afrodisíacos, perfumes e incensos. Sua grande durabilidade e resistência também tornavam seu comércio muito próspero. Nessa aula especial ministrada pela Chef Belén Ruiz Montava, você vai aprender a utilizar essas iguarias para criar pratos com sabores únicos. Viaje pelo mundo com a história das especiarias e surpreenda-se com seus sabores inusitados!
    Belén Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen começou sua trajetória trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 29.05.2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h

  14. Cozinha italiana clássica: molhos e ragus

    Cozinha italiana clássica: molhos e ragus

    A cozinha italiana é um clássico. A tradição culinária desse país é resultado da mistura de diferentes povos e traz consigo cores, aromas e sabores muito peculiares, passados de geração em geração com muito cuidado e amor. Para além das famosas massas, pizzas e do amado vinho, os deliciosos molhos e ragus merecem uma atenção mais do que especial. O ragu é emblemático para a culinária italiana e se apresenta com variações interessantes, mas todas as suas receitas têm algo em comum: o cozimento lento e longo e os perfumes de ervas que o fazem uma iguaria de grande aceitação. Nessa oficina você vai aprender a fazer os deliciosos ragu siciliano, ragu de carne à moda veneta, ragu de tomates e molho de tomates ligeiro. Vai desvendar segredos, ingredientes e especiarias que fazem parte da culinária italiana para fazer receitas incríveis e juntar a família e os amigos. Tudo no maior estilo italliani de ser, afinal la vita è troppo breve per mangiare e bere male!

    Maria Beatriz Dal Pont
    Pesquisadora na área de alimentos e apaixonada por gastronomia, Maria Beatriz Dal Pont vem de uma trajetória acadêmica de 30 anos de docência na Universidade de Caxias do Sul – UCS. Implantou e dirigiu a Escola de Gastronomia UCS/ICI. Entre outras atividades que compõem sua trajetória, destaque para a formação em Sommelier de Azeite pelo Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari International Extravirgin – IRVEA, Curso de Degustador de Azeite de Oliva – International Olive Oil Agency e a formação de Sommelier Honorária pela FISAR, todos cursados na Itália. É autora de livros e empresária, sócia da empresa Amada Cozinha Buffet & Catering.

    Período: 23.05.2018

    Dia: Quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  15. Conservas Artesanais e Antepastos

    Conservas Artesanais e Antepastos

    Sem estoque

    Conservas artesanais e antepastos são ótimas opções para servir como entrada de um cardápio completo ou como alternativa para receber bem convidados surpresa. São alimentos que oferecem diversidade de sabores e agradam diferentes paladares. Além disso, antepastos e conservas preparados artesanalmente fazem muito bem à saúde. Em especial no caso das conservas, os altos níveis de probióticos, bactérias benéficas para o organismo, melhoram o funcionamento do corpo e colaboram para uma maior absorção de nutrientes. Nesta aula especial, o Chef Pedro Mattos ensina receitas práticas e deliciosas para você reproduzir em casa, tratando também das técnicas de conservação e o melhor aproveitamento dos alimentos.

    Pedro Mattos
    Vencedor do prêmio chef revelação pela Revista Sabores do Sul 2017, Pedro Mattos atualmente chefia o bar de vinhos Vineria 1976. Formado em gastronomia pela UNISINOS, na sua trajetória profissional passou por diferentes restaurantes de Porto Alegre, como Rambla - bar de tapas, Cevicheria da Japesca, Spa do Vinho e Bistrô Babel.

    Período: 06.06.2018

    Dia: Quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  16. Arroz & Risotos: técnicas de preparo e saborização com legumes, verduras e carnes

    Arroz & Risotos: técnicas de preparo e saborização com legumes, verduras e carnes

    Sem estoque

    O Risoto é um prato tipicamente italiano feito à base de diferentes tipos de arroz que possuem grande quantidade de amido – Arborio, Carnarolli e Vialone Nano. Cozidos com a técnica adequada, essas variedades de arroz se transformam em um prato saboroso e saudável, que combina com qualquer tipo de refeição: dos encontros da família até as festas formais e jantares. Nesta aula especial, a chef Maria Beatriz Dal Pont ensina o preparo correto desta maravilha feita do arroz e diferentes caldos, passando pelas receitas de Risoto in bianco, Risoto com aspargos frescos, Risoto de beterraba e Risoto de Filé Mignon. Você vai aprender a fazer esse prato tipicamente italiano, com simplicidade e muito sabor!

    Maria Beatriz Dal Pont
    Pesquisadora na área de alimentos e apaixonada por gastronomia, Maria Beatriz Dal Pont vem de uma trajetória acadêmica de 30 anos de docência na Universidade de Caxias do Sul – UCS. Implantou e dirigiu a Escola de Gastronomia UCS/ICI. Entre outras atividades que compõem sua trajetória, destaque para a formação em Sommelier de Azeite pelo Istituto per la Ricerca e la Valorizzazione delle Eccellenze Agroalimentari International Extravirgin – IRVEA, Curso de Degustador de Azeite de Oliva – International Olive Oil Agency e a formação de Sommelier Honorária pela FISAR, todos cursados na Itália. É autora de livros e empresária, sócia da empresa Amada Cozinha Buffet & Catering.

    Período: 11.07.2018

    Dia: Quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  17. Jantar Cultural: a gastronomia de Al-Andalus

    Jantar Cultural: a gastronomia de Al-Andalus

    Sem estoque

    A Espanha se situa num ponto atrativo para as civilizações que, desde tempos remotos, utilizavam o Mar Mediterrâneo para intercâmbio cultural. Foi conquistada diversas vezes e, por isso, assimilou costumes, ingredientes e receitas de outros povos, desenvolvendo uma culinária única e que se mantém viva até hoje. A Chef Belén Ruiz Montava retorna ao Instituto Ling para preparar um jantar cultural especial, baseado na gastronomia de Al-Andalus, que tem forte influência árabe. Até hoje, suas receitas possuem aromas e lembranças típicos da culinária árabe, povo que exerceu sua influência no território espanhol por quase 800 anos. Os pratos dessa cozinha original e criativa podem conter peixes e mariscos fritos em azeite de oliva e contam com alguns ingredientes exóticos, como as anêmonas. O delicioso presunto ibérico também aparece nas receitas e as sobremesas de Al-Andalus têm forte influência da época medieval.

    Belen Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen cresceu a ouvir de sua avó que a terra onde moravam tinha sido, desde o início dos tempos, a despensa da Espanha. Começou trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 22.06.2018

    Dia: sexta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  18. Culinária Infantil - Festa na Roça

    Culinária Infantil - Festa na Roça

    Sem estoque

    Junho é mês de festa junina, e nada mais gostoso do que conhecer os alimentos tipicamente brasileiros utilizados nos pratos dessa festa divertida. Nessa oficina os pequenos vão aprender a fazer a deliciosa paçoca de colher, o tradicional bolo de milho e coco, o pinhão vestido para festa e o quentão sem álcool. Essa atividade é uma oportunidade para as crianças conhecerem um pouco mais da cultura alimentar no Brasil, de forma divertida, criativa e saborosa.

    Essa atividade destina-se para crianças a partir dos 05 anos.

    Graciela Martins
    Graciela Martins é cozinheira formada pelo SENAC-RS. Tem no currículo passagem pelas cozinhas do Chef Marcos Livi, do Quintana e Veríssimo Bar, e do Chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó e Esquina Mocotó, todos em São Paulo, além de ter trabalhado ao lado de chefs gaúchos como Carlos Krinstensen, do Hashi, e Marcelo Schambeck, do Del Barbiere.
    Graciela ministra oficinas para adultos e desde 2015, desenvolvendo um trabalho de educação alimentar, ao ensinar crianças de todas as faixas de idade a cozinharem de forma lúdica e saudável. O trabalho inclui o aprendizado sobre hortas, meio ambiente e nutrição, sempre utilizando a culinária como ferramenta.
    Além do trabalho com as oficinas, a Chef presta consultoria a bares e restaurantes e tem se dedicado à criação do blog A Graça na Cozinha, ainda em fase de desenvolvimento. O instagram @agraçanacozinha é o aperitivo de tudo que irá acontecer na plataforma digital, que vai abordar temas como saúde, hortas, viagens, estilo de vida e culinária.

    Período: 09.06.2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 15h às 18h

  19. Culinária Infantil - Minha mãe é um doce

    Culinária Infantil - Minha mãe é um doce

    Sem estoque

    Essa oficina gastronômica é inspirada no mês das mães. Nessa atividade, as crianças vão aprender a fazer um bolo de chocolate, feito a base de cacau e farinha integral. Os pequenos também vão customizar uma marmitinha para presentear suas mães com essa delícia. A oficina proporciona uma experiência lúdica, despertando a criatividade das crianças e mostra que comer doce também pode ser saudável.

    Essa atividade destina-se para crianças a partir dos 5 anos.

    Graciela Martins
    Graciela Martins é cozinheira formada pelo SENAC-RS. Tem no currículo passagem pelas cozinhas do Chef Marcos Livi, do Quintana e Veríssimo Bar, e do Chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó e Esquina Mocotó, todos em São Paulo, além de ter trabalhado ao lado de chefs gaúchos como Carlos Krinstensen, do Hashi, e Marcelo Schambeck, do Del Barbiere.
    Graciela ministra oficinas para adultos e desde 2015, desenvolvendo um trabalho de educação alimentar, ao ensinar crianças de todas as faixas de idade a cozinharem de forma lúdica e saudável. O trabalho inclui o aprendizado sobre hortas, meio ambiente e nutrição, sempre utilizando a culinária como ferramenta.
    Além do trabalho com as oficinas, a Chef presta consultoria a bares e restaurantes e tem se dedicado à criação do blog A Graça na Cozinha, ainda em fase de desenvolvimento. O instagram @agraçanacozinha é o aperitivo de tudo que irá acontecer na plataforma digital, que vai abordar temas como saúde, hortas, viagens, estilo de vida e culinária.

    Período: 05.05.2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 15h às 17h30

  20. Degustação orientada de vinhos brancos e espumantes

    Degustação orientada de vinhos brancos e espumantes

    Sem estoque

    Os vinhos e as espumantes do Brasil estão entre as melhores bebidas do mundo, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor de uvas no país. Para conhecermos melhor as qualidades de parte dessa produção, o sócio-diretor da Vinícola Don Giovanni, Daniel Panizzi, orienta esta degustação especial, demonstrando as razões que promovem o sucesso dos vinhos e espumantes gaúchos. Entre uma taça e outra, o Chef Pedro Mattos, responsável pela cozinha do bar de vinhos Vineria1976, harmoniza a experiência com tapas e petiscos.

    Apoio: Vineria1976, Vinícola Don Giovanni, Bodega Sossego e Estúdio Terra Mater

    Daniel Panizzi e Chef Pedro Mattos
    Daniel Panizzi é um apaixonado por vinhos. É sócio-diretor da Vinícola Don Giovanni, dedicada à produção de vinhos e espumantes de alta qualidade.

    Pedro Mattos: Vencedor do prêmio chef revelação pela Revista Sabores do Sul 2017, Pedro Mattos atualmente chefia o bar de vinhos Vineria 1976. Formado em gastronomia pela UNISINOS, na sua trajetória profissional passou por diferentes restaurantes de Porto Alegre, como Rambla - bar de tapas, Cevicheria da Japesca, Spa do Vinho e Bistrô Babel.

    Período: 23.01.2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 21h30