Gastronomia

  1. Jantar Cultural: do Mediterrâneo ao Pacífico

    27/07
    Jantar Cultural: do Mediterrâneo ao Pacífico

    A Chef Bélen Ruiz Montava retorna ao Instituto Ling para este jantar especial, inspirado no intercâmbio gastronômico promovido pelas grandes navegações. Foi durante esse período que ingredientes e especiarias transitaram pela primeira vez entre continentes, numa troca intensa de aromas e sabores. O Novo Mundo conheceu as pimentas da Índia e os limões vindos da Ásia, incorporando gradualmente cada uma das novidades. Esse processo de exploração marítima também acabou incorporando o tomate, a batata e o feijão na gastronomia europeia. Entre as fusões mais ricas na atualidade, destaque para a peruana, que também incorpora itens da culinária chinesa e a japonesa, fechando assim, do Mediterrâneo ao Pacífico, os sabores do Mundo.

    Bélen Ruiz Montava
    Nascida em Valência, no Mediterrâneo, Bélen cresceu a ouvir de sua avó que a terra onde moravam tinha sido, desde o início dos tempos, a despensa da Espanha. Começou trabalhando com Turismo e viajou o mundo divulgando a gastronomia espanhola. Passou pelas cozinhas de Tapeame, Alambique e a Horta do Emperador, em Madrid; Enopata, em Valencia; SoupKULTUR, em Berlim e The Crown, em Londres, entre outros. No Brasil teve a oportunidade de mostrar a fusão de diferentes culturas em um mesmo prato, desenvolvendo seu projeto de antirrestaurante e gastronomia itinerante.

    Período: 27.07.2018

    Dia: Sexta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  2. Cozinhando para o Bebê - Módulo I: da introdução alimentar aos 9 meses

    16/10
    Cozinhando para o Bebê - Módulo I: da introdução alimentar aos 9 meses

    É na infância que se estabelecem os hábitos e gostos de uma criança. A introdução alimentar começa em torno dos 6 meses, sendo uma complementação ao leite materno e, ou às fórmulas infantis. Este é o momento de estimular por completo os sentidos dos bebês e dar a eles a chance de experienciar diferentes sabores e sensações diante do alimento. Por isso, é extremamente importante estarmos atentos neste período e dispostos a realizar uma introdução alimentar diversa e nutritiva, pois esta será uma herança de hábitos e de formação de personalidade que ele levará para o resto da vida.

    A nutricionista Juliana Rosa e a cozinheira e educadora de saúde Rafaela Camerini trazem a teoria para a prática, oportunizando aos pais "colocarem a mão na massa" para produzir a alimentação dos bebês com mais segurança e criatividade.

     

    No segundo módulo da oficina: a alimentação dos 9 aos 12 meses. Saiba mais clicando aqui.

    Os módulos são cursados de maneira independente. Para matrícula nos dois módulos, aproveite o desconto de 5%.

    Escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom promocional.

    Juliana Rosa e Rafaela Camerini
    Juliana Rosa - Graduada em Nutrição e Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil. Desempenha atividades na área de Educação Nutricional objetivando desenvolver o "sabor" pela vida saudável. Hoje em dia, paralelo ao trabalho de nutricionista clínica, é proprietária e professora da escola Balasana Yoga Kids Brasil.

    Rafaela Camerini
    Estuda Ayurveda, o tradicional sistema de saúde da Índia, na Escola Yoga Brahma Vidyalaya - MG.
    Atua como educadora de saúde e cozinheira,desenvolvendo soluções que utilizem a alimentação como ferramenta de aprendizado para saúde integral, sustentabilidade,
    transformação social e reconexão entre as pessoas e o meio ambiente.
    Compõe a equipe da empresa Corpo com Equilíbrio, realizando as oficinas de gastronomia.
    Fundadora do Estúdio Terra Mater.

    Período: dia 16 de outubro de 2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h

  3. Cozinhando para o Bebê - Módulo II: dos 9 aos 12 meses

    30/10
    Cozinhando para o Bebê - Módulo II: dos 9 aos 12 meses

    É na infância que se estabelecem os hábitos e gostos de uma criança. Na sequência da introdução alimentar, passando para a fase que se inicia aos 9 meses, segue a importância de estimular por completo os sentidos dos bebês e dar a eles a chance de experienciar diferentes sabores e sensações diante do alimento. Por isso, é extremamente importante estarmos atentos neste período e dispostos a realizar uma introdução alimentar diversa e nutritiva, pois esta será uma herança de hábitos e de formação de personalidade que ele levará para o resto da vida.

    A nutricionista Juliana Rosa e a cozinheira e educadora de saúde Rafaela Camerini trazem a teoria para a prática, oportunizando aos pais "colocarem a mão na massa" para produzir a alimentação dos bebês com mais segurança e criatividade.

     

    Para matrícula nos dois módulos da oficina, aproveite o desconto de 5%. Escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom promocional. 

    Os módulos são cursados de maneira independente. 

    No módulo I: da introdução alimentar aos 9 meses. Saiba mais clicando aqui.

     

    Juliana Rosa e Rafaela Camerini
    Juliana Rosa - Graduada em Nutrição e Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil. Desempenha atividades na área de Educação Nutricional objetivando desenvolver o "sabor" pela vida saudável. Hoje em dia, paralelo ao trabalho de nutricionista clínica, é proprietária e professora da escola Balasana Yoga Kids Brasil.

    Rafaela Camerini - Estuda Ayurveda, o tradicional sistema de saúde da Índia, na Escola Yoga Brahma Vidyalaya - MG. Atua como educadora de saúde e cozinheira,desenvolvendo soluções que utilizem a alimentação como ferramenta de aprendizado para saúde integral, sustentabilidade,
    transformação social e reconexão entre as pessoas e o meio ambiente. Compõe a equipe da empresa Corpo com Equilíbrio, realizando as oficinas de gastronomia. Fundadora do Estúdio Terra Mater.

    Período: dia 30 de outubro de 2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h

  4. Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais - 2ª edição

    16/08
    Identidade RS: conversas e receitas sobre ingredientes locais - 2ª edição

    Boas conversas na cozinha e deliciosas receitas para aprender e experimentar. Na sua segunda edição, o projeto Identidade RS apresenta novas descobertas entre produtos e produtores de nosso estado.

    Desta vez, vamos descobrir o que há de interessante no litoral do Rio Grande do Sul, região muito rica e ainda pouco explorada na gastronomia. Flavia Mu, jornalista, e Marcelo Schambeck, chef de cozinha, desbravam nossa costa, conhecendo e mapeando produtores e culturas que  traduzem a riqueza de uma cozinha autêntica.

    Em dois encontros, vamos ouvir histórias de vida, aprender receitas de família e saber mais sobre os alimentos locais que traduzem a identidade da gastronomia pampeana.

    Flavia Mu e Marcelo Schambeck
    Flavia Mu é Jornalista. Pesquisadora e contadora das histórias do Identidade RS. Repórter da Revista Estilo Zaffari e, por várias edições, dos cadernos especiais de Gastronomia e Vinhos do Jornal do Comércio. É certificada pela WSET (níveis 01 e 02).

    Marcelo Schambeck é chef e proprietário do Del Barbiere e um dos nomes de destaque no cenário gastronômico de Porto Alegre. Formado pelo Curso Superior em Gastronomia da Unisinos, trabalhou ao lado de chefs renomados, como Flávia Quaresma, do restaurante Carême, no Rio de Janeiro. Passou também por experiências na cozinha de Neka Menna Barreto e de Helena Rizzo, do premiado restaurante Maní. Em seus cardápios, Marcelo busca valorizar os ingredientes e os sabores regionais, respeitando a sazonalidade, com destaque para o uso de produtos orgânicos.

    Período: dias 16 e 23 de agosto de 2018

    Dia: quintas-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  5. Caldos, Sopas e Cremes

    21/08
    Caldos, Sopas e Cremes

    Alternativas práticas e saudáveis que enfrentam desde temperaturas mais baixas até os dias mais amenos, com acompanhamentos que vão elevar sua refeição a outro nível!

    O Chef Vico Crocco ensina diferentes receitas de caldos, sopas e cremes, além de acompanhamentos especiais, para garantir uma refeição cheia de sabor e nutrição. Caldinho de feijão, creme de abóbora e gengibre, sopa com escarola e frango, gaspacho.

    Em duas aulas, você vai aprender a preparar receitas reconfortantes e práticas, para serem servidas quentinhas ou não, e degustadas em boa companhia. Então, não esqueça de convidar um amigo para a degustação, que acontece a partir das 21h! Cada aluno tem direito a um convidado, para testar de vez a receita!

    Vico Crocco
    Vico Crocco estudou em uma das melhores escolas de gastronomia alemã, a JRE Akademie. Durante os 12 anos em que viveu na Europa, adquiriu experiência cozinhando com Ulf Dörge, no restaurante/vinoteca Walter & Benjamin e no restaurante-hotel do chef Harald Rüssel. Antes de retornar ao Brasil, trabalhou com Peter Goossens, considerado um dos melhores chefs do mundo. Atualmente, mantém seu laboratório de sabores no container do Crocco Studio e assina o cardápio do Bar 2 da Complex Atlântida. Em 2014, ainda arrumou tempo para a cozinha do Maracanã, atuando com Neka Menna Barreto durante a Copa do Mundo.

    Período: dias 21 e 28 de agosto de 2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h às 22h