Mais Imagens

Literatura e Gastronomia – Jantar Cervantes

Bete Duarte e Luciano Lunkes
Bete Duarte é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Foi editora do caderno Gastrô de Zero Hora e é especializada em jornalismo gastronômico.

Luciano Lunkes é formado pelo The French Culinary Institute, de Nova Iorque, onde foi condecorado como aluno destaque. Teve seu trabalho destacado no Caderno de Domingo do jornal The New York Times e em diversas publicações internacionais, nacionais e gaúchas. Foi Private Chef de Donatella Versace no período de setembro/2002 a julho/2005. Realizou eventos para as grifes Calvin Klein e Christian Dior. Trabalhou nos descolados restaurantes nova-iorquinos Le Cirque 2000, Chanterelle, Chez es Saada, Cucina e L'Ecole. É bacharel em Regência Coral pela UFRGS com especialização na Lizst Academy of Music de Budapeste/ Hungria.
Informações do Curso

Details:

Dom Quixote de la Mancha é considerado o primeiro anti-herói com todos os defeitos e virtudes dos homens da Literatura Universal. Poucos são os capítulos da obra de Miguel de Cervantes sem referências explícitas ao comer, fundamentais para conhecer como era a cozinha da Espanha do Renascimento. Costumes Gastronômicos que pouco mudaram na cozinha popular da região da Mancha. O romance, que tem 200 personagens, reúne 150 receitas. Venha conhecer um pouco da história dos sabores do Triste Cavalheiro de la Mancha e provar um releitura de alguns desses pratos em um jantar preparado pelo chef Luciano Lunkes, que foi personal chef de Donatella Versace.

Período: 30.06

Dia: Sexta-feira

Horário: das 20h às 22h

investimento:
R$ 220,00

Encontros

As páginas de literatura não reúnem apenas histórias criadas pela imaginação de seus autores. Elas revelam também as vivências dos escritores, seus gostos e suas trajetórias disfarçados em ficção na vida de seus personagens. Uma revisita atenta a trechos dessas obras literárias pode servir de inspiração para a descoberta de sabores que estiveram em suas mesas e para releitura de cardápios que ganham um toque de modernidade. Nestes jantares, você vai degustar um delicioso cardápio, sempre inspirado em um grande nome da literatura.

 

Jantar Cervantes, por Luciano Lunkes

 

MENU DOM QUIXOTE

 

Tapas

 

ROCINANTE E RUÇO

Almondeguita de Paella

Mini Mil-folhas de Batatas, Queijo Manchego e Tomilho

 

*

Entrada

 

DOM QUIXOTE

Creme de Grão-de-bico, Fondue de Queijo de Cabra e Cogumelos Salteados

Pão de Tinta de Lula e Nozes

 

*

Prato Principal

 

SANCHO PANÇA

Barriga de Porco Marinada em Salmoura de Especiarias e Assada Lentamente

Escabeche de Maçãs e Couves

 

*

Sobremesa

 

DULCINÉIA DE TOBOSO

Churros ao Pó de Cardamomo com Molho de Dulce de Leche

Sorvete de Cebolas Carameladas, Laranjas e Jerez

Anel de Cebola ao Mel, Vinho do Porto e Pistaches