Mais Imagens

As grandes correntes ideológicas do Século XX: as ideias que mobilizaram as massas

Voltaire Schilling
Leciona História há mais de 30 anos, em diversas instituições de ensino. Escreveu os seguintes livros, entre outros: A Revolução Chinesa, O Nazismo – breve história ilustrada, Momentos da História: a função da História na conjuntura social, Estados Unidos vs América Latina: as etapas da dominação, Tempos da História, O Conflito das Ideias, América, Ocidente vs Islã. É o responsável pela página de História do portal Terra.
Informações do Curso

Details:

Com o declínio das religiões por efeito das ideias políticas difundidas pelo Iluminismo, acreditou-se que as modernas sociedades laicas fossem evitar a violência e o fanatismo. Todavia, não foi isto que ocorreu. O surgimento das ideologias, que em larga parte substituíram as crenças religiosas e as multidões devotas, provocou não só intermináveis polêmicas como foi o causador da maior parte das guerras travadas no século XX, estendendo-se pelo século XXI adentro.

Período: de 06.11 a 20.11

Dia: quintas-feiras ( 3 encontros )

Horário: das 19h30 às 21h30

investimento:
R$ 390,00

Encontros

06.11

LIBERALISMO E NEOLIBERALISMO: PROPRIEDADE E LIBERDADE

O liberalismo clássico: Locke, Montesquieu, A. Smith e B. Constant. O neoliberalismo. A Escola de Viena: Von Mises, Hayek e Karl Popper (A sociedade aberta e seus inimigos). MIT (Massachusetts Institut) e Milton Friedman. A Mont Pélerin Society de 1947, presidida por Hayek.

13.11

COMUNISMO, ANARQUISMO E SOCIAL-DEMOCRACIA: COLETIVISMO E IGUALDADE

O marxismo clássico: Marx & Engels. O leninismo e o stalinismo. As teorias anarquistas de Kropotkin e Bakunin. A social-democracia alemã: Kautsky, Bernstein e Rosa Luxemburgo. A polêmica entre comunistas e social-democratas.

20.11

FASCISMO E NAZISMO: ESTADO TOTALITÁRIO E A IDEOLOGIA DA RAÇA E DA GUERRA

A influência de Nietzsche. O líder messiânico: Mussolini. Os inspiradores: D´Annunzio e Marinetti. Os teóricos racistas: Gobineau, Chamberlain, Rosemberg. O fascismo no mundo.