Mais Imagens

EUA, China, Rússia e a nova Guerra Fria

Diego Pautasso
Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestre e doutor em Ciência Política também pela UFRGS. Atualmente é professor de Relações Internacionais da ESPM-Sul e da Unisinos, e professor de Geografia do Colégio Militar de Porto Alegre. Atua nas áreas de pesquisa de Geografia e Relações Internacionais, em dois campos: Política e Economia Internacional, com ênfase nas relações Sul-Sul e na Ásia Oriental (China, Rússia, Índia, Ásia Central e Tigres Asiáticos) e Geografia e Política Exterior do Brasil, com ênfase no desenvolvimento e inserção internacional.
Informações do Curso

Details:

Quais os condicionantes da aproximação entre China e Rússia? Quais as políticas dos EUA de contenção? Como esta aproximação altera a dinâmica das potências emergentes?
Qual foi a estratégia de expansão do poder estadunidense nas duas últimas décadas? Como as ‘revoluções coloridas’ afetam as alianças internacionais? O ressurgimento da Rússia e a ascensão China representam um desafio a esta nova realidade?
Esses são alguns questionamentos que estruturam o curso.

Período: 04, 11 e 25.11

Dia: terças-feiras ( 3 encontros )

Horário: das 19h às 21h

investimento:
R$ 390,00

Encontros

04.11 China e Rússia no Pós-Guerra Fria
11.11 Cooperação e concorrência entre Rússia e China
25.11 Qual o desafio para os EUA?