Mais Imagens

Os amores de Zeus

Cláudio Moreno
Formado em Letras, com ênfase em Português e Grego, é também Mestre em Língua Portuguesa pela UFRGS e Doutor em Letras pela PUCRS. Foi professor do Instituto de Letras da UFRGS e das faculdades de Direito e de Comunicação da PUCRS. É colunista do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, com uma seção sobre mitologia e outra sobre questões de nosso idioma. Autor de Guia Prático do Português Correto (4 v.) e de O Prazer das Palavras (3 v.), pela L&PM, e coautor de Português para Convencer (Ática). Publicou também o romance Troia: o romance de uma guerra e dois livros de crônicas sobre a Antiguidade — "Um Rio que Vem da Grécia e 100 Lições para Viver Melhor; histórias da Grécia Antiga, com o qual conquistou o prêmio Açorianos de Literatura 2009. Mantém o saite sualingua.com.br.
Informações do Curso

Details:

As infidelidades de Zeus, o grande senhor do Olimpo, tornaram-se uma fonte inesgotável de motivos mitológicos. Suas incontáveis aventuras amorosas povoaram a mitologia grega de uma imensa quantidade de deuses e heróis que, inspirando centenas de obras de arte, estão vivos até hoje no imaginário ocidental.

Período: de 05.11 a 19.11

Dia: quartas-feiras ( 3 encontros )

Horário: das 19h30 às 21h30

investimento:
R$ 390,00

Encontros

05.11

ZEUS E HERA, O CASAL DIVINO

Os filhos de Cronos. Zeus assume o poder. A partilha dos domínios. O Olimpo, na descrição de Homero. Nascidos no matrimônio: Atena, Hefesto e Ares. A infidelidade de Zeus e suas consequências para a formação dos mitos.

12.11

A FORMAÇÃO DA FAMÍLIA DIVINA

Leto (Apolo e Artêmis). Deméter (Perséfone). Mnemósine (as Musas). Maia (Hermes). Semele (Diónisos).

19.11

MAIS DO QUE SIMPLES HUMANOS

Alcmena (Hércules). Leda (Helena). Danae (Perseu). Tétis (Aquiles). Amores menores: Calisto. Io. Ganimedes.