Mais Imagens

Vanguardas Vienenses: de Klimt a Musil

Kathrin Rosenfield
Graduada em Letras pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle), mestre em Antropologia Histórica pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e doutora em Ciência da Literatura pela Universidade de Salzburg. Sua pesquisa tem ênfase na Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: Estética, Filosofia e Literatura, Literatura brasileira, Psicanálise e Arte. Entre as suas publicações recentes está Oedipus Rex: The Story of a Palace Intrigue (The Davies Group, Aurora, Colorado, 2013). Traduz atualmente “Uniões” (Vereinigungen), “O Melro” e ensaios de Robert Musil.
Informações do Curso

Details:

O recente filme The Woman in Gold dramatiza a batalha da legítima proprietária do famoso quadro de Klimt, para recuperar a obra roubada pelos Nazistas. O que teria acontecido com a sociedade multi-étnica, com a arte e a cultura vienenses sem a ruptura da barbárie? Este curso nos convida a ver mais de perto o que a arte de Klimt e de seus contemporâneos – os arquitetos Loos e Wagner, os pintores Kokoschka e Schiele, os escritores Musil e Schnitzler – tem a ver com os avanços da medicina, da biologia e da filosofia desta época; quais suas relações com os (in)sucessos de Freud, com as novas concepções do tempo e do espaço, da sexualidade, do espaço urbano e do imaginário humanístico. Esse olhar para os detalhes do debate artístico revela também os primeiros sinais do fascismo que levaria à Primeira e à Segunda Guerra Mundial.

Período: dias 13 e 27.10 e 03.11 ( 3 encontros )

Dia: terças-feiras

Horário: das 19h30 às 21h30

investimento:
R$ 570,00

Encontros

13.10

Como pensar a metrópole moderna? Camillo Sitte vs Otto Wagner.

Novos idiomas da sensibilidade: Klimt e Schnitzler, Freud e Breuer rasgando as máscaras da Belle Époque. Artistas bebendo na fonte das novidades científicas.

As crises anunciando um cataclismo.

27.10 ( data alterada )

Kokoschka e Schiele: brutais visões proféticas do corpo e do desejo.

Musil, O Jovem Törless

03.11 ( data alterada )

Musil, Uniões: o curioso casamento do espírito alquímico com a frieza matemática – O Homem sem qualidades: novas formas de (não) narrar.

O impacto do cinema e da mídia sobre a arte.

As inspirações da psicologia da Gestalt, da física e da biologia modernas.