Mais Imagens

Escola de Pais - Palestra 2: Confiança e Autoestima - Os caminhos para o desenvolvimento

Daniela de Rogatis
Daniela de Rogatis é educadora, especializada na Gestão do Legado Familiar e Desafios da Riqueza. Ela apoia as mais importantes famílias brasileiras na implementação de programas de desenvolvimento e formação de novas gerações, preparando aqueles que serão, no futuro, o motor do desenvolvimento do Brasil.
Principal referência no tema Educação em Desafios da Riqueza do nosso país, Daniela participou dos projetos internacionais, como 21th Century Skills for Child Education; Project Zero e Future of Learning, de Harvard, e é membro do Conselho Editorial da Americas Quaterly publicação da Council for America. Também é certificada em Biologia Cultural com o Phd. Dr. Humberto Maturana, da Escuela Matriztica, Chile.

Informações do Curso

Details:

“Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.


Investimos vários anos na nossa formação profissional, mas quanto tempo dedicamos a nossa formação como pais? Quando tivemos tempo para refletir com especialistas sobre a forma como estamos educando os nossos filhos? Pensando nisso, criamos a Escola de Pais, um espaço para aprendermos, questionarmos e refletirmos sobre o nosso papel de pais com a ajuda dos melhores pensadores de infância do nosso país.Entre maio e dezembro, teremos 8 palestras, uma por mês, com os principais temas da primeira infância.


A palestra do dia 05/06 será com Daniela de Rogatis sobre o tema Confiança e Autoestima. A palestrante nos apresenta a seguinte reflexão:


Todo pai e toda mãe tem como sonho ver refletida na vida de seus filhos a felicidade.


 Felicidade, algo que parece tão simples, nada mais é do que a satisfação que cada um de nós tem com o resultado dos caminhos que se escolhe na vida. A arte de reconhecer nossa identidade e valores e estarmos satisfeitos com nossas ações e resultados.


 Esta tão sonhada felicidade permeia os aspectos particulares da vida de cada criança e vai ganhando contorno conforme cada um desenha os caminhos de sua vida e as condições de competência pessoal e habilidade para lidar com o entorno em uma construção que se inicia na infância e permeia toda a vida de cada um de nós.


 Logo cedo, a criança é confrontada tanto com seus temas particulares como com fatores externos e vai se conhecendo e se reconhecendo em suas interações, construindo soluções para seus desafios. Deste caminho, cada criança, vai construindo o seu repertorio de confiança em si mesmo e sendo capaz de avaliar o resultado de suas ações, aprecia-las ou não.


 É deste simples processo do nosso dia a dia, que vamos moldando os conceitos que temos sobre nós,  definido  aspectos de nossa personalidade e aprendendo  confiar em nós mesmos e como resultado vamos construindo a base de nossa autoestima.


Aos pais cabe acompanhar os filhos nesta jornada de se conhecer e reconhecer, apoiar as reflexões sobre os resultados de cada empreendimento que nossos filhos colocam como desafio e admirar os resultados que cada um alcança neste projeto que é a Vida.


 


Curadoria:


Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. É diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.


Marina Sirotsky é mãe de Felipe e atualmente grávida de outro menino. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.


Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimento

Período: 05.06

Dia: Segunda

Horário: das 18h30 às 20h30

investimento:
R$ 160,00

Encontros

Neste encontro, pretendemos desmistificar o conceito de autoestima, compreender as diferenças entre os conceitos entre autoestima e confiança, o valor do vínculo na infância e as repercussões para o desenvolvimento saudável.