Mais Imagens

A história do Jazz

Paulo Moreira
Jornalista, Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, desde julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.
Informações do Curso

Details:

De essência livre, o Jazz é um verdadeiro encontro de ritmos e tradições. Sua história tem origem no canto dos escravos que viviam nos Estados Unidos e que mantinham a música como forte elemento da cultura africana. Misturado à música de americanos de origem europeia, nasce então o Jazz, acompanhado da riqueza de estilos e cadências que tão bem o caracterizam. Para tratar dessa profusão musical, o jornalista Paulo Moreira divide com os participantes todo o conhecimento de seus mais de 30 anos de carreira, em grande parte produzindo e apresentando o Sessão Jazz da FM Cultura. Uma viagem no tempo, apreciando desde os primórdios do gênero no final do século XIX, até suas manifestações mais atuais, como o jazz europeu e a world music.

Período: 28.09 e 05.10.2017

Dia: quintas-feiras

Horário: das 19h30 às 21h30

investimento:
R$ 180,00

Encontros

28.09

 

Os primórdios: os combos, a era do swing e o surgimento do bebop

05.10

 

O que veio a seguir: o hard bop, o jazz modal, o free jazz, o jazz rock e as manifestações mais recentes, como o jazz europeu e a world music