Mais Imagens

Os impasses da democracia

Fernando Schüler e Eduardo Wolf
Fernando Schüler é Doutor em Filosofia e Mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Doutorado pela Columbia University, de Nova Iorque. Foi Diretor do Ibmec, no Rio de Janeiro. Professor no INSPER, em São Paulo, e curador do Fronteiras do Pensamento.

Eduardo Wolf é Mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorando em filosofia pela USP. É articulista do jornal Zero Hora e da revista Veja, em que escreve sobre temas de cultura, ética e filosofia política. Traduziu os ensaios de T. S. Eliot (Notas para uma Definição de Cultura e A Ideia de uma Sociedade Cristã e Outros Ensaios - É Realizações) e diversos títulos de filosofia (A Filosofia antes de Sócrates, de Richard Mckirahan, A invenção da Filosofia, de Néstor-Cordero, entre outros).
Informações do Curso

Details:

O mundo viveu uma fase de euforia democrática no final do século passado. Embora seja ingênuo imaginar que tudo se perdeu em pouco mais de uma década, é inegável que acontecimentos políticos recentes nos levam a questionar o futuro da democracia. Como explicar a emergência de velhos nacionalismos? Fenômenos como Trump e o Brexit são exemplos de recuos democráticos ou estamos presenciando aulas de democracia? Os meios eletrônicos e a explosão da mídia tornarão as democracias mais transparentes? E, neste caldeirão, como está a democracia brasileira, que contabiliza dois processos de impeachment em 25 anos? Diante dos vários impasses e reflexões da ciência política da atualidade, o primeiro – e fundamental – desafio é evitar a tentação das respostas simples a problemas complexos.

Período: 18 e 25.04, 02 e 09.05

Dia: quartas-feiras

Horário: das 19h30 às 21h30

investimento:
R$ 520,00

Encontros

18.04 - Aula com Prof. Eduardo Wolf

 

O mal-estar na democracia contemporânea: políticas identitárias, novos conservadorismos e mídias sociais.

25.04Aula com Prof. Eduardo Wolf

 

Será a desigualdade o grande inimigo da democracia? Os dilemas da “Grande Sociedade” em tempos de desigualdade econômica. Os impasses para uma democracia justa.

02.05 - Aula com Prof. Fernando Schüler

 

A ordem política liberal: democracia, instituições democráticas e sociedade aberta. Análise em especial do caso dos Estados Unidos.

09.05 Aula com Prof. Fernando Schüler

 

O fim da democracia liberal? A crise dos novos populismos e da revolta anti-stablishment na sociedade conectada.