Atual

  1. Explosão Fixa

    Explosão Fixa

    De 22 de agosto a 18 de novembro, o Instituto Ling apresenta a exposição Explosão Fixa, que traz dezenove obras que perpassam os 40 anos de carreira artística do pernambucano José Patrício.

    Com a curadoria de Eder Chiodetto, na mostra estão telas e instalações representativas do universo criativo de Patricio: empregando materiais diversos e banais – como tachas, botões, fios elétricos, dados e quebra-cabeças de plástico –, o artista remove o uso tradicional desses materiais e os reorganiza para criar intrincados mosaicos que exploram a dimensão lúdica do cotidiano. A exposição apresenta também um conjunto de fotografias inéditas.

    Conhecido principalmente por suas instalações de chão da série Ars combinatoria (1999) – composta por milhares de peças de jogo de dominó –, José Patrício é influenciado pelos movimentos artísticos geométrico e concreto brasileiros. O artista fundamenta seus trabalhos em combinações numéricas lógicas, sugerindo que mesmo a mais rígida das fórmulas matemáticas tem o potencial de conter sua própria expressividade. Dessa forma, sua obra enfatiza a relação frágil entre ordem e sua possível dissolução. Para Chiodetto, Patrício “cria um lugar original no campo da arte, na fronteira entre a pintura, o desenho e a assemblage” e realiza “um exercício libertário, uma nova e inspiradora forma de ser e estar no mundo”.

    Quanto ao conjunto de fotografias inéditas, o curador sinaliza uma nova postura do artista: “Ao sair do ateliê, onde trabalha incessantemente na construção de suas obras, para percorrer o mundo como um andarilho errante que porta uma máquina fotográfica, seu olhar se volta para a cultura popular, as vitrines e momentos de tensão entre forma, luz e arroubos cromáticos”.

    ENTRADA FRANCA!

     

    Organização: Instituto Ling

    Patrocínio: Crown

    Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal

     

    AÇÕES EDUCATIVAS: Escolas, universidades e grupos de visitantes podem agendar oficinas e visitas guiadas à exposição. Para informações e agendamentos, entre em contato conosco através do e-mail educativo@institutoling.org.br ou pelo telefone (51) 3533-5700.

    Data: de 22 de agosto a 18 de novembro de 2017

    Local: Galeria do Instituto Ling

    Horário: De segunda a sexta das 10h30 às 22h; Sábados das 10h30 às 20h