Mestrado e Pós-Graduação - Engenharia

MASTERS IN ENGINEERING IIT

Mestrado em Engenharia no Illinois Institute of Technology

  • O que é?
  • Pré-requisitos
  • Como inscrever-se
  • Processo seletivo
  • Calendário
  • IIT
  • Person of the year
  • Perguntas frequentes

Desde 2006, o Instituto Ling mantém uma parceria com o Illinois Institute of Technology (IIT) que visa facilitar o acesso de engenheiros brasileiros a cursos de mestrado em engenharia na Armour College of Engineering . Através deste, o Instituto Ling oferece bolsas de estudos parciais para brasileiros que tenham sido aceitos em programas de Mestrado em Engenharia no IIT e que recebam recomendação de bolsa por parte da universidade.

O acordo assinado entre ambas as instituições prevê que, alunos aprovados para mestrados em Engenharia no IIT que tenham recebido bolsa de estudo da universidade equivalente a desconto de 4,5 horas/crédito no pagamento do tuition pelos primeiros dois semestres de estudo, poderão também concorrer a uma bolsa de estudos adicional do Instituto Ling, esta variando entre 25% a 50% do valor do tuition por um ano.

Para participar do processo seletivo, você precisa:

1) Comprovar, no ato de candidatura, que já foi aceito pelo IIT para um mestrado full time em Engenharia;
2) Apresentar recomendação de bolsa por parte do IIT, bem como o comprovante de recebimento de bolsa de estudos da universidade equivalente a 4,5 horas/crédito de desconto no tuition para os dois primeiros semestres;
3) Ser brasileiro;
4) Comprovar a necessidade de apoio financeiro para concluir seu mestrado;
5) Realizar a sua inscrição dentro do prazo estabelecido;
6) Enviar a documentação de inscrição completa;

A inscrição no Programa Masters in Engineering IIT será feita mediante preenchimento de formulário. O preenchimento do formulário consta de duas etapas:

a) digitação de informações pessoais e profissionais;

b) upload dos seguintes documentos: 

1) Foto de rosto recente e colorida; 
2) Currículo em uma página (em português ou inglês);
3) Carta de apresentação pessoal, na qual expressará as razões pelas quais está solicitando uma bolsa de estudos e por que é merecedor de receber uma bolsa do Instituto Ling (limite de extensão: 2 páginas); 
4) Carta de recomendação, preferencialmente do empregador ou liderança imediata, atestando também a insuficiência de recursos do candidato para o financiamento do curso; 
5) Carta de aceitação da Universidade; 
6) Cópia dos resultados do GMAT ou, na ausência deste, do GRE; 
7) Cópia do “application”, incluindo “essays”; 
8) Termo de Participação no Processo Seletivo (download aqui)
9) Mapa geral de custos para o período do curso pretendido (veja exemplo), contendo as seguintes informações (em US$):
a. Despesas anuais do curso (tuition, fees, pre-term, material, etc.); 
b. Despesas anuais pessoais (moradia, alimentação, seguro-saúde, lazer, etc.); 
c. Despesas de viagem; 
d. Descrição dos recursos disponíveis (poupança, empréstimos, ajuda financeira dos pais, venda de bens, etc.); 
e. Valor da bolsa pretendida.
10) Cópia da Declaração do Imposto de Renda completa mais recente, discriminando a relação de bens móveis e imóveis e o comprovante de entrega:  
a. do candidato; 
b. dos seus pais; e 
c. do seu cônjuge (quando houver).

Clique aqui para acessar o formulário de inscrição

Em caso de dúvida ou dificuldade com a documentação ou com o formulário, entre em contato com o Instituto Ling pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo telefone +55 51 3533.5712.

O processo seletivo é composto por quatro fases:
1) Análise comparativa da documentação
Esta etapa tem como objetivo traçar o perfil dos inscritos e avaliá-los comparativamente, através da análise aprofundada da documentação recebida. Para isso, são ponderados tanto critérios objetivos, como classificação da universidade, comprovação da necessidade de recursos e valor pretendido para a bolsa, quanto critérios subjetivos, como trajetória profissional, cartas de recomendação e essays redigidos.

2) Entrevista individual, por telefone
Os aprovados na primeira etapa são contatados pelo Instituto Ling para agendar-se uma entrevista por telefone / Skype. Trata-se de uma conversa informal conduzida por um ex-bolsista ou por um representante do Instituto Ling, na qual se aprofunda a avaliação feita sobre os candidatos, analisando características pessoais, profissionais e motivacionais e esclarecendo dúvidas advindas da análise da documentação.

3) Dinâmica de grupo
Consiste em um debate de ideias acerca de temas propostos, no qual os candidatos terão a oportunidade de defender seus posicionamentos e mostrar porque são merecedores de receber uma bolsa do Instituto Ling. Realizadas em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro – nesta última, se houver demanda – esta etapa é presencial e obrigatória a todos os candidatos convocados, inclusive para aqueles que residem no exterior. O não comparecimento implica no desligamento automático do processo seletivo.

4) Entrevista por Skype/videoconferência com os diretores do Instituto Ling.

As inscrições no processo seletivo para o Programa Masters in Engineering IIT 2017 vão até dia 05 de maio, para mais informações contate: instituto.ling@institutoling.org.br .

Localizado em Chicago, o Illinois Institute of Technology (IIT) foi fundado em 1890. Atualmente, a Faculdade de Engenharia Armour (Armour College of Engineering) do IIT oferece programas de graduação, mestrado e doutorado em engenharia biomédica, química, ambiental, civil, elétrica, mecânica, aeroespacial, de materiais e da computação.

A bolsa Person of the Year Fellowship Program, concedida em parceria com a Brazilian-American Chamber of Commerce de Nova Iorque (BACC), é um reconhecimento especial dado àqueles bolsistas que se destacam durante os processos seletivos dos programas de bolsas de pós-graduação do Instituto Ling. A participação neste processo seletivo é restrita aos candidatos inscritos nos programas Start MBA/MPA, LLM Instituto Ling/Gouvêa Vieira, Masters in Engineering IIT e Jornalista de Visão. Ao inscreverem-se para estes programas de bolsas, os participantes que tenham sido aprovados para mestrados em universidades norte-americanas passam, automaticamente, a concorrer também à Bolsa Person of the Year.

Além do reconhecimento, os vencedores do Person of The Year Fellowship Program recebem uma bolsa de estudos adicional da BACC, que é não-reembolsável e complementar e à bolsa já aferida pelo Instituto Ling.

Fui aceito em um mestrado em Engenharia em outra universidade que não o IIT. Posso me inscrever para a seleção das bolsas de estudos do Instituto Ling?
Por se tratar de um programa feito através de convênio específico com o Illinois Institute of Technology, apenas são aceitas inscrições de candidatos aceitos em programas de mestrado em Engenharia no IIT.

O Instituto Ling oferece outros programas de bolsas de estudos voltados para pós-graduação em Engenharia?
Não. Os demais programas de bolsas do Instituto Ling no nível de pós-graduação são voltados para as áreas de Administração, Direito e Jornalismo.

Qual o valor das bolsas de estudos?
As bolsas oferecidas são parciais, não havendo um valor pré-determinado. Assim, o Instituto Ling auxilia o candidato a complementar seus recursos, diminuindo sua necessidade de recorrer a empréstimos bancários ou de sacrificar suas economias pessoais.

Quando a bolsa é disponibilizada?
A bolsa é sempre disponibilizada no início da segunda metade do curso.

Como deve ser a carta de recomendação?
As cartas de recomendação devem ser fornecidas preferencialmente pelo empregador, superior imediato ou colega de trabalho do candidato, apontando as razões pelas quais o recomendado deve receber a bolsa e suas qualidades, virtudes e contribuições para a empresa, bem como atestando sua necessidade de auxílio financeiro para a realização do curso.

Como consigo uma carta de recomendação de bolsa junto ao IIT?
Após ser aceito pelo IIT, orientamos que entre em contato diretamente com o departamento no qual realizará seu mestrado para que providenciem a recomendação.

Já possuo independência financeira. Preciso, mesmo assim, enviar o IR dos meus pais?
Sim, mesmo sendo independente financeiramente, o candidato deve apresentar os documentos de imposto de renda do seu pai e de sua mãe, bem como do(a) cônjuge, quando houver. Esses documentos servem para que o Instituto Ling possa conhecer melhor a situação socioeconômica do candidato, sua estrutura familiar e sua real necessidade de receber uma bolsa de estudo. Caso o candidato não envie tais documentos, não poderá participar do processo seletivo.

Meus pais ou cônjuge são isentos de declarar IR. Como devo proceder?
Nesses casos, a Receita Federal orienta que a pessoa isenta faça uma declaração de próprio pulso para fins de atestar a isenção.

O que é um Mapa Geral de Custos?
O Mapa Geral de Custos é um detalhamento das despesas que o candidato terá durante o período de realização de sua pós-graduação (tuition, fees, moradia, viagens, materiais), das receitas que têm disponíveis (poupança, bens, empréstimos, bolsas de outras instituições) e o valor pretendido de bolsa junto ao Instituto Ling.