Mais Imagens

DUO RITTER-CORDELLA | 12.08 - 17h

GÊNERO:Música
DURAÇÃO:60 minutos
DIRETOR/ARTISTA:Alexandre Ritter e Fernando Cordella
SINOPSE:

Alexandre Ritter e Fernando Cordella apresentam um recital raro no Brasil e no mundo, unindo contrabaixo e cravo. Com um programa formado por compositores do período clássico, como J.B. Vanhal e K.D. v Dittersdorf, o duo homenageia a produção cultural e musical deste período.

Professor de contrabaixo da UFRGS desde 2000, Alexandre recebeu os títulos de Doutor e Bacharel pela University of Georgia (EUA). Sua formação musical e acadêmica também inclui um ano de mestrado em Performance de Contrabaixo na University of British Columbia (Canadá) e estudos com Franco Petracchi na Academia Musicale Chiggiana, em Siena, na Itália e Campus Internazionale di Musica, em Sermoneta, também na Itália. Já participou de vários festivais de música, tendo realizado masterclasses com grandes contrabaixistas e tem uma extensa experiência como músico de orquestra, que inclui participação em orquestras na América do Norte e América do Sul, bem como as Sinfônicas de Porto Alegre e Paraná, no Brasil. Seu trabalho como músico sinfônico, camerista e solista o tem levado a tocar na Alemanha, Canadá, Costa Rica, França, Itália, EUA, Brasil e Argentina.

Fernando Cordella é diretor artístico da Confraria Música Antiga StudioClio e da Sociedade Bach Porto Alegre. Vencedor do Prêmio Açorianos 2011, como melhor intérprete da categoria música erudita pelo disco Cravos-de Frescobaldi a Mozart. Vêm atuando como solista e cravista das principais orquestras diversas orquestras do país, tais como Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Camerata Antiqua de Curitiba, Sinfonietta de Belo Horizonte, OSPA e Orquestra de Câmara da ULBRA, entre outras. Participa regularmente, desde 2006, como cravista oficial do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, em Juiz de Fora/MG. Seu interesse pela música barroca fez com que, a partir de 1998, se dedicasse a pesquisa de técnicas interpretativas deste estilo, tendo realizado cursos e especialização em cravo.

Ocupação total: 89 lugares

Meia-Entrada: 35 lugares

Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

HORÁRIO:17:00
ELENCO/CONVIDADOS:Alexandre Ritter e Fernando Cordella
CLASSIFICAÇÃO:Livre
SESSÃO COMENTADA/MEDIAÇÃO:Não