Mais Imagens

Lançamento do livro "Perigosas Pedaladas", de João Villaverde | 14.08 - 19h30

GÊNERO:Lançamento de livro
DURAÇÃO:1h30
DIRETOR/ARTISTA:João Villaverde
SINOPSE:

Neste livro altamente revelador, o jornalista João Villaverde explica, de forma clara e acessível, o que foram as “pedaladas fiscais”, como foram as disputas dentro do governo Dilma Rousseff para encerrar a crise, como essas operações foram investigadas e como, finalmente, a presidente foi destituída. O Brasil do pós-Dilma está diante de uma nova rodada de transformações. O livro alerta para o que poderia ser uma política econômica para o futuro. Em todos os momentos de grave crise, diversas reformas – sociais, políticas e até culturais – surgiram. Foi assim logo após a Revolução de 1930, após o golpe militar de 1964, mais tarde durante a “década perdida” dos anos 1980 e também após a quase falência dos bancos públicos e do próprio governo no fim dos anos 1990. O Brasil do pós-Dilma está diante de uma nova rodada de transformações. O que sairá da implosão do acordo político e econômico do pós-Constituição de 1988? Ao dissecar as pedaladas fiscais e o papel de diferentes segmentos do governo federal (os economistas, os investigadores e os advogados). Qual será nosso futuro depois desta enorme e dramática crise? O livro de João Villaverde lança uma luz nessa escuridão.

O autor, João Villaverde, estará ao lado dos debatedores Eduardo Wolf, filósofo, doutor pela USP e ex-secretário-adjunto de Cultura em Porto Alegre, e do economista Sérgio Gobetti, doutor pela UnB e servidor de carreira do Ipea. O debate será mediado por Karim Miskulin, diretora da revista Voto!

Após o debate, haverá uma sessão de autógrafos.

Sobre o autor: João Villaverde é jornalista pela PUC-SP, com especialização em macroeconomia do desenvolvimento pela FGV-SP. Ganhou, por dois anos consecutivos (2014 e 2015), o prêmio de Melhor Reportagem oferecido pela Agência Estado e pelo jornal O Estado de S. Paulo, onde trabalhou por quase cinco anos na sucursal de Brasília. Foi finalista do Grande Prêmio Esso de Jornalismo, em 2015. Depois de 11 anos em redações de jornais (Valor Econômico e Estadão), foi visiting scholar na Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), e atualmente é pesquisador em Administração Pública e Governo na FGV, em São Paulo. 

A entrada é franca! As senhas serão distribuídas, por ordem de chegada, até a lotação do auditório (89 lugares).

HORÁRIO:19:30
ELENCO/CONVIDADOS:João Villaverde, Eduardo Wolf, Sérgio Gobetti e Karim Miskulin
CLASSIFICAÇÃO:Livre
SESSÃO COMENTADA/MEDIAÇÃO:João Villaverde, Eduardo Wolf, Sérgio Gobetti e Karim Miskulin