1. Civilização: ascensão e queda de uma ideia

    21/11
    Civilização: ascensão e queda de uma ideia
    Cursos:

    Sob quais condições o Ocidente formulou as bases de sua civilização? Como o gênio grego se tornou parâmetro para a própria ideia de civilização? Que continuidades e rupturas podemos identificar entre o mundo antigo clássico até a mentalidade renascentista, que alicerça a civilização ocidental moderna? A partir de diferentes obras - filosóficas, históricas, literárias e artísticas, o curso apresenta um completo repertório que serve de base para nossa própria noção de civilização, analisando seus valores constitutivos e as grandes realizações dentro de um processo de transformações sociais, para uma contribuição crítica acerca da mentalidade contemporânea.

    Saiba Mais
  2. Palestra: Uma janela para o Futuro - Macrotendências de Moda e Design

    24/11
    Palestra: Uma janela para o Futuro - Macrotendências de Moda e Design
    Cursos:

    O Studio Edelkoort / Trend Union é uma empresa de trend forecasting altamente conceituada no mundo, presente em todos os continentes. Semestralmente, lança livros de macrotendências que servem como inspiração para designers, estilistas, marketing e pesquisa e desenvolvimento.

    Durante a palestra no Instituto Ling, serão abordados os livros de macrotendências “Emancipation of Everything” e “Goddesses” e o livro de lifestyle “New Materialism”, que trazem referências que vão muito além de cor, tecido e estampas, nos inspirando através de imagens pinçadas da natureza, do artesanato e da arte das ruas de diversos países, de detalhes de materiais inusitados que, juntos, propõem um discurso de desejo de estilo de vida para um futuro próximo.

    Saiba Mais
  3. PulsationsPulsações: do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo

    28/11
    PulsationsPulsações: do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo
    Exposições:

    De 28 de novembro a 31 de março de 2018, o Instituto Ling apresenta a exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo, do artista cearense falecido em fevereiro deste ano, pouco antes de completar 88 anos. A exposição mostra uma das trajetórias mais originais da arte brasileira: conhecido por seu rigor geométrico-construtivo, Esmeraldo incursionou pela escultura, a gravura, a ilustração e a pintura, tendo sido um dos pioneiros da arte cinética e autor de obras de geometria e luminosidade singulares.

    A mostra, com curadoria de Ricardo Resende, traz 84 peças – entre gravuras, matrizes, desenhos, estudos, relevos, maquetes, instalações, documentos e fotografias – que fazem parte do arquivo do IAC – Instituto de Arte Contemporânea (São Paulo/SP).

    Organizada a partir do arquivo de Sérvulo Esmeraldo – atualmente sob a guarda do IAC –, a exposição compreende a fase em que o artista viveu na França (1957-1980).

    PulsationsPulsações joga luz sobre o rico processo criativo do artista em seus primeiros anos na França, uma fase de aprendizado, de iniciação nas técnicas da gravura em metal e litografia. Contempla os desenhos e as gravuras em metal que compõem esse período europeu, sob a influência do abstracionismo lírico que vigorava na capital francesa naquele momento, que seria uma resposta à Action Painting nova-iorquina. É acompanhada, ainda, de uma seleção de esculturas e de duas pinturas posteriores a essa fase, quando explorou a topologia das coisas e formas.

    “São trabalhos definitivos para a compreensão da importância de sua contribuição para a arte brasileira. O que se vê no arquivo agora exposto é esse mesmo olhar e os mesmos gestos divagantes, que passam por todas as formas de representação artística, principalmente daquelas que não conhecemos. Manchas, ranhuras, rabiscos e linhas, pulsações das quais saem novas formas sobre o papel e sobre o espaço”, afirma o curador Ricardo Resende em seu texto curatorial. 

    Organização: Instituto Ling e Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo

    Realização: Ministério da Cultura / Governo Federal

    Patrocínio: Crown Embalagens

    Saiba Mais
  4. Encontro com Ricardo Resende e Dodora Guimarães | 28.11.2017 - 19h

    28/11
    Encontro com Ricardo Resende e Dodora Guimarães | 28.11.2017 - 19h
    Programação Cultural:

    Ministério da Cultura apresenta

    De 28 de novembro a 31 de março de 2018o Instituto Ling apresenta a exposição PulsationsPulsações – Do arquivo vivo de Sérvulo Esmeraldo, do artista cearense falecido em fevereiro deste ano, pouco antes de completar 88 anos. A exposição mostra uma das trajetórias mais originais da arte brasileira: conhecido por seu rigor geométrico-construtivo, Esmeraldo incursionou pela escultura, a gravura, a ilustração e a pintura, tendo sido um dos pioneiros da arte cinética e autor de obras de geometria e luminosidade singulares.

    No dia 28 de novembro, às 19h, o curador Ricardo Resende e a viúva de Sérvulo Esmeraldo, Dodora Guimarães, estarão no Instituto Ling para falar sobre o processo de escolha e disposição das 84 obras trazidas especialmente para esta exposição. Entre gravuras, matrizes, desenhos, estudos, relevos, maquetes, instalações, documentos e fotografias – que fazem parte do arquivo do IAC – Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo, as obras compreendem o período em que o artista viveu na França (1957-1980).

    O encontro com Ricardo Resende e Dodora Guimarães tem entrada franca. As senhas serão distribuídas, por ordem de chegada, 30 minutos antes do início da atividade

    Organização: Instituto Ling e Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo

    Realização: Ministério da Cultura / Governo Federal

    Patrocínio: Crown Embalagens

    Saiba Mais
  5. Pães para impressionar, com fermentação natural

    29/11
    Pães para impressionar, com fermentação natural
    Cursos:

    Gostaria de receber em casa os seus amigos e a sua família e impressioná-los com uma mesa linda e farta de pães de fermentação natural? Pois esta oficina é pra você! Nesta atividade os alunos colocarão a mão na massa para a produção de três receitas pra lá de especiais, além de aprender como criar seu fermento natural, manter e utilizar a massa madre. Os pães estarão garantidos e o resto é com vocês!

    Saiba Mais
  6. Festival Cultura em Miniciclos - HQ's e Sociologia | 29 e 30.11 e 01.12 - 19h30

    29/11
    Festival Cultura em Miniciclos - HQ's e Sociologia | 29 e 30.11 e 01.12 - 19h30
    Programação Cultural:

    Os Quadrinhos vivem no Brasil atualmente um de seus momentos de auge. Uma multidão de novos autores e editoras preenchem as prateleiras das livrarias. Muito distante das bancas de jornais de onde é originário este mais que centenário meio agora prima pela diversidade e experimenta novas maneiras de se reinventar. De um meio em crise, as Histórias em Quadrinhos evoluíram para formas nunca imaginadas. No entanto, as HQs não perderam seu poder sobre a imaginação popular, tiras famosas, super-heróis, mangás e certos autores ainda fazem parte de nossa paisagem mental desempenhando um papel na formação de nossa concepção de mundo.

    O que os novos quadrinhos tem a dizer que os velhos não podiam? E como entender a nova situação da persistente indústria que ainda abarrota as bancas? As HQs ainda podem salvar o mundo ou perdemos de vez a posição de vanguarda para veículos mais efetivos como videogames e
    stand-up comedy? O que pretende e o que faz um jovem hoje em dia escolher fazer fanzines ao invés de escrever um app ou criar um canal no YouTube? Quem pode mais, Tio Patinhas ou Mafalda?

    O último ciclo do Festival Cultura em Miniciclos de 2017, que será realizado dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro no Instituto Ling, irá refletir sobre essas e outras questões com artistas e pensadores escolhidos a dedo: os quadrinistas Eloar Guazelli e André Dahmer, a doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, com tese sobre mangá, o curador Fabio Zimbres, um dos mais atuantes ilustradores/quadrinistas/editores do Brasil e a atriz Angela Dippe, que fará o stand-up comedy do ciclo, acompanhada pelos artistas selecionados por edital: Kiko Mello e Rafael Ritta.

    Sobre os participantes:

    Curador

    Fabio Zimbres - Quadrinista e ilustrador, também trabalha como curador, editor e designer. Publicado no Brasil e no exterior em diversos veículos, teve tira diária na Folha de São Paulo, Vida Boa, que também virou livro. Criador das Edições Tonto dedicada a publicar autores novos nos anos 90, realizou exposição desses autores na galeria Obra Aberta, em Porto Alegre e na Bienal de Quadrinhos em Belo Horizonte. Tem os livros Vida Boa, Feliz, Música para Antropomorfos e, como Ilustrador, Panamá de Blaise Cendrars. É representado pela galeria Bolsa de Arte.

    Palestrante


    Sonia M. Bibe Luyten é Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, com tese sobre mangá.  Foi professora do Departamento de Jornalismo e Comunicações da ECA/USP com o primeiro curso universitário de Histórias em Quadrinhos no Brasil, com início em 1972.   Foi docente em universidades do Japão, Holanda e França.  Autora de centenas de artigos e vários livros como ‘O que é Histórias em Quadrinhos’, ‘Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses’ e ‘Cultura Pop japonesa: animê e mangá’. Obteve vários prêmios nacionais e internacionais por sua pesquisa em Histórias em Quadrinhos e mangá. Atualmente é presidente da comissão de teses acadêmicas do Troféu HQMIX.

    Debatedores


    André Dahmer é um desenhista brasileiro. Além da tirinha dos Malvados, o cartunista é conhecido também por ter criado o personagem Emir Saad, um ditador sádico e egocêntrico, que controla seu reino na base da carnificina, da ditadura, das ameaças, da tortura e do humor negro. É criador das séries de tirinhas "Apóstolos, a série", uma narrativa da história de Jesus, mas com várias críticas ao cristianismo e à Igreja católica; "Cidade do medo", sobre violência e, mais recentemente, a série "Quadrinhos dos anos 10", que mostra as contradições do mundo e da sociedade contemporânea. Entre um e outro de seus personagens e séries de tirinhas, o autor se coloca como personagem autobiográfico e satiriza suas próprias memórias e paranoias, em especial em relação às mulheres. Suas criações apareceram no Jornal do Brasil, no portal de internet G1, no jornal O Globo, na Folha de S. Paulo, nas revistas Sexy Premium, Piauí e Caros Amigos. Foram também usadas no tema da redação do Enem de 2011.

    Guazzelli é ilustrador, quadrinista, diretor de arte para animação. Obteve primeiro e segundo lugar do Jabuti 2015 na Categoria Adaptação para os Quadrinhos. Professor no curso de Animação da FAAP-SP, é Bacharel em Desenho e Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi premiado em Mostras de Artes Gráficas e Festivais de cinema Brasília, Buenos Aires, Cintra, Lisboa, Piracicaba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Teerã e Tóquio. Participou de exposições e mostras na Argentina, Alemanha, Bélgica, Brasil, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Japão, México, Portugal, Porto Rico, Turquia e Uruguai. Atualmente, o artista gaúcho mora em São Paulo.

    Stand-up Comedy

    Angela Dippe é atriz escritora. Atualmente está no ar com a novela infantil ‘Carinha de Anjo’ no SBT; no canal no You Tube da Penelope, personagem do castelo Ra Tim Bum da Tv Cultura; na série ‘O homem da sua vida’ da HBO. Também nas participações no programa ‘Xilindro’ no Multishow e no seriado ‘O Negócio’ da HBO. Integrou o elenco dos filmes ‘O Divórcio’, de Pedro Amorim e ‘A Divina Comédia’ de Tony Ventury. Com o gênero stand-up apresentou ‘Angela Dippe Só pra mulheres’ e o monólogo ‘O barril, uma comedia filosófica’.

    ENTRADA FRANCA! INSCRIÇÕES AQUI!

    Saiba Mais
  7. Encontros com Olinda Allessandrini & Diego Grendene | 02.12.2017 - 19h

    02/12
    Encontros com Olinda Allessandrini & Diego Grendene | 02.12.2017 - 19h
    Programação Cultural:

    Encontros traz ao palco o piano de Olinda Allessandrini e o clarinete de Diego Grendene. Os artistas mostram o romantismo europeu de Brahms e Schumann, presente também no compositor argentino Guastavino. O contraste fica por conta do modernismo de Poulenc, inspirado nos teatros musicais, nas bandas de circo e nos músicos de rua de Paris. Nestes encontros que dialogam com os séculos XIX e XX, as sonoridades dos dois instrumentos nos levam a momentos de poesia e lirismo, em contraste com as diferentes emoções que a música pode nos proporcionar a cada instante.

    Diego Grendene e Olinda Allessandrini já participaram de muitas apresentações em formações camerísticas e como solistas de orquestras, além de lançarem obras inéditas de Hubertus Hoffmann e Ivan Jevtic. Diego Grendene é clarinetista da OSPA e diretor do Conservatório Pablo Komlós - Escola de Música da OSPA. Graduado pela UFRGS, estudou com Walter Boeykens por dois anos, no Conservatório Real Superior de Antuérpia, na Bélgica. As atividades da pianista Olinda Allessandrini incluem apresentações ao vivo, gravações, programas de rádio, atividades pedagógicas, colaboração em livros editados e jornais. Participa como solista em orquestras e grupos de câmara, realizando recitais de piano com repertório variado e abrangente. 

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  8. Doces especiais para o Natal

    02/12
    Doces especiais para o Natal
    Cursos:

    Que tal aprender duas receitas deliciosas e surpreender a família e os amigos na ceia de Natal? O chef chocolatier Lucas Corazza vai te ensinar o preparo de doces especiais para que a ceia seja lembrada com carinho por muito tempo! Você vai aprender a fazer o incrível pão de frutas secas, que não leva fermento, nem ovos e água, e a maravilhosa torta de rabanada com amêndoas e frutas vermelhas, que é praticamente um presente!

    Saiba Mais
  9. Escola de Pais - Palestra 8: O valor da educação familiar

    04/12
    Escola de Pais - Palestra 8: O valor da educação familiar
    Cursos:

    “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Investimos vários anos na nossa formação profissional, mas quanto tempo dedicamos a nossa formação como pais? Quando tivemos tempo para refletir com especialistas sobre a forma como estamos educando os nossos filhos? Pensando nisso, criamos a Escola de Pais, um espaço para aprendermos, questionarmos e refletirmos sobre o nosso papel de pais com a ajuda dos melhores pensadores de infância do nosso país.Entre maio e dezembro, teremos 8 palestras, uma por mês, com os principais temas da primeira infância.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. É diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e atualmente grávida de outro menino. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Saiba Mais
  10. Choking | 07.12.2017 - 20h

    07/12
    Choking | 07.12.2017 - 20h
    Programação Cultural:

    Mediado por dispositivos e interfaces digitais, foi criado a partir de questionamentos sobre as relações estabelecidas entre realidade e ficção na interação cotidiana com a internet. Apresenta um conjunto de peças coreográficas que dialogam sobre noções de violência, movimento, sincronismo e anacronismo. Simultaneamente, ocupa-se da cena explorando as particularidades geoespaciais do espaço teatral, em tempo real.

    Espetáculo de dança é resultado do projeto WEBCOREÔ/Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 pela Muovere Cia de Dança. Convidado, participou da Sétima Edição do projeto MODOS DE EXISTIR: Dança e(m) intermidialidades, no SESC Santo Amaro/SP, coordenado e mediado pela pesquisadora Ivani Santana.

    Fios, telas, carnes, operações, olhos, figuras, figurinos, roupa de batalha, espaços reais, virtuais, imagens, tempo objetivo do relógio, tempo dramático do espetáculo: tudo junto, misturado, no palco, no lugar dos acontecimentos. Ponto de partida. (Diego Mac).

    Parceiros: Instituto Ling, Espaço N e Casa Cultural Tony Petzhold.

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  11. Choking | 08.12.2017 - 20h

    08/12
    Choking | 08.12.2017 - 20h
    Programação Cultural:

    Mediado por dispositivos e interfaces digitais, foi criado a partir de questionamentos sobre as relações estabelecidas entre realidade e ficção na interação cotidiana com a internet. Apresenta um conjunto de peças coreográficas que dialogam sobre noções de violência, movimento, sincronismo e anacronismo. Simultaneamente, ocupa-se da cena explorando as particularidades geoespaciais do espaço teatral, em tempo real.

    Espetáculo de dança é resultado do projeto WEBCOREÔ/Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 pela Muovere Cia de Dança. Convidado, participou da Sétima Edição do projeto MODOS DE EXISTIR: Dança e(m) intermidialidades, no SESC Santo Amaro/SP, coordenado e mediado pela pesquisadora Ivani Santana.

    Fios, telas, carnes, operações, olhos, figuras, figurinos, roupa de batalha, espaços reais, virtuais, imagens, tempo objetivo do relógio, tempo dramático do espetáculo: tudo junto, misturado, no palco, no lugar dos acontecimentos. Ponto de partida. (Diego Mac).

    Parceiros: Instituto Ling, Espaço N e Casa Cultural Tony Petzhold.

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  12. Choking | 09.12.2017 - 19h

    09/12
    Choking | 09.12.2017 - 19h
    Programação Cultural:

    Mediado por dispositivos e interfaces digitais, foi criado a partir de questionamentos sobre as relações estabelecidas entre realidade e ficção na interação cotidiana com a internet. Apresenta um conjunto de peças coreográficas que dialogam sobre noções de violência, movimento, sincronismo e anacronismo. Simultaneamente, ocupa-se da cena explorando as particularidades geoespaciais do espaço teatral, em tempo real.

    Espetáculo de dança é resultado do projeto WEBCOREÔ/Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014 pela Muovere Cia de Dança. Convidado, participou da Sétima Edição do projeto MODOS DE EXISTIR: Dança e(m) intermidialidades, no SESC Santo Amaro/SP, coordenado e mediado pela pesquisadora Ivani Santana.

    Fios, telas, carnes, operações, olhos, figuras, figurinos, roupa de batalha, espaços reais, virtuais, imagens, tempo objetivo do relógio, tempo dramático do espetáculo: tudo junto, misturado, no palco, no lugar dos acontecimentos. Ponto de partida. (Diego Mac).

    Parceiros: Instituto Ling, Espaço N e Casa Cultural Tony Petzhold.

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais
  13. Oficina de Dança com Diversos Corpos Dançantes | 09.12 - 14h

    09/12
    Oficina de Dança com Diversos Corpos Dançantes | 09.12 - 14h
    Programação Cultural:

    Diversos Corpos Dançantes é um projeto de extensão do Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEFID – UFRGS), criado e coordenado pela professora Carla Vendramin. Proporciona vivência em dança através de atividades de improvisação para grupo misto de pessoas com e sem deficiências. O presente projeto busca continuar rompendo e desmitificando as barreiras do corpo e da dança, oferecendo esta vivência para um número maior de pessoas nas dependências do Instituto Ling em oficinas realizadas aos sábados. Saiba mais sobre o projeto no site.

    A oficina é gratuita e as incrições para participar devem ser feitas neste link.

    Saiba Mais
  14. Cristian Sperandi Quinteto | 14.12.2017 - 20h

    14/12
    Cristian Sperandi Quinteto | 14.12.2017 - 20h
    Programação Cultural:

    O pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor musical Cristian Sperandir é considerado uma das revelações da música contemporânea no país. Foi vencedor do Prêmio Açorianos de Música na categoria Melhor Instrumentista de MPB em 2013 e é Bacharelando em Música Popular na UFRGS.  Cristian vem atuando ao lado de grandes nomes da música do Rio Grande Sul e dando continuidade ao trabalho com sua família - grupo Sperandires - além de manter seu projeto solo paralelamente. Em seu toque há claras referências de Brad Mehldau, Michel Camilo, Chick Korea, André Mehmari e Geraldo Flach. O quinteto formado por Cristian (piano, teclados e voz), Caio Maurente (contrabaixo), Sandro Bonato (bateria), Bruno Coelho (percussão) e Antonio Flores (guitarra e violão) busca uma nova sonoridade através de roupagens que transitam por diferentes ritmos, sempre com fragmentos do jazz. O grupo apresenta um repertório dinâmico e envolvente com temas autorais, além de novos arranjos para temas já conhecidos como A Night in Tunisia (Dizzy Gillespie), Trocando em miúdos (Chico Buarque/Francis Hime) e Minuano (Pat Metheny).

    Ocupação total: 89 lugares

    Meia-Entrada: 35 lugares

    Lei Federal nº 12.933, de 26/12/2013

    Decreto Federal nº 8.537, de 05/10/2015

    Saiba Mais