Cursos

  1. Civilização: ascensão e queda de uma ideia

    21/11
    Civilização: ascensão e queda de uma ideia

    Sob quais condições o Ocidente formulou as bases de sua civilização? Como o gênio grego se tornou parâmetro para a própria ideia de civilização? Que continuidades e rupturas podemos identificar entre o mundo antigo clássico até a mentalidade renascentista, que alicerça a civilização ocidental moderna? A partir de diferentes obras - filosóficas, históricas, literárias e artísticas, o curso apresenta um completo repertório que serve de base para nossa própria noção de civilização, analisando seus valores constitutivos e as grandes realizações dentro de um processo de transformações sociais, para uma contribuição crítica acerca da mentalidade contemporânea.

    Eduardo Wolf, Pedro Gonzaga e Felipe Pimentel
    Eduardo Wolf é doutor em Filosofia pela USP, tendo sido pesquisador visitante na Universidade Ca'Foscari (Veneza, Itália) Foi articulista do jornal Zero Hora e da revista Veja e é editor da plataforma multimídia O Estado da Arte, no jornal Estado de São Paulo. Editou, entre outros, os volumes Pensar a Filosofia e Pensar o Contemporâneo, lançados pela Arquipélago Editorial. Traduziu os ensaios de T. S. Eliot (Notas para uma Definição de Cultura e A Ideia de uma Sociedade Cristã e Outros Ensaios - É Realizações) e diversos títulos de filosofia (A Filosofia Antes de Sócrates, de Richard Mckirahan, A invenção da Filosofia, de Néstor-Cordero, entre outros). Foi Secretário-Adjunto de Cultura de Porto Alegre. É assistente da curadoria do projeto Fronteiras do Pensamento.

    Pedro Gonzaga é músico e tradutor, com mais de vinte obras vertidas ao português. É também professor de Literatura Brasileira no grupo Unificado. Sua formação inclui graduação em Publicidade, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura. Escritor e poeta, tem quatro livros publicados e um traduzido para o francês. Palestrante de longa data, ministra ainda, há mais de dez anos, oficinas de escrita criativa. Atualmente, é colunista do jornal Zero Hora.

    Felipe Garrafiel Pimentel é psicanalista e historiador, professor do Mottola, em Porto Alegre, e colunista do blog Estado da Arte – jornal Estadão. Traduziu o livro Pensadores da Nova Esquerda, de Roger Scruton, e foi coordenador do patrimônio histórico de Porto Alegre e diretor de ensino do Grupo Unificado.

    Período: 21 e 28.11 e 05.12 de 2017

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  2. Palestra: Uma janela para o Futuro - Macrotendências de Moda e Design

    24/11
    Palestra: Uma janela para o Futuro - Macrotendências de Moda e Design

    O Studio Edelkoort / Trend Union é uma empresa de trend forecasting altamente conceituada no mundo, presente em todos os continentes. Semestralmente, lança livros de macrotendências que servem como inspiração para designers, estilistas, marketing e pesquisa e desenvolvimento.

    Durante a palestra no Instituto Ling, serão abordados os livros de macrotendências “Emancipation of Everything” e “Goddesses” e o livro de lifestyle “New Materialism”, que trazem referências que vão muito além de cor, tecido e estampas, nos inspirando através de imagens pinçadas da natureza, do artesanato e da arte das ruas de diversos países, de detalhes de materiais inusitados que, juntos, propõem um discurso de desejo de estilo de vida para um futuro próximo.

    Lili Tedde
    Representante brasileira do Studio Edelkoort / Trend Union, Lili Tedde tem se dedicado à pesquisa de tendências, sendo a idealizadora e editora-chefe dos livros Bloom Brasil e Bloom Fé. Trabalhou no escritório de design gráfico Hopkins Baumann, de Nova York e também foi produtora na Revista Claudia, da Editora Abril.

    Período: 24.11.2017

    Dia: Sexta-feira

    Horário: das 18h às 20h

  3. Pães para impressionar, com fermentação natural

    29/11
    Pães para impressionar, com fermentação natural

    Gostaria de receber em casa os seus amigos e a sua família e impressioná-los com uma mesa linda e farta de pães de fermentação natural? Pois esta oficina é pra você! Nesta atividade os alunos colocarão a mão na massa para a produção de três receitas pra lá de especiais, além de aprender como criar seu fermento natural, manter e utilizar a massa madre. Os pães estarão garantidos e o resto é com vocês!

    Rodrigo Escobar - Massa Madre Padaria Artesanal
    Administrador e mestrando em economia que, ao sair do emprego em um banco, dedicou-se na realização de cursos e a paixão de fazer pães. Estudou na escola do chef e padeiro Rogério Shimura, pesquisou muito e em 2014 criou a Massa Madre Padaria Artesanal, que desde março de 2017 possui uma pequena loja na Cidade Baixa, onde possui sua produção artesanal e limitada e vendas direto no balcão.

    Período: 29.11.2017

    Dia: quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  4. Workshop Autobiografias em Minizines - Festival Cultura em Miniciclos

    30/11
    Workshop Autobiografias em Minizines - Festival Cultura em Miniciclos

    Sem estoque

    O fanzine sempre se prestou a investigações e experimentações que refletem o ponto de vista pessoal e intransferível do autor. São publicações independentes de formato básico e barato, surgidas na América e na Europa no final da década de 1920. Esse tipo de publicação encontrou seu auge no período da Contracultura, divulgando temas como cinema, movimento punk, feminismo, música e literatura. Nesta oficina, o artista Fábio Zimbres parte dessas características e nos ensina como montar o nosso próprio fanzine. Como tema, propõe um meio que fica entre o fanzine e o diário, o bloco de anotações e a mini-publicação. Venha se divertir e criar o seu próprio fanzine, buscando no cotidiano a sua inspiração.

     

    A atividade é gratuita, mediante inscrição prévia. 

    Fábio Zimbres
    Fabio Zimbres é designer gráfico, organiza exposições, pinta, faz histórias em quadrinhos e ilustrações. Estudou arquitetura e se formou em artes. Iniciou sua carreira como artista gráfico em São Paulo nos anos 1980, fazendo histórias em quadrinhos, produzindo fanzines e trabalhando como um dos editores da revista de HQ alternativa Animal, considerada pela crítica a maior e melhor publicação do gênero que já existiu no país. Tem HQs em muitas publicações brasileiras e estrangeiras independentes e também tem livros editados na América Latina e na Espanha.

    Período: dia 30.11.2017 ( 1 encontro )

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 14h às 18h

  5. Doces especiais para o Natal

    02/12
    Doces especiais para o Natal

    Que tal aprender duas receitas deliciosas e surpreender a família e os amigos na ceia de Natal? O chef chocolatier Lucas Corazza vai te ensinar o preparo de doces especiais para que a ceia seja lembrada com carinho por muito tempo! Você vai aprender a fazer o incrível pão de frutas secas, que não leva fermento, nem ovos e água, e a maravilhosa torta de rabanada com amêndoas e frutas vermelhas, que é praticamente um presente!

    Lucas Corazza
    Com especialização na França, Lucas Corazza já trabalhou com grandes nomes da cozinha brasileira como Bel Coelho, Alex Atala e Henry Schaeffer. Conhecido por sua preocupação com sabores e técnicas, viaja Brasil afora para aprender mais sobre o país e a riqueza que aparece na forma de ingredientes e cultura. Criador do evento itinerante Chocólatras Solidários (#chocolatrassolidarios), onde o lucro obtido da venda de doces é revertido a uma instituição ou ONG local. Jurado no programa Que seja Doce, do canal GNT.

    Período: 02.12.2017

    Dia: Sábado

    Horário: das 14h às 18h

  6. Escola de Pais - Palestra 8: O valor da educação familiar

    04/12
    Escola de Pais - Palestra 8: O valor da educação familiar

    “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Investimos vários anos na nossa formação profissional, mas quanto tempo dedicamos a nossa formação como pais? Quando tivemos tempo para refletir com especialistas sobre a forma como estamos educando os nossos filhos? Pensando nisso, criamos a Escola de Pais, um espaço para aprendermos, questionarmos e refletirmos sobre o nosso papel de pais com a ajuda dos melhores pensadores de infância do nosso país.Entre maio e dezembro, teremos 8 palestras, uma por mês, com os principais temas da primeira infância.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. É diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e atualmente grávida de outro menino. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Empreendimentos 

    Rosely Sayão
    Rosely Sayão é psicóloga pela PUC-Campinas e consultora em educação, fala sobre as principais dificuldades vividas pela família e pela escola no ato de educar e dialoga sobre o dia a dia dessa relação. É colunista da Folha de São Paulo e autora de diversos livros sobre o tema.

    Período: 04.12

    Dia: Segunda

    Horário: das 18h30 às 20h30

  7. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2017, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  8. Vale-presente

    Vale-presente

    Presenteie com o conhecimento!

    Oferecemos cursos livres de curta duração nas mais diversas áreas do saber. São atividades idealizadas para pequenos grupos, com professores renomados e um ambiente acolhedor. 

    Como funciona: o presenteado recebe o código do vale-presente e, com ele, poderá se inscrever em qualquer curso do Instituto Ling em 2017, através de nosso site.

    Além do conhecimento, você presenteia também com novas amizades, novos interesses e novas experiências.

  9. Fantoches: construindo os seus personagens

    Fantoches: construindo os seus personagens

    Sem estoque

    Criação de fantoches com tecidos, tintas, fitas e diversos adereços. Nesta oficina a criatividade e proatividade dos pequenos são postas em prática para construir um objeto lúdico e único para suas brincadeiras. Esta atividade destina-se a crianças entre 4 e 8 anos. Obs.: o material para a oficina está incluso no valor da matrícula.
    Luciana Borges Soares e Natálya Duhart Figueiredo
    Luciana Borges Soares

    Mestre em Design pela UniRitter, especialista em Moda Inovação e Criatividade pelo Senac-RS e graduada em Design de Moda pela Feevale. Seu exercício acadêmico e profissional é voltado para as áreas práticas de modelagem e costura do vestuário. Docente no Bacharelado em Moda da Unisinos há mais de 5 anos, nas disciplinas de Modelagem feminina, infantil e masculina; além de Ateliês de Projeto. Ministra cursos de extensão em diferentes instituições há 10 anos, tais como Feevale, ESPM e UniRitter. Desde 2003, trabalha como Modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Natálya Duhart Figueiredo

    Graduada em Moda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Seu exercício profissional é voltado para áreas práticas de modelagem e costura do vestuário, atuando como modelista de vestuário para diferentes empresas.

    Período: 26.08

    Dia: sábado

    Horário: das 14h às 17h

  10. Literatura e Gastronomia – Jantar Cervantes

    Literatura e Gastronomia – Jantar Cervantes

    Sem estoque

    Dom Quixote de la Mancha é considerado o primeiro anti-herói com todos os defeitos e virtudes dos homens da Literatura Universal. Poucos são os capítulos da obra de Miguel de Cervantes sem referências explícitas ao comer, fundamentais para conhecer como era a cozinha da Espanha do Renascimento. Costumes Gastronômicos que pouco mudaram na cozinha popular da região da Mancha. O romance, que tem 200 personagens, reúne 150 receitas. Venha conhecer um pouco da história dos sabores do Triste Cavalheiro de la Mancha e provar um releitura de alguns desses pratos em um jantar preparado pelo chef Luciano Lunkes, que foi personal chef de Donatella Versace.

    Bete Duarte e Luciano Lunkes
    Bete Duarte é jornalista, mestre em Comunicação Social e doutora em Teoria da Literatura pela PUC-RS. Foi editora do caderno Gastrô de Zero Hora e é especializada em jornalismo gastronômico.

    Luciano Lunkes é formado pelo The French Culinary Institute, de Nova Iorque, onde foi condecorado como aluno destaque. Teve seu trabalho destacado no Caderno de Domingo do jornal The New York Times e em diversas publicações internacionais, nacionais e gaúchas. Foi Private Chef de Donatella Versace no período de setembro/2002 a julho/2005. Realizou eventos para as grifes Calvin Klein e Christian Dior. Trabalhou nos descolados restaurantes nova-iorquinos Le Cirque 2000, Chanterelle, Chez es Saada, Cucina e L'Ecole. É bacharel em Regência Coral pela UFRGS com especialização na Lizst Academy of Music de Budapeste/ Hungria.

    Período: 30.06

    Dia: Sexta-feira

    Horário: das 20h às 22h