Mais Imagens

Introdução ao desenho: técnicas e princípios básicos de composição

Fábio André Rheinheimer
Arquiteto, artista visual e curador independente, participou de diversas exposições coletivas, exposições individuais e salões de arte. Atua profissionalmente nas áreas de arquitetura e artes visuais, em Porto Alegre, onde reside.
Informações do Curso

Details:

Nesta oficina de introdução ao desenho, você vai aprender sobre as técnicas e princípios básicos de composição. Mediante o uso de lápis de cor, aquarela e grafite sobre papel, você vai conhecer e praticar a técnica do desenho de observação, exercitando o olhar e a percepção de volume. O objetivo do curso é apresentar aos participantes as possibilidades elementares dessa técnica, com base em exercícios de escala tonal e conceitos de luz e sombra.


Não há necessidade de conhecimento prévio em desenho para participar e o material está incluso no valor de matrícula.

Período: dias 15 e 29 de setembro de 2018

Dia: Sábados

Horário: das 14h às 18h

investimento:
R$ 260,00

Encontros

15.09 - Primeiro encontro

 

Apresentação

 

Introdução ao desenho artístico, com lápis de cor aquarela e grafite: relacionando o material com sua possível aplicação

 

Entendendo o material na criação de escala tonal e aplicação de luz, determinando a volumetria dos objetos

 

Exercício de observação

29.05 - Segundo encontro

 

Em continuidade ao primeiro encontro - e complementar a este, serão elaborados desenhos de observação e de livre expressão, ambos a mão livre, segundo o conceito de estrutura da luz e sombra.

 

Obs.: Em ambos os encontros será determinado uma composição volumétrica simples para desenho de observação, com objetivo de estabelecer áreas iluminadas e sobreadas no objeto, a partir das quais será criada a ilusão de uma terceira dimensão (volumetria).