Mais Imagens

Oficina de crítica teatral - Comunidade

Renato Mendonça
Renato Mendonça é crítico teatral, jornalista, escritor e dramaturgo. É mestre em Artes Cênicas (2013) e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo (1988), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É um dos editores do site de crítica teatral AGORA desde sua fundação, em julho de 2015. É membro da International Association of Theatre Critics (IATC). Por mais de dez anos, exerceu a função de editor de Teatro no Segundo Caderno da Zero Hora. Desde 2013, coordena a Escola de Espectadores de Porto Alegre (EEPA), projeto destinado a ampliar e qualificar o público de artes cênicas inspirado nos conceitos do pesquisador argentino Jorge Dubatti.

Como jornalista e como crítico, participou dos mais importantes festivais de artes cênicas do Brasil, como MITsp (São Paulo), Porto Alegre Em Cena (Porto Alegre), FIAC Bahia (Salvador), FILO (Londrina), riocenacontemporânea (Rio de Janeiro), Festival de Teatro de Curitiba (Curitiba), Festival Internacional de Teatro de Bonecos (Canela) e Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre (Porto Alegre), entre outros.
Informações do Curso

Details:

Especialmente nos últimos 15 anos, percebe-se uma transformação no conceito de crítica no campo das artes cênicas. O modelo que implicava uma apreciação valorativa, quase exclusivamente praticada por profissionais da imprensa ou da academia, está sendo substituído por outro, que visa à democratização da base crítica da arte. Nesse sentido, surgem iniciativas incentivando a produção de críticas em várias plataformas, especialmente as digitais, por parte de artistas, técnicos e mesmo público em geral. Alinhada a esse esforço surge a oficina de crítica teatral proposta por Renato Mendonça.


A oficina se desenvolve basicamente em cinco momentos. No primeiro, oficinandos e oficineiro assistem juntos ao espetáculo do PONTO DE TEATRO 2018. A segunda etapa é em sala de aula, com uma parte expositiva e outra de debate entre os participantes sobre o espetáculo assistido. No terceiro momento, os oficineiros escrevem em casa uma primeira versão da crítica e a enviam por e-mail ao oficineiro, que as devolve com observações e sugestões. Na quarta fase, leitura aberta das críticas e discussão em aula. O quinto momento é quando as críticas, depois de revisadas pelo oficineiro, serão publicadas em plataforma digital (Facebook).



Idade mínima de 18 anos. Convite especial a estudantes de teatro e de jornalismo.


Inscrição gratuita!


Pré-requisito: o aluno deverá assistir a primeira sessão do espetáculo Comunidade para participar da oficina. No ato da inscrição, o aluno já garante seu ingresso gratuito para assistir à peça.


O projeto Ponto de Teatro tem patrocínio da Fitesa e financiamento do Governo RS / Sistema Pró-Cultura / Lei de Incentivo à Cultura - LIC/RS.

Período: 16, 20 e 27.11

Dia: Sexta e terças-feiras

Horário: das 19h às 22h

investimento:
R$ 0,00

Encontros

16.11, das 19h às 21h

Sessão do espetáculo Comunidade.

20.11, das 19h às 22h

Aula sobre crítica e discussão sobre o espetáculo assistido. Alunos terão que escrever uma crítica e enviar ao ministrante para sua revisão.

27.11, das 19h às 22h

Leitura aberta das críticas e discussão em aula. Envio das críticas revisadas para avaliação do ministrante e publicação na página do Instituto Ling no Facebook.