Cursos

  1. Escola de Pais - Palestra O Brincar na construção do indivíduo

    22/10
    Escola de Pais - Palestra O Brincar na construção do indivíduo

    O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela experimenta o mundo, aprende regras, testa habilidades físicas e compreende o ganhar e perder. É o momento de socialização.

    Nesse encontro da Escola de Pais, vamos debater a importância do brincar no desenvolvimento de nossos filhos com a especialista Tania Fortuna, professora da UFRGS. A palestra acontece no dia 22.10, às 19h.

     “Escola de Pais” é um ciclo de encontros, com palestrantes referência em infância, que traz conceitos, dicas e debates com o objetivo de proporcionar a oportunidade de sermos pais mais capacitados a entender as necessidades nossas e dos nossos filhos, com um olhar amplo e atual do mundo em que vivemos.

    Curadoria:

    Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

    Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

    Apoio: Escola Despertar e Censi Fisa.

    Tania Fortuna
    Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Educação - área de concentração Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Educação (2011) pela mesma Universidade. É Professora Adjunta de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou e dirige o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar”. Coordenadora da Coleção "Clássicos do Jogo", publicada pela Editora Vozes.

    Período: 22.10.2018

    Dia: Segundas

    Horário: das 19h às 21h

  2. Como ler poesia

    23/10
    Como ler poesia

    O curso possibilita aos participantes a familiarização com os elementos e processos mais comuns da poesia, desde os versos clássicos até aqueles de nossos tempos.

    Vamos analisar os elementos que compõem o gênero literário e as qualidades para a boa poesia. O professor Pedro Gonzaga, também escritor e poeta, mistura teoria e a leitura de poemas magistrais, de nomes como Drummond, Bandeira, Kavafis, Szymborska, Camões, Petrarca, Bilac, Álvaro de Campos, Tzvetaieva, Leopardi, Jaime Gil de Biedma, Catulo, Yehuda Amichai, Cecília Meireles, entre outros.

    Uma imersão através do universo poético, descobrindo as camadas que fazem da poesia um gênero basilar na história da arte.

    Pedro Gonzaga
    Pedro Gonzaga é músico e tradutor, com mais de vinte obras vertidas ao português. É também professor de Literatura Brasileira no grupo Unificado. Sua formação inclui graduação em Publicidade, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura. Escritor e poeta, tem quatro livros publicados e um traduzido para o francês. Palestrante de longa data, ministra ainda, há mais de dez anos, oficinas de escrita criativa. Atualmente, é colunista do jornal Zero Hora.

    Período: dias 23 e 30 de outubro de 2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  3. Comidas de Bistrô: as receitas de Marcelo Gonçalves

    25/10
    Comidas de Bistrô: as receitas de Marcelo Gonçalves

    O Chef Marcelo Gonçalves fez da Pâtissier um clássico de Porto Alegre. No charmoso bistrô, qualquer incursão é garantia de deliciosas surpresas. Nesta aula especial, o chef mistura técnicas européias e ingredientes locais, revelando os segredos para o preparo de pratos despretensiosos, que surpreendem pelo sabor. Legumes, ovos, quiches, endívia, carnes, saladas, queijo de cabra, mel. Um encontro na cozinha, para redescobrir o valor da comida simples feita a partir de ingredientes acessíveis e da maneira certa de preparar.

    Marcelo Gonçalves
    Marcelo Gonçalves cursava engenharia e tinha um bom emprego quando largou a carreira promissora e foi morar na Europa. Passou por países como Itália e França até que chegou à Suíça e, por acaso, arrumou um emprego na cozinha do restaurante Le Clos des Alpes. Foi ali que ele abandonou de vez cálculos e projetos para arquitetar aromas e sabores. Depois de vários estágios em restaurantes de Genebra, Marcelo voltou a Porto Alegre e abriu, em 1997, a Pâtissier.

    Período: 25 de outubro de 2018

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  4. Audições Comentadas de Jazz - Chick Corea

    25/10
    Audições Comentadas de Jazz - Chick Corea

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Noites dedicadas ao Jazz. A música que nasceu nos Estados Unidos no início do século passado, tem suas raízes na música negra americana, como o blues, as work songs e o ragtime. O jornalista Paulo Moreira retorna ao Instituto Ling para promover uma verdadeira ode ao ritmo que conquistou o mundo e demonstrou toda sua versatilidade em diferentes estilos. Nessa edição, você vai apreciar o jazz de Chick Corea, com interpretações do pianista João Maldonado.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Paulo Moreira e João Maldonado

    O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.


    João Maldonado é um dos instrumentistas mais respeitados da cena jazzística de Porto Alegre. Tem mais de 40 obras gravadas, também com diversos músicos como Charles Master, Solon Fishbone, Fernando Noronha, Garotos da Rua e Acústicos e Valvulados. Em 1998, foi considerado o melhor músico de blues do Chile. Tocou com vários artistas e bandas, como o pianista de BB King, Ron Levy, e os guitarristas norte-americanos Kenny Neal e Larry McCray.

    Período: 25.10.2018

    Dia: Quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  5. Oficina de Queijos: faça você mesmo, com Locals Only CB

    27/10
    Oficina de Queijos: faça você mesmo, com Locals Only CB

    Da alta gastronomia às cozinhas das casas, percebe-se uma nova forma de relação com o alimento. O resgate das produções gastronômicas artesanais é encontrado no fazer à mão, no plantar seu próprio alimento ou em conhecer quem o produz, além da redescoberta de técnicas utilizadas pelas antigas gerações. A cura, por exemplo, é uma técnica primitiva de conservação de alimentos que proporciona descobertas de sabores únicos.

    Fazer o próprio alimento é (re)pensar nosso comportamento e se alimentar das nossas próprias histórias. Neste curso prático de produção artesanal de queijo, convidamos você a se subverter, a descobrir técnicas, a se abrir para novos sabores e a produzir um alimento carregado com as suas histórias. : )

     Serão desenvolvidas 3 receitas de queijo durante a oficina: 

    1) Ricota
    2) Queijo mole de massa crua e casca florida
    3) Queijo duro de massa cozida e prensada

     

    Sobre o Locals Only CB: Um espaço especial para degustar cervejas artesanais, pratos e drinks, tudo desenvolvido com produtos e ingredientes 100% locais. Saiba mais clicando aqui : )

    Rodrigo Paz e Antônio Salimen
    Rodrigo Paz é chefe de cozinha do Locals Only CB e idealizador do projeto Comida de Rua. Cozinheiro crescido entre punks da Osvaldo Aranha, em Porto Alegre, e peões nos galpões de São Borja, essa mistura possibilitou um ponto de vista único sobre o extremo sul do país e sua comida. Por isso, tradição e contemporaneidade são as marcas do terroir de Rodrigo Paz e da sua cozinha, que busca aproximação entre a comida e as pessoas.

    Antônio Salimen é cervejeiro há oito anos e acredita na força da produção local. A paixão pela produção caseira de cerveja o fez deixar o mundo corporativo da contabilidade para uma imersão sem volta no universo cervejeiro. É idealizador, junto com Rodrigo Paz, do bar Locals Only CB, onde desenvolve um trabalho de valorização das cervejarias locais e de democratização da cerveja artesanal. Ao descobrir o gosto da própria cerveja, buscou o desafio de, junto com seu amigo e sócio Rodrigo Paz, produzir seu próprio queijo.

    Período: dia 27 de outubro de 2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 10h30 às 17h30

  6. Audições Comentadas de Jazz - Chet Baker

    01/11
    Audições Comentadas de Jazz - Chet Baker

    Ministério da Cultura e Instituto Ling apresentam:

    Noites dedicadas ao Jazz. A música que nasceu nos Estados Unidos no início do século passado, tem suas raízes na música negra americana, como o blues, as work songs e o ragtime. O jornalista Paulo Moreira retorna ao Instituto Ling para promover uma verdadeira ode ao ritmo que conquistou o mundo e demonstrou toda sua versatilidade em diferentes estilos. Nessa edição, você vai apreciar o jazz do trompetista Chet Baker, com interpretações dos músicos Luiz Fernando Rocha e Luiz Mauro Filho.

    Esta atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cultura, Governo Federal.

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Paulo Moreira, Luiz Fernando Rocha e Luiz Mauro Filho

    O jornalista Paulo Moreira tem 33 anos de carreira, sendo que mais de 20 dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais, desde a Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, quando produziu o programa “Jam Session”, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo e, a partir de julho de 1999, produz e apresenta o programa Sessão Jazz nos 107,7 da FM Cultura. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante 4 anos dentro da programação do Studio Clio.


    O trompetista Luiz Fernando Rocha, conhecido como Rochinha, já gravou com Geraldo Flach, Jerônimo Jardim e grupo Delicatessen, além de ter participado, por mais de 20 anos, do grupo Jazz 6, com o escritor Luiz Fernando Veríssimo, com o qual registrou cinco CDs. Seu currículo inclui participação em festivais de jazz internacionais.


    Pianista gaúcho de grande talento, circula com desenvoltura pelo jazz, salsa, pop/rock e mpb. Estudou com o pianista, arranjador e maestro Paulo Dorfman, e cursou bacharelado em piano na UFRGS. Recebeu o prêmio de melhor instrumentista no III Festival do Choro de Porto Alegre (1993). Participou dos trabalhos de Nei Lisboa (3 discos e shows), Débora Blando, Geraldo Flach, entre outros.

    Período: 01.11.2018

    Dia: Quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 21h30

  7. A história da Beleza: da Modernidade ao Contemporâneo

    06/11
    A história da Beleza: da Modernidade ao Contemporâneo

    O conceito de beleza passou por transformações através dos tempos. Ao longo da história, os cânones do belo variaram, modificando assim arquétipos, mitos e padrões de beleza, especialmente influenciados por movimentos socioculturais e necessidades do cotidiano. Atrizes, divas e ícones da moda sempre exerceram um enorme poder sobre o que é valorizado ou depreciado enquanto belo. A beleza, como nos mostra a história, tem a ver com poder, sedução, prazer, satisfação e emoção. Seus padrões, contudo, variam em diferentes culturas ou épocas, não havendo um conceito único para o que é concretamente belo.

    Neste curso vamos ingressar no universo da beleza, desde a Modernidade até o Contemporâneo, percebendo os padrões, os desvios e os delírios expressos principalmente na moda e no corpo, chegando numa atualidade pretensamente mais democrática, com espaço para o bem-estar, a saúde e o conforto.

    Giselle Padoin
    Pós-graduada em Estudos Avançados da Língua Inglesa pela PUCRS, curadora independente e pesquisadora de moda e arte. Realizou palestras de moda e tendências para a Joalheria H.Stern. Ministrou cursos de História da Moda e joalheria no Istituto Europeo di Design/SP e PUCRS. Foi curadora de exposições de moda e cultura para o Moinhos Shopping e história da moda para o Shopping Iguatemi. Cursou cultura da moda na Central Saint Martins - University of Arts London, em Londres e no Institute Français de la Mode, em Paris. Realiza pesquisas no acervo do Palais Galliera, museu da moda de Paris e no Fashion Institute of Technology de Nova York. Assina a coluna de moda e cultura -`Haute Couture´, para a Revista Versatille.

    Período: dias 06 e 13 de novembro de 2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  8. Os 3 Ks: o cinema de Kurosawa, Kieslowski e Kubrick

    06/11
    Os 3 Ks: o cinema de Kurosawa, Kieslowski e Kubrick

    O final do século 20 se despediu de três grandes cineastas, num curto espaço de tempo. Com suas mortes, Kieslowski, Kurosawa e Kubrick simbolizaram o encerramento de uma era de diretores autorais, gigantes em suas obras.

    O curso pretende analisar as trajetórias e obras desses três autores de continentes e culturas distintas, suas diferenças e pontos em comum nas temáticas, no processo de produção e na linguagem cinematográfica. Pretende também provocar uma reflexão sobre a produção atual: estaria este modelo de diretores de forte marca autoral em via de extinção?

    Ministrado pelo cineasta e escritor Jaime Lerner, o curso discute a linguagem audiovisual pelo olhar do realizador. É destinado a quem deseja aprofundar seu conhecimento sobre cinema e enriquecer a experiência de assistir a um filme, uma série ou qualquer outra obra audiovisual, como para quem deseja experimentar com a realização.

    Jaime Lerner
    Escritor e cineasta premiado em vários festivais no Brasil e no exterior. Seus trabalhos mais recentes são a mini série Caixa Preta e o romance O Fazedor da Utopia, lançados em 2017. Foi professor de audiovisual na UNISINOS e na PUC-RS. Resenha livros, filmes e séries no Blog do Lerner usando em suas análises o ponto de vista do realizador.

    Período: dias 06, 13, 20 e 27 de novembro de 2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h30 às 21h30

  9. Sobre Saladas e Sanduíches

    06/11
    Sobre Saladas e Sanduíches

    Alternativas saudáveis e práticas para qualquer estação! Em sua segunda edição, no curso Sobre Saladas e Sanduíches você vai descobrir diferentes preparos, rápidos e fáceis, ideais para quem tem pouco tempo para a cozinha mas não abre mão do sabor. O Chef Vico Crocco ensina receitas leves e deliciosas de saladas e sanduíches para uma dieta equilibrada e cheia de sabor.

    Você vai aprender a preparar saladas - frias e mornas, além de receitas deliciosas de sanduíches - pães especiais, presunto de parma, pastrami, lombo defumado e também opções vegetarianas, tudo para garantir a diversidade e agradar diferentes paladares.

    O controle de qualidade do Chef Vico Crocco funciona assim: você convida um amigo para provar o cardápio! A degustação acontece a partir das 21h e cada aluno tem direito a um convidado, para testar de vez a receita!

    Vico Crocco
    Vico Crocco estudou em uma das melhores escolas de gastronomia alemã, a JRE Akademie. Durante os 12 anos em que viveu na Europa, adquiriu experiência cozinhando com Ulf Dörge, no restaurante/vinoteca Walter & Benjamin e no restaurante-hotel do chef Harald Rüssel. Antes de retornar ao Brasil, trabalhou com Peter Goossens, considerado um dos melhores chefs do mundo. Atualmente, mantém seu laboratório de sabores no container do Crocco Studio e assina o cardápio do Bar 2 da Complex Atlântida. Em 2014, ainda arrumou tempo para a cozinha do Maracanã, atuando com Neka Menna Barreto durante a Copa do Mundo.

    Período: dia 06 de novembro de 2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h

  10. Poesia no Ling - Konstantino Kaváfis

    07/11
    Poesia no Ling - Konstantino Kaváfis

    Todo mês teremos um encontro dedicado à poesia no Instituto Ling!

     Por que poesia?

     Ler poesia é uma experiência que estimula a interpretação de textos, amplia o vocabulário e provoca emoções. Segundo estudo da Universidade de Liverpool,  sua leitura afeta a área de nosso cérebro onde as lembranças autobiográficas estão contidas. Assim, os textos poéticos oferecem elementos emocionais e biográficos que potencializam a experiência cognitiva, oportunizam espaço de crescimento e nos ajudam a compreender o mundo de uma forma mais humana.

     Nesse encontro falaremos sobre os textos de Konstantino Kaváfis (1863-1933), considerado o maior nome da poesia em idioma grego moderno.

    Uma pitada da poesia de Konstantino Kaváfis, para você já ir aquecendo:

    Quando, de volta, viajares para Ítaca,
    roga que tua rota seja longa,
    repleta de peripécias, repleta de conhecimentos.
    Aos Lestrigões, aos Ciclopes,
    ao colérico Posêidon, não temas:
    tais prodígios jamais encontrarás em teu roteiro,
    se mantiveres altivo o pensamento e seleta
    a emoção que tocar teu alento e teu corpo.
    Nem Lestrigões, nem Ciclopes,
    nem o áspero Posêidon encontrarás,
    se não os tiveres imbuído em teu espírito,
    se teu espírito não os suscitar diante de ti.

     (Kaváfis, trecho de Ítaca.)

     

    Inscrições:

    Inteira: R$ 40,00

    Meia-Entrada: R$ 20,00*

    *para meia-entrada - estudantes, pessoas com deficiência e com mais de 60 anos, escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom de desconto. Na data do evento, apresente sua identificação.

    Pedro Gonzaga
    Pedro Gonzaga é músico e tradutor, com mais de vinte obras vertidas ao português. É também professor de Literatura Brasileira no grupo Unificado. Sua formação inclui graduação em Publicidade, mestrado em Literatura Brasileira e doutorado em Literatura. Escritor e poeta, tem quatro livros publicados e um traduzido para o francês. Palestrante de longa data, ministra ainda, há mais de dez anos, oficinas de escrita criativa. Atualmente, é colunista do jornal Zero Hora.

    Período: 07.11.2018

    Dia: Quarta-feira

    Horário: das 16h às 18h