Gastronomia

  1. Caldos, Sopas e Cremes

    21/08
    Caldos, Sopas e Cremes

    Alternativas práticas e saudáveis que enfrentam desde temperaturas mais baixas até os dias mais amenos, com acompanhamentos que vão elevar sua refeição a outro nível!

    O Chef Vico Crocco ensina diferentes receitas de caldos, sopas e cremes, além de acompanhamentos especiais, para garantir uma refeição cheia de sabor e nutrição. Caldinho de feijão, creme de abóbora e gengibre, sopa com escarola e frango, gaspacho.

    Em duas aulas, você vai aprender a preparar receitas reconfortantes e práticas, para serem servidas quentinhas ou não, e degustadas em boa companhia. Então, não esqueça de convidar um amigo para a degustação, que acontece a partir das 21h! Cada aluno tem direito a um convidado, para testar de vez a receita!

    Vico Crocco
    Vico Crocco estudou em uma das melhores escolas de gastronomia alemã, a JRE Akademie. Durante os 12 anos em que viveu na Europa, adquiriu experiência cozinhando com Ulf Dörge, no restaurante/vinoteca Walter & Benjamin e no restaurante-hotel do chef Harald Rüssel. Antes de retornar ao Brasil, trabalhou com Peter Goossens, considerado um dos melhores chefs do mundo. Atualmente, mantém seu laboratório de sabores no container do Crocco Studio e assina o cardápio do Bar 2 da Complex Atlântida. Em 2014, ainda arrumou tempo para a cozinha do Maracanã, atuando com Neka Menna Barreto durante a Copa do Mundo.

    Período: dias 21 e 28 de agosto de 2018

    Dia: terças-feiras

    Horário: das 19h às 22h

  2. Jantar Cultural: Vinho e Gastronomia

    30/08
    Jantar Cultural: Vinho e Gastronomia

    Uma noite cheia de sabores e aromas, em um jantar exclusivo e harmonizado. O Chef Vico Crocco executa cardápio inspirado na gastronomia francesa a partir de ingredientes locais, dividindo com os participantes todo o savoir-faire adquirido na sua última estadia em Paris.

    Um menu completo acompanhado de uma carta especialmente selecionada pela Terrunyo Wine Store.

    Venha desfrutar de uma experiência gastronômica diferenciada, em um ambiente cheio de arte e cultura.

    Vico Crocco
    Vico Crocco estudou em uma das melhores escolas de gastronomia alemã, a JRE Akademie. Durante os 12 anos em que viveu na Europa, adquiriu experiência cozinhando com Ulf Dörge, no restaurante/vinoteca Walter & Benjamin e no restaurante-hotel do chef Harald Rüssel. Antes de retornar ao Brasil, trabalhou com Peter Goossens, considerado um dos melhores chefs do mundo. Atualmente, mantém seu laboratório de sabores no container do Crocco Studio e assina o cardápio do Bar 2 da Complex Atlântida. Em 2014, ainda arrumou tempo para a cozinha do Maracanã, atuando com Neka Menna Barreto durante a Copa do Mundo.

    Período: 30.08.2018

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h30 às 22h

  3. Introdução aos Cafés Especiais

    01/09
    Introdução aos Cafés Especiais

    O curso apresenta o universo dos cafés especiais, classificação técnica que identifica a qualidade do grão, avaliado a partir de uma série de aspectos como fragância, sabor, defeitos, entre outros. Você vai compreender a diferença entre Arábica e Robusta e conhecer mais sobre as variedades de cafés especiais.

    Na roda sensorial de sabores, vamos experimentar as diferentes classificações de cafés existentes no mercado e compreender suas principais diferenças, identificando qualidades e defeitos presentes em cada um. Os participantes irão aprender sobre os diferentes métodos de preparo e, ao final do curso, estarão capacitados e aptos para melhores decisões na hora de comprar, beber ou degustar um café. Uma atividade para apreciadores, entusiastas ou mesmo consumidores eventuais de café!

     

    Parceria Especial: Baden Torrefação de Cafés 

    Guert Ingo Dorneles Schinke
    Sócio proprietário da cafeteria Baden Cafés Especiais e proprietário da Baden Torrefação de Cafés Especiais, em Porto Alegre.
    Formado em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e MBA em Gestão Empresarial.
    Em 2010 foi apresentado aos cafés especiais em um curso de barista iniciante realizado na Grenat, cafeteria em Brasília, e desde então mergulhou fundo neste mundo. Abriu o Baden Cafés Especiais em 2012 junto com a mãe, Margaret Dorneles. No final de 2014, abriu a própria torrefação de cafés especiais. Com a Baden Torrefação, surgiram novos desafios e a necessidade de se aprofundar e estudar mais sobre a ciência da torra dos cafés, mercado que, assim como nas cafeterias, está em constante transformação e oferece novidades quase que diárias a serem testadas e apreciadas.

    Período: 01.09.2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 14h às 17h

  4. Open Code Urban Farmcy: spaghettis e molhos

    28/09
    Open Code Urban Farmcy: spaghettis e molhos

    Em sua segunda edição no Instituto Ling, o programa Open Code Urban Farmcy divide os segredos para o preparo de algumas das receitas incríveis e super nutritivas presentes no cardápio de seu restaurante, localizado no bairro Moinhos de Vento, na capital gaúcha.

    Desta vez, vamos aprender receitas de spaghettis saudáveis, feitos de abobrinha e preparados a partir da técnica raw. Acompanhando o menu, vamos aprender o preparo de dois molhos especiais: pesto com pistache e molho funghi com lâminas de shiitake. Você vai descobrir que é possível incrementar seu cardápio com refeições mais leves e nutritivas, além de ótimas alternativas para dietas low carb, próprias para a hora da janta!

    Para saber mais sobre o belo trabalho da Urban Farmcy, clique aqui : )

    Tobias Chanan e Luiz Felipe Beckenkamp
    Tobias Chanan - Empreendedor gaúcho que fundou em 1997 uma das maiores redes de cosméticos do país: a Empório Body Store, que se transformou tempos depois na The Body Shop. Hoje empreende a Urban Farmcy, um negócio socioambiental que pretende redefinir o futuro da alimentação e transformar qualquer casa em uma microfazenda urbana. Tem formação profissional em Raw Food na Plantlab School by Matthew Kinney - Venice, Califórnia.

    Luiz Felipe Beckenkamp - Iniciou na cozinha em 2006 com o chef Marcelo Jacobi, trabalhando no restaurante e em eventos. Na área de eventos, trabalhou ao lado de grandes chefs como Neka Menna Barreto, Claude Troisgros, Olivier Anquier, Roberta Sudbrack, Lauren Suadeau, Jordi Roca e Alex Atala. Foi sub-chef do Fred dos Anjos, seu grande mestre. Em 2008 fez parte da equipe do Claude Troisgros no Olympe e hoje é chef da Urban Farmcy.

    Período: dia 28 de setembro de 2018

    Dia: sexta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  5. Cozinha Peruana

    09/10
    Cozinha Peruana
    O Peru traz na essência da sua gastronomia a fusão de diferentes culturas somadas à riqueza geográfica do país, com montanhas, selva e litoral e toda a diversidade de ingredientes que podem oferecer. Desde a colonização espanhola, já com a carga da influência de 800 anos de dominação árabe, passando pela chegada dos chineses e dos japoneses ao longo do século XIX, a cozinha peruana foi assimilando diferentes costumes e ingredientes, tornando-se uma das mais representativas da atualidade. Nesta aula especial, o chef peruano Luis Yagui ensina três receitas clássicas da culinária de seu país de origem, demonstrando na prática porque o Peru foi eleito o melhor destino gastronômico do mundo nos últimos seis anos.
    Luis Yagui Yoshimoto
    Chef e consultor gastronômico, Luís Yagui Yoshimoto nasceu em Lima, capital peruana. Descendente de japoneses, cultura que influenciou a cozinha Nikkei entre suas especialidades, o chef acumula experiências em restaurantes na Argentina e no Brasil. Entre as cozinhas por onde passou, destaque para os restaurantes Sipan e Azul Profundo, na Argentina. Assina o maravilhoso cardápio Nikkei dos restaurantes do Grupo Koh Pee Pee, em Porto Alegre.

    Período: dia 09 de outubro de 2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h

  6. Cozinhando para o Bebê - Módulo I: da introdução alimentar aos 9 meses

    16/10
    Cozinhando para o Bebê - Módulo I: da introdução alimentar aos 9 meses

    É na infância que se estabelecem os hábitos e gostos de uma criança. A introdução alimentar começa em torno dos 6 meses, sendo uma complementação ao leite materno e, ou às fórmulas infantis. Este é o momento de estimular por completo os sentidos dos bebês e dar a eles a chance de experienciar diferentes sabores e sensações diante do alimento. Por isso, é extremamente importante estarmos atentos neste período e dispostos a realizar uma introdução alimentar diversa e nutritiva, pois esta será uma herança de hábitos e de formação de personalidade que ele levará para o resto da vida.

    A nutricionista Juliana Rosa e a cozinheira e educadora de saúde Rafaela Camerini trazem a teoria para a prática, oportunizando aos pais "colocarem a mão na massa" para produzir a alimentação dos bebês com mais segurança e criatividade.

     

    No segundo módulo da oficina: a alimentação dos 9 aos 12 meses. Saiba mais clicando aqui.

    Os módulos são cursados de maneira independente. Para matrícula nos dois módulos, aproveite o desconto de 5%.

    Escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom promocional.

    Juliana Rosa e Rafaela Camerini
    Juliana Rosa - Graduada em Nutrição e Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil. Desempenha atividades na área de Educação Nutricional objetivando desenvolver o "sabor" pela vida saudável. Hoje em dia, paralelo ao trabalho de nutricionista clínica, é proprietária e professora da escola Balasana Yoga Kids Brasil.

    Rafaela Camerini
    Estuda Ayurveda, o tradicional sistema de saúde da Índia, na Escola Yoga Brahma Vidyalaya - MG.
    Atua como educadora de saúde e cozinheira,desenvolvendo soluções que utilizem a alimentação como ferramenta de aprendizado para saúde integral, sustentabilidade,
    transformação social e reconexão entre as pessoas e o meio ambiente.
    Compõe a equipe da empresa Corpo com Equilíbrio, realizando as oficinas de gastronomia.
    Fundadora do Estúdio Terra Mater.

    Período: dia 16 de outubro de 2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h

  7. Comidas de Bistrô: as receitas de Marcelo Gonçalves

    25/10
    Comidas de Bistrô: as receitas de Marcelo Gonçalves

    O Chef Marcelo Gonçalves fez da Pâtissier um clássico de Porto Alegre. No charmoso bistrô, qualquer incursão é garantia de deliciosas surpresas. Nesta aula especial, o chef mistura técnicas européias e ingredientes locais, revelando os segredos para o preparo de pratos despretensiosos, que surpreendem pelo sabor. Legumes, ovos, quiches, endívia, carnes, saladas, queijo de cabra, mel. Um encontro na cozinha, para redescobrir o valor da comida simples feita a partir de ingredientes acessíveis e da maneira certa de preparar.

    Marcelo Gonçalves
    Marcelo Gonçalves cursava engenharia e tinha um bom emprego quando largou a carreira promissora e foi morar na Europa. Passou por países como Itália e França até que chegou à Suíça e, por acaso, arrumou um emprego na cozinha do restaurante Le Clos des Alpes. Foi ali que ele abandonou de vez cálculos e projetos para arquitetar aromas e sabores. Depois de vários estágios em restaurantes de Genebra, Marcelo voltou a Porto Alegre e abriu, em 1997, a Pâtissier.

    Período: 25 de outubro de 2018

    Dia: quinta-feira

    Horário: das 19h às 22h

  8. Oficina de Queijos: faça você mesmo, com Locals Only CB

    27/10
    Oficina de Queijos: faça você mesmo, com Locals Only CB

    Da alta gastronomia às cozinhas das casas, percebe-se uma nova forma de relação com o alimento. O resgate das produções gastronômicas artesanais é encontrado no fazer à mão, no plantar seu próprio alimento ou em conhecer quem o produz, além da redescoberta de técnicas utilizadas pelas antigas gerações. A cura, por exemplo, é uma técnica primitiva de conservação de alimentos que proporciona descobertas de sabores únicos.

    Fazer o próprio alimento é (re)pensar nosso comportamento e se alimentar das nossas próprias histórias. Neste curso prático de produção artesanal de queijo, convidamos você a se subverter, a descobrir técnicas, a se abrir para novos sabores e a produzir um alimento carregado com as suas histórias. : )

     Serão desenvolvidas 3 receitas de queijo durante a oficina: 

    1) Ricota
    2) Queijo mole de massa crua e casca florida
    3) Queijo duro de massa cozida e prensada

     

    Sobre o Locals Only CB: Um espaço especial para degustar cervejas artesanais, pratos e drinks, tudo desenvolvido com produtos e ingredientes 100% locais. Saiba mais clicando aqui : )

    Rodrigo Paz e Antônio Salimen
    Rodrigo Paz é chefe de cozinha do Locals Only CB e idealizador do projeto Comida de Rua. Cozinheiro crescido entre punks da Osvaldo Aranha, em Porto Alegre, e peões nos galpões de São Borja, essa mistura possibilitou um ponto de vista único sobre o extremo sul do país e sua comida. Por isso, tradição e contemporaneidade são as marcas do terroir de Rodrigo Paz e da sua cozinha, que busca aproximação entre a comida e as pessoas.

    Antônio Salimen é cervejeiro há oito anos e acredita na força da produção local. A paixão pela produção caseira de cerveja o fez deixar o mundo corporativo da contabilidade para uma imersão sem volta no universo cervejeiro. É idealizador, junto com Rodrigo Paz, do bar Locals Only CB, onde desenvolve um trabalho de valorização das cervejarias locais e de democratização da cerveja artesanal. Ao descobrir o gosto da própria cerveja, buscou o desafio de, junto com seu amigo e sócio Rodrigo Paz, produzir seu próprio queijo.

    Período: dia 27 de outubro de 2018

    Dia: Sábado

    Horário: das 10h30 às 17h30

  9. Cozinhando para o Bebê - Módulo II: dos 9 aos 12 meses

    30/10
    Cozinhando para o Bebê - Módulo II: dos 9 aos 12 meses

    É na infância que se estabelecem os hábitos e gostos de uma criança. Na sequência da introdução alimentar, passando para a fase que se inicia aos 9 meses, segue a importância de estimular por completo os sentidos dos bebês e dar a eles a chance de experienciar diferentes sabores e sensações diante do alimento. Por isso, é extremamente importante estarmos atentos neste período e dispostos a realizar uma introdução alimentar diversa e nutritiva, pois esta será uma herança de hábitos e de formação de personalidade que ele levará para o resto da vida.

    A nutricionista Juliana Rosa e a cozinheira e educadora de saúde Rafaela Camerini trazem a teoria para a prática, oportunizando aos pais "colocarem a mão na massa" para produzir a alimentação dos bebês com mais segurança e criatividade.

     

    Para matrícula nos dois módulos da oficina, aproveite o desconto de 5%. Escreva para educativo@institutoling.org.br e solicite seu cupom promocional. 

    Os módulos são cursados de maneira independente. 

    No módulo I: da introdução alimentar aos 9 meses. Saiba mais clicando aqui.

     

    Juliana Rosa e Rafaela Camerini
    Juliana Rosa - Graduada em Nutrição e Pós-graduada em Nutrição Materno Infantil. Desempenha atividades na área de Educação Nutricional objetivando desenvolver o "sabor" pela vida saudável. Hoje em dia, paralelo ao trabalho de nutricionista clínica, é proprietária e professora da escola Balasana Yoga Kids Brasil.

    Rafaela Camerini - Estuda Ayurveda, o tradicional sistema de saúde da Índia, na Escola Yoga Brahma Vidyalaya - MG. Atua como educadora de saúde e cozinheira,desenvolvendo soluções que utilizem a alimentação como ferramenta de aprendizado para saúde integral, sustentabilidade,
    transformação social e reconexão entre as pessoas e o meio ambiente. Compõe a equipe da empresa Corpo com Equilíbrio, realizando as oficinas de gastronomia. Fundadora do Estúdio Terra Mater.

    Período: dia 30 de outubro de 2018

    Dia: terça-feira

    Horário: das 19h às 22h

  10. Aula de Massas Artesanais

    07/11
    Aula de Massas Artesanais

    Uma aula especial para quem quer aprender a fazer massa fresca em casa sem mistério!

    Capeletti, Tortei, Tagliatelle, mmm... Essas são algumas das receitas maravilhosas que a Chef Nati Tussi vai ensinar ao longo do encontro. Você vai aprender as técnicas básicas para o preparo de massas artesanais, dicas de cozimento, formatos, texturas e a finalização com molhos dignos de uma verdadeira cozinha italiana! :)

    Nati Tussi
    Formada em gastronomia pela Unisinos, Nati Tussi é chefe da cozinha do restaurante Roister, em Porto Alegre.
    Já passou pela cozinha do Floriano Spiess e chefiou a cozinha do Rambla.

    Período: dia 07 de novembro de 2018

    Dia: quarta-feira

    Horário: das 19h às 22h