Perguntas Frequentes

1

O que é o Instituto Ling?

O Instituto Ling é uma entidade sem fins lucrativos que busca, através de investimentos em educação por meio de bolsas de estudos, contribuir para a transformação da sociedade brasileira em uma sociedade mais evoluída, justa e progressista.

2

Que tipo de bolsas são oferecidas pelo Instituto Ling?

Por meio de seus programas, o Instituto oferece bolsas de estudos para brasileiros aceitos nas mais renomadas universidades norte-americanas e europeias para cursos de Mestrado nas áreas de Administração, Direito, Engenharia e Jornalismo, bem como para realização de pós-graduação em Liderança e de graduação em Engenharia nos Estados Unidos e para fomento à educação básica no Brasil.

3

Qual o perfil procurado pelo Instituto Ling?

A maioria dos candidatos ao programa de bolsas do Instituto Ling tem entre 26 e 30 anos, possui cerca de cinco anos de experiência profissional e apresenta uma história pessoal de destaque e de conquistas. São pessoas que geralmente almejam alcançar cargos de destaque ou que pretendem se tornar empreendedores de sucesso, demonstrando liderança, excelência acadêmica e identificação com os valores do Instituto Ling.

4

Quais são os critérios de seleção adotados pelo Instituto Ling?

Durante o processo de seleção, os candidatos são avaliados comparativamente tendo por base diversos critérios, como conceito da universidade para a qual foi aceito, resultado dos testes realizados (ex: GMAT para candidatos de MBA), capacidade de liderança e independência intelectual, entre outros. Contudo, cabe ressaltar que, além desses, cada programa tem seus critérios específicos de seleção.

5

Quando inicia o período de inscrição?

Para os programas Start MBA/MPA, LLM Instituto Ling/Gouvêa Vieira e MSc Instituto Ling/IIT, as inscrições iniciam-se no início de janeiro, estendendo-se até a primeira quinzena de maio. Confira o cronograma nas respectivas páginas para maiores informações. Para os demais programas do Instituto Ling, a inscrição é feita por meio de indicação; assim, não há um período de inscrição aberto para o público em geral para participação nos seguintes programas: • Jornalista de Visão • GUESP • Projeto Évora • Parceria Instituto Ling/AACV.

6

Como faço para ser aceito em uma universidade?

Para ser aceito em uma universidade estrangeira e, assim, estar apto para participar do processo seletivo do Instituto Ling, você deve participar do processo de seleção da instituição em questão. Dado que cada universidade possui um processo específico, cabe ao candidato se informar junto à mesma como deve proceder com sua inscrição. Informações adicionais estão disponíveis nos websites das universidades.

7

Para quais universidades o Instituto Ling oferece bolsas?

No que tange os programas de MBA, MPA e LLM, o candidato à bolsa é livre para escolher a universidade onde pretende fazer sua pós-graduação, desde que a mesma esteja entre as melhores do mundo de acordo com os rankings que servem de referência para o Instituto Ling. Entretanto, cabe lembrar que ele(a) precisa já ter sido aceito pela universidade em questão para poder se candidatar às bolsas do Instituto Ling. O Programa Jornalista de Visão, além de oferecer bolsas para universidades parceiras, também possibilita que o bolsista escolha em qual universidade deseja fazer seu Mestrado, desde que a mesma esteja entre as melhores na área de estudos escolhida. No que tange os demais programas de graduação e de pós-graduação do Instituto Ling, por serem resultados de convênio com universidades específicas, o candidato à bolsa deve ter sido aceito pela instituição parceira.

8

E se a minha universidade não está entre as top-10?

A classificação da universidade é utilizada como critério de avaliação durante o processo, mas não é eliminatória. Entendemos que os rankings variam muito ano a ano e, por isso, incentivamos os candidatos de escolas bem qualificadas a se inscreverem no processo seletivo. Nestes casos, nossa avaliação será mais focada e exigente no perfil do bolsista: escore do GMAT (candidatos de MBA), desempenho profissional e acadêmico, potencial de liderança, etc.



START MBA/MPA

9

A bolsa do Instituto Ling cobre integralmente minhas despesas?

Não. As bolsas oferecidas são parciais, não havendo um valor pré-determinado. Assim, o Instituto Ling auxilia o candidato a complementar seus recursos, diminuindo sua necessidade de recorrer a empréstimos bancários ou de sacrificar suas economias pessoais.

10

Quando a bolsa é disponibilizada?

A bolsa é sempre disponibilizada no início da segunda metade do curso.

11

Quais são os compromissos do bolsista com o Instituto Ling?

Como integrantes da rede do Instituto Ling, os ex-bolsistas são convidados para auxiliar nos processos de seleção, indicando ou entrevistando candidatos. Além disso, os bolsistas são informados, desde que ingressam no processo seletivo, que os recursos do Instituto Ling provêm de doações de pessoas físicas e jurídicas. Espera-se deles que, concluído o mestrado e com carreira profissional encaminhada, busquem retribuir a oportunidade recebida através de doações à entidade.

12

Fui aceito em um Executive MBA ou em um curso part-time . Posso me inscrever no processo seletivo?

Não. As bolsas oferecidas através do programa Start MBA/MPA são exclusivas para brasileiros aceitos em cursos na modalidade full-time.

13

Moro no exterior. Posso participar do processo de seleção?

Candidatos que residem no exterior são bem-vindos a participar do processo de seleção do Instituto Ling, desde que estejam presentes nas entrevistas em grupo - se aprovados para esta fase - e no evento de apresentação dos novos bolsistas, se contemplados com uma bolsa de estudos.

14

O que é o GMAT?

O GMAT é um exame solicitado por grande parte das escolas de negócios internacionais para a admissão em seus programas de MBA. Ao contrário do TOEFL, que certifica a proficiência na língua inglesa, o resultado do GMAT avalia características como raciocínio lógico e habilidades de compreensão e argumentação, e é utilizado por nós como critério objetivo de avaliação.

15

Vou realizar um MPA. Preciso apresentar o GMAT?

Os candidatos de MPA podem substituir a apresentação do GMAT pelo exame GRE. Entretanto, cabe enfatizar que eles devem apresentar obrigatoriamente um dos dois exames. Os candidatos de MPA podem substituir a apresentação do GMAT pelo exame GRE. Entretanto, cabe enfatizar que eles devem apresentar obrigatoriamente um dos dois exames. A apresentação do GMAT (ou do GRE, para candidatos de MPA) é um requisito obrigatório do processo seletivo do Instituto Ling, pois seu resultado é utilizado como critério objetivo de avaliação dos candidatos. Caso o candidato não apresente nenhum dos referidos exames, sua candidatura não será aceita.

16

Posso apresentar o TOEFL ou IELTS ao invés do GMAT?

Não, pois o TOEFL e o IELTS são testes de proficiência em inglês, enquanto que o GMAT, embora seja aplicado em inglês, visa avaliar outras habilidades do candidato. Apesar de ser aplicado em inglês, o GMAT não é um teste de proficiência na língua inglesa, como o TOEFL e o IELTS. Ele é utilizado para avaliar habilidades de raciocínio lógico, compreensão e argumentação. O resultado é utilizado pelo Instituto Ling como critério objetivo de avaliação dos candidatos e, por isso, sua apresentação é obrigatória para a participação no processo de seleção.

17

Como deve ser a carta de recomendação?

As cartas de recomendação devem ser fornecidas preferencialmente pelo empregador, superior imediato ou colega de trabalho do candidato, apontando as razões pelas quais o recomendado deve receber a bolsa e suas qualidades, virtudes e contribuições para a empresa, bem como atestando sua necessidade de auxílio financeiro para a realização do curso.

18

Já possuo independência financeira. Preciso, mesmo assim, enviar o IR dos meus pais?

Sim, mesmo sendo independente financeiramente, o candidato deve apresentar os documentos de imposto de renda do seu pai e de sua mãe, bem como do(a) cônjuge, quando houver. Esses documentos servem para que o Instituto Ling possa conhecer melhor a situação socioeconômica do candidato, sua estrutura familiar e sua real necessidade de receber uma bolsa de estudo. Caso o candidato não envie tais documentos, não poderá participar do processo seletivo.

19

Meus pais ou cônjuge são isentos de declarar IR. Como devo proceder?

Nesses casos, a Receita Federal orienta que a pessoa isenta faça uma declaração de próprio pulso para fins de atestar a isenção.

20

O que é um Mapa Geral de Custos?

O Mapa Geral de Custos é um detalhamento das despesas que o candidato terá durante o período de realização de sua pós-graduação (tuition, fees, moradia, viagens, materiais), das receitas que têm disponíveis (poupança, bens, empréstimos, bolsas de outras instituições) e o valor pretendido de bolsa junto ao Instituto Ling.



LLM INSTITUTO LING / GOUVÊA VIEIRA

21

O que é um LLM?

LLM é a sigla para Legum Magister ou Master of Laws. Trata-se de um grau de especialização em Direito que proporciona ao advogado ou bacharel em Direito um estudo mais prático sobre uma área específica do campo jurídico, preparando-o para trabalhar em grandes escritórios ou empresas.

22

A bolsa do Instituto Ling cobre integralmente minhas despesas?

Não. As bolsas oferecidas são parciais, não havendo um valor pré-determinado. Assim, o Instituto Ling auxilia o candidato a complementar seus recursos, diminuindo sua necessidade de recorrer a empréstimos bancários ou de sacrificar suas economias pessoais.

23

Quando a bolsa é disponibilizada?

A bolsa é sempre disponibilizada no início da segunda metade do curso.

24

Quais são os compromissos do bolsista com o Instituto Ling?

Como integrantes da rede do Instituto Ling, os ex-bolsistas são convidados para auxiliar nos processos de seleção, indicando ou entrevistando candidatos. Além disso, os bolsistas são informados, desde que ingressam no processo seletivo, que os recursos do Instituto Ling provêm de doações de pessoas físicas e jurídicas. Espera-se deles que, concluído o mestrado e com carreira profissional encaminhada, busquem retribuir a oportunidade recebida através de doações à entidade.

25

Fui aceito em um curso part-time. Posso me inscrever no processo seletivo?

Não. As bolsas oferecidas através do programa Start MBA/MPA são exclusivas para brasileiros aceitos em cursos na modalidade full-time.

26

Como consigo a declaração de quantas vezes prestei o exame da OAB?

Esta declaração pode ser obtida mediante solicitação junto à seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil.

27

Como deve ser a carta de recomendação?

As cartas de recomendação devem ser fornecidas preferencialmente pelo empregador, superior imediato ou colega de trabalho do candidato, apontando as razões pelas quais o recomendado deve receber a bolsa e suas qualidades, virtudes e contribuições para a empresa, bem como atestando sua necessidade de auxílio financeiro para a realização do curso.

28

Já possuo independência financeira. Preciso, mesmo assim, enviar o IR dos meus pais?

Sim, mesmo sendo independente financeiramente, o candidato deve apresentar os documentos de imposto de renda do seu pai e de sua mãe, bem como do(a) cônjuge, quando houver. Esses documentos servem para que o Instituto Ling possa conhecer melhor a situação socioeconômica do candidato, sua estrutura familiar e sua real necessidade de receber uma bolsa de estudo. Caso o candidato não envie tais documentos, não poderá participar do processo seletivo.

29

Meus pais ou cônjuge são isentos de declarar IR. Como devo proceder?

Nesses casos, a Receita Federal orienta que a pessoa isenta faça uma declaração de próprio pulso para fins de atestar a isenção.

30

O que é um Mapa Geral de Custos?

O Mapa Geral de Custos é um detalhamento das despesas que o candidato terá durante o período de realização de sua pós-graduação (tuition, fees, moradia, viagens, materiais), das receitas que têm disponíveis (poupança, bens, empréstimos, bolsas de outras instituições) e o valor pretendido de bolsa junto ao Instituto Ling.



MsC INSTITUTO LING / IIT

31

Fui aceito em um mestrado em Engenharia em outra universidade que não o IIT. Posso me inscrever para a seleção das bolsas de estudos do Instituto Ling?

Por se tratar de um programa feito através de convênio específico com o Illinois Institute of Technology, apenas são aceitas inscrições de candidatos aceitos em programas de mestrado em Engenharia no IIT.

32

O Instituto Ling oferece outros programas de bolsas de estudos voltados para pós-graduação em Engenharia?

Não. Os demais programas de bolsas do Instituto Ling no nível de pós-graduação são voltados para as áreas de Administração, Direito e Jornalismo.

33

Qual o valor das bolsas de estudos?

As bolsas oferecidas são parciais, não havendo um valor pré-determinado. Assim, o Instituto Ling auxilia o candidato a complementar seus recursos, diminuindo sua necessidade de recorrer a empréstimos bancários ou de sacrificar suas economias pessoais.

34

Quando a bolsa é disponibilizada?

A bolsa é sempre disponibilizada no início da segunda metade do curso.

35

Como deve ser a carta de recomendação?

As cartas de recomendação devem ser fornecidas preferencialmente pelo empregador, superior imediato ou colega de trabalho do candidato, apontando as razões pelas quais o recomendado deve receber a bolsa e suas qualidades, virtudes e contribuições para a empresa, bem como atestando sua necessidade de auxílio financeiro para a realização do curso.

36

Como consigo uma carta de recomendação de bolsa junto ao IIT?

Após ser aceito pelo IIT, orientamos que entre em contato diretamente com o departamento no qual realizará seu mestrado para que providenciem a recomendação.

37

Já possuo independência financeira. Preciso, mesmo assim, enviar o IR dos meus pais?

Sim, mesmo sendo independente financeiramente, o candidato deve apresentar os documentos de imposto de renda do seu pai e de sua mãe, bem como do(a) cônjuge, quando houver. Esses documentos servem para que o Instituto Ling possa conhecer melhor a situação socioeconômica do candidato, sua estrutura familiar e sua real necessidade de receber uma bolsa de estudo. Caso o candidato não envie tais documentos, não poderá participar do processo seletivo.

38

Meus pais ou cônjuge são isentos de declarar IR. Como devo proceder?

Nesses casos, a Receita Federal orienta que a pessoa isenta faça uma declaração de próprio punho para fins de atestar a isenção.



JORNALISTA DE VISÃO

39

Como posso me inscrever para participar do Programa?

Diferentemente dos outros programas do Instituto Ling, os candidatos ao programa "Jornalista de Visão" devem ser indicados única e exclusivamente por profissionais da imprensa brasileira que tenham sido convidados a participar deste programa. Não é possível inscrever-se diretamente sem que haja a recomendação prévia.

40

Quais são as bolsas oferecidas?

A 9ª Edição do Jornalista de Visão concederá as seguintes bolsas de estudo: 

- 3 Bolsas de mestrado full-time nos Estados Unidos, em curso de livre escolha. O valor da bolsa é pago ao bolsista, em conta corrente no Brasil. O bolsista é responsável pela taxa de transferência dos recursos para o exterior e por toda e qualquer despesa decorrente de seu mestrado que extrapole o valor doado pelo Instituto Ling.

- 1 Bolsa de mestrado na School of Communication da IE Business School, em Madri, na Espanha. O contemplado poderá inscrever-se em um dos seguintes programas oferecidos pela IE School of Human Sciences and Technology: Master in Corporate Communication, Executive Master in Corporate Communication, Master in Visual and Digital Media, Master in Research and Consumer Behaviour, Master in Consumer Experience and Innovation, and Master in Business Analytics and Big Data. Uma vez aprovado pela universidade, o bolsista recebe desconto de 60% no valor do tuition do curso, isenção no pagamento de taxa para a IE Foundation e o equivalente a € 18.500, pagos ao bolsista em Reais, em conta corrente no Brasil. O bolsista é responsável pela taxa de transferência dos recursos para o exterior e por living expenses que extrapolem o valor doado pelo Instituto Ling, estimadas em € 3.000, conforme projeção de despesas apresentada pela universidade. 

- 2 Bolsas para o CGEG-BRICLab Visiting Scholar Program da Columbia University, em Nova Iorque, EUA. A bolsa de estudos de US$ 25.000,00 é paga diretamente à universidade e se destina exclusivamente ao custeio das taxas acadêmicas do curso.  O bolsista é responsável pelo custeio de demais despesas decorrentes do programa, tais como passagens aéreas, moradia, alimentação, seguro-saúde, transporte e materiais de estudo.

O recebimento da bolsa de estudos está condicionado à aprovação do bolsista no processo seletivo da universidade em questão.

41

Quais são os pré-requisitos para participação no programa?

O candidato precisa atender aos seguintes pré-requisitos:
1) Nacionalidade brasileira;
2) Idade entre 25 e 35 anos (completos no ano da indicação);
3) Curso superior completo;
4) Fluência comprovada na língua inglesa (verbal, oral, escrita), com pontuação mínima de 100 na versão iBT do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) ou 7,0 no International English Language Testing System (IELTS);
5) Estar atuando em veículo de imprensa com experiência comprovada de, no mínimo, 2 anos;
6) Não ser filiado a qualquer partido político;
7) Não ter participado da etapa presencial (dinâmicas de grupo) do processo seletivo em edições anteriores;
8) Comprometer-se a trabalhar pelo fortalecimento da imprensa no Brasil.

42

Quando serão conhecidos os vencedores?

Todos os participantes receberão retorno do Instituto Ling até 30 de junho de 2018. O anúncio oficial dos selecionados será feito no Café da Manhã anual de apresentação de novos bolsistas, evento realizado no início de agosto de cada ano, em São Paulo.

43

Fui indicado para o programa. Posso concorrer sem ter feito o TOEFL ou o IELTS?

Não. O exame de proficiência é um dos pré-requisitos para participação no programa e, sem a apresentação de um dos dois testes aceitos, o candidato terá sua inscrição eliminada pelo Instituto Ling.

44

Por que é necessário enviar a carta de apresentação e um currículo em inglês?

Solicitamos esses documentos em inglês, pois, caso o candidato seja selecionado para uma das bolsas vinculadas às Universidades parceiras (IE ou Columbia), o Instituto Ling encaminha a documentação de inscrição a elas.

45

Para participação na fase presencial em Porto Alegre, o Instituto Ling irá arcar com as minhas despesas?

Não. O Instituto Ling irá custear as despesas relativas a hospedagem e alimentação durante o período da estadia em Porto Alegre. Passagens e traslados de e para o aeroporto deverão ser custeados pelos próprios candidatos.

46

Após ser selecionado, quanto tempo eu tenho para usufruir da bolsa?

Há um período distinto de usufruto de cada modalidade de bolsa:

- Bolsas de mestrado full-time nos Estados Unidos: bolsistas devem iniciar seus estudos no prazo máximo de 3 anos após o recebimento da bolsa.

- Bolsa de mestrado na School of Communication da IE Business School, em Madri, na Espanha: bolsista deverá iniciar o programa em outubro de 2018, em fevereiro de 2019 ou, no máximo, em outubro de 2019.

- Bolsas para o CGEG-BRICLab Visiting Scholar Program da Columbia University: bolsistas atender ao programa no período de janeiro a maio de 2019.



PROJETO ÉVORA

47

Não sou funcionário das empresas do grupo Évora S.A.. Posso me candidatar para receber uma bolsa?

Não. O projeto é voltado exclusivamente para os funcionários da Évora S.A., não sendo aceitas inscrições de terceiros.

48

Sou funcionário das empresas do grupo e atendo a todos os pré-requisitos. Como faço para me inscrever no sorteio das bolsas?

O departamento de Recursos Humanos da empresa na qual você trabalha é o responsável por divulgar internamente o projeto e por receber as inscrições para o sorteio. Assim, quando estiver aberto o período de inscrições, entre em contato com seu gestor de RH para se inscrever.

49

Quando ocorre o sorteio das bolsas?

O sorteio é realizado no mês de dezembro.

50

Quando receberei a bolsa?

A bolsa é paga em duas parcelas de igual valor, sendo uma paga em fevereiro e a outra, em julho.

51

Recebi bolsa este ano. Posso me candidatar para receber bolsa no ano seguinte?

Sim, você pode se candidatar, porém a preferência no sorteio será para aqueles funcionários que não foram contemplados com bolsas no presente ano. Caso restem bolsas disponíveis após a contemplação deste grupo de funcionários, será procedido um sorteio entre os demais colaboradores.



PARCERIA INSTITUTO LING / AACV

52

Não sou estudante do Colégio Militar. Posso me candidatar ao programa?

O programa é resultado de parceria com a AACV e voltado exclusivamente para alunos do Colégio Militar de Porto Alegre que atendam aos requisitos informados. Portanto, não são aceitas candidaturas de estudantes de outros colégios.

53

Sou aluno do Colégio Militar. Como faço para me candidatar?

A seleção é feita através de indicação da AACV, a qual busca identificar estudantes que se enquadrem nos pré-requisitos estabelecidos. Para maiores informações, orientamos que entre em contato com a Associação.